Table of Contents
Toggle
Table of Contents
ToggleDicionário GIS – Glossário de Definição Geoespacial
O Dicionário SIG ultimate: seu guia completo para GIS
O SIG é mais do que apenas “mapas e dados”. Em vez disso, é multidisciplinar.
Impacta vários setores e usa diferentes conjuntos de habilidades.
É por isso que reunimos esta lista de definições de SIG para lhe dar visão 20/20.
De A a Z, aguça seu conhecimento gis com essas definições e significados do dicionário GIS.
UM
B
Interpolação bilinear: [matemática] A interpolação bilinear é uma técnica para calcular valores de um local de grade, tomando a média ponderada das quatro células vizinhas em uma imagem para gerar novos valores.
Álgebra booleana: [matemática] álgebra booleana são condições usadas para selecionar características com um conjunto de condições algébrica, incluindo E, OR ou NOT.
Buffer: [Processamento de GIS] A ferramenta tampão é uma função de proximidade que cria um polígono a uma distância definida em torno de um recurso ou recursos selecionados.
Ajuste do feixe: [geometria] Os ajustes do feixe removem distorções geométricas, dado um conjunto de imagens de pontos tridimensionais em diferentes pontos de vista, minimizando o erro entre os pontos de imagem observados e previstos durante a reprojeção.
C
GPS de fase portadora: [levantamento] Os sinais GPS da fase portadora são relativamente lentos, mas são muito precisos (dentro de 10cm ou melhor) para determinar a posição no solo.
Coordenada cartesiana: [levantamento] Um sistema de coordenadas cartesiano especifica cada ponto exclusivamente com um par de coordenadas numéricas ou triplas para espaços de coordenadas tridimensionais.
Cartografia: [dicionário GIS] A cartografia é o estudo, a estética e a ciência de representar entidades do mundo real em mapas, comunicando informações espaciais.
Cartometria: [dicionário GIS] A cartometria é uma divisão da cartografia preocupada em retratar objetos com alto nível de precisão espacial, como medir o perímetro das costas, áreas de países, volumes, encostas e densidades.
Centroid: [geometria] Um centroide (ou centro geométrico) é um ponto central de uma característica de área que representa a posição média de todos os pontos na forma.
Clipe: [geometria] Um clipe é uma ferramenta de sobreposição que envolve cortar uma camada de entrada com a extensão de um limite de característica definido.
Code-Phase GPS: [GPS] The coarse acquisition (C/A) code or code-phase GPS, which is available to the general public, is a GPS signal that delivers rapid, low accuracy position estimates in tens of meters.
Coordinate Geometry (COGO): [editing] COGO involves the entry of spatial coordinate data points, usually obtained from field survey equipment.
Design auxiliado por computador (CAD): [dicionário GIS] CAD é usado principalmente por engenheiros e arquitetos com o propósito de produzir desenhos bi e três dimensionais.
Projeção Conformal: [projeção do mapa] Uma projeção de mapa conformal preserva as formas corretas de pequenas áreas com escala sendo a mesma em todas as direções e áreas muito distorcidas.
Projeção Conic: [projeção do mapa] Uma projeção cônica usa um cone para desenvolver sua superfície em um plano com meridianos convergindo em um único ponto.
Conectividade: [geometria] A conectividade é a representação da conectividade das características lineares quando os arcos compartilham um nó comum.
Raster contínuo: [estrutura de dados] Rasters contínuos são células de grade com dados que mudam gradualmente, como Modelos de Elevação Digital (DEM), dados de temperatura ou distância de recursos.
Linha de Contorno: [estrutura de dados] Uma linha de contorno é um valor constante para mapear qualquer variável, como elevação, temperatura, isopleto ou mapas isolinos.
Ponto de controle: [sistema de coordenadas] Os pontos de controle são locais conhecidos por ter um alto grau de precisão que são usados para converter coordenadas digitalizadas de mapas de papel e georreferenciamento para coordenadas de projeção de mapa padrão.
Transformação coordenada: [sistema de coordenadas] Uma transformação coordenada é a conversão de um sistema de coordenadas não projetado para um sistema de coordenadas usando uma série de equações matemáticas.
Coordenadas: [sistema de coordenadas] Coordenadas são pares (X, Y) ou trigêmeos (X, Y, Z) de valores que são usados para representar pontos e características em um espaço bi e tridimensional.
