Todos os direitos reservados © 2022 CNPJ 28.665.577/0001-31
Agricultura de precisão está associado à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos.
Agricultura de Precisão é toda prática de interferência a fim de estabelecer condições ideais às espécies cultivadas na agricultura, seja ela química, física ou biológica, utilizando-se da Geoestatística, que é a análise de dados de amostras georreferenciadas. Esse método parte da premissa de que cada ponto de amostra é único e procura a correlação entre as amostras vizinhas. As estatísticas geradas eliminam o pensamento de blocos ao acaso e o estabelecimento de média, utilizado pela estatística clássica.
Agricultura de precisão não é apenas uma tendência: ela é uma necessidade para enfrentarmos os desafios da sustentabilidade que surgem cada vez mais na nossa sociedade
Trata-se de um conjunto de tecnologias de monitoramento cujo objetivo é mensurar com exatidão a correta extensão da lavoura, a fim de adequar os insumos necessários para o correto plantio.
Mas, na prática, quais as vantagens da agricultura de precisão?
Para entender como é feita a agricultura de precisão, confira o texto a seguir!
Vamos iniciar este artigo explicando o que é agricultura de precisão, surgida diante da necessidade que os agricultores têm de cuidar dos campos de forma customizada.
Para suprir essa demanda foi desenvolvida a agricultura de precisão, um sistema de gerenciamento agrícola que considera os pontos particulares de cada ponto da propriedade, permitindo conhecer toda a área disponível para plantio de forma detalhada.
Como é feita a agricultura de precisão permite aumentar o retorno econômico e reduzir o impacto ambiental, graças ao estudo da variabilidade espacial da lavoura. Para isso, são utilizadas tecnologias e ferramentas embarcadas em máquinas agrícolas e sistemas de informação geográfica.
Basicamente, os sensores identificam a situação do solo, se há ou não presença de plantas daninhas, e adotam medidas necessárias para solucionar os problemas encontrados. Ao integrar o GPS ao pulverizador agrícola, por exemplo, evita-se que o equipamento pulverize o mesmo local mais de uma vez.
Com o que vimos até aqui já foi possível entender que os equipamentos usados na agricultura de precisão são fundamentais para extrair dados e tomar decisões acertadas, que permitem obter inúmeras vantagens.
E isso acontece graças à visualização detalhada da propriedade.
Conhecer bem o terreno onde acontecerá o plantio, com todos os seus desníveis, gera uma melhora no manejo dos insumos e nas atividades agrícolas.
Segundo o Laboratório de Agricultura de Precisão (USP-ESALQ), ela proporciona um aumento de 67% na produtividade das lavouras, além de uma economia considerável em insumos e maior retorno financeiro.
Por isso, a agricultura de precisão é um elemento primordial para o agronegócio. O uso dessa tecnologia permite, ainda, otimizar a produção e oferecer maior competitividade para a empresa rural.
Agora que já entendemos como é feita a agricultura de precisão, vamos conhecer as principais diferenças entre ela e o modelo tradicional.
A agricultura convencional parte do princípio que os campos de plantio são totalmente homogêneos.
Dessa forma, os fertilizantes são aplicados igualmente por toda a extensão da fazenda, atingindo tanto as áreas de plantio quanto regiões onde a pulverização não se faz necessária.
Essa percepção plana do todo prejudica o trabalho em áreas que precisam se adequar antes de iniciar com o processo, o que pode comprometer todo o desempenho, trazer prejuízos e, até mesmo, prejudicar o plantio.
Já a agricultura de precisão permite, por meio de dados, analisar as particularidades de cada área e, assim, obter os melhores resultados para a lavoura.
A análise das informações detalhadas sobre a geografia do terreno permite fertilizar apenas os pontos necessários em cada trecho, omitindo áreas onde essa pulverização não se faz necessária.
Certificado Reconhecido em todo território Nacional e Internacional.
Professores mestres e doutores com experiência no mercado de trabalho.
Download do material em PDF utilizado em sala de aula.
Tire suas dúvidas direto com o professor sempre que precisar.
Suporte para instalação de softwares e cadastros.
Assista todas as aulas quando quiser e puder.
Indicações para empresas.
Network de especialista e consultores.
As vantagens da agricultura de precisão são muitas, evidenciando a importância que ela tem para o agronegócio.
Em resumo, a utilização da tecnologia e da análise de dados na lavoura permite melhorar a tomada de decisão, reduzir riscos, custos e, ainda, aumentar a qualidade da gestão do negócio.
