Todos os direitos reservados © 2022 CNPJ 28.665.577/0001-31
Formação direcionada para o mercado de trabalho
Nanodegree é uma modalidade de formação que foca em habilidades específicas para o mercado de trabalho em um curto período de tempo. Focado diretamente no conhecimento essencial para o aluno ser inserido rapidamente no âmbito profissional. Tudo isso com avaliações e certificações para provar que o aluno realmente domina o assunto.
Os programas de Nanodegree contam com aulas online que duram em média 6 meses.
Esse tipo de modalidade garante a rapidez de um ensino de qualidade sem o vinculo com instituições de ensino por muito tempo, com a flexibilidade de horários e local para assistir as aulas.
O foco no nanodegree é o conhecimento voltado ao mercado de trabalho sem a necessidade de disciplinas que não se aplicam ao tema principal da formação. O curso nanodegree em Geoprocessamento e Geotecnologias da Geo Sem Fronteiras é caracterizado como um curso de extensão.
Você se forma em até 6 meses
Práticas que serão utilizadas no mercado de trabalho
No lugar do TCC, você faz as avaliações propostas no decorrer do curso.
Coordenador com experiência no mercado de trabalho
Você faz sua grade, com foco na suas competências e necessidades
Não é necessário comprovar presença. Estamos formando profissionais
O mundo de hoje exige que os profissionais adquiram novas habilidades constantemente. E não basta ter sede de conhecimento. É preciso aprender mais rápido do que os concorrentes.
Não é à toa que as formações atuais estão focando na aquisição e aplicação prática do que o mercado pede. Ao terminar um Nanodegree, você pode ter certeza que terá conquistado capacidades totalmente úteis para o cotidiano de trabalho.
Finalmente chegamos à pergunta que não quer calar: como o mercado enxerga o Nanodegree? Qual é a aceitação das empresas?
Como mencionamos anteriormente, vivemos um momento bastante dinâmico no mercado de trabalho. As mudanças ocorrem em uma velocidade impressionante e, com isso, as empresas têm menos tempo para treinar funcionários.
Sendo assim, as organizações buscam pessoas que já estejam preparadas para executar tarefas no dia a dia. Uma graduação ou pós-graduação diz muito sobre a área de interesse de uma pessoa, porém não garante habilidades específicas.
Segundo a agência de recrutamento Adecco Staffing USA, nos últimos três anos houve um crescimento inédito nas formações curtas. Isso só ocorre porque os próprios contratantes estão valorizando esse tipo de experiência no currículo. No fim das contas, o tipo de estudo buscado pelos profissionais nada mais é do que um reflexo da demanda do mercado de trabalho.
Uma pesquisa com 114 profissionais de recursos humanos de vários segmentos mostrou que apenas 5% não estão interessados nos Nanodegrees.
Além disso, 62% dos entrevistados disseram que têm interesse nesse tipo de certificado, mas também gostariam de aprender mais sobre o assunto.
Portanto, também cabe aos profissionais esclarecerem o que as formações representam. Para o contratante o mais importante não é o certificado em si, e sim o fato de que o candidato possui a habilidade desejada pela empresa.
olor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Case de Nanodegree: Udacity
A Udacity é provavelmente a maior referência em Nanodegrees no mundo, sendo pioneira na área. Como mencionamos, o surgimento desse tipo de formação aconteceu em Stanford.
Dois professores da universidade de lá — Sebastian Thrun e Peter Norvig — lançaram o primeiro MOOC, sigla para Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo). O tema do curso era “Introdução à Inteligência Artificial”.
Foram mais de 160 mil alunos de 190 países. Logo depois esse primeiro Nanodegree deu origem à Udacity, que expandiu e chegou até a criar uma versão em português.
A instituição, que nasceu com foco na área de tecnologia, segue priorizando esse setor. Ainda assim, aos poucos está englobando segmentos como marketing, engenharia e empreendedorismo.
Entre os cursos oferecidos estão Data Science, Analista de Dados, Desenvolvedor Android, Startup Founder, Marketing Digital, Google AdWords, Introdução à Programação, Engenheiro de Machine Learning e muitos outros.
Com o crescimento da Udacity surgiram parcerias com grandes empresas para criar Nanodegrees na área de TI, como AT&T, Google, Facebook e Salesforce. O objetivo é qualificar profissionais para atuar não somente nessas companhias, como em todo o setor.
A Udacity se orgulha de ser uma universidade online “feita pelo Vale do Silício” e tem como uma das metas gerar aprendizados a um custo muito menor do que em escolas tradicionais.
Para quem acha que os Nanodegrees chegaram para brigar com as universidades, a Coursera é um ótimo exemplo de que as instituições podem colaborar umas com as outras.
A empresa se posiciona como responsável por oferecer cursos online de algumas das melhores universidades do mundo, como Stanford, Princeton, Duke, Illinois, Michigan, entre outras.
Com mais 145 parceiros e 2 mil aulas em seu site, a Coursera ministra cursos para mais de 21 milhões de alunos em todo o mundo.
Tudo começou em 2012 com os professores de ciência da computação Andrew Ng e Daphne Koller, da Universidade de Stanford. Após a parceria inicial com Stanford, no mesmo ano a instituição fechou colaborações com mais 17 universidades e, posteriormente, com mais 29 universidades (16 delas de fora dos EUA).
Uma das novidades mais interessantes foi o fechamento de acordos com a USP e a Unicamp em 2017. Por meio do Coursera, a Universidade de São Paulo disponibiliza formações em áreas como Ciências da Computação, Astronomia e Empreendedorismo.
Já a Universidade Estadual de Campinas oferta diplomas curtos em segmentos como Saúde, Desenvolvimento de Aplicativos e Economia do Trabalho.
Obviamente, isso não quer dizer que existe uma unanimidade em relação a eles. Enquanto alguns empregadores são verdadeiros entusiastas desse formato, outros admitem que ainda precisam se informar melhor sobre o assunto.
O fato é que, no fim das contas, não interessa até que ponto um contratante conhece o conceito de Nanodegree. O mais importante é que ao fazer um curso desse tipo o estudante sai com o domínio de uma habilidade específica.
Se essa habilidade for justamente aquela que o empregador está procurando, fechou! A tendência é que os dois cheguem em um acordo com muito mais facilidade.
Nesse momento não cabe a nós tentar adivinhar se os Nanodegrees vão substituir os MBAs, pós-graduações ou até mesmo as próprias graduações. Como vimos em exemplos ao longo do texto, até mesmo as universidades estão se unindo com as instituições de educação online para levar conhecimento a mais pessoas.