Interpolação de convolução cúbica: [matemática] A interpolação da convolução cúbica faz uma média das 16 células mais próximas, que geralmente é usada para superfícies contínuas onde há muito ruído.
Projeção Cilíndrica: [projeção do mapa] Uma projeção cilíndrica usa um cilindro para desenvolver uma superfície de plano como projeções de Mercator e Plate Carree.
D
Modelo de dados: [estrutura de dados] Os dois principais modelos de dados GIS são rasteres (pixels com tamanho de célula específico) e vetores (pontos, linhas e polígonos).
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (DBMS): [estrutura de dados] O DBMS é uma coleção de ferramentas que permite a entrada, armazenamento, entrada, saída e organização de dados, servindo como interface entre usuários e um banco de dados.
Esquema de banco de dados: [estrutura de dados] Um esquema de banco de dados é suportado em sistemas relacionais de gerenciamento de banco de dados (RDBMS) e atua como modelos de como a entrada do banco de dados será construída.
Superfície desenvolvida: [projeção do mapa] Uma superfície desenvolvida (cilindros, cones, planos, etc) é a forma geométrica em que uma projeção de mapa pode ser matematicamente construída.
Diferencial Global Navigation Satellite System (GNSS): [levantamento] O Diferencial GNSS é uma técnica de levantamento convencional altamente precisa (dentro de centímetros) que usa um local conhecido de um receptor para determinar uma posição desconhecida.
Modelo de Elevação Digital (DEM): [Processamento de GIS] Um Modelo de Elevação Digital (DEM) é um modelo de elevação da terra nua representando a superfície da Terra sem características como casas, pontes e árvores.
Gráfico de linha digital (DLG): [formato de arquivo] O DLG é um formato de dados vetoriais desenvolvido e distribuído pelo United States Geological Survey (USGS) que retrata características geográficas como terreno, hidrografia, transporte e características feitas pelo homem.
Quadrangular de Ortofofos Digitais (DOQ): [formato de arquivo] DOQ é uma fotografia geometricamente corrigida produzida pelo USGS com uma escala de 1:40.000 e resolução espacial de cerca de 1 metro de pixels.
Digital Raster Graphics (DRG): [formato de arquivo] DRG é um mapa de versão digital de mapas topográficos USGS, incluindo imagens (NAIP), estradas, nomes de lugares, hidrografia, contornos de elevação e limites.
Digital Surface Model (DSM): [formato de arquivo] Um modelo de superfície digital é um modelo de elevação que inclui o topo de edifícios, copa de árvores, linhas elétricas e outras características acima da terra nua.
Digital Terrain Model (DTM): [formato de arquivo] DTM é uma representação terrestre nua da superfície da Terra que é características naturais aumentadas, como cumes e linhas de ruptura.
Digitalizar: [edição] Quando você digitaliza em um SIG, você está criando dados armazenados geográficos compatíveis com computador com linhas, pontos e polígonos em um banco de dados espacial.
Ferramenta dissolver: [Processamento de GIS] A ferramenta dissolver é uma tarefa comum de processamento de SIG onde os limites são mesclados com limites vizinhos com base em valores comuns de atributos.
E
Leste: [sistema de coordenadas] Os orientais referem-se aos pontos do eixo x (para leste) aproximadamente paralelos às linhas de latitude igual comumente utilizadas na projeção do mapa Universal Transverse Mercator.
Espectro eletromagnético (EM): [sensoriamento remoto] O espectro EM refere-se à gama de comprimentos de onda de energia ou frequências de raios-x, ultravioleta, visível, infravermelho, micro-ondas a ondas de rádio.
Elipsoide: [levantamento] Elipsoides de referência são modelos matemáticos da forma da Terra com o eixo principal ao longo do raio equatorial, usado principalmente como superfície para especificar coordenadas de ponto como latitude (norte/sul), longitude (leste/oeste) e elevação (altura).
Altura elípsida: [levantamento] A altura elipsoide é a altura medida de uma superfície elipsoidal até um ponto na superfície da Terra.
Endlap: [sensoriamento remoto] Endlap é a sobreposição de cobertura em fotografias aéreas de ponta a ponta entre linhas de voo.
Enhanced Thematic Mapper (ETM+): [sensor remoto] ETM+ é um sensor equipado no Landsat-7 que produz imagens da Terra em 8 bandas espectrais (azul, verde, vermelho, NIR, MIR, banda pancromática e térmica).
