A Geografia das Coisas na Internet

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) conecta bilhões de sensores de todo o mundo. Por estarem todos conectados, possibilita a troca de informações entre eles.

A grande quantidade de dados de sensores em tempo real da IoT vem de dispositivos físicos como smartphones, laptops, casas e carros.

A conexão entre IoT e GIS é a localização geográfica . A maioria dos dispositivos combina sua localização física a partir de um receptor GPS, fornecendo informações e posicionamento do sensor em tempo real.

É realmente esse contexto geográfico da IoT que a indústria geoespacial abraçou.

Posicionamento de localização em tempo real

A IoT é um mundo conectado de sensores em movimento, medidores estacionários ou até mesmo feeds de mídia social. Por exemplo, aqui estão alguns tipos de sensores que alimentam a IoT:

  • Veículos conectados
  • Alimentos para monitoramento de umidade do solo
  • Medidores de eletricidade inteligentes

Essas camadas de fluxo existem nos provedores de nuvem como Azure, Amazon ou Cisco. Em seguida, nos conectamos a esses feeds para análises e posições em tempo real .

No GIS, algo como sensores de ônibus de trânsito é enviado para o mapa imediatamente com a localização e as informações mais recentes. Mas podemos nos conectar a mais do que isso.

Existem sensores em estacionamentos inteligentes, câmeras de trânsito e geofencing .

Análise espacial em tempo real

A análise em tempo real é útil quando você deseja interpretar dados observacionais em tempo real e agir.

Se um ônibus seguir sempre a mesma rota, um ônibus que se desvie do caminho esperado pode significar um risco de segurança.

Nesse caso, você pode configurar uma análise espacial em tempo real. Se o barramento se desviar de seu caminho autorizado, ele pode acionar um evento em um determinado limite.

Por exemplo, você pode enviar automaticamente um e-mail para um gerente de transporte público. Então, eles podem tomar medidas para investigar mais.

Análise de Big Data

A análise de big data processa grandes quantidades de dados para avaliar padrões em uma escala mais ampla.

Esses dados podem ter sido coletados por longos períodos de tempo e potencialmente envolver milhões de localizações de pontos.

No geral, a análise de big data dimensiona seus dados , transformando-os em algo mais gerenciável.

No GIS, isso significa que você pode gerar visualizações e análises em tempo real. Você também pode gerar animações de tempo e revelar padrões espaço-temporais.

Software de Big Data e IoT

Aqui estão alguns dos softwares de IoT atualmente disponíveis.

  • Esri GeoEvent Server – O servidor GeoEvent da Esri conecta e monitora feeds em tempo real e dados de IoT.
  • ArcGIS Velocity – Este complemento é um SaaS gerenciado para processamento de IoT em tempo real e análise de big data. O simples uso do seu navegador permite a visualização, escalabilidade e análise espacial.
  • Microsoft Azure – a plataforma de nuvem da Microsoft se conecta a eventos de transmissão ao vivo e dados de IoT. Ao usar o Power BI e o Azure Maps, você pode produzir algumas visualizações poderosas.