fbpx

Filtro de Categorias

USANDO DRONES EM GEOPROCESSAMENTO

USANDO DRONES EM GEOPROCESSAMENTO. Reprodução: canva

USANDO DRONES EM GEOGRAFIA

Não há dúvida de que, à medida que os drones estão se tornando mais estáveis ​​e seguros para voar, sua popularidade está crescendo. Os drones evoluíram de brinquedos propensos a acidentes para as ferramentas de alta especificação, confiáveis ​​e relativamente baratas de hoje. Drones, ou veículos aéreos não tripulados (UAVs), estão sendo cada vez mais usados ​​como uma maneira econômica de coletar dados geoespaciais.

Para as escolas, o uso de drones para ensino e pesquisa abre muitas possibilidades interessantes. Drones podem ser usados ​​para fazer um levantamento rápido da paisagem , filmando um trecho de litoral ou trecho de rio. Eles podem ser usados ​​para capturar imagens e vídeos de locais que os alunos normalmente não conseguem acessar. Os estudos de caso podem ser bastante abstratos para alguns alunos, mas vê-los por si mesmos, em imagens e filmagens feitas pelo professor, pode ajudá-los a se conectar melhor com eles. Os drones também podem ser usados ​​para capturar mudanças na vegetação e paisagens físicas ao longo do tempo.

 

Em sistemas naturais dinâmicos, como escarpas recurvadas, campos de dunas, falésias erodidas, rios e estuários, missões repetidas de drones ao longo de um ano ou vários anos podem fornecer informações essenciais sobre processos e ritmos e podem informar futuras decisões de gestão. Formas de relevo que antes eram inacessíveis, como deslizamentos de terra, agora podem ser pesquisadas de um local seguro. Ao concluir o trabalho de campo, os drones podem ser usados ​​para concluir as avaliações de risco, avaliando os perigos potenciais à distância. Os drones também são divertidos e uma ótima maneira de envolver os jovens na geografia.

Drones podem ser usados ​​para capturar imagens e vídeos de locais de trabalho de campo antes de levar os alunos. Durante o processo de planejamento, os alunos podem usar as fotografias e o vídeo em conjunto com o OS Maps para identificar possíveis locais de amostra e determinar sua acessibilidade.

As bancas de exames parecem estar cada vez mais pedindo aos alunos que determinem a direção em que uma fotografia foi tirada usando um mapa do sistema operacional. O uso de um drone pode ajudar no desenvolvimento de perguntas práticas para ajudar a preparar os alunos.

Vídeos e imagens podem ser anotados para identificar formas de relevo e processos que ocorrem na cena. Isso é útil, particularmente na geografia física. Fotos e vídeos aéreos podem dar vida aos mapas. Ao ensinar as habilidades do mapa, fotos e vídeos podem ser usados ​​para ilustrar áreas em um mapa. As linhas de contorno podem ser trazidas à vida ilustrando o relevo de uma área.

Viagens de campo virtuais podem ser desenvolvidas usando imagens e filmagens de drones, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar um local que talvez não tenham a oportunidade de visitar. Se os alunos perderem uma visita de campo, uma visita virtual pode ser fornecida para preencher sua lacuna de aprendizado.

As questões do exame podem ser desenvolvidas usando fotografias tiradas em um drone. Ele permite a oportunidade de criar questões de exame com foco local, tornando-as mais envolventes e acessíveis, permitindo a prática para a realidade!

Com edição simples, as perguntas podem ser feitas por meio de texto ou narração para focar os alunos na interpretação do vídeo. Os vídeos podem ser enviados para o Youtube para os alunos assistirem como lição de casa. Se você tiver um iPad, recomendamos usar o Luma Fusion para editar seus vídeos. É rápido e fácil de usar e facilita a adição de anotações ao seu vídeo junto com uma gravação de áudio.

SAÍDAS DE DRONE

Os drones podem ser usados ​​para criar modelos 3D de pontos de referência e paisagens. Ao tirar uma série de fotografias de diferentes ângulos, elas podem ser automaticamente unidas usando um software como o Agisoft Photoscan . O arquivo gerado por esse software pode ser carregado em sites de modelagem 3D, como o Sketchfab. O modelo pode então ser compartilhado ou incorporado em um site. Abaixo está um modelo da pilha em Selwicks Bay , Flamborough.

Os drones também podem ser usados ​​para capturar imagens de vídeo 4K de locais e formas de relevo. Abaixo está uma seleção de vídeos gravados usando um drone.

Veja mais vídeos de drones .

Além disso, os drones podem ser usados ​​para capturar fotografias para ajudar a ilustrar formas de relevo e processos geográficos.

TIPOS DE DRONE

Existem muitos tipos diferentes de drones no mercado. Alguns são mais caros que outros. Os que achamos que valem a pena investir são:

  • Leica Aibot X6 Hexacopter (para trabalho de levantamento profissional)
  • DJI
  • Papagaio
  • Drones menores que custam menos de £ 100 são ótimos para treinamento e estão disponíveis em fabricantes como Hubsan e Syma.

PREÇO

O preço de um drone pode ser restritivo para um departamento de geografia. No entanto, isso pode ser superado escrevendo uma oferta de aprimoramento do currículo se sua escola oferecer isso. Alternativamente, você pode dividir o custo com outro departamento. A educação física pode se beneficiar de aulas de filmagem e partidas para avaliar o desempenho. A história poderia usar um drone para filmar locais históricos. Filmes/mídia podem usar drones para demonstrar fotos de câmeras e fazer com que os alunos gravem imagens. Os departamentos de fotografia podem usar um drone como parte de projetos individuais.

TREINAMENTO E SEGURANÇA DE DRONES

Você deve ter dois IDs antes de pilotar a maioria dos drones ou aeromodelos ao ar livre no Reino Unido:

  • quem vai voar deve passar por um teste teórico para obter uma identificação de passageiro

  • a pessoa ou organização que possui ou é responsável pelo drone ou modelo de aeronave deve se registrar para obter uma identificação de operador

A maioria das pessoas  obtém uma ID de passageiro e uma ID de operador ao mesmo tempo .

Se o seu drone tiver uma câmera (a menos que seja um brinquedo) ou pesar 250g ou mais, você precisa se registrar no CAA. Você precisa renovar este registro todos os anos. Qualquer pessoa que pilote um drone de 250g ou mais precisa passar por um teste e obter um ID de passageiro da CAA. Se você já possui um documento de identificação de passageiro que ainda é válido, não precisa refazer o teste até que expire, embora seja necessário manter-se atualizado com os novos regulamentos.

Ao planejar seu voo, você deve usar um aplicativo de drone, como o Drone Assist da Altitude Angel, para verificar se o espaço aéreo em que você planeja voar é seguro.

Os drones normalmente têm uma duração de bateria de cerca de 20 minutos, por isso vale a pena comprar algumas baterias sobressalentes.

Certifique-se de verificar a velocidade máxima do vento recomendada para o seu drone. Cometi o erro de voar com ventos fortes quando peguei um drone e acabei correndo 1,5 km pela praia de Mappleton para recuperá-lo. Além disso, evite voar quando os ventos são fortes. Um vento forte e repentino pode levar ao desastre.

Fazer um seguro no seu drone é altamente recomendado. Depois de alguns problemas, ter a garantia do seguro pode aliviar a dor de quaisquer contratempos que você tenha. A DJI oferece um plano de proteção se você possui um de seus drones.

[activecampaign]