Entidade: [cartografia] As entidades representam características de ponto, linha ou polígono do mundo real com localização geográfica, como hidrantes, hospitais, fronteiras estaduais, estradas, rios, lagos, etc.
Classificação de intervalo igual: [cartografia] O método de classificação de intervalo igual divide os valores dos atributos em faixas de tamanho iguais, como 0-20, 21-40, 41-60, 61-80 e 81-100.
Earth Resources Data Analysis System (ERDAS) Imagine: [software] ERDAS Imagine é um software líder de sensoriamento remoto de propriedade da Hexagon Geospatial.
Esri (Environmental Systems Research Institute): [software] Esri é o maior fornecedor global e desenvolvedor de software GIS baseado em Redlands, Califórnia.
F
Faceta: [estrutura de dados] Uma faceta é uma face triangular em uma Rede Irregular Triangular (TIN). TINs são coordenadas tridimensionais que retratam superfícies de elevação.
Norte falso: [sistema de coordenadas] Um norte falso é um número adicionado em uma projeção de mapa na direção y para evitar locais de coordenadas negativas dentro da área especificada dessa projeção do mapa.
Característica: [estrutura de dados] Um recurso é um objeto cartográfico, linha ou polígono com uma localização espacial na paisagem do mundo real que pode ser usado em um SIG para armazenamento, visualização e análise.
Campo (Tabela de Atributos): [estrutura de dados] Um campo de atributo (ou item) são características usadas para descrever cada recurso em um conjunto de dados geográficos geralmente visualizados como colunas em uma tabela.
Federal Information Processing Standard (FIPS): [organização] FIPS é um código identificador único federal usado para definir características políticas ou físicas nos Estados Unidos.
Direção de fluxo: [Processamento de GIS] A direção do fluxo calcula a direção em que a água fluirá usando inclinação de células vizinhas.
Operação Focal: [matemática] A operação focal é uma função espacial que calcula um valor de saída de cada célula usando valores de vizinhança como convolução, kernel e janelas móveis.
G
GDAL: [software GIS] Geospatial Data Abstraction Library (GDAL) é uma biblioteca C++ para ler e escrever formatos de dados geoespaciais raster, implementando operações comuns de SIG (sindicatos, intersecções, joins, clipping, etc.) com utilitários de linha de comando.
Ferramenta de generalização: [Processamento de GIS] A ferramenta de generalização é um processo de edição que simplifica as formas reduzindo o número de vértices em uma linha ou polígono.
Geocêntrico: [geodésia] Geocêntrico é um sistema de medição que usa o centro da Terra como sua origem, como o datum WGS de 1984.
Geocodificação: [Processamento de GIS] A geocodificação é o processo de atribuição de coordenadas geográficas a locais baseados em endereços de rua, cidade/cidade, província/estado e país.
Geodésia: [dicionário GIS] Geodesy (ou Geodética) é um ramo da matemática aplicada e ciência da terra de localizar e atribuir pontos tridimensionais na Terra medindo a forma da Terra.
Geofencing: [dicionário GIS] Um limite geográfico virtual projetado para dar alertas em tempo real e aumentar a conscientização.
Geographic Information Systems (GIS): [dicionário GIS] O GIS é uma ferramenta baseada em computador que analisa, armazena, manipula e visualiza informações geográficas em um mapa, boa para encontrar padrões espaciais, relacionamentos e tendências.
Geoid: [geodésia] Um geoide é um modelo de superfície equipotential baseado em medição da forma da Terra usada principalmente como base para atribuir altura do terreno.
Geomedia: [software] GeoMedia é um pacote de software GIS produzido pela Hexagon Geospatial (anteriormente Intergraph) usado para analisar, armazenar e visualizar dados geográficos.
Global Mapper: [software] Global Mapper é um produto comercial de software GIS para análise espacial e visualização.
Operação Global: [matemática] Uma operação global é um processo ou função que é realizado em cada célula de saída usando todas as células do raster de entrada.
Projeção Gnomônica: [projeção do mapa] Uma projeção gnomônica usa o centro do esferoide como centro de projeção.
GRASS GIS: [software] GRASS GIS (Geographic Resource Analysis Support System) é um pacote de software GIS de código aberto, altamente utilizado em instituições acadêmicas com mais de 400 módulos para análise de SIG.
Graticule: [sistema de coordenadas] Os graticules são linhas de latitude ou longitude em um mapa digital ou de cópia impressa e ajudam a mostrar as localizações geográficas dos recursos do mapa.