Pela primeira vez na história, temos uma educação ágil, escalável e acessível. Esses são os grandes trunfos dos Nanodegrees que prometem revolucionar a forma como estudamos!
Nossa formação é a mais completa e direcionada ao mercado de trabalho. Contamos com professores mestres e doutores com vasta experiência, tanto no mercado de trabalho quanto na academia. A estrutura do curso foi elaborada com foco em consultorias, iniciativa pública e privada. Os alunos terão a oportunidade de aprender na prática as principais ferramentas e conceitos.
Computador com internet.
Confira a ementa, clicando abaixo: (todos os módulos estão inclusos na especialização).
MÓDULO 1 – Fundamentos do Banco de Dados Geográfico
AULA 1.1: Banco de dados
AULA 1.2: Modelo Entidade Relacional
AULA 1.3: Modelagem de dados no banco de dados
AULA 1.4 – Modelagem de dados na prática
AULA 1.5: Modelagem de dados na prática
MÓDULO 2 – PostgreSQL
Aula 1 – Instalação do PostgreSQL, PgAdmin, Importação de dados e configurações
Aula 2 – Linguagem SQL Básico
Aula 3 – Linguagem SQL Avançado
Aula 4 – Função
Aula 5 – View e Triggers
MÓDULO 3 – Modelagem e PostgreSQL
Aula 1 – Estrutura de dados geográficos e Arquitetura em SIG
Aula 2 – Modelagem de dados geográficos: OMT e UML-Geoframe
Aula 3 – Linguagem SQL Espacial
Aula 4 – Uso de Banco de dados Geográficos nos SIG’s Desktop
Aula 5 – Modelagem de dados geográficos I (Prática)
Aula 6 – Criação de um banco de dados geográfico II (Prática)
MÓDULO 4 – Subconsultas e Administração no Banco de Dados
Aula 1 – Subconsultas
Aula 2 – Arquivos de configurações
Aula 3 – Conexões
Aula 4 – Esquemas, Privilégios e Tablespaces
Aula 5 – Backup e Restauração
MÓDULO 5 – Banco de Dados Geográfico Aplicados em Servidos de Mapas
Aula 1 – O que é o Geoserver e sua instalação
Aula 2 – Padrão OGC e configurando camadas pelo banco de dados
Aula 3 – Criação de camadas WMS e WFS
Aula 4 – Estilos
Aula 5 – Web Processing Service – WPS
Módulo 1 – Introdução ao ArcGIS Pro
Aula 1 – Tópicos Especiais de Cartografia I
Aula 2 – Tópicos Especiais de Cartografia II
Aula 3 – Tópicos Especiais de Cartografia III
Aula 4 – Apresentação do ArcGIS Pro
Aula 5 – Introdução ao ArcGIS Pro
Módulo 2 – Tópicos de Vetorização no ArcGIS Pro
Aula 1 – Trabalhando com feições em um Projeto Geodatabase
Aula 2 – Importar dados para um Projeto Geodatabase
Aula 3 – Edição de Feições no ArcGIS Pro
Aula 4 – Cartografia Temática – Simbologia
Aula 5 – Cartografia Temática – Rótulos
Módulo 3 – Tópicos de Geoprocessamento no ArcGIS Pro
Aula 1 – Geoprocessamento e Análise Espacial de Dados Vetoriais I
Aula 2 – Geoprocessamento e Análise Espacial de Dados Vetoriais II
Aula 3 – Geocodificação de Dados
Aula 4 – Tabela de Atributo e suas funções
Aula 5 – Trabalhando com a Tabela de Atributo
Módulo 4 – Tópicos de Processamento Digital de Imagem no ArcGIS Pro
Aula 1 – Processamento Digital de Dados Raster
Aula 2 – Georreferenciamento de imagem Raster;
Aula 3 – Índices para de imagem Raster
Aula 4 – Extrair Curvas de Nível de Imagem Raster por MDE
Aula 5 – Classificação supervisionada de Imagens
Módulo 5 – Materialização e Particularidades dos Mapas no ArcGIS Pro
Aula 1 – Layout de Mapas
Aula 2 – Exportar Dados, Camadas e Projetos
Aula 3 – Mapas e Cenas
Aula 4 – Configurar Pop up de uma Camada
Aula 5 – Automatizando Tarefas no ArcGIS Pro
Módulo 1 – Cartografia para Geoprocessamento com ArcGIS e QGIS.
AULA 1 – PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS I
AULA 2 – PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS II
AULA 3 – SISTEMAS DE COORDENDAS
AULA 4 – SISTEMA GEODÉSICO (DATUM)
AULA 5 – ESCALA E ELEMENTOS ESSENCIAIS DE UM MAPA
Módulo 2 – SIG com QGIS I – Banco de Dados e Mapas
Aula 1 – Instalação e Interface do QGIS
Aula 2 – Aquisição e Reprojeção de Camadas & Tabelas de Tributos
Aula 3 – Ferramentas de Seleção
Aula 4 – Representação Temática
Aula 5 – Métodos Para Confecção de Mapas no QGIS
Módulo 3 – SIG com QGIS II – Análises Espaciais
Aula 1 – Definição da Área de Estudo
Aula 2 – Arquivos CAD I
Aula 3 – Arquivos CAD II
Aula 4 – Modo de Edições de Feições I
Aula 5 – Modo de Edições de Feições II
Aula 06 – Modo de Edições de Feições II
Módulo 4 – Geoprocessamento na Produção de Mapas com QGIS
Aula 1 – Instalação e Interface do QGIS
Aula 2 – Configuração de Sistemas de Coordenadas
Aula 3 – Camadas Vetoriais – SHAPEFILES
Aula 4 – Métodos Para Confecção de Mapas no QGIS
Aula 5 – Desenvolvimento de WEBGIS
Módulo 5 – Geodesign de Mapas com QGIS
Aula 1 – Conceitos de Geodesign
Aula 2 – Inicializando no Sistema de Informação Geográfica
Aula 3 – Cartografia Temática
Aula 4 – Representação Tridimensional
Aula 5 – Design Temporal Cartográfico
Aula 6 – Documentação Cartográfica
Módulo 6 – Mapeamento em Campo com GPS
AULA 1 – INTRODUÇÃO AO GPS & COLETA DE DADOS EM CAMPO COM O GPS DO CELULAR
AULA 2 – IMPORTAÇÃO & CONVERSÃO DE ARQUIVOS
AULA 3 – CALIBRAÇÃO DO GPS GARMIN & MAPEAMENTO DE CAMPO
AULA 4 – SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE DADOS COLETADOS EM CAMPO
AULA 5 – BASE DE DADOS PARA GPS
MÓDULO 1 –
AULA 1 – PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS I
AULA 2 – PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS II
.
