Dados Ambientais e Demográficos Harmonizados com TerraPop
O que é TerraPop?
Um dos problemas comuns que os cientistas da mudança climática e outros que estudam os sistemas humanos e naturais enfrentam hoje é entender as interações entre a população e o meio ambiente.
Por quê?
Porque nosso planeta é complexo. Precisamos de dados comparáveis em escala global para a população humana, uso da terra, cobertura da terra e clima. Além disso, precisamos de uma compreensão mais profunda de como o espaço muda com o tempo .
Como estamos prestes a mostrar, o TerraPop pode ajudar a entender melhor esse problema complexo por meio de seus dados harmonizados.
Mas você não precisa ser um cientista para entender como usá-lo.
Ambiente, dados demográficos e muito mais
Antes de descrever o que é TerraPop…
Estamos tão empolgados com o TerraPop que o adicionamos à nossa lista das 10 principais fontes de dados GIS .
Agora, o que é?
TerraPop ou “Terra Populus” é o único sistema que incorpora e integra dados censitários de mais de 160 países ao redor do mundo. Além disso, inclui dados ambientais que descrevem a cobertura da terra, o uso da terra e o clima.
De mais de 80 países ao redor do mundo, os dados do censo no TerraPop incluem registros individuais e domiciliares. E os dados agregados abrangem até seis décadas, da década de 1960 até o presente.
A única coisa sobre isso é como ele pode ser usado para explorar mudanças temporais e espaciais. Não apenas pesquisadores, mas todos agora têm uma ferramenta para alcançar e investigar mudanças transformadoras no sistema humano-ambiente no espaço geográfico.
Nível de área, microdados e dados raster
O TerraPop possibilita o download de big data em qualquer um dos três fluxos de trabalho de estruturas de dados: nível de área, raster e microdados.
DADOS DE NÍVEL DE ÁREA caracteriza uma variável por algum tipo de limite, como províncias ou municípios. Por exemplo, inclui taxas de desemprego, educação e dados demográficos. Graças aos recursos exclusivos de integração de dados do TerraPop, os extratos em nível de área podem incluir informações populacionais e ambientais resumidas de dados raster ou tabuladas de microdados.
RASTER DATA mostra como a população e as características ambientais variam dividindo o espaço em uma grade regular e registrando um valor para cada célula na grade (exemplos: cobertura da terra, clima e agricultura). Extratos raster também podem incorporar dados derivados de dados de nível de área ou microdados tabulados.
MICRODATA consiste em registros individuais anonimizados, incluindo todas as respostas que uma pessoa deu às perguntas em um censo ou pesquisa (exemplos: características sociais, de moradia e de pessoa). Os registros de microdados podem ser enriquecidos pela adição de variáveis contextuais que descrevem o local em que uma pessoa vive, derivadas de dados de nível de área ou raster. Para obter microdados fora dos EUA, você precisará justificar como pretende usá-los durante o registro para obter acesso.
Como extrair dados do TerraPop
Primeiro, você precisará criar uma conta registrando-se. É um processo bastante indolor para se inscrever.
Eventualmente, você confirmará sua conta e estará pronto para iniciar sua própria entrega de dados personalizada TerraPop. Você pode começar na página principal do site TerraPop:
Neste exemplo, faremos uma extração em nível de área. Agora, clique em Iniciar extração .
A partir daqui, você pode navegar pelas diferentes variáveis disponíveis, como local de nascimento, educação, emprego, domicílio, dados urbanos e demográficos – selecionamos Taxas de Desemprego . Ao contrário das variáveis à esquerda, escolhemos os Estados Unidos para localização geográfica à direita.
O próximo passo é escolher seu prazo e nível administrativo (menor nível disponível, 1º nível administrativo e nacional). Para tornar seus dados consistentes, você seleciona a opção Harmonizado :
Depois de clicar em Avançar, você pode dar um nome à sua extração. Por fim, você pode concluir a extração clicando no botão Enviar . Opcionalmente, você pode incluir o arquivo de limite com a marca de seleção na parte inferior.
Pouco depois, você receberá um link em seu e-mail para onde você pode baixar o extrato. Ao baixar o extrato do arquivo zip, ele conterá seu shapefile dos estados dos EUA e um CSV contendo seus dados – além de arquivos adicionais para uso com pacotes estatísticos ou outros softwares, como SAS e JSON.
O CSV contém as taxas de desemprego por estado para cada ano selecionado durante o processo de extração. A partir daqui, tudo o que você precisa fazer é juntar os atributos com o shapefile para produzir um belo mapa coroplético .
disponível em https://gisgeography.com/environment-demographic-data-terrapop/ 08.06.2022