Greenwich Meridian (Prime Meridian):: [sistema de coordenadas] O meridiano de Greenwich passa pelo Observatório Real em Greenwich, Inglaterra e é definido como uma linha de 0° de longitude.
Sistema de Referência Geodésico 1980 (GRS 80): [geodésia] GRS80 é um sistema de referência geodésico que consiste em um elipsoide de referência global e um modelo de campo de gravidade (geoide).
H
Horizontal Datum: [geodesy] A horizontal datum provides a frame of reference as a basis for placing locations at specific latitude and longitude points on the spheroid.
Hidrografia: [dicionário GIS] A hidrografia é um termo que descreve a representação geográfica das características da água, como córregos, rios e lagos.
Hypsografia: [ dicionário GIS ] A hippsografia é a representação geográfica de características em um mapa relacionado à elevação, altitude e altura acima do nível do mar a partir de uma superfície de referência. (Hypso é grego para altura).
EU
Idrisi: [software] Idrisi é um pacote de software de sensoriamento remoto desenvolvido pela Clark Laboratories em 1987, amplamente utilizado no sistema educacional.
Interpolação de distância inversa ponderada (IDW): [matemática] A interpolação do IDW é uma técnica usada para estimar valores de locais não amplificados com base no valor e distância de locais conhecidos e amostrados.
IKONOS: [sensoriamento remoto] IKONOS é um satélite de imagem comercial de alta resolução que fornece imagens pancromáticas de 1 metro e multiespectrais de 3 metros (azul, verde, vermelho, quase infravermelho).
Infravermelho: [sensoriamento remoto] Uma imagem infravermelha representa células de grade de reflexão que são registradas nos comprimentos de onda quase infravermelhos, tipicamente de 0,7 a 1,1 micrômetros.
Interpolação: [matemática] A interpolação é a estimativa de locais não amostrados com base em valores amostrados de localização conhecidos, como para elevação, temperatura e outras variáveis previstas.
Ferramenta Intersect (Sobreposição): [Processamento de SIG] A ferramenta intersect utiliza duas entradas e restringe a geometria de saída semelhante ao clipe, preservando os atributos em ambas as camadas de entrada.
K
Kriging: [Processamento de GIS] Kriging é uma técnica de interpolação estatística que usa valores de localizações conhecidos para interpolar valores em locais desconhecidos e também estima erro e incerteza padrão.
L
Land Information System (LIS): [Definição de dicionário GIS] LIS foi um nome originalmente aplicado para sistemas GIS especificamente desenvolvidos para propriedade de propriedades e gerenciamento de registros de limites.
Landsat: [sensoriamento remoto] Landsat consiste em 8 missões de satélite que abrangem mais de 4 décadas com capacidades de sensoriamento remoto transportadas pelo espaço de recursos terrestres de varredura.
Latitude: [sistema de coordenadas] As latitudes são coordenadas esféricas de locais da Terra que variam em direções norte-sul que variam de 0° no Equador a 90° (Norte ou Sul) nos polos.
Detecção de luz e ranging (LiDAR): [sensoriamento remoto] O LiDAR usa medições de pulso laser para identificar alturas, profundidades e outras propriedades de características na superfície da Terra.
Operador Local: [Processamento de SIG] Uma operação local é uma operação espacial onde a extensão de saída é limitada ao mesmo local que a entrada, como operações aritméticas, estatísticas, relacionais, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.
Mapa do localizador: [cartografia] Mapas localizador mostram a extensão do mapa primário em relação a uma área de maior extensão dando contexto ao leitor de mapas para obter uma melhor compreensão da área geral.
Longitude: [sistema de coordenadas] Longitudes são coordenadas na Terra em direções leste-oeste que variam de 0° a +180° leste e −180° a oeste.
M
Polo Norte Magnético: [geodésia] O norte magnético é um ponto no norte do Canadá onde as linhas norte de atração entram na Terra e que as agulhas de bússola orientam na direção.
Manifold GIS: [software] O manifold é um pacote de software GIS usado para mapeamento com foco na velocidade na análise e visualização.
Mapa Álgebra: [matemática] Mapa de álgebra é a combinação de dados espaciais usando operações matemáticas, estatísticas e trigonométricas para gerar novas saídas rasterais.
Lenda do Mapa: [cartografia] Uma lenda do mapa é um gráfico visual da simbologia usada em um mapa que informa ao leitor de mapas o que polígonos, linhas, pontos ou células de grade representam.