AULA 3 – SISTEMAS DE COORDENDAS
AULA 4 – SISTEMA GEODÉSICO (DATUM)
AULA 5 – ESCALA E ELEMENTOS ESSENCIAIS DE UM MAPA
MÓDULO 2 – SIG com ArcGIS
AULA 1 – AS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO ARCGIS
AULA 2 – SISTEMA DE REFERÊNCIA CARTOGRÁFICA
AULA 3 – FERRAMENTAS DE SELEÇÃO E ANÁLISE ESPACIAL
AULA 4 – OPERAÇÕES EM CAMADAS VETORIAIS E RASTER
AULA 5 – VETORIZAÇÃO E EDIÇÃO DE DADOS
AULA 6 – MÉTODOS PARA CONFECÇÃO DE DADOS
MÓDULO 3 – SIG com ArGIS II – Análises Espaciais
AULA 1 – TRABALHANDO COM ARQUIVOS DGN E DWG
AULA 2 – TRABALHANDO COM COORDENADAS E MODO DE EDIÇÃO
AULA 3 – SERVIÇOS WMS, WFS, WMTS E GEORREFERENCIAMENTO DE RASTER
AULA 4 – FERRAMENTAS PARA GEOPROCESSAMENTO
AULA 5 – FIELD CALCULATOR E CALCULATE GEOMETRY
AULA 6 – REGRAS TOPOLÓGICAS E METADADOS
MÓDULO 4 – SIG com ArcGis Pro
AULA 1 – AS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO ARCGIS PRO
AULA 2 – VISUALIZAÇÃO DE DADOS
AULA 3 – BANCO DE DADOS GEODATABASE
AULA 4 – FERRAMENTAS PARA GEOPROCESSAMENTO DO ARCGIS PRO
AULA 5 – O MODO LAYOUT DO ARCGISPRO
MÓDULO 5 – Geoprocessamento na Produção de Mapas com ArGIS
AULA 1 – A ESTRUTURA E INTERFACE O ARCGIS
AULA 2 – CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS ESPACIAL COM O ARCCATALOG
AULA 3 – CONFIGURAÇÃO DE SISTEMAS DE COORDENDAS
AULA 4 – CAMADAS VETORIAIS SHAPEFILES E TABELA DE ATRIBUTOS
AULA 5 – ANÁLISE ESPACIAL COM ARCGIS
AULA 6 – MÉTODOS PARA CONFECÇÃO DE MAPAS NO ARCGIS I
AULA 7 – MÉTODOS PARA CONFECÇÃO DE MAPAS NO ARCGIS II
MÓDULO 6 – Geodesign de Mapas no ArcGis
ULA 1 – CONCEITO DE GEODESIGN
AULA 2 – INICIALIZANDO O SIG
AULA 3 – CARTOGRAFIA TEMÁTICA
AULA 4 – REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL
AULA 5 – DESIGN TEMPORAL CARTOGRÁFICO
AULA 6 – DOCUMENTAÇÃO CARTOGRÁFICA
MÓDULO 7 – Mapeamento em Campo com GPS
AULA 1 – INTRODUÇÃO AO GPS & COLETA DE DADOS EM CAMPO COM O GPS DO CELULAR
AULA 2 – IMPORTAÇÃO & CONVERSÃO DE ARQUIVOS
AULA 3 – CALIBRAÇÃO DO GPS GARMIN & MAPEAMENTO DE CAMPO
AULA 4 – SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE DADOS COLETADOS EM CAMPO
AULA 5 – BASE DE DADOS PARA GPS
Módulo 1 – Fundamentos do Sensoriamento Remoto e suas aplicações
AULA 1 – NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO
AULA 2 – SENSORES E NÍVEIS DE AQUISIÇÃO
AULA 3 – APLICAÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO
AULA 4 – NOÇÕES DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
AULA 5 – PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO
Módulo 2 – Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto e Aplicações no ENVI
AULA 1 – A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA
AULA 2 – INTERAÇÃO DA REM COM A SUPERFÍCIE DOS ALVOS
AULA 3 – O ESPECTRO ÓPTICO
AULA 4 – O ESPECTRO TERMAL
– Abrindo uma imagem termal; e
– Composições com imagens termais.
AULA 5 – A FAIXA DAS MICROONDAS (RADAR)
– Abrindo uma imagem radar;
– Realizando composições multipolarizadas; e
– Realizando composições multibanda.
Módulo 3 – Sistemas Sensores do Sensoriamento Remoto
AULA 1 – FUNDAMENTOS DE SISTEMAS SENSORES
AULA 2 – SISTEMAS ORBITAIS E AEROEMBARCADOS
AULA 3 – SISTEMAS ÓPTICOS PANCROMÁTICOS, MULTI E HIPERESPECTRAIS
AULA 4 – SISTEMAS TERMAIS
AULA 5 – SISTEMAS RADAR
Módulo 4 – Processo Digital de Imagens – PDI
AULA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DAS IMAGENS DIGITAIS
AULA 2 – CORREÇÕES NOS DOMÍNIOS ESPACIAL E ESPECTRAL
Aula Prática de correções no ENVI.
AULA 3 – GEORREFERENCIAMENTO DE IMAGENS E MOSAICOS
AULA 4 – FUSÃO DE IMAGENS E MODELOS DIGITAIS DE TERRENO
AULA 5 – CLASSIFICAÇÃO
Módulo 5 – Interpretação de Imagens Opticas
AULA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DE INTERPRETAÇÃO E ELEMENTOS
CHAVE
AULA 2 – INTERPRETAÇÃO EM IMAGENS PANCROMÁTICAS
AULA 3 – INTERPRETAÇÃO EM IMAGENS MULTIBANDAS
AULA 4 – INTERPRETAÇÃO COM MULTI SENSORES
AULA 5 – DETECÇÃO DE MUDANÇAS NO TEMPO
Módulo 6 -Interpretação de Imagens Infravermelhas
AULA 1 – CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS TERMAIS
AULA 2 – RESPOSTA DOS ALVOS À RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
AULA 3 – DIFERENÇAS ENTRE AS IMAGENS ÓPTICAS E TERMAIS
AULA 4 – SOMBRAS TÉRMICAS E INÉRCIA TERMAL
AULA 5 – PRODUTOS GERADOS A PARTIR DE IMAGENS TERMAIS
Módulo 7 – Imageamento Radar I
AULA 1 – HISTÓRICO RADAR
AULA 2 – O IMAGEAMENTO SAR
AULA 3 – CARACTERíSTICAS DAS IAMGENS SAR
AULA 4 – INTERFEROMETRIA SAR
AULA 5 – TARBALHANDO COM COMPOSIÇÕES
Módulo 8 – Interações da Radiação de Microondas com a Superfície
AULA 1 – ONDAS DE RADAR E DISPERSÃO
AULA 2 – INTERAÇÕES COM A SUPERFÍCIE
AULA 3 – TIPOS DE RETORNO RADAR
AULA 4 – EFEITOS CARACTERÍSTICOS DAS IMAGENS SAR
• Efeito da Orientação
• Sombra
• Cilindro Vertical
• Blooming
• Alvos Móveis;
• Desfocalização; e
• Despolarização.
