Table of Contents
ToggleHouve uma grande mudança ao longo dos anos para construir software de forma aberta e colaborativa. Este software é disponibilizado ao público e é denominado código aberto .
Não há exceção para software de sensoriamento remoto de código aberto .
A grande vantagem:
Eles são para uso público sem nenhum custo . Então, sem mais delongas, aqui está a grande lista de 13 pacotes de software de sensoriamento remoto de código aberto.
1 . A Caixa de Ferramentas Sentinel
A caixa de ferramentas do Sentinel consiste em 3 aplicativos separados:
- Caixa de ferramentas Sentinel-1 (aplicativos SAR)
- Caixa de ferramentas Sentinel-2 (aplicativos óticos de alta resolução)
- E a caixa de ferramentas Sentinel-3 (aplicativos ópticos de alta resolução)
O Sentinel-2 se tornou o padrão ouro para dados abertos de satélite. Para processar a grande quantidade de dados coletados pelo Sentinel-2A / 2B, os usuários podem usar a Caixa de ferramentas do Sentinel . Um dos destaques do plugin Sen2cor que permite aos usuários corrigir os efeitos atmosféricos e classificar as imagens.
Se você fizer download dos dados do radar de abertura sintética do Sentinel-1 , poderá processá-los com a caixa de ferramentas do Sentinel-1. Por exemplo, você pode realizar interferometria, filtragem de manchas e co-registro.
Para sua ajuda, o fórum STEP aberto é uma comunidade vibrante de entusiastas do sensoriamento remoto para ajudar a responder às suas perguntas.
2 . Plugin de Classificação Semiautomática QGIS (SCP)
QGIS é um dos pacotes de software GIS de código aberto mais poderosos disponíveis gratuitamente … E os plug-ins são a chave do seu sucesso.
Em termos de plug-ins de sensoriamento remoto, o plug -in de classificação semiautomática é um dos melhores. É especialmente útil porque você pode baixar imagens de satélite diretamente no plug-in, como:
- Sentinela
- Landsat
- ASTER e MODIS
Além disso, também fornece ferramentas para o pré-processamento e pós-processamento de imagens. Não é à toa que está entre os 5 principais plug-ins baixados para QGIS.
LEIA MAIS: Guia e revisão do QGIS de código aberto
3 . SAGA GIS: Sistema para análises geocientíficas automatizadas
O SAGA GIS é ideal para a maioria das necessidades de sensoriamento remoto por causa de sua rica grade de biblioteca, imagens e módulos de processamento de terreno.
Em termos de classificação, tem a sua classificação básica supervisionada . Mas não é tão intuitivo e fácil de usar como outro software de sensoriamento remoto. Para análises e manipulação, ele floresce com ferramentas de terreno como:
- Índice de posição topográfica (TPI)
- Índice de Umidade Topográfico (TWI)
- Classificação do solo
Ele também possui algumas ferramentas rudimentares para fotogrametria e máquina de vetores de suporte (SVM). Embora tenha uma vasta biblioteca de ferramentas baseadas em raster, a única desvantagem do SAGA GIS é a falta de documentação para algumas delas.
LEIA MAIS : Revisão e Guia SAGA GIS (Sistema para Análises Geocientíficas Automatizadas)
4 . ORFEO Toolbox (OTB): Observação óptica e federada por radar da Terra
Em 2001, a França e a Itália iniciaram um projeto cooperativo de software de sensoriamento remoto. Construída sobre os ombros da comunidade de código aberto, eles a chamaram de caixa de ferramentas ORFEO e ainda é amplamente usada até hoje.
ORFEO é uma biblioteca de processamento de imagens que visa dados de alta resolução espacial. É uma mistura de ferramentas de sensoriamento remoto, incluindo:
- Segmentação, classificação e filtragem de imagens
- Detecção de mudança
- Radiometria, PCA e afiação de pan
Uma grande vantagem é sua “segmentação por deslocamento médio em larga escala (LSMC)”. Este tipo de análise de imagem baseada em objeto é um recurso raro visto em software hoje em dia.
5 . GRASS: Sistema de Apoio à Análise de Recursos Geográficos
GRASS GIS está cheio de funcionalidades. É certo que às vezes é um pouco desajeitado, como mostramos em nossa análise do GRASS GIS . Mas não faltam ferramentas. Por exemplo, oferece:
- Classificação de imagem e PCA
- Detecção de borda
- Correções radiométricas
Outra característica importante do GRASS é o processamento e análise LiDAR . Você pode filtrar pontos LiDAR, criar contornos e gerar DEMs. Da próxima vez que você vir um arquivo LAS , veja o que o GRASS pode fazer com ele.
LEIA MAIS: GRASS GIS – Sistema de Apoio à Análise de Recursos Geográficos
6 . PolSARPro
Para radar de abertura sintética , você pode querer dar uma olhada no PolSARPro . Este software pode lidar com SAR de polarização dupla e total de satélites como:
- ENVISAT-ASAR
- ALOS-PALSAR
- RADARSAT-2
- TerraSAR-X
Há uma ampla gama de ferramentas, como decomposições de radar, processamento InSAR e calibração. Outra parte interessante deste software é a estrutura de processamento de gráfico, onde os usuários podem automatizar o fluxo de trabalho. Esta funcionalidade é semelhante ao ArcGIS ModelBuilder e fácil de configurar.