Projeção do Mapa: [cartografia] Uma projeção de mapa é uma renderização sistemática de características que transforma um elipsoide 3D ou esferoide da Terra para uma superfície de mapa 2D com alguma distorção.
MapInfo: [software] MapInfo by Precisely (fundado em 1986) é um conjunto de inteligência de localização GIS que permite que os usuários gerenciem, visualizem e criem dados geoespaciais.
Meridiano: [sistema de coordenadas] Os meridianos são linhas de longitude que variam em direções leste-oeste que variam de 0° a +180° leste e −180° oeste.
Metadados: [estrutura de dados] Metadados são dados que descrevem dados como data, resumo, sistema de coordenadas, informações de atributos, origem e precisão.
Unidade de Mapeamento Mínimo: [sensoriamento remoto] Uma unidade de mapeamento mínima é a menor área de resolução ao interpretar imagens de satélite ou aéreas remotamente vistas.
Sensor de imagem de resolução moderada (MODIS): [sensor remoto] MODIS é um scanner de imagem de alta resolução espectral e resolução espacial moderada (250-1000 metros).
Janela móvel: [matemática] Uma janela móvel é um arranjo retangular de células que aplica uma operação a cada célula em um conjunto de dados raster e muda totalmente de posição.
Imagens multiespectrais: [sensoriamento remoto] Uma imagem multiespectral tinha vários canais compostos por várias bandas espectrais de comprimentos de onda como vermelho, verde, azul e NIR.
N
Nadir: [sensoriamento remoto] Nadir é o ponto diretamente abaixo da aeronave que geralmente está perto do centro da imagem aérea
National Land Cover Dataset (NLCD): [organização] O NLCD é uma classificação baseada em Landsat Thematic Mapper (TM) de cobertura de terra nos Estados Unidos.
Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA): [organização] A NOAA é a agência governamental dos EUA que supervisiona o desenvolvimento de datums nacionais e vários satélites meteorológicos e oceânicos.
National Wetlands Inventory (NWI): [organização] O NWI é um conjunto de dados compilado pelos Serviços de Pesca e Vida Selvagem dos EUA que descreve o tipo e extensão das zonas úmidas na América do Norte.
Interpolação do vizinho mais próxima: [matemática] A interpolação do vizinho mais próximo envolve tirar o valor de saída do centro celular de camada de entrada mais próximo, comumente usado para dados discretos, como coberturas de terra.
Linha Pura: [cartografia] Uma linha limpa é um elemento cartográfico de fronteira sólida que envolve todos os dados, lenda, escala e outras características que ajudam os leitores do mapa a se concentrar nos detalhes internos em um mapa.
Operação de bairro: [matemática] Uma operação de bairro é uma função espacial onde o local de saída, área e extensão vem de áreas maiores do que e adjacentes às células de entrada.
Rede: [estrutura de dados] Uma rede em SIG é um conjunto conectado de recursos de linha usados para modelar e exigir através de redes do mundo real, como rios e estradas.
Nó: [estrutura de dados] Um nó é um ponto importante ao longo de uma linha de recurso onde duas linhas se cruzam.
Escala Nominal: [cartografia] Uma escala nominal é um tipo de medida que indica a diferença entre classes ou categorias de dados.
Datum norte-americano 1927 (NAD27): [geodésia] NAD27 é o ajuste de pesquisas de longa base para estabelecer uma rede de posições horizontais padronizadas na América do Norte usando o Clarke Ellipsoid de 1866 e um centro fixo no Rancho meade, Kansas.
Datum norte-americano de 1983 (NAD83): [geodésia] NAD83 é o sucessor do NAD27 que cria um conjunto de posições horizontais padrão para a América do Norte com base na referência ellipsóide GRS80.
Datum Vertical norte-americano de 1929 (NAVD29): [geodésia] NAVD29 ou National Geodetic Vertical Datum de 1929 (NGVD29) fornece um quadro de referência de rede de medição vertical para o qual elevações verticais e depressões podem ser baseadas na América do Norte.
Datum Vertical norte-americano de 1988 (NAVD88): [geodésia] NAVD88 é um datum vertical que fornece uma superfície de referência que alturas verticais (altitude) e profundidade (depressão) acima e abaixo da média do nível do mar são medidas.
Seta Norte: Uma seta norte fornece orientação ao leitor de mapas, mostrando a direção norte como uma representação gráfica.