AULA 5 – APLICAÇÕES DAS IMAGENS SAR
Módulo 9 – Interpretação de Imagens de Radar
AULA 1 – INTERPRETAÇÃO DE ALVOS TERRESTRES
AULA 2 – INTERPRETAÇÃO DE TRANSPORTE TERRESTRE E AÉREO
AULA 3 – INTERPRETAÇÃO DE ESTRUTURAS INDUSTRIAIS
AULA 4 – ANÁLISE DE ATIVIDADES MILITARES
AULA 5 – ANÁLISE DE AGRICULTURA
Módulo 10 – Interpretação de Alvos Marítimos e Desastres Ambientais em
Imagens SAR
AULA 1 – AS DIFERENTES RESPOSTAS DAS POLARIZAÇÕES EM AMBIENTE MARÍTIMO
AULA 2 – EMBARCAÇÕES
AULA 3 – ESTRUTURAS DE LOGISTICA MARÍTIMA
AULA 4 – DESASTRES EM AMBIENTE MARÍTIMO
AULA 5 – APLICAÇÕES PRÁTICAS
MÓDULO 1 – Fundamentos do Google Earth Engine
Aula 1 – Introdução a Lógica de Programação com Javascript
Aula 2 – Introdução ao Google Earth Engine
Aula 3 – Análise Espacial no Google Earth Engine
Aula 4 – Processamento de Índices Biogeofísicos
Aula 5 – Tabelas e Vetores
MÓDULO 2 – Java Script e Ambiente de Desenvolvimento
Aula 1 – Boas Práticas de Programação no Google Earth Egnine
Aula 2 – Depurando o Código no GEE
Aula 3 – Instalação do Python
Aula 4 – Java Script (Objeto e Métodos)
Aula 5 – Utilizando o paradigma de programação funcional
MÓDULO 3 – Objetos e Métodos do Google Earth Engine
Aula 1 – Imagens
Aula 2 – Coleção de Imagens
Aula 3 – Composição, máscara e mosaico de Imagens
Aula 4 – Reduces (Redutores)
Aula 5 – Construção de gráficos
MÓDULO 4 – Algoritmos Especializados
Aula 1 – Conceitos do GEE
Aula 2 – Algoritmos para Landsat
Aula 3 – Algoritmo para Sentinel
Aula 4 – Recursos e Fusion Tables (Dados vetoriais e matriciais)
Aula 5 – Análise de Séries Temporais com GEE
MÓDULO 5 – Aplicações no Google Earth Engine I
Aula 1 – Importação e Exportação de Dados
Aula 2 – Análise de Cobertura Florestal
Aula 3: Sistema de Alerta de Desmatamento (FORMA)
Aula 4 – Análise da Água Superficial Global
Aula 5 – Classificação Supervisionada
MÓDULO 6 – Aplicações no Google Earth Engine I
Aula 1 – Índice de Seca
Aula 2 – Análise de Áreas de Pastos no Brasil
Aula 3 – Trabalhando com Dados de Precipitação
Aula 4 – Utilização da Base do MapBiomas
Aula 5 – Evapotranspiração
Módulo 1 – Cartografia e Aerofotogrametria no Mapeamento com Drones
AULA 1 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CARTOGRAFIA.
AULA 2 – MÉTODOS DE LEVANTAMENTO EM CAMPO.
AULA 3 – SISTEMA DE COORDENADAS.
AULA 4 – HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA AEROFOTOGRAMETRIA.
AULA 5 – CONCEITOS DE AEROFOTOGRAMETRIA APLICADOS A DRONES.
Módulo 2 – Fundamentos Legais do Uso de Drones
AULA 1 – HISTÓRIA DOS DRONES.
AULA 2 – COMPONENTES E FUNCIONAMENTO DOS DRONES.
AULA 3 – FUNDAMENTOS DE PILOTAGEM DE DRONES.
AULA 4 – ASPECTOS LEGAIS DO USO DE DRONES NO BRASIL.
AULA 5 – CADASTROS OBRIGATÓRIOS E SOLICITAÇÕES DE VOO.
Módulo 3 – Levantamento de Dados em Campo com Drones
AULA 1 – PLANEJAMENTO DO MAPEAMENTO E CHECK LIST PRÉ-VOO.
AULA 2 – PLANO DE VOO (SOFTWARES E APLICATIVOS).
AULA 3 – EXECUÇÃO DO VOO.
AULA 4 – LEVANTAMENTO COM PONTOS DE APOIO.
AULA 5 – PÓS VOO (VERIFICAÇÕES).
Módulo 4 – Processamento de Imagens de Drones
AULA 1 – DOWNLOAD E INSTALAÇÃO DO SOFTWARE AGISOFT METASHAPE.
AULA 2 – PROCESSAMENTO.
AULA 3 – AJUSTES NO LEVANTAMENTO.
AULA 4 – GERAÇÃO DE PRODUTOS E EXPORTAÇÃO PARA OUTROS PROGRAMAS.
AULA 5 – PROCESSAMENTO DE IMAGENS DE DRONES NA NUVEM.
Módulo 5 – Geoprocessamento no Mapeamento com Drones
Aula 1 – Fundamentos teóricos do geoprocessamento.
Aula 2 – Download e instalação do software QGIS.
Aula 3 – Trabalhando com imagens de drones no QGIS.
Aula 4 – Integração com base de dados (vetores).
Aula 5 – Produção de mapas com Qgis.
Módulo 6 – Classificação e Segmentação de Imagens de Drones
AULA 1 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PDI.
AULA 2 – SOFTWARES PARA PDI.
AULA 3 – CLASSIFICAÇÃO ESPECTRAL.