No geral, o PolSARPro é um software de sensoriamento remoto de código aberto muito sofisticado. Você precisa dar uma olhada no PolSARPro se estiver trabalhando com dados SAR de polarização total ou dupla.
7 . Caixa Branca GAT
Há um tema de hidrologia que envolve o Whitebox GAT. Isso porque na verdade ele substituiu o Sistema de Análise de Terreno (TAS), que era uma ferramenta da Esri para aplicações hidrogeomórficas.
Onde brilha é o LIDAR! É como o canivete suíço dos dados LiDAR, mesmo com uma ferramenta que pode convertê-los em shapefile. Embora as ferramentas cartográficas sejam básicas, em geral o Whitebox GAT tem 410 ferramentas sólidas para todas as suas necessidades de GIS.
8 . gvSIG
O gvSIG é conhecido por sua ampla variedade de recursos avançados. E isso também se aplica às suas capacidades de sensoriamento remoto. Por exemplo, os usuários podem realizar classificação supervisionada, álgebra de banda e árvores de decisão.
Além disso, o software gvSIG oferece uma gama mais diversificada de ferramentas como:
- CAP TASSLED: TASSLED CAP é ideal para monitorar a saúde / vigor da vegetação e o crescimento urbano.
- ÍNDICES DE VEGETAÇÃO: A barra de ferramentas de índices de vegetação analisa a clorofila e a saúde da planta em busca de dados multiespectrais.
LEIA MAIS: Análise do software gvSIG: Desktop, 3D e Mobile GIS
9 . Óticas
A parte legal do software Opticks é a longa lista de extensões que você pode adicionar. Existem plug-ins para matemática raster, processamento de radar e hiper / multiespectral.
Antes de baixar uma extensão, certifique-se de verificar a compatibilidade. Na verdade, você pode ter que reduzir sua versão do Opticks para que a extensão funcione corretamente
10 . InterImage
InterImage é um pouco diferente de outro software de sensoriamento remoto de código aberto nesta lista. Ele é especializado em interpretação automática de imagens, o que é bastante bacana.
O tema central da interpretação automática de imagens é a análise de imagens baseada em objetos (OBIA) . Isso envolve segmentação, explorando suas propriedades espectrais, geométricas e espaciais e, em seguida, classificação.
Embora o InterImage tenha sido desenvolvido no Brasil, a documentação está disponível em inglês.
11 . ILWIS: Sistema Integrado de Informação sobre Terra e Água
Por mais de 25 anos, ILWIS se tornou uma opção popular para entusiastas de GIS. Na verdade, desde seu primeiro lançamento, ele tem mais de 27.000 downloads. Mas não foi até recentemente que ele se tornou disponível para uso público.
Uma de suas principais características são as ferramentas de estereoscopia, anáglifo e fotogrametria. Se você tem dados de satélite, o ILWIS também tem técnicas de classificação de imagens para criar classes de cobertura da terra.
ILWIS foi originalmente construído para pesquisadores e estudantes. Por esse motivo, o esforço se concentrou no desenvolvimento de um ambiente amigável.
LEIA MAIS: ILWIS – Gestão Integrada de Informações sobre Terra e Água
12 . E-foto
E-foto é a especialista em fotogrametria digital no grupo de softwares de sensoriamento remoto de código aberto. A funcionalidade principal é:
- Triangulação de fotos
- Modelagem estereoscópica
- Extração de modelo digital de elevação
Este software fornece um conjunto de ferramentas de fotogrametria totalmente funcional para uso gratuito. E-foto tem muitos tutoriais e exemplos para ajudá-lo a se tornar um especialista em fotogrametria.
13 . OSSIM: Mapa de imagem de software de código aberto
Não apenas foi desenvolvido ativamente por quase duas décadas, mas interessante o suficiente, está sendo financiado por departamentos dos EUA, como inteligência e defesa.
OSSIM é um aplicativo de software de sensoriamento remoto de código aberto de alto desempenho. É bom com compatibilidade. Por exemplo, é compatível com mais de 100 formatos raster e vetoriais e pelo menos 4000 tipos de projeções.
Ele suporta uma longa lista de sensores. Mas alguns podem exigir plug-ins adicionais. Se você precisa de alguma direção de sensoriamento remoto para imagens de alta resolução espacial, o OSSIM pode ser a resposta que você está procurando.
Qual é o seu projeto de sensoriamento remoto?
Esta lista de software de sensoriamento remoto de código aberto preenche uma ampla gama de disciplinas como fotogrametria , OBIA, LiDAR, SAR e muito mais.
Embora algumas empresas gastem milhares de dólares em software de sensoriamento remoto, lembre-se de que você pode fazer tudo em código aberto.
GIS e software de sensoriamento remoto são partes do que algumas pessoas chamam de “movimento do código aberto”.
E esta coleção de 10 pacotes de software de sensoriamento remoto de código aberto gratuito ajuda você como se fosse um software comercial.
https://gisgeography.com/open-source-remote-sensing-software-packages/ em 07/01/2022.