Norte: [sistema de coordenadas] Um norte é o eixo na direção norte-sul aproximada (ou y-value) em UTM e outros sistemas de coordenadas padrão.
O
Análise de imagem baseada em objeto (OBIA): [sensoriamento remoto] A OBIA é uma técnica de classificação de imagem que segmenta imagens e classifica-as usando propriedades e características espectrais, espaciais e relacionais.
Escala Ordinal: [sistema de coordenadas] Uma escala ordinal representa a ordem relativa dos valores, mas não registra a magnitude das diferenças entre os valores.
Projeção Ortográfica: [projeção do mapa] Uma projeção ortográfica é uma projeção de mapa que representa dados 3D em 2D onde todas as linhas de projeção são ortogonais para o plano de projeção.
Altura ortométrica: [projeção do mapa] A altura ortométrica é uma altura medida da superfície geoide até um ponto na superfície da Terra.
Superação: [edição] Uma superação é uma linha digitalizada que se estende além da linha de conexão pretendida.
P
Imagem pancromática: [edição] Uma imagem pancromática registra comprimentos de onda em apenas uma faixa de gama mais ampla, resultando em imagens em escala de cinza.
Parallax : [sensoriamento remoto] O paralaxe mede a mudança aparente em posições relativas das características da Terra quando é vista em diferentes locais.
Sensores passivos: [sensor remoto] Sensores passivos medem a energia natural do sol como luz solar refletida ou radiação térmica, como Landsat, SPOT e GeoEye.
Pixels (GIS): [estrutura de dados] Os pixels são as células de grade que compõem imagens raster, que são idênticas em tamanho.
Topologia planar: [edição] A topologia planar exige que as intersecções para linhas e polígonos em uma camada de dados digitais sejam aplicadas e que nenhuma linha ou polígono se cruze.
Polígono: [estrutura de dados] Um polígono é um conjunto fechado e conectado de linhas que define um limite geográfico com uma área e perímetro, como lagos, florestas e fronteiras do país.
Diluição posicional de precisão (PDOP): [estrutura de dados] O PDOP é uma medição quantitativa usada para representar a qualidade da geometria do satélite ao fazer leituras gps.
Sistema de Pesquisa de Terras Públicas (PLSS): [organização] O PLSS é um sistema de medição de terras usado no oeste dos Estados Unidos para definir limites e localizações de parcelas.
Q
QGIS: [software] QGIS (anteriormente Quantum GIS) é um pacote de software de código aberto e livre que permite criar, editar, visualizar, analisar e publicar informações geoespaciais.
Quad-Trees: [sensoriamento remoto] Quad-Trees são estruturas de dados rasteresas baseadas na redução sucessiva de células homogêneas com o objetivo de reduzir os requisitos de armazenamento.
Classificação quântica: [cartografia] A classificação quântica é um método de classificação que divide as classes de modo que o número total de características em cada classe seja aproximadamente o mesmo.
Consulta: [programação] Uma consulta é uma solicitação ou pesquisa de dados espaciais ou tabulares com base em critérios de definição do usuário, resultando em um subconjunto de registros selecionados.
R
Amostragem de localização aleatória: [estatísticas] A amostragem aleatória de localização é uma técnica estatística onde os locais da amostra são selecionados por um processo aleatório com viés mínimo.
Raster Data: [estrutura de dados] Um raster é um modelo de dados usado em SIG que geralmente são células de grade retangulares ou quadradas de tamanho regular dispostas em fileiras em colunas.
Raster Resampling: [matemática] A reamostragem de raster é uma técnica usada para recalcular e atribuir novos valores celulares ao ajustar o tamanho ou orientação da célula de uma grade de patife.
Registro: [estrutura de dados] Um registro é uma linha de tabela de atributos que especifica uma instância ou característica espacial de uma entidade.
Registro : [Processamento de SIG] O registro é o alinhamento ou a atribuição de coordenadas de um sistema de coordenadas não projetado para um sistema de coordenadas.
Remote Sensing: [GIS dictionary definition] Remote sensing is the science of obtaining information about the Earth without physically being there, such as by satellite, unmanned aerial vehicle and aircraft.
Rubbersheeting : [mathematics] Rubbersheeting is a transformation technique using polynomial or other non-linear functions to match feature geometry.
Rotate: [mathematics] Rotation is an affine transformation that changes polylines, polygons in a plane by changing the angle with a pivot location.
