fbpx

Filtro de Categorias

35 diferenças entre ArcGIS Pro e QGIS 3

Table of Contents

Seis anos atrás, comparamos ArcGIS vs QGIS. A resposta foi incrível e agradecemos por isso.

Mas desde então, o jogo mudou. No entanto, os jogadores ainda são os mesmos.

O Presságio do GIS de Código Aberto está de volta com  QGIS 3. É contra o Pioneiro do SIG proprietário, ArcGIS Pro.

Aperte a fivela.

Porque hoje, você vai testemunhar uma batalha cabeça-a-cabeça entre os juggernautas do software GIS.

Escolha seu veneno.

Tabela de Conteúdos

 

 

1. 3D
2. Interface
3. Sistemas de coordenadas
4. Catálogo
5. Edição
6. Análise vetorial
7. Sensoriamento remoto
8. Velocidade
9. Mesas
10. Estatísticas
11. Análise raster
12. Redes
13. ETL
14. Roteirizar
15. Rotulagem
16. Automação de mapas
17. Animação
18. Tipos de mapas
19. Topologia
20. Interoperabilidade
21. Geocodificação
22. Simbologia
23. LiDAR
24. Elementos do mapa
25. Metadados
26. Banco de dados
27. Web Maps
28. Erros
29. Custo
30. Extras
31. Imagens
32. Estrutura de arquivos
33. Comunidade
34. Tecnologia Emergente
35. Documentação

 

13D – Até onde pode dobrar?

Tanto os dados de dobra do QGIS 3 quanto do ArcGIS Pro em 3D. Ao testar, queríamos ver até onde ambos podiam se curvar.

QGIS 3 funde 3D nativamente sem plugins. Da mesma forma, o ArcGIS Pro renderiza dados 3D em cenas locais e globais.

Encontramos QGIS 3 alças raster DEMs suavemente como esta tela 3D do Monte Shasta.

QGIS 3 Monte Shasta

Outro destaque é a medição 3D e renderizadores 2,5 no QGIS 3. É assim que se consegue construir alturas com sombras.

Edifícios 3D online ArcGIS

Mas quando se trata de edição e análise 3D, o ArcGIS Pro pode fazer mais. As ferramentas de análise de visibilidade são interativas e intuitivas. É divertido explorar as ferramentas de análise 3D em GIS  como – linha de visão, sombra e horizonte.

QGIS 3 só tem viewsheds através de GRASS GIS. Em comparação, fica aquém das ferramentas 3D no ArcGIS.

À medida que os dados 3D se expandem em grande medida, o ArcGIS Pro supera o QGIS 3. Se estiver editando, analisando ou exibindo multipatch 3D que você deseja fazer, o ArcGIS Pro ganha por uma margem bastante grande.

2 UI – Guerras de Interface GIS

Acho que foi Shakespeare quem disse uma vez: “Para fita, ou não para fita, essa é a questão.” Como se vê, QGIS 3 e ArcGIS Pro têm opiniões diferentes sobre fitas na interface do usuário.

ArcGIS Pro é como o GIS atende ao Microsoft Office. A interface de guia mantém todas as suas ferramentas organizadas. Quando clicado, ele só sugere ferramentas relevantes.

Interface de usuário Esri ArcGIS Pro

A página inicial tem mais uma sensação de painel. Por exemplo, você pode fixar todos os seus projetos favoritos. A pilha de desfazer/refazer tem uma história maior no ArcGIS Pro.

QGIS mantém familiar. É tão simples como era antes. Os botões parecem refinados e limpos. Mas não posso evitar que pareça um pouco desarrumado e desorganizado quando você compara com o ArcGIS Pro.

QGIS 3

O acoplamento parece muito sensível. QGIS 3 adora docas de janelas! Jogar camadas no mapa é um salva-vidas.

Embora seja uma questão de preferência, fitas contextuais são uma partida refrescante da mesma velha interface do usuário. É por isso que o ArcGIS Pro ganha um pouco de vantagem para a interface do usuário.

3 Sistemas de Coordenadas – Achatar a Terra

Embora existam hoje mais de 7000 sistemas de referência de coordenadas (CRS), tanto o QGIS quanto o ArcGIS são veteranos experientes para manuseá-los.

Mas ouça com atenção.

A nova interface no QGIS 3 mata dois pássaros com uma pedra. Não só visualiza os limites geográficos, mas também mostra apenas sistemas de coordenadas relevantes. Esta ideia inteligente coloca uma boa reviravolta para coordenar sistemas.

qgis 3 coordenação de extensão do sistema de referência

ArcGIS Pro evita um lifting facial total. Em vez disso, dá-lhe um arsenal mais completo. Tem algumas das mais raras projeções tribais.

As projeções on-the-fly são o padrão da indústria e ambas são MVPs. QGIS 3 supera o ArcGIS Pro por suas projeções intuitivas.

4 Catálogo – Uma biblioteca de dados GIS

Navegador QGIS. Sumido. ArcCatalog. RASGAR. Deitada para descansar em Redlands, Califórnia.

Ao lado de seus arquivos de cobertura, ArcView 3.0, ArcScene, ArcGlobe, Flex e Avenue. Lembra-se disso?

Uma vez aplicações totalmente autônomas, agora eles estão apenas em cima.