Essas são algumas dentre as principais vantagens da agricultura de precisão:
A Agricultura de Precisão tem por objetivo identificar a diversidade espacial e temporal no campo, em busca de melhorias no manejo das culturas, diminuir a contaminação dos solos das áreas produtivas, aperfeiçoar o uso de insumos agropecuários, redução dos custos de produção e aumento de produtividade, buscando sempre a proteção do ambiente. Os profissionais do agro e agricultores usam práticas de agricultura de precisão para aplicar nutrientes, água, sementes e outros insumos agrícolas para cultivar mais culturas em uma ampla gama de ambientes de solo. A agricultura de precisão pode ajudar os agricultores a saberem quanto e quando aplicar esses insumos.
Aprenda com professores e consultores com experiência no mercado de trabalho. Preparamos um ementa diversificada, com diferentes conhecimentos para que você se torne um especialista!
Aula 1 – O Caráter Múltiplo da Agricultura de Precisão
Aula 2 – Configurando Projeto
Aula 3 – Dados Base
Aula 4 – Análise Espacial Vetor
Aula 5 – Análise Espacial Vetor e Atributos
Aula 1 – Baixando Imagens Orbitais
Aula 2 – Imagens Orbitais
Aula 3 – Análise Espacial Raster
Aula 4 – Processamento de Imagens
Aula 5 – Modelos de Terreno e Elevação
Aula 6 – imagens de RPA
Aula 1 – Geração de grid amostral por pontos regulares
Aula 2 – Geração de Zonas de Manejo
Aula 3 – Como exportar da grid amostral e quais aplicativos usar
Aula 4 – Como fazer a coleta a campo
Aula 5 – Layout de Impressão do Mapa de Aplicação de Taxa Variável
Aula 1 – Modelos de Elevação
Aula 02 – Dados Disponíveis
Aula 3– Utilizando Máquinas para mapear.
Aula 4 Coleta de Dados
Aula 5 – Criação de mapas interpolados
Aula 6 – Inserindo dados no Monitor
Aula 1 – Integração entre Softwares
Aula 2 – AFS Software
Aula 3 – Árvore de comando
Aula 4 – Importação e Safra
Aula 5 – Definir Projeto de linhas de Plantio e Pulverização
A conclusão do curso depende diretamente do tempo e da dedicação de cada aluno. Aconselhamos que os alunos assistam às aulas práticas mais de uma vez e as façam com calma.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre os principais equipamentos usados na agricultura de precisão e como eles auxiliam no processo.
Confira!
O Piloto Automático é utilizado para auxiliar na redução de erros cometidos na operação da máquina, seja trator ou pulverizador.
Em suma, ele gera uma maior uniformidade da atividade devido sua constante velocidade da máquina.
Nos sistemas modernos, ele funciona acoplado em tratores, colheitadeiras e demais máquinas agrícolas.
Dessa forma, o veículo é guiado automaticamente por um GPS sem qualquer interferência humana e, assim, o operador pode se dedicar a outras atividades em sua plataforma, enquanto a tecnologia se encarrega de manter o alinhamento e o paralelismo entre as passadas.
Ademais, a hipótese de erro fica próxima a zero, garantindo melhor qualidade do trabalho.
O controle de aplicação de insumos na agricultura de precisão permite que os insumos sejam aplicados apenas se for necessário. Ela também indica o local onde o insumo deverá ser aplicado.
Esse controle traz como vantagem principal a otimização do processo de plantio. Ao aplicar os insumos na medida certa e no local que for mais adequado, gastos desnecessários são evitados.
A economia financeira e de recursos se faz visível com o controle de aplicação de insumos. Além disso, o solo também é beneficiado, pois não é prejudicado por aplicações que poderiam ter sido evitadas.
A utilização de sensores na agricultura de precisão busca fornecer dados para auxiliar os agricultores no monitoramento da lavoura.
O objetivo desse procedimento é melhorar a tomada de decisão e reduzir custos de produção.
Além disso, os sensores são responsáveis por medir as variáveis da produção e contribuir para ações mais específicas às condições do terreno, proporcionando um melhor manejo da safra.
Os sensores também podem identificar a umidade do solo, controle de ervas daninhas, condutividade elétrica, salinidade e temperatura.
Dentre as principais tecnologias de sensoriamento, destacamos os capacitivos, mecânicos, eletroquímicos, ópticos e de localização.
A adubação de precisão consiste numa técnica de adubação direcionada para locais onde o processo se faz mais necessário, evitando perda de insumos.
Essa localização é realizada por um mapeamento de fertilidade do solo, realizado em um grid amostral que varia entre 1 e 2 hectares.
Em suma, a adubação de precisão toma como base um levantamento de dados realizado a partir da utilização de diversas tecnologias. Essa análise dos dados coletados permite uma melhor tomada de decisão, beneficiando o processo de plantio e gerando melhores resultados ao negócio.
O estabelecimento ideal da lavoura exige a utilização de sementes que tenham boa qualidade fisiológica, genética, física e sanitária.
Para atingir esse objetivo, as semeadoras à taxa variável possibilitam comandar e alterar a densidade das sementes conforme a capacidade de produção de cada espaço da lavoura.
Seu objetivo é realizar a cultura de forma adequada, com o devido respeito à variabilidade espacial, a fim de otimizar o uso das sementes.
Quando aplicada corretamente, esta técnica proporciona o aumento produtivo e gera redução de custos na produção com sementes.
Os drones vêm sendo cada vez mais utilizados na agricultura graças à redução de custos dos equipamentos importados da China.
Em resumo, seu uso na agricultura de precisão facilita o levantamento de dados, fornecendo informações essenciais para a tomada de decisão dos agricultores.
Inclusive, essa tecnologia pode ser utilizada em toda a safra. Os drones podem sobrevoar as áreas de interesse visando topografar o terreno, mensurar a área, dividir talhões e planejar o escoamento da água de chuva.
Drones também fornecem indicadores que servem para mensurar a eficiência do plantio, por exemplo, levantamento de falhas, contagem de pés, mapa de saúde da vegetação, entre outros.
As barras de luz na agricultura de precisão são um equipamento cujo propósito é orientar veículos em faixas adjacentes visando diminuir a sobreposição entre passadas consecutivas.
Elas possuem um conjunto de LEDs verdes, que permanecem ligados quando o veículo mantém o alinhamento programado, ou vermelhos quando se afasta desse alinhamento.
O uso das barras de luz proporciona diversas vantagens na distribuição de sementes e adubo, além de auxiliar na definição dos espaçamentos com maior precisão.
Ele também possui grande acurácia para o direcionamento do pulverizador.
A formação de Analista em Agricultura de Precisao é recomendada para os alunos que desejam se especializar em Agricultura de Precisão (SIG). Ela é formada por 5 cursos, com subsídios de natureza prática sobre o desenvolvimento de Agricltura de Precisão seguindo todas as normas cartográficas. Ao finalizar cada curso o aluno o aluno será capaz de realizar processos de geocodificação manual e elaboração de processo. Fazer edição, ajuste, configuração e montagem de bases cartográficas, elaborar relatórios dinâmicos, elaborar testes de soluções Web de geoprocessamento com ênfase em agricultura de precisão.
A agricultura de precisão está bastante relacionada à sustentabilidade justamente pela adoção de tecnologias que facilitam a coleta de dados. Dessa forma, há a adaptação às mudanças ocorridas nas condições ambientais e a possibilidade de usar os recursos de maneira mais eficiente.
Ao exaurir o solo com a utilização de técnicas de plantio ultrapassadas, vemos um crescente aumento dos custos com fertilizantes, prejudicando a base da produção e reduzindo a produtividade do solo.
Com a agricultura de precisão, nós podemos utilizar insumos no momento certo, no local mais adequado e na quantidade correta. Essa precisão aumenta a produtividade e, consequentemente, reduz custos diretos e aumenta a sustentabilidade da lavoura.
Cada vez mais a agricultura de precisão vem sendo utilizada pelo campo, gerando uma ação estratégica para a conservação e preservação dos recursos naturais.
A aplicação de técnicas sustentáveis não é apenas uma tendência, mas, sim, uma necessidade para manter o abastecimento das cadeias produtivas alimentares e preservar o nosso futuro.
A Agricultura 4.0 (também chamada de Agricultura Digital) é um conjunto de tecnologias cujo objetivo é auxiliar o produtor no acompanhamento de suas atividades rurais.
Para isso, são utilizados equipamentos e softwares para coletar, armazenar e processar dados referentes à fazenda.
Agora, você pode estar se perguntando: “qual a diferença entre a agricultura de precisão e a agricultura 4.0?”
E não precisa haver essa confusão, afinal, tratam-se de dois conceitos distintos.
Já vimos neste artigo o que é agricultura de precisão: o emprego de tecnologias capaz de otimizar o plantio, aumentar a produtividade e melhorar a sustentabilidade.
