Table of Contents
Toggle
Table of Contents
ToggleO que os símbolos representam no seu mapa?
Uma lenda do mapa define características em um mapa. Ele simplesmente exibe o símbolo seguido de uma descrição de texto do que esse símbolo representa.
Você encontra lendas do mapa em todos os lugares. Por exemplo, mapas de metrô, mapas de estradas e até mapas de videogames têm lendas do mapa. E não há melhor maneira do que ilustrar isso com alguns exemplos.
Por exemplo, alguns mapas podem ter de quinze a vinte símbolos diferentes neles. E é difícil para o leitor realmente entender cada um. É por isso que eles precisam fazer referência a um gráfico contendo cada símbolo. Isso é o que as lendas do mapa fazem.
Vamos dar uma olhada nos exemplos de lendas do mapa na cartografia.
Vamos começar com alguns exemplos de lendas do mapa
Se você está definindo elementos em um simples roteiro… lendas do mapa são um daqueles elementos essenciais do mapa que você absolutamente precisa.
Por exemplo, se você está classificando ordens de solo como no mapa abaixo, como você saberia o que cada cor significava sem uma lenda do mapa. Você não pode rotular cada polígono como seria desordenado em texto.
Este é um caso apropriado para o uso de um. Na verdade, lendas do mapa são a força motriz para entender o que está em um mapa.
Eles são encontrados em todos os lugares a partir de velocidades do vento como o mapa da Escola Terra Nula. Neste caso, é uma rampa colorida para velocidades do vento indo devagar para rápido.
Finalmente, o SwissTopo tem uma variedade de símbolos diferentes para o leitor entender.
Agora, você entende o que está no mapa.
Como ler uma lenda do mapa
Imagine que você está perdido na floresta. Você está precisando desesperadamente de comida e água… e tudo que você tem é um roteiro e bússola.
Seus instintos de sobrevivência começam a entrar em ação.
Você sabe onde você está no mapa, mas é hora de fazer algum sentido com isso.
Então você puxa o seu mapa e fica assim:
Você começa a olhar para os recursos e alinhá-los com a lenda do mapa.
Ahá!
Azul significa água. Verde é uma área florestal. Linhas vermelhas e pretas definem os tipos de estradas.
Neste momento, você está lendo a lenda do mapa. A legenda do mapa contém todos os símbolos (simbologia) usados no mapa para ajudar o leitor a entender o que os polígonos, linhas, pontos ou células de grade representam.
Então, para onde você deve ir?
Sua melhor aposta é marchar até as rodovias primárias e secundárias porque características naturais como água e floresta não é um caminho certo para encontrar pessoas. Certamente, estradas de cascalho e estradas abandonadas também não são garantia.
Certamente, o telefone no sul seria útil também!
Você puxa sua bússola e vai para o sul.
É só porque você pode fazer sentido a partir de uma lenda do mapa que você poderia tomar essa decisão.
O que vem depois?
Cartógrafos simplificam características em um mapa usando símbolos para representar entidades do mundo real.
Como um menu de restaurante, essas características em um mapa são definidas na legenda do mapa.
De mapas topográficos simples a inquéritos geológicos complexos, chaves de mapa (ou lendas do mapa) são encontradas em quase todos os mapas modernos.
Mais alguma coisa que você precisa saber? Deixe um comentário abaixo.