Esri Obsoleto

Em vez disso, qgis 3 e ArcGIS Pro integram-los nativamente dentro de sua aplicação principal. Não surpreende que ambos sejam sólidos em cada um de cada aspecto. Como uma biblioteca, eles ainda têm tudo.

Visualização, organização e, claro, criação de metadados. Apesar desses grandes ajustes, nenhuma lixeira pode ser encontrada para desfazer quaisquer exclusões acidentais. De coração partido, espero por este recurso em um lançamento futuro.

Uma grande reclamação é por causa da partida do ArcCatalog autônomo. Às vezes você só quer pesquisar em torno de diretórios para encontrar dados GIS. Sem ArcCatalog, você tem que criar um projeto (ou começar sem um modelo), em seguida, ir procurar os dados. Por que o incômodo?

5 Edição – Fatia, dados, filé, dividir e explodir!

Tanto o QGIS 3 quanto o ArcGIS Pro intensificam a edição de GIS com novas ferramentas inventivas e improvisadas. Cada um permite que você MacGyver seus dados de maneiras únicas.

Divisão de edição

Felizmente, o QGIS 3 adiciona melhor manuseio de vértices. Suas ferramentas de snapping imitam de perto uma experiência de usuário CAD. Embora ferramentas como rastreamento com deslocamento sejam úteis para estradas, recursos de fechamento a 90° são bons para digitalizar edifícios.

O ArcGIS Pro adiciona uma interface de edição contextual liso. Em vez do ponto-e-clique padrão, as opções padrão são muito diferentes.

Edição edit vertices

6 Análise vetorial – Licenciado para geoprocesso

No SIG, não há nada mais importante do que ter as ferramentas certas disponíveis para você. Porque se sua única ferramenta é um martelo, o mundo inteiro é um prego. Então, qual software dá mais versatilidade?

ArcGIS Pro tem uma mina de ouro de mais de 1500 ferramentas de geoprocessamento em 35 caixas de ferramentas. Todos estão bem organizados na fita de análise e painel de geoprocessamento.

Mas é o licenciamento que mata. Deixa você “licenciado para geoprocessar” como um filme ruim de James Bond.

Gerente de Licenças ArcGIS Pro

O QGIS 3 mantém viva sua tradição com mais de 900 ferramentas de geoprocessamento vetorial. Como parte dessa variedade de ferramentas, você pode aproveitar GDAL, GRASS e SAGA GIS.

Mas você também pode acessar mais de 600 plugins para estabelecer uma base sólida de ferramentas adicionais de geoprocessamento. É um pouco desarrumado com toneladas de sobreposição, mas viável.

Repositório de plugin QGIS

Curiosamente, uma ferramenta central como o Erase ainda precisa de uma licença avançada no ArcGIS Pro. Ferramentas realmente para usar custam dinheiro. Mas quando se trata de geoprocessamento, o volume absoluto de ferramentas é maior no ArcGIS Pro em comparação com o QGIS 3.

CritériosArcGIS ProQGIS 3
Ferramentas de geoprocessamentomais de 1500 ferramentas de geoprocessamento201 ferramentas (QGIS 3)
50 ferramentas (GDAL)
298 ferramentas (GRASS GIS)
361 ferramentas (SAGA GIS)
900+ ferramentas no total
Toolsets35 caixas de ferramentas25 caixas de ferramentas

7 Sensoriamento Remoto – Veja o invisível

QGIS 3 1 estrela1 estrelameia estrela0 estrela0 estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela

Não há bala mágica em nenhum dos pacotes de software como uma solução de sensoriamento remoto completa. ArcGIS Pro dá um passo na direção certa. Mas no QGIS 3, é apenas uma reflexão posterior.

Camada de imagens de satélite

O QGIS 3 conta com o plugin de classificação semiautomática para sensoriamento remoto. Embora seja um pouco de um hit-and-miss, sua força está em resolução grosseira de extração e classificação de imagens.

Em busca de um plugin inexplorado para segmentação ou detecção de objetos, você será deixado de mãos vazias.

Considerando que o ArcGIS Pro fornece “mudança de segmento média”. É áspero e objetos nem sempre são significativos. Mas pelo menos é algo para se trabalhar.

Geobia de análise de imagem baseada em objetos OBIA

No geral, o ArcGIS Pro fez grandes avanços em sensoriamento remoto. Uma das maiores melhorias no ArcGIS Pro é a “interatividade”. O que quero dizer com isso é seu assistente de classificação de imagem.

É uma adição subestimada que lhe dá uma prévia sorrateira e permite ajustar parâmetros antes de se comprometer completamente. Da mesma forma, Esri adiciona IA e uma estrutura de aprendizagem profunda para que você possa treinar modelos de rede neural.

8 Velocidade – O software mais rápido do oeste

ArcGIS Pro é multi-threaded, o que significa que você pode executar processos e ainda está respondendo. O processamento paralelo de 64 bits no ArcGIS Pro é para desempenho. À medida que você vasculha seus mapas, as imagens carregam responsavelmente.

Por exemplo, os mapas base AGOL são especialmente de carregamento rápido. Mesmo abrindo projetos, você vai notar que parece mais rápido.

arcgis pro imagens

Apesar de todas essas grandes melhorias, o QGIS 3 ainda superou na maioria dos testes de velocidade que fizemos. Mas como isso poderia ser?