AULA 4 – SEGMENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS.
AULA 5 – ÍNDICES DE VEGETAÇÃO.
Módulo 7 – Planejamento e Execução de Voo com Drones*
*Opção de módulo presencial custo adicional, com previsão de turmas em 2022.
MÓDULO 1 – Geoprocessamento na Agricultura de Precisão
Aula 1 – O Caráter Múltiplo da Agricultura de Precisão
Aula 2 – Configurando Projeto
Aula 3 – Dados Base
Aula 4 – Análise Espacial Vetor
Aula 5 – Análise Espacial Vetor e Atributos
MÓDULO 2 – Processamento de Imagens
Aula 1 – Baixando Imagens Orbitais
Aula 2 – Imagens Orbitais
Aula 3 – Análise Espacial Raster
Aula 4 – Processamento de Imagens
Aula 5 – Modelos de Terreno e Elevação
Aula 6 – imagens de RPA
MÓDULO 3 – Elaboração do Grid Amostral
Aula 1 – Geração de grid amostral por pontos regulares
Aula 2 – Geração de Zonas de Manejo
Aula 3 – Como exportar da grid amostral e quais aplicativos usar
Aula 4 – Como fazer a coleta a campo
Aula 5 – Layout de Impressão do Mapa de Aplicação de Taxa Variável
MÓDULO 4 – Obtendo Dados das Máquinas e Interpolação
Aula 1 – Modelos de Elevação
Aula 02 – Dados Disponíveis
Aula 3– Utilizando Máquinas para mapear.
Aula 4 Coleta de Dados
Aula 5 – Criação de mapas interpolados
Aula 6 – Inserindo dados no Monitor
MÓDULO 5 – Projeto de Linha e AutoCAD
Aula 1 – Integração entre Softwares
Aula 2 – AFS Software
Aula 3 – Árvore de comando
Aula 4 – Importação e Safra
Aula 5 – Definir Projeto de linhas de Plantio e Pulverização
Módulo 1 – Power Bi com Ênfase em Geoprocessamento
Módulo 2 – Mapas interativos no POWER BI
Módulo 3 – Análise de Dados no Power Bi
Módulo 4 – Automações de Dados no Power BI
Módulo 5 – Automações de Dados no Power BI
Módulo 6 – Projeto Completo com Power BI II
Módulo 1 – Fundamento em Phyton para QGIS
AULA 1 – PHYTON E BIBLIOTECAS EM SIG
AULA 2 – VARIÁVEIS E SEUS MÉTODOS
AULA 3 – ESTRUTURA DE DADOS
AULA 4 – OPERAÇÕES, CONDICIONAIS E LOOPS
AULA 5 – ARQUIVOS E FUNÇÕES
AULA 6 – CLASSE
Módulo 2 – Biblioteca PyQGIS
AULA 1 – TRABALHANDO COM CAMADAS VETORIAS NO QGIS
AULA 2 – TRABALHANDO FUNÇÕES PYTHON NA CALCULADORA DE CAMPO NO QGIS
AULA 3 – TRABALHANDO FUNÇÕES PYTHON EM RÓTULOS NO QGIS
AULA 4 – USO DE ALGORITMOS NATIVOS NO QGIS CUSTOMIZADAS COM PYTHON
AULA 5 – COMUNCANDO AO USUÁRIO QGIS COM PYTHON
Módulo 3 – Biblioteca GDAL Phyton
AULA 1 – TRABALHANDO COM IMAGENS
AULA 2 – ÁLGEBRA DE MAPAS
AULA 3 – UTILITÁRIOS DO GDAL ṔARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS
AULA 4 – TRABALHANDO COM VETORES
AULA 5 – UTILITÁRIOS DO OGR PARA PROCESSAMENTO DE VETORES
Módulo 4 – Criando Ferramentas e Plugins Phyton no QGIS
AULA 1 – ESTRUTURA DO MODELO SCRIPT TOOLS NO QGIS
AULA 2 – PRÁTICA: FERRAMENTA DE DOWNLOAD DOS PROCESSOS MINERÁRIOS NO BRASIL
AULA 3 – PRÁTICA: FERRAMENTA DE ESTATÍSTICA DOS PIXELS NAS IMAGENS
AULA 4 – PRÁTICA: FERRAMENTA DE BUFFER POR SELEÇÃO DE ATRIBUTOS
AULA 5 – APLICAÇÃO EM LOTE DO SCRIPTS DAS PRÁTICAS NO QGIS
Módulo 5 – Criacao de Plugins para QGIS com Phyton
MÓDULO COMPOSTO POR 5 AULAS PRÁTICAS SOBRE CRIAÇÃO DE PLUGINS PARA O QGIS COM PYTHON
Módulo 1 – Fundamento em Python com ArcGIS
AULA 1 – PHYTON E BIBLIOTECAS EM SIG
AULA 2 – VARIÁVEIS E SEUS MÉTODOS
AULA 3 – ESTRUTURA DE DADOS
AULA 4 – OPERAÇÕES, CONDICIONAIS E LOOPS
AULA 5 – ARQUIVOS E FUNÇÕES
AULA 6 – CLASSE
Módulo 2 – Biblioteca ArcPy
AULA 1 – TRABALHANDO COM CAMADAS VETORIAS NO ArcGIS
AULA 2 – TRABALHANDO FUNÇÕES PYTHON NA CALCULADORA DE CAMPO NO ArcGIS
AULA 3 – TRABALHANDO FUNÇÕES PYTHON EM RÓTULOS NO ArcGIS
AULA 4 – USO DE ALGORITMOS NATIVOS NO ArcGIS CUSTOMIZADAS COM PYTHON
AULA 5 – COMUNCANDO AO USUÁRIO ArcGIS COM PYTHON
Módulo 3 – Biblioteca Arcpy com Imagens
AULA 1 – TRABALHANDO COM IMAGENS
AULA 2 – ÁLGEBRA DE MAPAS
AULA 3 – UTILITÁRIOS DO ARCPY ṔARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS
AULA 4 – TRABALHANDO COM VETORES
AULA 5 – UTILITÁRIOS DO OGR PARA PROCESSAMENTO DE VETORES
Módulo 4 – Criando Ferramentas e Plugins Phyton no ArcGIS
AULA 1 – ESTRUTURA DO MODELO SCRIPT TOOLS NO QGIS
AULA 2 – PRÁTICA: FERRAMENTA DE DOWNLOAD DOS PROCESSOS MINERÁRIOS NO BRASIL
AULA 3 – PRÁTICA: FERRAMENTA DE ESTATÍSTICA DOS PIXELS NAS IMAGENS
AULA 4 – PRÁTICA: FERRAMENTA DE BUFFER POR SELEÇÃO DE ATRIBUTOS
AULA 5 – APLICAÇÃO EM LOTE DO SCRIPTS DAS PRÁTICAS NO QGIS
Módulo 5 – Criacacao de Plugins para ArcGIS com Phyton
MÓDULO COMPOSTO POR 5 AULAS PRÁTICAS SOBRE CRIAÇÃO DE PLUGINS PARA O ARCGIS COM PYTHON
Módulo 1 – Procedimentos Prátic para o Licenciamento Ambiental
AULA 1 – O CARÁTER MÚLTIPLO DO CONCEITO DE AMBIENTE.