S
Scale Bar: [mathematics] A scale bar graphically shows the proportional distance on the map with units such as kilometers or meters.
Scale: [mathematics] An affine transformation changes points, polylines, polygons in a plane by scaling, rotating, skewing, or translating coordinates in two or three-dimensional spaces.
Selection Tool: [GIS processing] The selection tool identifies an object or set of objects based on user-selected criteria and properties, typically with Structured Query Language (SQL).
Semi-Major/Minor Axis: [geodesy] The semi-major axis is one-half of the major axis that is the larger of the two radial axes that define an ellipsoid.
Semivariance: [statistics] Semivariance is the variance between valued samples given an inter-sample distances known as lag.
Server: [hardware] A server is a computer component that offers data storage and organization providing subsets of GIS data in response to user requests.
Set Algebra: [mathematics] Set algebra is a method to select items in a database based on operators such as ‘greater than’, ‘less than’, ‘equal to’ or ‘not equal to’ using command lines such as SQL.
Shaded Relief: [remote sensing] A shaded relief map displays the brightness and shadows of terrain reflection given a sun angle and direction of sunlight.
Sidelap: [sensor remoto] Sidelap (ou sobreposição lateral) consiste nas áreas de borda sobrepostas de fotografias entre linhas de voo adjacentes.
Skeletonize: [Processamento de GIS] A esqueletização é o processo de afinar uma linha raster para uma largura de um único pixel, tipicamente para conversão para formato de dados vetoriais.
Skew: [matemática] A distorção distorce uma característica organizando seus vértices na direção x ou y.
Lasca: [edição] Uma lasca é uma pequena e espúria lacuna entre polígonos muitas vezes considerado como um erro de topologia a partir da digitalização imprecisa dos recursos.
Inclinação: [matemática] Inclinação é a mudança na elevação ou inclinação em relação à mudança de localização medida em graus ou por cento inclinação.
Ambiente de snapping: [edição] O snapping determina a distância que pontos, linhas e polígonos recém-digitalizados ocuparão a mesma localização dos recursos existentes.
Soil Survey Geographic Database (SSURGO): [organização] O SSURGO é um banco de dados de pesquisa de solo em escala fina, em nível municipal, elaborado pelo Serviço Nacional de Conservação de Recursos.
Modelo de dados de espaguete: [estrutura de dados] O modelo de dados de espaguete é um modelo SIG simples e datado onde as linhas podem se cruzar sem interseção ou topologia sem atributos.
Relação Espacial: [estrutura de dados] Uma relação espacial se conecta geograficamente com uma tabela por um identificador único.
Coordenadas esféricas: [sistema de coordenadas] Coordenadas esféricas é um sistema de coordenadas baseado em uma esfera definida por dois ângulos de rotação em planos ortogonais, como latitudes e longitudes em um sistema de coordenadas geográficas.
Esferoide: [geodésia] Um esferoide é um modelo matemático tridimensional representando a forma da Terra com base na equação de uma esfera.
Spline: [mathematics] A spline is an interpolation method that generates a smooth surface by using multiple constrained polynomial functions minimizing the overall surface curvature.
State Plane Coordinates: [coordinate system] State Plane Coordinates is a standardized system in the United States based on Lambert conformal conic and transverse Mercator projections.
State Soil Geographic (STATSGO): [organização] STATSGO é um conjunto de dados de solo digital de resolução grosseira a partir de mapas detalhados e derivados de pesquisa de solo.
Pares estéreo: [sensoriamento remoto] Pares estéreo são fotos sobrepostas tiradas em diferentes posições que têm paralaxe.
Projeção estereográfica: [projeção do mapa] Uma projeção estereográfica é uma função de mapeamento que projeta uma esfera inteira em um plano, exceto no ponto de projeção.
Linguagem de Consulta Estruturada (SQL): [projeção do mapa] SQL é um conjunto de comandos usados para gerenciar dados armazenados em sistemas relacionais de gerenciamento de banco de dados (RDBMS).
Estação de Pesquisa: [levantamento] As estações de pesquisa são posicionadas onde as vistorias são realizadas durante pesquisas fundiárias.
Amostragem sistemática: [estatísticas] A amostragem sistemática envolve a seleção de amostras utilizando uma estrutura amostral regular e ordenada.
Satélites Spot Système Pour l’Observation de la Terre (SPOT): Satélites SPOT [sensoriamento remoto] são um grupo de satélites franceses de observação óptica de alta resolução da Terra que está em operação há quase 35 anos.
T
Sistema de referência terrestre: [geodésia] O sistema de referência terrestre é um conjunto de pontos medidos usados para definir um datum geodésico.
Camada temática: [estrutura de dados] Uma camada temática é uma entidade espacial distinta em uma camada de dados que geralmente são delineadas como pontos, linhas e polígonos.
Mapper Temático (TM): [sensoriamento remoto] O Mapper Temático é um scanner de alta resolução em satélites Landsat (Landsat 4 e 5) que coleta imagens em faixas visíveis, próximas de infravermelho, infravermelho médio e térmica do espectro EM.
TNTmips: [software] TNTmips is a GIS software application produced by Microimages that specializes in image manipulation and vector processing.
Topografia: [software] Topografia é o estudo e mapeamento das características da Terra, incluindo superfícies terrestres, relevo, características naturais e construídas.
Toplogicamente Integrado Decodificação Geográfica e Referenciamento (TIGER): [organização] TIGER é o centro de dados censitários dos Estados Unidos com um inventário de outros dados espaciais relacionados a rios, lagos, edifícios, cidades, áreas políticas e estradas.
Topologia: [edição] Topologia é um conjunto de regras que dita as propriedades espaciais de características de ponto, linha e área, como conectividade, adjacência e contiguidade.
Travessia: [levantamento] Uma travessia é um conjunto de estações de pesquisa que abrangem ao longo de uma pesquisa e são fechadas quando retornam a um ponto de partida.
Redes Irregulares Triangulares (TIN): [estrutura de dados] AS TINs são modelos baseados em vetores que retratam terrenos de superfície de elevação tridimensional.
U
Sub-tiro: [edição] Um subalto é considerado um erro de digitalização no qual a nova linha fica aquém do segmento de conexão pretendido.
Ferramenta sindical: [Processamento de GIS] A ferramenta sindical combina espacialmente duas camadas de dados preservando os recursos e atributos de ambas as camadas na mesma medida.
United States Geological Survey (USGS): [organização] A USGS é uma agência dos Estados Unidos responsável pelos satélites Landsat, fabricação nacional de mapas e desenvolvimento de dados espaciais.
Universal Transverse Mercator (UTM): [sistema de coordenadas] O sistema de coordenadas UTM é um conjunto padrão de projeções de mapas com um meridiano central para cada zona UTM de seis graus de largura.
V
Buffer de distância variável: [Processamento de GIS] O buffer de distância variável usa um atributo de recurso da entrada para criar um anel em torno do recurso que varia à distância.
Modelo de dados vetoriais: [estrutura de dados] Um modelo de dados vetoriais é uma representação comum do recurso GIS de informações espaciais com base na definição de coordenadas e informações de atributos em pontos, polilinas e polígonos.
Vértice: [estrutura de dados] Um vértice é um ponto que especifica uma posição em uma linha para arcos, polígonos de polilímculos.
Datum vertical: [geodésia] Um datum vertical é uma superfície de referência que as alturas verticais são medidas a partir da superfície zero para a qual são referidas elevações ou profundidades.
Diluição Vertical de Precisão (VDOP): [GPS] O VDOP é uma medição quantitativa usada para representar a qualidade da altura com base na geometria do satélite ao fazer leituras gps.
W
Comprimento de onda: [sensoriamento remoto] Uma onda eletromagnética produz padrões sinusoidais com a distância entre o pico e o cocho de uma onda para ondas sucessivas.
Serviço de Mapeamento web (WMS): [Mapeamento da Web] Um WMS são ladrilhos pré-estabelecidos no lado do servidor para visualização apenas que tem recursos pré-armazenados em cache em um conjunto de escalas.
Serviço de Recursos Web (WFS): [Web Mapping] Um serviço de recursos da Web permite visualizar e editar recursos (pontos, linhas e polígonos) pela internet.
Wide Area Augmentation System (WAAS): [GPS] WAAS é uma correção de sinal baseada em satélite que melhora a estimativa de posições gps principalmente removendo distorção atmosférica.
Sistema Geodésico Mundial 1984: [geodésia] WGS84 é uma referência elipsoide usada para definir locais espaciais em três dimensões.
Z
Zenith: [matemática] Zenith é o ângulo medido diretamente na direção z (direção vertical oposta à força gravitacional aparente) na esfera celestial imaginária naquele local.