Os desenvolvedores construíram o QGIS 3 do zero. Não se esqueça que não há licença para se conectar em código aberto.

Software mais rápido do oeste.

qgis 3 velocidade

QGIS 3 é rápido. QGIS 3 faz o software RÁPIDO GIS parecer não rápido. No geral, você será pisoteado pela rapidez do QGIS 3.

Aqui estão alguns dos testes de velocidade que fizemos:

OperaçãoArcGIS ProQGIS 3
Buffer 16.000 pontos3,35 segundos1,40 segundos
Executar bandas compostas1 minuto e 38 segundos34 segundos (GDAL)
Interpolação ponderada de distância inversa1 minuto e 24 segundos1 minuto e 12 segundos

9 Tabelas – Edição, consulta e adesão

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela

O QGIS 3 traz novas ferramentas interativas de edição de tabelas. Por exemplo, os campos de data têm calendários e os booleans têm caixas de seleção. Apenas no caso de você ter qualquer coisa no teclado, o preenchimento automático lembra valores armazenados anteriormente.

As adesões e asrelações sempre foram padrão no QGIS. Mas agora você pode usar chaves estrangeiras compostas. Isso significa que você pode criar relacionamentos que estão ligados a mais de um atributo.

“Filtragem de extensão” no ArcGIS Pro é um recurso desvalorizado que filtra apenas as linhas na sua extensão atual. Em vez de consultas de definição longa com vários operadores, você pode empilhar consultas de definição em cima uma da outra. E semelhante ao QGIS 3, calendários popup também vêm de série.

Caso contrário, o ArcGIS Pro introduz valores contingentes, que é uma espécie de lógica IFTTT onde um valor depende de outro. Valores incrementais também são muito mais fáceis de executar no ArcGIS Pro.

qgis 3 tabela calendário picker

10 Estatísticas – Você não pode gerenciar o que você não pode medir

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela

Como mentir com estatísticas de mapas. Onde o GIS entra em jogo nas estatísticas? Vou colocar de outra forma. Onde o GIS não entra usando estatísticas?

Pense no potencial: geoestatísticaestatísticas zonaisregressão e qualquer tipo de gráfico ou gráfico em um mapa.

No QGIS, você pode construir gráficos básicos com a “caixa de ferramentas plots”. Por exemplo, histogramas, caixa, barra e tramas polares como esta beleza abaixo. Embora o kriging esteja disponível através do SAGA GIS, ele simplesmente não se sente tão polido quanto o ArcGIS Pro.

Trama Polar

No ArcGIS Pro, é a interatividade que rouba o show. Por exemplo, você clica em um ponto e vê-lo no gráfico de dispersão. Novos tipos de gráficos, como relógios de dados, gráficos temporais e mapas de calor do calendário fazem com que suas estatísticas se destaquem.

As ferramentas geoestatísticas no ArcGIS Pro fazem você se sentir mais imerso. Deixe-me premissa isso dizendo, nós odiamos a ideia de “magos” de qualquer tipo. Mas o mago geoestatístico realmente educa você sobre como executar kriging corretamente. Assim, uma vez que você constrói o seu modelo, você se sente mais confiante na saída.

11 Análise Raster – Mestre do raster

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela

Apesar de uma impressionante contagem de ferramentas de geoprocessamento de mais de 1500, o ArcGIS Pro irá bloqueá-lo para a maioria deles sem licença. Por exemplo, estatísticas zonais, reclassificação raster e até álgebra de mapa exigem uma licença de Analista Espacial.

Várias ferramentas geocientíficas e de análise de terrenos como robustez não são padrão no ArcGIS Pro. Em vez disso, faz parte do ArcHydro. Basta abrir no QGIS 3 e você pode encontrá-los em caixas de ferramentas GDAL e SAGA como O Caminho do Custo.

Quando se trata de análise raster, nada é suficientemente excepcional para atraí-lo a usar o ArcGIS Pro. Enquanto isso, qgis 3 tinha a conveniência que vale seu peso em ouro. Porque com reforços como GDAL, GRASS e SAGA para apoiá-lo, o QGIS 3 só supera o ArcGIS Pro.

Análise de caminho de menor custo

12 Análise de Rede – O facilitador de conectividade

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela0 estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela

Leva um tempo para um negócio entender completamente isso… Mas todo negócio é espacial na natureza. Onde estão nossos clientes? Onde estão nossas vendas? E como podemos servi-los melhor? Para responder a qualquer um desses tipos de perguntas, é melhor usar a análise de redes.

Para qualquer análise direta do tempo de unidade, o QGIS 3 pode resolver este problema. Ao encontrar “áreas de serviço” com o OpenRouteService (ORS), você pode aprender sobre a “acessibilidade” dos locais.

Análise de rede de rotas mais curtas

Embora o QGIS 3 tenha removido o plugin Road Graph, você ainda pode acessar suas ferramentas a partir da caixa de ferramentas de análise de rede. Por exemplo, alguns dos mais populares são – rota mais rápida, áreas de serviço e vários caminhos mais curtos.

Mas há muito mais que você pode fazer no conjunto polido de ferramentas de análise de rede no ArcGIS Pro. Por exemplo, você pode executar problemas de alocação de localização, matriz de custos de OD e roteamento do veículo. Não só você pode definir modos de viagem como dirigir, andar ou caminhão, mas também pode otimizar qualquer tipo de frota para entrega, reparo ou trânsito.

13 ETL – GIS no piloto automático

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela

Tanto o ArcGIS Pro ModelBuilder quanto o Modelo Gráfico QGIS 3 recebem uma nova camada de tinta. Extrair, transformar e carregar (ETL). Esse é o nome do jogo.

ArcGIS Pro ModelBuilder

Silenciosamente, um dos maiores upgrades no QGIS 3 é o modelador gráfico, que permite que você amarre entradas, algoritmos e saídas para automatizar quase tudo. O algoritmo de filtro de recursos é ótimo para enviar recursos para diferentes portas, dando-lhe um tipo de vibração FME.

Designer de Modelos QGIS 3

O ModelBuilder também recebe muita atenção no ArcGIS Pro, permitindo que você gruda, bloqueie, rotule, expanda e colapse grupos de modelos. Além disso, você recebe ferramentas lógicas para ramificar modelos e programá-los em horários diferentes.

Considerando que as tarefas no ArcGIS Pro Tasks envolvem etapas predefinidas para uma operação de negócios repetida. Normalmente, eles dependem da quantidade de entrada do usuário para a semimassoma.

14 Scripting – Coloque-o no controle de cruzeiro

Bibliotecas Python  é código que outra pessoa escreveu para facilitar a vida do resto de nós. Nós tocamos nessas bibliotecas, e de repente ganhamos funcionalidade para quase tudo, como aprendizado de máquina, relatórios e gráficos.

ArcGIS Pro recebe um grande facelift com Python 3+Conda. Na inicialização, você instala, executa e atualiza pacotes e suas dependências no gerenciador de pacotes. Por padrão, bibliotecas de terceiros como SciPy e Pandas são pré-instaladas.

Os Notebooks ArcGIS são construídos em cima de notebooks Jupyter com a intenção de que os cientistas de dados codam, editem, visualizem e compartilhem. Há também uma nova funcionalidade para adicionar a API ArcGIS para Python a um notebook Jupyter. É possível usar o Jupyter Notebook para PyQGIS, mas é um pouco complicado.

QGIS 3 Píton PyqGIS

PyQGIS é o ambiente Python dentro do QGIS 3. Quando você exporta qualquer modelo gráfico como um script PyQGIS, é como o equivalente a usar um código de trapaça. Alternativamente, basta roubar o código Python do histórico de processamento e executá-lo no console Python. É bom começar alguma coisa.

Finalmente, qt creator vem instalado com QGIS 3. É um aplicativo separado para construir uma interface para um plugin próprio.

 

15 Rotulagem – Uma Master Class em rotulagem

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela

QGIS 3 está ensinando uma Master Class para rotulagem porque é tudo sobre os detalhes. Por exemplo, chamadas com linhas de Manhattan parecem ultra polidas.

Quando você tem rótulos sobrepostos, a abordagem tradicional do ArcGIS é tentar e falhar usando o Maplex Label Engine ou converter-se completamente em anotações. Considerando que sua colocação manual de etiquetas no QGIS 3 é benéfica para manter qualquer mapa arrumado.

Não deve ser confundido com algumas das funcionalidades com o ArcGIS Pro. Os marcadores de texto e forma, notas do mapa, dicionários para rotulagem são novos recursos. Mas uma vez que você começa a trabalhar no QGIS 3, ele lida melhor com um monte de problemas de rotulagem do que ArcGIS Pro.

Rotulagem QGIS 3

16 Automação de Mapas – A prensa de impressão do mapa de papel

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela

Automação de mapas é sobre transformar seu software GIS em uma máquina de bombeamento de mapas de papel. Primeiro, construa um mapa de tiras para cada extensão em seu livro de mapas. Em seguida, bombeie mapas com a rotação e escala certas.

QGIS Atlas

ArcGIS Pro remarca páginas baseadas em dados como apenas Série de Mapas. Ele encontra seu jogo com QGIS 3 Atlas. Quando testamos os dois, ambos fizeram seu trabalho igualmente bem.

É apenas mais uma solução alternativa para construir o seu mapa de tiras no QGIS 3 porque você tem que baixar o plugin Polystrip. Merece ser uma ferramenta nativa na caixa de ferramentas cartografia.

17 Animação – Carrapato do relógio

É através de dados temporais que mapas podem ganhar vida. Cole os espectadores em suas telas com admiração e inspiração com animações de mapa. Como se vê, você não precisa de muita habilidade e prática para criar uma experiência cinematográfica em qualquer um.

Gostamos de toda a experiência do ArcGIS Pro melhor para animação. Você pode cavar fundo em cada quadro-chave no painel da linha do tempo da animação. O símbolo de enchimento de água animado hiper-realista e brilho com uma resposta à luz dá uma sensação de temor.

O novo Controlador Temporal é como você se torna um animador de poltrona no QGIS 3. Semelhante ao ArcGIS Pro, você pode passar por cada fatia de tempo. Um recurso interessante é acumular dados ao longo do tempo. Este recurso agora faz parte do núcleo e funciona relativamente bem no QGIS 3.

esri javascript api windfarm webmap webgl
 

18 Tipos de Mapas

Se você está cansado dos mesmos mapas antigos e quer apimentar um pouco as coisas, qual software GIS você deve escolher?

Como não existe sobrecarga de informações nos mapas, é apenas um design ruim e selecionar o tipo de mapa certo para o trabalho.

Há um tempo atrás, estimamos que existem cerca de 25 tipos de mapas na indústria. Reduzimos a lista para 20. Enquanto o ArcGIS Pro pode satisfazer 19/20 tipos de mapas, o QGIS 3 também abordou 19/20.

Tipo de mapa
ArcGIS Pro
QGIS 3
Animação
Cartogramas (Equalização de Densidade)
X
Choropleth
Contorno
Dasymetric
Mapa do ponto
Pirilampo
Símbolo graduado
Mapa de calor
Hexbina
Isochrone
Série de mapas (Atlas)
Fluxo Radial
Esquemas
Cubos espaço-tempo
X
Estatística
Superfície
Direção vetorial
Voronoi

19 Topologia – O editor Jedi

Mesmo os mais talentosos editores de dados Jedi podem introduzir erros de digitalização como sub-desdobramentos, balanças e sobreposições em sua geometria. Quando se trata de erros de topologia, você deve recorrer ao ArcGIS Pro ou QGIS 3? Seu caminho, você deve decidir.

Editando Planarize

O Verificador de Geometria em QGIS 3 é um plugin central para validar erros de geometria. Como uma ferramenta topologia de primeira linha, ele tem toda a funcionalidade que você precisa, como encontrar lacunas, auto-intersecções, lascas para manter a integridade dos dados.

Enquanto o ArcGIS Pro mantém sua mesma fórmula vencedora. Mas adiciona o Data Reviewer, que é como ter um verificador de topologia em esteroides. Este sistema automatiza o controle de qualidade de dados para gerenciamento de dados e erros de alta qualidade.

20 Interoperabilidade – Está no seu DNA

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela

Independentemente do que dizem sobre interoperabilidade no SIG. Não há nada de novo. Mas há sempre algo diferente em formatos e tipos de arquivos. Assim, o software GIS tem que acompanhar toda a tecnologia e ser interoperável.

A interoperabilidade está no DNA do QGIS 3. É geneticamente adaptado para consumir formatos quase GIS através da seleção natural geoespacial.

FGDB, CAD, NetCDF, GPX, KMZ, e agora a QGIS adicionou suporte de camada de malha, útil para modelagem científica. Mesmo que você ainda possa importar MXDs, você pode converter “arquivos de estilo” Esri em formato QGIS.

O ArcGIS Pro aumenta a interoperabilidade adicionando suporte nativo para KML/KMZ diretamente no visualizador do mapa. O mesmo vale para formatos de arquivo CAD, como formatos de arquivo DGN, DWG e DXF. À medida que a Geopackage se torna o novo padrão no QGIS 3, a ArcGIS Pro está jogando catch-up para suportar GPKG.

Formatos GIS Interoperabilidade

21 Geocodificação – O grande roubo geocodificar

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrela0 estrela

No QGIS 3, a geocodificação está toda em código aberto usando o plugin OSM Place Search. O OSM Place Search adiciona um painel com uma caixa de pesquisa. Depois de procurar um local, ele se aproxima desse endereço. Tudo devolvido é OpenStreetMap (OSM)  da Licença de Banco de Dados Aberto.

Se você quiser geocódigo ou fazer geocodificação reversa de um endereço no ArcGIS Pro, a Esri cobra 40 créditos por 1.000 endereços com base no serviço que você usa. Já dissemos isso antes, mas qualquer sistema de crédito deve vir com uma garrafa de antiácido.

O principal ponto de venda no ArcGIS Pro é que você pode usá-lo com segurança atrás do firewall. Se você quiser adotar uma abordagem diferente para geocodificação no ArcGIS Pro, o LocateXT criará coordenadas baseadas em texto escrito.

Para qualquer usuário recreativo, o QGIS 3 deve ser suficiente. Existem tantos serviços de geocodificados disponíveis hoje que você deve explorar suas opções antes de pagar.

Geocodificando Yankee Stadiuim

22 Simbologia – Adicionando uma nova camada de tinta

A cartografia sempre foi uma força para o QGIS e continua sendo o caso. Por exemplo, ele melhorou rampas de cores, agrupamento de pontos e a opção de salvar seu símbolo favorito. Você também pode substituir patches de símbolo na legenda através do gerenciador de estilo.

Mas quando se trata de escolha pura, o ArcGIS Pro oferece um conjunto de símbolos e esquemas de cores de classe mundial.

Simbologia arcgis pro styles

Quando você executa uma pesquisa STYLX no Portal, as opções de estilo são infinitas como aquarela, Lego, pirata, corte de papel, feltro e tinta de caneta. Claro, os estilos necessários estão aqui também como geologia, segurança pública e transporte.

Apesar da nova plataforma de compartilhamento de estilo QGIS 3, ela ainda não consegue igualar o que o ArcGIS Pro te inicia. Os usuários só querem ser capazes de selecionar a simbologia pré-existente sem entrar em construção da sua própria.

Plataforma de compartilhamento de estilo QGIS 3

Mas se você está em construir seu próprio conjunto de simbologia, QGIS 3 é uma plataforma suprema para fazê-lo. Uma vez que a plataforma de compartilhamento de estilo cresce (porque ainda está em sua infância), isso pode ajudar a preencher o vazio.

23 LiDAR – Que haja detecção de luz e variação

Introdução: LiDAR em QGIS 3. O desenvolvimento de nuvem que estamos esperando há algum tempo.

Embora, o plugin LASTools ainda é sólido, mas vem com uma etiqueta de preço pesada. Portanto, é uma boa partida ter uma verdadeira opção de código aberto.

UAV LiDAR

Primeiro, gostamos que você possa arrastar e soltar arquivos LAS e LAZ. Ao contrário do ArcGIS Pro, não há necessidade de se transformar em um formato intermediário como o LASD. Como ainda está em desenvolvimento, ainda cai uma tonelada. Por enquanto, pelo menos.

Os visuais de nuvem apontam para o visual impressionante, mas ainda não tem muito para análises do LiDAR. Se você precisa de software de código aberto, confira Whitebox GAT para isso.

Mapa da nuvem de ponto UAV LiDAR

Outro dia, outro formato proprietário para Esri com LASD. Mas o que podemos dizer? O display é rápido. Não cai.

E você pode desenhar como uma nuvem de ponto, contornos ou uma superfície. As guias contextuais são úteis com recursos para visibilidade, área, volume, altura e classificação.

 

Nuvem de Ponto LiDAR

24 Elementos do Mapa – Um livro de receitas de elementos

Coloque seu chapéu de chef. Flechas do norte, barras de escala, lendas, figuras-chave, e linhas limpas… Estes são os ingredientes que você precisa para um design cartográfico impactante. Como se vê, tanto ArcGIS Pro quanto QGIS 3 são chefs mestres em mapeamento culinário.

Enquanto o QGIS 3 adiciona um novo mecanismo de layout substituindo o compositor de impressão, o ArcGIS Pro oferece-lhe um verificador ortografista muito merecido e visualizações de modelos de mapa. Ambos oferecem conjuntos refrescantemente variados de designs que oferecem uma mistura dos elementos clássicose modernos do mapa.

Mas ainda parece haver uma curiosa desconexão entre layouts de mapa (PAGX e QPT) ou falta deles. Além dos poucos disponíveis no GitHub ou Portal, muitos usuários só têm que construir o seu próprio sem muito para trabalhar.

Layout do mapa QGIS 3

25 Metadados – Quente fora da imprensa

Conheço algumas pessoas que se divertem mais movendo blocos de cimento do que escrevendo metadados. Mas você sabe o que dizem para metadados – “retrospectiva é 20/20”. Seja a linhagem, limitações de uso ou data de criação, metadados podem economizar algumas dores de cabeça sérias.

Metadados GIS

No ArcGIS Pro, você edita metadados na exibição do catálogo (não no Painel). Você vai notar uma nova e útil verificação ortografal, e todos os erros de digitação têm linhas squiggly. Antes de começar a editar metadados, você pode definir seus estilos como FGDC, ISO ou apenas a descrição padrão do item.

No geral, os metadados recebem uma grande revisão com um esquema de metadados formalizados internos. Mas o QGIS 3 adota uma abordagem um pouco diferente, na qual economiza metadados no arquivo do projeto. Dependendo do tipo de arquivo, você também pode ser salvo em um QML ou SQLite. Mas atender aos diferentes estilos de metadados tinha tomado um pouco de um banco de trás.

26 Banco de Dados – Coisas boas vêm em GeoPackages

QGIS 3 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela
ArcGIS Pro 1 estrela1 estrela1 estrela1 estrelameia estrela

O QGIS 3 introduz o OGC GeoPackage (GPKG), que se torna o tipo de arquivo padrão. É construído em cima de um contêiner SQLite com um conjunto de convenções para vetores, rasters, telhas, atributos, extensões e imagens. Quando você trabalha com um GeoPackage é como se o mapa fosse um banco de dados e o banco de dados fosse um mapa.

Geopackage

As bases geodados de arquivo (FGDB) ainda são a espinha dorsal do ArcGIS Pro. É um grande contêiner de armazenamento para tudo, como vetores, rasters, mesas e aulas de relacionamento. Para costurar imagens, o catálogo raster e os conjuntos de dados de mosaico são formatos padrão.

Ambos os bancos de dados em QGIS 3 e ArcGIS Pro são transacionais, têm visualizações e suporte sql. Mas o FGDB é um formato proprietário e é difícil escrever para ele. É por isso que o formato GeoPackage tornou-se um padrão de código aberto amplamente utilizado em uso hoje.

27 mapas da Web – Mandíbulas em um mapa web

Se você quiser construir um mapa web, executar a coleta de campo ou baixar dados autoritários, a plataforma baseada em nuvem da Esri ArcGIS Online (AGOL) é para você. É difícil comparar O QGIS 3 com o Esri porque a AGOL é uma plataforma on-line tão massiva.

AGOL ArcGIS Online

Se o QGIS 3 é um peixe grande, então a AGOL é como o Tubarão no mundo do mapeamento web. Você pode fazer tudo no ArcGIS Pro e muito mais…

Adoramos o movimento de código aberto. Somos fãs ainda maiores da história do azarão. Mas Esri está anos-luz à frente no mundo do mapeamento on-line. Você não pode comparar os dois.

Tipos de mapas da WebArcGIS ProQGIS 3
Coleção de CampoColetor/Survey123 – Em vez de apenas coletar dados no campo, você pode implantar e gerenciar a equipe de campo em tempo real usando a Força de Trabalho.QField – Aplicativo de campo de coleta de dados móveis para Android com uma classificação de 4,6 estrelas.
Input.io – QGIS no bolso. Simplifique as visitas ao site capturando dados de campo em seu celular ou tablet.
Mapeamento da WebLiDAR Web Maps – Enquanto o LiDAR está apenas lançando no aplicativo de desktop QGIS 3 principal, o Esri está construindo mapas web de nuvem de ponto LiDAR com widgets de geoprocessamento personalizados.QGIS2Web – Crie um mapa web usando OpenLayers ou Folheto do seu projeto QGIS.

28 O monarca reinante de 999999

Se arcgis pro é o monarca reinante de 999999 erros, então QGIS 3 é o czar dos relatórios de acidentes. Ao testar, ambos caíram muito. 🙁 QGIS caiu.

Acidente qgis3

Nós vimos tudo… telas brancas da morte, geoprocessamento sem resposta, e o temido erro 999999. GIS não é para os fracos de coração.

Aqui estão alguns erros que experimentamos:

ErrosArcGIS ProQGIS 3
Tipos• Congelou ao adicionar uma legenda
• 999999 erro com as Ferramentas de Desktop GeoAnalíticos
▪ Ele caiu ao diminuir o zoom usando a projeção
▪ “Mundo do Espaço” Relatórios de colisão constante para a nova exibição LiDAR

Estou chocada. Chocado! Poço… Não tão chocado.

Você vai ter gargalos iguais com ambos. Embora o QGIS pareça um pouco mais responsivo para o seu garimpo comum e zoom, o ArcGIS Pro tem menos gargalos para LiDAR e processamento de dados.

29 Custo – O preço do GIS

O código aberto para Esri é como o alho é para vampiros. Veja o que os outros não podem. Pague o que os outros não pagam. Já dissemos isso antes, e vamos dizer de novo. “Licenciado para geoprocesso” soa como um filme muito ruim. ArcGIS é o vilão.

Mas os céticos de código aberto dizem que você pagará um custo em tempo pelo que você não pode fazer em código aberto. Embora isso seja parcialmente verdade, o QGIS 3 tem toneladas de funcionalidade. Francamente, algumas delas são iguais ou melhores do que o que você pode fazer no ArcGIS Pro, como geoprocessamento, cartografia e gerenciamento de dados.

Deixe-me entender: este não é um post dos males do software proprietário versus as virtudes do código aberto. Onde seu GIS precisa corresponder à funcionalidade desejada do software GIS? Neste ponto de intersecção é onde apenas você, como profissional do SIG, deve decidir.

 

30 Extras – Plugins e extensões

O SIG é a única tecnologia que integra diferentes assuntos com a geografia como um quadro comum. Pense em hidrologia, aviação, transporte, mudanças climáticas e cidades inteligentes. Para qualquer aplicação de SIG, Geografia é sempre um link comum.

ArcGIS Pro é versátil com tudo, desde modelos estéreo, imagens oblíquas, ferramentas de fotogrametria, vídeo em movimento completo, cubos de espaço-tempo e sensores em tempo real. Da aviação às ferramentas marítimas (ar e mar)… Se você não pode sonhar, você não pode fazê-lo.

Nuvem de ponto de fotogrametria

A inovação do QGIS 3 é a razão pela qual ela tem sucesso em grande estilo. Algo é satisfatório em olhar para a criatividade em seus mais de 1000 plugins.

Apenas um plugin aleatório como o Go2StreetView  ferramentas de fotogrametria, vídeo em movimento completo, cubos de espaço-tempo e sensores traz à tona um Google Street View de qualquer local que você clique em um mapa. Inteligente, prático e eficaz. Algo que raramente vê.

O QuickMapServices encontra mapas base para qualquer local que você amplie e saia. No mínimo, você pode obter OpenStreetMap para onde quer que você esteja no mundo.

QuickMapServices

31 Imagens – Mosaicos, georreferenciamento e combinações de bandas

As imagens recebem uma fita dedicada no ArcGIS Pro principalmente para definir e melhorar sua aparência. Considerando que o QGIS 3 manipula a exibição de imagens nas propriedades da camada, como de costume.

Mosaic Raster Tool 3D

Ambos são iguais para definir combinações de banda, tipo de resamplagem e tipo de estiramento. Você também pode mudar tudo, desde modos de mistura até aprimoramento de contraste também.

No ArcGIS Pro, o georreferenciamento automático ainda não funciona como o planejado. Mas o editor de pixels individual está muito atrasado. Mosaicos de imagens, georreferenciamento e produção de contorno são basicamente iguais em ambos.

arcgis pro georeferência

32 Estrutura de Arquivos – APRX vs QGZ

QGZ é a extensão atualizada para projetos QGIS 3. Considerando que o APRX é para projetos ArcGIS Pro, que contém mapas, caixas de ferramentas, bancos de dados, pastas e até estilos. Atualmente, não é compatível com QGIS 3. Mas você ainda pode converter MXDs do ArcGIS Desktop através do MXD2QGS.

Quando você converte um MXD para APRX no ArcGIS Pro, ele também não produz uma cópia exata de carbono. Infelizmente, ele sente falta de algumas linhas limpas e outros objetos. Tenha em mente que você não pode ir ao contrário de APRX para MXD.

Conectar-se a pastas raiz é mais fácil e você pode definir todos os seus favoritos. Mas a desvantagem é que você ainda não pode se conectar a um diretório raiz. Por padrão, você tem que se conectar a um diretório sub-raiz.

Uma adição bem-vinda ao ArcGIS Pro é o tema escuro. É bom para trabalhar em quartos com pouca luz ambiente e menos consumo de bateria.

software esri arcgis pro

33 Comunidade – Mantenha-se conectado

Como Steve Jobs disse: você tem que começar com a experiência do cliente e trabalhar para trás para a tecnologia. Steve Jobs entendeu que quando você tenta fazer engenharia reversa da necessidade do cliente pelo produto, é muito fácil perder contato com a realidade.

Quão bem o QGIS 3 e o ArcGIS Pro entendem as necessidades de seus clientes?

Comunidade ArcGIS Pro QGIS 3

No ArcGIS Pro, você pode sugerir suas ideias postando-as no fórum para Ideias Geonet ArcGIS. À medida que a comunidade vota para cima ou para baixo, eventualmente, alguns recursos na lista de desejos do usuário podem se tornar parte do plano de produtos. Esri acompanha as ideias mais votadas e é assim que elas se mantêm conectadas à comunidade.

O QGIS é completamente voluntário e gerenciado por um comitê gestor de projetos (PSC). O desenvolvimento segue um roteiro e tudo está documentado no changelog visual. Além disso, o GIS Stack Exchange é o centro central da comunidade para usuários de QGIS.

Confira seus relatórios de bugs e espaço de ideias QGIS para se envolver. Feedback e financiamento vêm da comunidade. É por isso que sempre recomendamos apoiar o maior e mais ambicioso projeto de GIS de código aberto do mundo.

34 Tecnologia Emergente – Ser Prova futura

Dizem que uma vez que uma nova tecnologia rola sobre você… se você não faz parte do rolo compressor, você faz parte da estrada. No mundo do SIG, quem é o rolo compressor, e quem faz parte da estrada?

A tecnologia GIS está se movendo à velocidade da luz. Aqui estão apenas algumas das áreas que podem ser a próxima grande coisa.

  • Machine Learning
  • Ciência de Dados Espaciais
  • Muito
  • Realidade Aumentada/Virtual
  • Big Data
  • Mapeamento interno

O futuro é para aqueles que o tomam. Estas são algumas das ferramentas que o ArcGIS Pro usa para se manter atualizado com a tecnologia emergente… Um pouco tarde no jogo QGIS 3 pontua um grande donut sendo à prova de futuro na maioria das categorias.

35 Documentação – Resolva o quebra-cabeça

Pense no SIG como um quebra-cabeça. Você não pode completar um quebra-cabeça sem ter todas as peças. Caso contrário, pode parecer andar uma milha com um sapato no outro pé.

O manual do usuário QGIS 3 recebe uma documentação de ajuda aprimorada para cada ferramenta. Mas não se esqueça que o QGIS 3 não é apenas sua própria caixa de ferramentas. Também é composto por GDAL, SAGA GIS e GRASS GIS. Uma das consequências é a documentação esparsa, especialmente para o SAGA GIS.

Considerando que no ArcGIS Pro, a documentação de ajuda é completa. Porque muitos alunos começam com Esri na escola, é como andar de bicicleta. Uma vez aprendido Esri, nunca esquecido.

Além disso, Esri sempre foi grande em treinamento (gratuito ou pago). Basta verificar um de qualquer Esri MOOC e você vai ver o porquê.

Documentação

Conclusão

Dois gigantes lutando. Cara a cara em um confronto gis. Algumas características são apenas uma caminhada na corda bamba entre os dois.

Mais de 50 anos forte. A Esri emprega 4.000 funcionários em todo o mundo. É tão grande que as pessoas confundem com todo o campo de SIG. Mas não é sobre o poder do dinheiro. Porque Esri entende a conexão entre as pessoas e o planeta. Esri é sobre fazer do mundo um lugar melhor para viver.

Para os mais de 20 metros de desenvolvimento da QGIS, alguns disseram que a viagem era impossível. No entanto, aqui está. Uma história clássica de azarão que é impulsionada por voluntários dedicados a construir o que muitos consideram o software GIS de código aberto superior. QGIS 3 é um lançamento impressionante. Mas ainda assim, tem trabalho a fazer.

Esperávamos que pudéssemos brilhar um pouco de luz.

Agora, queremos entregá-lo a você. Quem está no seu canto? É o herói desconhecido de código aberto (QGIS 3)? Ou você se conforta no Esri ArcGIS Pro?

Talvez, você acabou de esquecer tudo e ficar com o bom e confiável ArcGIS Desktop e QGIS 2.

Por favor, deixe-nos saber deixando um comentário rápido abaixo. Adoraríamos ouvir de você!

 https://gisgeography.com/arcgis-pro-vs-qgis-3/ em 23/02/2023

[activecampaign]