AULA 2 – LICENCIAMENTO AMBIENTAL: PRINCIPAIS CONCEITOS
AULA 3 – LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL I
AULA 4 – LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL II
AULA 5 – ETAPAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL
AULA 6 – PROCEDIMENTOS PRÁTICOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Módulo 2 – Documentos e Estudos Necessários para o Licenciamento Ambiental
AULA 1 – DOCUMENTOS PRÉVIOS
AULA 2 – ESTUDO PARA IMPACTOS AMBIENTAIS SIGNIFICATIVOS
AULA 3 – ESTUDO PARA IMPACTOS AMBIENTAIS DE PEQUENO PORTE
AULA 4 – ESTUDOS COMO REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE LICENÇA
AULA 5 – ESTUDOS COMPLEMENTARES
Módulo 3 – Órgãos Intervenientes e outras licenças/autorizações no processo de licenciamento ambiental.
AULA 1 – PORTARIA INTERMINISTERIAL N0 065/2015
AULA 2 – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
AULA 3 – ESFERA MUNICIPAL
AULA 4 – OUTRAS LICENÇAS/AUTORIZAÇÕES
Módulo 4 – Instrumentos de gestão associados ao licenciamento
AULA 1 – AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
AULA 2 – NORMAS E PADRÕES DE QUALIDADE AMBIENTAL
AULA 3 – PROGRAMAS AMBIENTAIS
AULA 4 – INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO
Módulo 5 – Vivenciando o licenciamento ambiental
AULA 1 – FONTES DE INFORMAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO AMBIENTAL INICIAL DA ÁREA E ENTORNO
AULA 2 – ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS.
AULA 3 – ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS.
AULA 4 – ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS.
Módulo 1 – Fundamentos do CAR no ArcGIS e QGIS
AULA 1 – APLICAÇÕES NO CAR I
AULA 2 – APLICAÇÕES NO CAR II
AULA 3 – ASPECTOS TÉCNICOS DO CAR I
AULA 4 – ASPECTOS TÉCNICOS DO CAR II
AULA 5 – ASPECTOS TÉCNICOS DO CAR III
Módulo 2 – Análise Espacial no CAR com ArcGIS e QGIS
AULA 1 – DINÂMICA DO USO DO SOLO – CASO BRASILEIRO.
AULA 2 – DINÂMICA DO USO DO SOLO II – CASO BRASILEIRO
AULA 3 – AMPLIAÇÃO DOS CONCEITOS DA ANÁLISE ESPACIAL DAS FLORESTAS.
AULA 4 – APLICAÇÕES PRÁTICAS E TRATAMENTO DOS DADOS ESPACIAIS.
Módulo 3 – Aplicações Técnicas em APP com ArcGIS e QGIS
AULA 1 – CONCEITOS DE APP (ÁREA DE PROTEÇÃO PERMANENTE).
AULA 2 – APLICAÇÕES TÉCNICAS ESPACIAIS – APP’S
AULA 3 – APARATO LEGAL SOBRE PROPRIEDADES ABAIXO E ACIMA DE QUATRO MÓDULOS LEGAIS.
AULA 4 – APLICAÇÕES PRÁTICAS – “DINÂMICA ESPACIAL” ESTUDO DE CASO.
Módulo 4 – Banco de Dados Espacial no CAR
AULA 1 – OPÇÕES DA INTERNET
AULA 2 – ACESSO A IMAGENS DE SATÉLITE – ANÁLISE MULTITEMPORAL DAS PROPRIEDADES.
AULA 3 – UTILIZAÇÃO DAS BASES DE ARQUIVO DWG (AUTO CAD).
AULA 4 – EXEMPLOS ESPECÍFICOS “UTILIZAÇÃO DO ARCGIS E QGIS”
AULA 5 – PRÁTICA TÉCNICA COM OS BANCOS DE DADOS.
Módulo 5 – Aplicações Espaciais Qualitativas no CAR I
AULA 1 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA CERRADO
AULA 2 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA AMAZONAS.
AULA 3 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA MATA ATLÂNTICA.
AULA 4 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA PAMPA
Módulo 6 – Aplicações Espaciais Qualitativas no CAR II
AULA 1 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA CAATINGA.
AULA 2 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA PANTANAL.
AULA 3 – ÁREAS DE TRANSIÇÃO DE BIOMAS.
AULA 4 – ORIENTAÇÃO GERAL SOBRE TODOS OS BIOMAS
Módulo 7 – Utilização do SICAR e Análises Espaciais
AULA 1 – CONCEITOS GERAIS – SISTEMA SICAR
AULA 2 – MÓDULO DO CAR NACIONAL (SISTEMA OFFLINE).
AULA 3 – CADASTRAMENTO NO SISTEMA DO SICAR.
AULA 4 – PÓS-CADASTRAMENTO.
Módulo 8 – Retificação do Cadastro Ambiental Rural
AULA 1 – CONCEITOS DA RETIFICAÇÃO.
AULA 2 – PRINCIPAIS PROBLEMAS – DO ATO DA RETIFICAÇÃO.
AULA 3 – MÉTODO ALTERNATIVO PARA RETIFICAÇÃO.
AULA 4 – CASOS PRÁTICOS DE SOLUÇÕES – EXEMPLOS PRÁTICOS.
