fbpx

Filtro de Categorias

ChatGPT – Conheça a IA que têm causado discussões no meio científico

ChatGPT - Conheça a IA que têm causado discussões no meio científico. Reprodução: canva

Ter uma dúvida e, instintivamente, abrir o Google para saciar sua curiosidade é algo muito comum que acontece com a maioria das pessoas, entretanto, ainda em 2022, foi lançado para o público uma versão de teste gratuita de um chatbot: o ChatGPT.

Ao contrário dos demais chatbots, essa inteligência artificial, criada pela Startup OpenAI, ainda em sua fase de teste e aprimoramento, consegue produzir textos completos sobre diversos temas em segundos, ainda fornece respostas a diversas dúvidas, sejam históricas ou atuais. Além da velocidade, ele mantém um tom de diálogo que permite uma melhor compreensão da pesquisa que esteja fazendo, sem precisar abrir incontáveis links para obter a informação que precisa.

Por estar disponível gratuitamente, seu sistema costuma estar instável durante o uso, o que, para alguns, pode prejudicar a experiência do usuário; para os que não se incomodam com esse e alguns outros pontos negativos que essa IA possui, como respostas incorretas ou falta de compreensão da pergunta, conseguem ter acesso a todas as informações que precisam em uma única página.

Continue a leitura para saber mais sobre essa nova tecnologia. 

Como o ChatGPT funciona?

Basicamente é utilizado a tecnologia de aprendizado da máquina (machine learning), onde ela possui uma programação inicial inteligente que vai se aprimorando conforme vai recebendo dados, sendo esses dados todas as perguntas e conversas que as pessoas fazem ao interagir no chatGPT. 

Bem-parecido com a Alexa/Amazon na sua casa: quanto mais você interage com a máquina, mais a máquina aprenderá, assim sendo cada vez mais capaz de se parecer como uma pessoa ao se comunicar.

Assim a IA vai evoluindo em sua linguagem, superando em praticidade os sites de buscas e em eficiência os outros chatbots conhecidos.

ChatGPT - Conheça a IA que têm causado discussões no meio científico. Reprodução: canva
ChatGPT – Conheça a IA que têm causado discussões no meio científico. Reprodução: canva

É muito amplo as portas que essa nova tecnologia, em conjunto com seu fácil acesso, abriu no mundo, devido a isso, muito se tem discutido sobre sua utilização maliciosa, onde geram textos no chatGPT para trabalhos acadêmicos, por exemplo, ou até mesmo para pesquisas científicas. Tudo isso tem acarretado discussões sobre a necessidade de regulamentar essa área da ciência para que se tenha regras e consequências judiciais para quem descumpri-las.

As possíveis consequências para a sociedade

Com toda essa tecnologia disponível, muitas pessoas vêm testando os limites da ferramenta e utilizando para atos criminosos ou de má-fé, esses atos vem gerando a necessidade de maior fiscalização sobre, não só essa ferramenta em si, mas em toda área da IA. Além de facilitar esse tipo de comportamento, também vêm gerando outro questionamento mais ético: toda essa facilidade de acesso desestimula a curiosidade, inata ao ser humano, de se desenvolver?

Partindo da premissa que hábitos se constroem, e estudos mostram que a criatividade pode ser exercitada. Substituir tarefas mentais, como escrever, e utilizamos de ferramentas como o ChatGPT para efetuar essas tarefas por nós, deixamos de estimular essa área do nosso cérebro que está ligado à nossa criatividade. Se deixamos de ser criativos na vida, como manter nossa sobrevivência como espécie?

Claro que toda essa reflexão é hipotética, pesquisas científicas que estudam a relação entre o ser humano e a máquina ainda estão em desenvolvimento e evolui constantemente na medida que a tecnologia IA também evolui. 

As dúvidas surgem todos os dias a cada novidade que aparece no mundo e cabe a cada um manter seu senso crítico e um comportamento ético para lidar com tecnologias como o ChatGPT, pois é uma ferramenta que pode ser muito útil para um uso inteligente. No entanto, por às vezes ser utilizada por pessoas mal-intencionadas, pode acabar se tornando demonizada, quando, na verdade, o que deve ser fiscalizado é o uso feito e empregado pelo ser humano e não a utilidade da tecnologia.

Desvantagens

Quando uma ferramenta é lançada, acontece uma verdadeira euforia entre os usuários. No entanto, essa primeira versão do ChatGPT têm apresentado falhas, além de fornecer respostas erradas, iguais ou semelhantes para todos os usuários e ainda não possui respostas para determinadas perguntas.

Por exemplo, se você perguntar ou pedir um texto sobre o próprio ChatGPT e depois analisá-lo em um sistema de análise de plágio, decerto encontrará um percentual significativo de plágio, isto é, se você for utilizar material gerado por esse sistema, terá que realizar uma boa edição antes de publicar.

Em suma, essa é mais uma IA cujo objetivo é facilitar o nosso dia-a-dia na internet, quando usada do jeito certo, com bom senso e profissionalismo. 

Leia também:

Por que sua empresa precisa de uma Inteligência de negócios?

Cidades Inteligentes – o que é?

Monitoramento Ambiental com Drones. Como é feito?

[activecampaign]