Table of Contents
ToggleO Telescópio James Webb, fruto de uma parceria entre a NASA (Agência Espacial norte-Americana) e a ESA (Agência Espacial Europeia) é o telescópio espacial mais poderoso do mundo.
De acordo com artigo publicado no Correio Brasilense, o Telescópio James Webb, fez sua primeira grande descoberta científica – a observação de um exoplaneta fora do nosso sistema solar.
O acontecimento anunciado pela NASA nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, é um marco na história de sucesso do James Webb. O achado é um planeta com tamanho semelhante ao da terra, chamado de LHS 475 b.
Podemos dizer, que este é um grande marco, um momento histórico e notável na jornada da humanidade em direção a exploração do universo, além de responder a algumas das maiores questões sobre nosso lugar no universo. Cada descoberta, traz consigo novas possibilidades de entender como funcionam outros mundos.
- Conheça nosso blog, clique aqui.
O significado dessa descoberta para os astrônomos
A equipe de astrônomos do laboratório de Física da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland são os coordenadores da missão e ficaram entusiasmados com a descoberta. O exoplaneta descoberto encontra-se a 40 anos-luz da terra e está localizado na constelação Octans.
A descoberta faz parte de um marco significativo na exploração de exoplanetas e oferece aos astrônomos uma oportunidade sem precedentes de entender melhor a estrutura, composição e atmosferas potenciais de outros planetas.
Além disso, é também uma prova da eficácia da tecnologia de ponta do Telescópio James Webb para observação desses corpos celestes. Esse telescópio que se encontra em órbita desde o ano de 2021, quando foi lançado no mês de dezembro, é um dos mais modernos lançados pela NASA.
Esta descoberta é uma promessa capaz de levar os cientistas e astronautas a uma maior exploração e compreensão sobre os mistérios do espaço.
O exoplaneta encontrado é semelhante à terra, porém, apresenta temperaturas bem mais elevadas, podendo ser centenas de vezes mais quente do que o nosso planeta.
O James Webb encontra-se localizado a mais de 1,5 milhão de quilômetros da terra no chamado ponto L2.
Os mesmo cientistas já tinham encontrado dados que apontavam para a existência do exoplaneta em questão, quando consultavam dados da missão Tess, iniciada em 2018.
Onde acessar as imagens?
Para ter acesso às imagens do telescópio James Webb é necessário acessar o site da Nasa, na aplicação das imagens deste telescópio.
Para isso, basta acessar o seguinte endereço: https://svs.gsfc.nasa.gov/.
Além das imagens do exoplaneta descoberto, ainda é possível explorar imagens de outras missões do James Web e de outras missões.
Outras descobertas do Telescópio James Webb
A missão deste telescópio parece ser bem promissora, além do exoplaneta, o mesmo ainda identificou e captou imagens de uma “Fábrica de estrelas”. Para a BBC em português, essa é uma imagem espetacular.
A imagem divulgada pela Nasa mostra uma região a mais de 200 mil anos-luz da terra, mais conhecida como NGC 346, onde é possível observar muitas estrelas sendo criadas.
Essa região descoberta é um berçário de estrelas, alimentado por filamentos de gás e poeira. A descoberta foi possível graças a precisão e sensibilidades apresentada pelo Webb.
A “Fábrica de estrela” encontrada pelo Webb, pôde ser observada pelos astrônomos minuciosamente, visto que, os telescópios anteriores reproduziam imagens de objetos maiores, a precisão do James Webb é bem maior e permite a observação de objeto bem menores.
O telescópio James Web é parte do processo de evolução das ciências astronômicas e ainda podemos esperar muitas outras descobertas deste telescópio e de toda a missão.
Leia também:
Por que sua empresa precisa de uma Inteligência de negócios?