Módulo 1 – Interpretação de Imagens Ópticas
AULA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DE INTERPRETAÇÃO E ELEMENTOS
CHAVE
AULA 2 – INTERPRETAÇÃO EM IMAGENS PANCROMÁTICAS
AULA 3 – INTERPRETAÇÃO EM IMAGENS MULTIBANDAS
AULA 4 – INTERPRETAÇÃO COM MULTI SENSORES
AULA 5 – DETECÇÃO DE MUDANÇAS NO TEMPO
Módulo 2 – Interpretação de Imagens Infravermelhas
AULA 1 – CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS TERMAIS
AULA 2 – RESPOSTA DOS ALVOS À RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
AULA 3 – DIFERENÇAS ENTRE AS IMAGENS ÓPTICAS E TERMAIS
AULA 4 – SOMBRAS TÉRMICAS E INÉRCIA TERMAL
AULA 5 – PRODUTOS GERADOS A PARTIR DE IMAGENS TERMAIS
Módulo 3 – Imageamento Radar I
AULA 1 – HISTÓRICO RADAR
AULA 2 – O IMAGEAMENTO SAR
AULA 3 – CARACTERíSTICAS DAS IAMGENS SAR
AULA 4 – INTERFEROMETRIA SAR
AULA 5 – TARBALHANDO COM COMPOSIÇÕES
Módulo 4 – Interações da Radiação de Microondas com a Superfície
AULA 1 – ONDAS DE RADAR E DISPERSÃO
AULA 2 – INTERAÇÕES COM A SUPERFÍCIE
AULA 3 – TIPOS DE RETORNO RADAR
AULA 4 – EFEITOS CARACTERÍSTICOS DAS IMAGENS SAR
• Efeito da Orientação
• Sombra
• Cilindro Vertical
• Blooming
• Alvos Móveis;
• Desfocalização; e
• Despolarização.
AULA 5 – APLICAÇÕES DAS IMAGENS SAR
Módulo 5 – Interpretação de Imagens Radar
AULA 1 – INTERPRETAÇÃO DE ALVOS TERRESTRES
AULA 2 – INTERPRETAÇÃO DE TRANSPORTE TERRESTRE E AÉREO
AULA 3 – INTERPRETAÇÃO DE ESTRUTURAS INDUSTRIAIS
AULA 4 – ANÁLISE DE ATIVIDADES MILITARES
AULA 5 – ANÁLISE DE AGRICULTURA
Módulo 6 – Interpretação de Alvos Marítimos e Desastres Ambientais em Imagens SAR
AULA 1 – AS DIFERENTES RESPOSTAS DAS POLARIZAÇÕES EM AMBIENTE MARÍTIMO
AULA 2 – EMBARCAÇÕES
AULA 3 – ESTRUTURAS DE LOGISTICA MARÍTIMA
AULA 4 – DESASTRES EM AMBIENTE MARÍTIMO
AULA 5 – APLICAÇÕES PRÁTICAS
Módulo 1 – Fundamentos do Sensoriamento Remoto e suas Aplicações
AULA 1 – NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO
AULA 2 – SENSORES E NÍVEIS DE AQUISIÇÃO
AULA 3 – APLICAÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO
AULA 4 – NOÇÕES DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
AULA 5 – PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO
Módulo 2 – Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto e Aplicações no ENVI
AULA 1 – A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA
AULA 2 – INTERAÇÃO DA REM COM A SUPERFÍCIE DOS ALVOS
AULA 3 – O ESPECTRO ÓPTICO
AULA 4 – O ESPECTRO TERMAL
– Abrindo uma imagem termal; e
– Composições com imagens termais.
AULA 5 – A FAIXA DAS MICROONDAS (RADAR)
– Abrindo uma imagem radar;
– Realizando composições multipolarizadas; e
– Realizando composições multibanda.
Módulo 3 – Sistemas Sensores do Sensoriamento Remoto
AULA 1 – FUNDAMENTOS DE SISTEMAS SENSORES
AULA 2 – SISTEMAS ORBITAIS E AEROEMBARCADOS
AULA 3 – SISTEMAS ÓPTICOS PANCROMÁTICOS, MULTI E HIPERESPECTRAIS
AULA 4 – SISTEMAS TERMAIS
AULA 5 – SISTEMAS RADAR
Módulo 4 – Processamento Digital de Imagens – PDI
AULA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DAS IMAGENS DIGITAIS
AULA 2 – CORREÇÕES NOS DOMÍNIOS ESPACIAL E ESPECTRAL
AULA 3 – GEORREFERENCIAMENTO DE IMAGENS E MOSAICOS
AULA 4 – FUSÃO DE IMAGENS E MODELOS DIGITAIS DE TERRENO
AULA 5 – CLASSIFICAÇÃO
Módulo 1 – Introdução do R
AULA 1 – INTRODUÇÃO A INTERFACE DO R
AULA 2 – TIPOS DE DADOS
AULA 3 – COMANDOS BÁSICOS
AULA 4 – GRÁFICOS
AULA 5 – CONDICIONAIS
Módulo 2 – Uso do R em Estatística
AULA 1 – INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA
AULA 2 – MEDIDAS DE DISPERSÃO AMOSTRAL
AULA 3 – TESTE ESTATÍSTICO
AULA 4 – ANÁLISE DE VARIÂNCIA
AULA 5 – REGRESSÃO
Módulo 3 – Produção de Mapa no R
AULA 1 – INTRODUÇÃO A CARTOGRAFIA
AULA 2 – INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO
AULA 3 – BIBLIOTECAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DE MAPAS
AULA 4 – LAYOUT DE MAPAS
AULA 5 – CONSTRUÇÃO DE MAPS INTERATIVOS
Módulo 4 – Classificação do Uso de Solo
AULA 1 – INTRODUÇÃO A CLASSIFICAÇÃO DO USO DO SOLO
AULA 2 – CLASSIFICAÇÃO NÃO SUPERVISIONADA I
AULA 3 – CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA II
AULA 4 – CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA I
AULA 5 – CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA II
Módulo 5 – Mapeamento
AULA 1 – INTRODUÇÃO A MAPEAMENTO
AULA 2 – PROCESSAMENTO DE DADOS PARA MAPEAMENTO
AULA 3 – PLOTAGEM
AULA 4 – DIFERENTES MAPAS
AULA 5 – REVISÃO GERAL E EXERCÍCIOS
Módulo 1 – Introdução a Agricultura de Precisão com drones
AULA 1 – INTRODUÇÃO A AGRICULTURA DE PRECISÃO COM DRONES
AULA 2 – ASPECTOS LEGAIS DO USO DE DRONES NO BRASIL
AULA 3 – CADASTROS OBRIGÁTORIOS E SOLICITAÇÕES DE VOO
AULA 4 – FUNDAMENTOS DA AEROFOTOGRAMETRIA
AULA 5 – AEROFOTOGRAMETRIA COM DRONES
Módulo 2 – Mapeamento Aéreo com Drones
AULA 1 – PLANOS DE VOO (APLICATIVOS E PLANEJAMENTO)
AULA 2 – EXECUÇÃO DE VOO
AULA 3 – PONTOS DE APOIO
AULA 4 – PROCESSAMENTO DE DADOS NO AGISOF METASHAPE (PARTE 1)
AULA 5 – PROCESSAMENTO DE DADOS NO AGISOF METASHAPE (PARTE 2)
AULA 6 – CORRIGINDO ERROS DE PROCESSAMENTO
Módulo 3 – Índices de Vegetação Aplicados à Agricultura de Precisão
AULA 1 – INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
AULA 2 – TIPOS DE RESOLUÇÃO DE IMAGENS
AULA 3 –FOTOINTERPRETAÇÃO
AULA 4 – PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS NO AGISOFT METASHAPE
AULA 5 – DOWNLOAD E INSTALAÇÃO DO QGIS
AULA 6 – APLICAÇÃO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NO QGIS
Módulo 4 – Princípios da Pulverização Aérea com Drones
AULA 1 – INTRODUÇÃO ÀS ATIVIDADES DE PULVERIZAÇÃO AÉREA
AULA 02 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DEFENCIVOS AGRÍCOLAS
AULA 3– PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PULVERIZAÇÃO AÉREA.