A agricultura 4.0, por sua vez, são as ferramentas digitais utilizadas para auxiliar essa otimização e facilitar a tomada de decisão. Vamos citar algumas dessas ferramentas:
Em suma, os dados coletados por dispositivos pertencentes à agricultura 4.0 são usados para proporcionar eficiência para a agricultura de precisão, gerando inúmeros benefícios ao solo e plantio.
Apesar de haver alguma referência teórica nos Estados Unidos desde a década de 1920, a Agricultura de Precisão ganhou força a partir da década de 1980, após o surgimento dos sistemas de geolocalização e da coleta e processamento de dados.
Não demorou muito para que essa tecnologia fosse utilizada em outros locais do mundo, como Alemanha, Austrália, Reino Unido e a Nova Zelândia.
Segundo pesquisas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em 2012, 30 a 50% das propriedades rurais especializadas na produção de milho e soja já utilizavam a agricultura de precisão em seus processos.
Podemos aguardar por muitos avanços para a agricultura nos próximos anos.
Cada vez mais conectada, ela trará muitas novidades e vantagens, como, por exemplo:
Vimos neste artigo um pouco sobre o que é e as vantagens da agricultura de precisão.
Seu uso ganha mais espaço a cada dia, seja em pequenas, médias ou grandes propriedades rurais.
E a tendência é que continue a crescer e evoluir ainda mais.
A Geo Sem Fronteiras já formou mais de 50 Mil Alunos em Diferentes partes do Mundo.
Avaliações positivas de alunos que concluíram os cursos e passaram a fazer parte da nossa comunidade.
Aprendemos e compartilhamos o que sabemos – esse é o nosso negócio.
Cursos in company, consultorias e treinamento online – Conheça alguns clientes atendidos pela Geo Sem Fronteiras.
Do Pequeno ao Grande Porte, temos a solução para você.
Tem outras dúvidas? Entre em contato conosco através do e-mail [email protected]
Para acesso ao certificado, é necessário que o aluno termine todas as aulas e faça a avaliação e obtenha 70% de acertos. Os aprovados na avaliação receberão o certificado com carga horária total formação.
É aplicada apenas uma avaliação ao final de todos os módulos dos cursos contendo questões sobre todos os assuntos abordados.
O acesso ao ambiente do aluno é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento, o aluno tem direito a acessar as vídeos aulas e materiais a qualquer momento durante até 2 anos após a compra do curso.
Na página de cada aula existe uma seção de comentários onde é possível interagir diretamente com o professor. Por lá, o professor tira as dúvidas necessárias.
Nossos cursos são indicados para qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área de Geoprocessamento e Geotecnologias, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que não é necessário ter cursos de nível superior para realizar nossos cursos.
Não, você não precisa ter uma formação de nível superior para realizar nossos cursos. Eles são cursos de extensão a nível profissionalizante.
Nossos cursos são totalmente online, as aulas ficam disponíveis por dois anos e você pode acessá-las quantas vezes quiser a qualquer momento dentro desse período.
Nossas aulas são gravadas, porém durante todo o período do curso o aluno tem suporte do professor para tirar dúvidas e até mesmo para instalação de algum software.
A visualização das aulas pode ser feita de qualquer computador, celular ou tablet.
O aluno tem direito de solicitar o cancelamento até 7 dias após a data da compra de acordo com o código de defesa do consumidor. Mas estamos sempre abertos para resolver qualquer problema ou questão que leve a solicitação do cancelamento.
O pagamento pode ser feito a vista, via cartão de crédito em até 12x ou via boleto bancário em até 6x
Fomos destaque em matérias na mídia, clique na imagem e confira.
A Geo Sem Fronteiras já atendeu mais de 50 mil alunos de diferentes partes do mundo por meio dos seus cursos. A relevância desse trabalho promoveu, no início de 2017, uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), que passou divulgar os nossos cursos. A empresa está registrada no CNPJ sob número 28.665.577/0001-31, com registro no Crea-RJ sob o número 2018201404.
Graduado em Agronomia com Pós Graduação em Agricultura de preicsão, Robson tem longa experiencia prática com georreferenciamento e mapeamento com drones. Atualmente trabalho em uma empresa especializada em agricultura de precisão. Nesse curso Robson vai compartilhar todo conhecimento técnico, prático, além da vivência e aprendizado durante todo esse período trabalhando com Agricultura de Precisão.
Todos os direitos reservados © 2022 CNPJ 28.665.577/0001-31
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |