fbpx

Filtro de Categorias

O que é Fotogrametria?

 

Uma intuição para a fotogrametria

Se você tirar uma única foto aérea, há um ponto central na foto onde ela está olhando diretamente para baixo. Neste ponto central, você não pode ver nenhum dos lados do edifício ou elemento.

Mas se você olhar para outro lugar na imagem, verá que elementos como edifícios estão inclinados na foto. Este deslocamento radial do ponto central é conhecido como deslocamento de alívio .

A fotogrametria usa fotografias de pelo menos dois pontos de vista diferentes. Semelhante à forma como seus olhos funcionam, obtém profundidade e perspectiva por causa de pontos de observação separados.

Deslocamento de Alívio vs Paralaxe

DESLOCAMENTO DE ALÍVIO: O deslocamento de relevo ocorre quando edifícios, montanhas ou topos de morros são deslocados da projeção central de uma fotografia aérea devido ao relevo. Quanto mais objetos estiverem longe do centro da imagem, mais deslocamento de relevo ocorre para um recurso.

O objetivo da fotogrametria é corrigir o deslocamento do relevo em uma imagem através da sobreposição de imagens estéreo. É por isso que os aviões ziguezagueiam sobre a mesma área de forma semelhante a como um cortador de grama corta a grama . Os vários ângulos de câmera criam a sobreposição e a paralaxe necessárias.

PARALAXA: A paralaxe estereográfica é a mudança aparente nas posições relativas das feições quando vistas em locais diferentes. Isso é diferente do deslocamento em relevo porque leva observações pontuais do mesmo objeto em fotografias separadas.

Você só obtém paralaxe estereográfica quando obtém dois ou mais pontos de vista do mesmo objeto. Então, se você visualizar o recurso de diferentes pontos de observação, poderá medir o deslocamento do relevo.

Deslocamento de Alívio de Fotogrametria

Etapas para criar um modelo fotogramétrico

A criação de um modelo fotogramétrico requer o seguinte:

  1. PONTOS DE LIGAÇÃO: Os pontos de ligação ligam as coordenadas de duas ou mais imagens sobrepostas. Em geral, você atribui pontos de empate para recursos que são visualmente aparentes em duas ou mais fotografias. Quando houver sobreposição, os pontos de amarração ajustam as fotos por meio de coordenadas de recursos comuns.
  2. PONTOS DE CONTROLE DE TERRA (GCP): Estabelecer orientações de controle de solo e posicionar imagens em coordenadas geográficas conhecidas na superfície da Terra. Ao adicionar pontos de controle de solo, você dá aos produtos fotogramétricos uma referência espacial ao mundo real.
  3. AJUSTE DE BUNDLE: Executar um ajuste de pacote de blocos remove a distorção geométrica de um conjunto de imagens de pontos tridimensionais em diferentes pontos de vista. Este processo minimiza o erro entre os pontos de imagem observados e previstos durante a reprojeção.
Pontos de amarração unem suas imagens. Pontos de controle de solo dão referência ao mundo real. E os ajustes do pacote combinam tudo, minimizando o erro.

Ajuste do pacote

Produtos Derivados da Fotogrametria

Depois de executar um ajuste de pacote, você pode gerar vários produtos fotogramétricos:

ORTHOMOSAIC: Ortomosaicos corrigem a distorção geométrica que é inerente às imagens. Ao usar os pontos de ligação e GCPs atribuídos, ele pode referenciar imagens do mundo real. O produto final é um mosaico sem costura costurado por meio de correspondência de borda e equilíbrio de cores.

Nuvem de Pontos de Fotogrametria

MODELO DE SUPERFÍCIE DIGITAL: Um modelo de superfície digital (DSM) captura as características naturais e construídas na superfície da Terra, incluindo sua altura. Por exemplo, a altura pode vir do topo de edifícios, copas de árvores e linhas de energia.

Modelo de Superfície Digital

MODELO DE TERRENO DIGITAL: Um modelo de terreno digital (DTM) é simplesmente uma superfície de elevação representando a terra nua. Quando você tira todos os recursos da Terra, é isso que um DTM representa. Dependendo de onde você mora, um DTM é sinônimo de um Modelo Digital de Elevação (DEM) . Por exemplo, o ASTER GDEM usa pares estéreo de duas imagens em ângulos diferentes e é um exemplo de DEM fotogramétrico.

Fotogrametria Vulcão Kīlauea

CONTORNOS: Os contornos são linhas de igual elevação e são um subproduto de um modelo digital de terreno. Eles são úteis para mostrar a inclinação de encostas, falésias, cumes e vales.

Mapas de contorno

Software de Fotogrametria

PIX4D: Pix4D é uma escolha muito popular para software de fotogrametria porque é fácil de usar e possui uma grande base de usuários. Para qualquer tipo de drone, satélite, varreduras ou imagens sobrepostas de aviões, o Pix4D oferece uma base sólida em ferramentas de fotogrametria.

ORTOMAPAGEM ESRI: O mapeamento orto da Esri percorreu um longo caminho desde que foi introduzido. Ele fornece um conjunto de ferramentas no ArcGIS Pro para adicionar pontos de amarração, GCPs e pontos de verificação a um espaço de trabalho de mapeamento orto. Ele permite que você ajuste, mosaico, correspondência de borda e equilíbrio de cores em qualquer um dos seus produtos de mapeamento orto.

E-FOTO: A principal funcionalidade da E-foto é triangulação de fotos, modelagem estereoscópica e correção de terreno. Este software fornece um conjunto totalmente funcional de ferramentas de fotogrametria para uso gratuito. O E-foto tem muitos tutoriais e exemplos para você se tornar um especialista em fotogrametria.

 

[activecampaign]