AULA 4 – AERONAVES E EQUIPAMENTOS DE PULVERIZAÇÃO
AULA 5 – TÉCNICAS DE APLICAÇÃO AÉREA
Módulo 5 – Apresentação e Análise dos Produtos
AULA 1 – ANÁLISE DO RELATÓRIO FINAL DE PROCESSAMENTO
AULA 2 – ELABORAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA NO QGIS
AULA 3 – LAUDO TÉCNICO
AULA 4 – QUAL O MELHOR DRONE PARA A AGRICULTURA ?
A conclusão do curso depende diretamente do tempo e da dedicação de cada aluno. Aconselhamos que os alunos assistam às aulas práticas mais de uma vez e as façam com calma.
A Geo Sem Fronteiras é o maior Portal de Ensino em Geoprocessamento e Geotecnologias do país, com mais de 50 mil alunos formados em diferentes áreas do geoprocessamento.
Com professores mestres e doutores e com experiência no mercado de trabalho.
O especialista em Geoprocessamento e Geotecnologias consegue encontrar boas oportunidades de emprego em empresas do ramo da mineração, consultoria ambiental, empresas governamentais (por meio da participação em um concurso público) e ainda em universidades e laboratórios de pesquisa.
Em uma simples pesquisa com o termo “Geoprocessamento” no Linkedin a nível Brasil, foram encontradas mais de 2 mil vagas. O Geoprocessamento já é considerado um diferencial pelas empresas, e quem conhecê-lo estará sempre um passo à frente de outros candidatos no mercado de trabalho. O salário médio desse profissional é de R$ 7.000,00.
O uso do geoprocessamento não se limita apenas à elaboração de mapas, cartas e plantas, seu uso é muito mais abrangente e seus benefícios são cada vez mais perceptíveis. Com a utilização do Sistema de Informações Geográficas – SIG, atualizado constantemente em todo o mundo, é possível realizar o planejamento com precisão, rapidez e consistência, minimizando o tempo e os custos de projeto. Um consultor de geoprocessamento pode trabalhar com organização, alimentação e gerenciamento de bancos de dados de interesses geológicos, minerais, de fauna, flora, agrícola, socioeconômico, etc., com fins de mapeamento ou geolocalização. Transformação de dados de campo em informações georeferenciadas.
Uma grande vantagem da dessa profissão é poder trabalhar remotamente de qualquer lugar para qualquer empresa. Flexibilidade de horário, mobilidade, poder trabalhar de casa, da casa de campo ou da praia, são pontos que colaboram muito para aumentar sua qualidade de vida.
Qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área de Geoprocessamento e Geotecnologias, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc, pode iniciar nossa formação em Analista de Geoprocessamento. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que não é necessário ter cursos de nível superior para realizar nossos cursos.
O profissional de Geoprocessamento está apto para supervisionar, coordenar e executar levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos e rurais, por meio do sensoriamento remoto, além de gerenciar o tratamento, a análise e a interpretação desses dados. São várias as funções assumidas por um analista de geoprocessamento, entre elas temos, coletar dados e informações geográficas; manusear programas e softwares, como Excel, SPSS e EngeSat; realizar simulações numéricas, avaliando as possibilidades de ocorrência de cada evento; interpretar informações técnicas geográficas e representá-las de forma mais simples; criar e interpretar mapas digitais.
Do ponto de vista tecnológico, o cenário é o melhor possível. Nunca tivemos tantos dados espaciais para trabalhar. Agora, várias constelações de satélites estão adquirindo dados da superfície do planeta. Com isso, é possível fazer análises espaciais cruzando diferentes tipos de dados. grande desafio é conseguir lidar com o grande volume de dados disponíveis hoje e extrair informações úteis. O Sistema de Informação Geográfica – SIG em sua concepção é a forma mais inteligente encontrada para gerenciar esses tipos de dados.
A Geo Sem Fronteiras já atendeu mais de 50 mil alunos de diferentes partes do mundo por meio dos seus cursos. A relevância desse trabalho promoveu, no início de 2017, uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), que passou divulgar os nossos cursos. A empresa está registrada no CNPJ sob número 28.665.577/0001-31, com registro no Crea-RJ sob o número 2018201404.
Nós disponibilizamos uma comunidade exclusiva para interação com os colegas de turma, criando assim uma comunidade colaborativa. Essa abordagem proporciona um ambiente propício para a troca de conhecimentos, o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de experiências.
Duas turmas ao ano. O curso será iniciado de acordo com o calendário ou quando formar a turma de 22 alunos.
O curso tem uma média de duração de 6 meses, mas você tem a liberdade de escolher um prazo maior ou menor, de acordo com suas preferências. Além disso, o acesso ao conteúdo é liberado por 2 anos, proporcionando flexibilidade para que você progrida no seu próprio ritmo.
Sim. As aulas são gravadas de forma que cada aluno assista no seu tempo e horário que estiver disponível.
Estudantes com busquem uma qualificação rápida e objetiva, com foco no mercado de trabalho.
Conteúdo direto ao ponto, aplicável e com soft skills.
Professor Lucas Figueira.
Mestrado em Ciência e Sistema de Informação Geográfica pela Universidade Nova de Lisboa, especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Gama Filho (UGF).
Todos os direitos reservados © 2022 CNPJ 28.665.577/0001-31
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |