Table of Contents
ToggleVocê chegou até aqui, porque deseja saber mais sobre a Linguagem R.
Por isso, preparamos um guia para iniciantes em programação usando a linguagem R. Leia até o final e conheça os princípios da linguagem que está conquistando pesquisadores e estatísticos do mundo inteiro.
Com esse guia para iniciantes você terá acesso aos fundamentos da escrita de código eficaz em R e ainda entenderá como desenvolver habilidades de gerenciamento de fluxo no programa.
A Linguagem de Programação R têm se tornado popular nos últimos anos, podemos dizer que essa popularidade tem acontecido rapidamente, principalmente entre estatísticos e data miners.
Esses profissionais usam a linguagem em R para a criação e o desenvolvimento de Software de estatística e análise de dados.
Considerada umas das linguagens mais fáceis de aprender, a linguagem em R é fácil de ser executada, até mesmo porque quem não tem familiaridade com softwares.
O que é Linguagem R e para que serve?
Em primeiro lugar, destacamos que a Linguagem R surgiu como uma alternativa para a programação estatística.
Criada em 1995, a Linguagem R foi inicialmente implementada a partir da linguagem S.
A Linguagem S, segundo a Wikipedia, foi criada por John Chambers visando facilitar a transformação de ideias em softwares. Sendo voltada para a programão estatística e atualmente possuir 2 versões modernas, a linguagem R e a S-Plus.
Desta forma, a linguagem R tornou-se uma versão mais versátil que facilita a análise de dados estatísticos.
Por ser uma Linguagem de Programação Estatística e Gráfica, tem sido considerada a melhor ferramenta para visualizar, manipular e analisar dados.
A importância do R
Por possibilitar análises estatísticas, manipulações gráficas e cálculos, essa ferramenta vem sendo usada nas mais diversas áreas do conhecimento.
Acadêmicos e profissionais já usam a Linguagem R para aproveitar as inúmeras facilidades desse sistema.
Por ser uma ferramenta de análise, sua utilização auxilia na implementação de algoritmos, na realização de análises estatísticas, modelos de inferência, regressão e visualização de dados.
Python ou R? Qual o melhor?
Inevitavelmente alguns vão comparar o R com outras ferramentas. E a comparação mais comum tem sido com outra ferramenta muito útil e popular, a Python.
No entanto, ambas as ferramentas são importantes, por exemplo, se você já familiarizado com a Python, essa deve ser mais interessante para você, mas não exclui a necessidade de conhecer a linguagem R.
Quanto mais opções você conhecer, melhor para a sua carreira.
Por outro lado, se você é um iniciante, é provável que a linguagem R seja mais fácil de ser compreendida.
Ambas as linguagens possuem benefícios e também desvantagens. A escolha dependerá da necessidade de cada profissional.
O mais importante, não é classificar uma linguagem em melhor ou pior, e sim, aproveitar ao máximo aquilo que cada uma oferece de benefícios e vantagens.
Por exemplo, com Python é possível trabalhar Data Science e ainda realizar integração para a Web. Além de contar com grandes bibliotecas como a Django. Além do mais, quando se trata de Deep Learning, a Python é a responsável por maior parte das funções desse sistema.
A tradição de Python no mercado é imensa, pois, sua função na programação é bem ampla. Por outro lado, é importante compreendermos que a linguagem R foi idealizada visando a análise de dados.
Logo, cada Linguagem poderá ser usada segundo a necessidade e o conhecimento do programador, sem causar prejuízos ao resultado. Agora, falaremos da Linguagem R aplicada ao Geoprocessamento. Confira abaixo:
R para Geoprocessamento
Se você está lendo isso agora e sua formação é Engenharia ou Geografia, ou áreas semelhantes, deve estar pensando, que talvez programação seja difícil demais para você.
Mas não precisa ser tão difícil assim, pois existem profissionais da área que se especializam em Linguagem R e podem ensinar passo-a-passo a sua aplicação em determinada área, como o Geoprocessamento, por exemplo.
Se você é um Geógrafo, convidamos você a ler este artigo: É possível um Geógrafo trabalhar com TI?
Vivemos hoje, o que se previa nos anos 80, vivemos o futuro, o futuro chegou para todas as profissões, através da tecnologia.
Grande parte das nossas atividades diárias envolvem tecnologia. Se a alguns anos atrás, o Geógrafo precisava realizar um grande esforço para realizar um Monitoramento Ambiental, hoje em dia é possível realizar o Monitoramento apenas observando imagens de satélite ou usando drones para sobrevoar a área.
São diversas as possibilidades, quando envolvemos a tecnologia.
Logo, se você é um profissional recém-formado e busca uma maneira de entrar no tão concorrido mercado, a solução poderá ser encontrada no software que você ainda não aprendeu a usar.
Comece hoje!
Análise de dados está em alta, todos os segmentos precisam analisar dados para visualizar resultados e tomar decisões.
Aprenda hoje a usar a Linguagem R e aplicar no Geoprocessamento. Existem infinitas possibilidades para melhorar sua relação com o mercado de trabalho. Portanto, aproveite e comece aprendendo Linguagem de Programação.
Você deve está se perguntando, o porquê investir em Linguagem R. E a resposta é simples, com R é possível trabalhar bem com Data Science em diversas áreas, como Geologia, por exemplo.
Além disso, é possível trabalhar a linguagem R com Python, principalmente em análise de Big Data. Enfim, são muitas possibilidades de criação usando essas ferramentas.
Aprendendo a programar em R
Já foi dito que programar usando a Linguagem R poder ser mais fácil do que se pensa. No entanto, é necessário adquirir conhecimento teórico e prático que darão acesso uma infinidade de opções de uso da linguagem R.
Isso significa que você aprenderá como navegar em suas estruturas de dados e manipular os valores que fluem pelo programa. Cada vez que você escreve um script em R, visualize o fluxo dos dados através do programa e as transformações que ocorrem nos valores. Isso permitirá que você desenvolva produtividade a longo prazo usando a Linguagem R.
Programar em R pode ser uma grande oportunidade profissional, visto que, os profissionais que trabalham com R são poucos ainda.
Em função dessa demanda de mercado que tem crescido cada vez mais, o Portal Geo sem Fronteiras criou um curso de Analista em R para Geoprocessamento.
Uma formação completa com 5 módulos, abordando todos os aspectos da Linguagem R.
O curso em 5 módulos, parte do básico ao avançado, isto é, o estudante irá aprender desde a instalação do software, até a execução e manipulação de dados.
Com esse curso, ainda é possível aprender a realizar a análise e visualização de dados. Sendo importante destacar que a linguagem em R é atualmente a mais usada para a visualização em dados.
Além de toda a estrutura do curso, totalmente online, facilitando a vida do estudante, ainda existem outras ferramentas que vão facilitar a aprendizagem, compostas por:
- Suporte ao estudante para a instalação de software;
- Professores com vasta experiência no mercado;
- Material em PDF;
- Aulas gravadas;
- Grupo VIP no Telegram;
- Canal Tira Dúvidas;
- Certificado.
Se você gostou de saber que a Linguagem R tem se tornado cada vez mais requisitada no mercado e deseja fazer parte deste grupo seleto de profissionais, é só clicar aqui e aproveitar as condições imperdíveis. Aproveite!
Leia também:
Por que sua empresa precisa de uma Inteligência de negócios?