Como criar um perfil topográfico no ArcGIS
Perfis Topográficos como Vistas Transversais
Os perfis topográficos são vistas em corte transversal que mostram a elevação ao longo de uma linha . Em outras palavras, se você pudesse cortar a Terra ao longo dessa linha e vê-la de lado, esse gráfico bidimensional exibindo a altura seria um perfil topográfico.
Os perfis topográficos têm diferentes termos para descrevê-los – perfis verticais, gráficos de seção transversal ou gráficos de elevação 2D.
Semelhante às curvas de nível em mapas topográficos, elas têm diferentes usos em engenharia (como projeto de cabos de fibra ótica), hidrologia (inclinação ao longo de um canal com uma subida) e planejamento de uso do solo (projeto de pistas de esqui).
Vamos mostrar a você como construir perfis topográficos usando um DEM com a extensão de analista 3D no ArcGIS.
Cratera do Meteoro do Arizona
Toda essa força para causar tanto impacto na Terra… Incrível, não é?
Para quem não conhece, esta é a Cratera do Meteoro, também conhecida como Cratera Barringer no Condado de Coconino, Arizona (35°1′38″N, 111°1′21″W)
Olhando para este impacto do meteoro… você não pode deixar de se perguntar, quanto impacto o meteoro causou na Terra? Bem, é difícil ver olhando de cima para baixo. Veja como o Modelo de Elevação Digital (DEM) se parece:
Uma visualização 3D pode ser útil, mas que tal um perfil vertical?
Como criar um perfil topográfico
Para traçar perfis topográficos, você terá que habilitar a extensão 3D. Você também terá que adicionar a barra de ferramentas 3D.
A linha de interpolação permite desenhar uma linha para analisar a inclinação e criar perfis topográficos.
Você vai começar a desenhar uma linha onde deseja o perfil de elevação. Fazemos a mão livre a linha através da cratera do meteoro. Adicionando um pouco de transparência para referência, aqui é onde nossa linha de perfil traçará o perfil topográfico:
Selecione a ferramenta Profile Graph , e fica assim:
Você pode observar o perfil topográfico e estimar que ele causou cerca de 150 a 170 metros de impacto na Terra. Além disso, é cerca de uma milha ou mais de largura.
Não é o lugar que você gostaria de estar quando ocorre um desastre.
Agora é a sua vez de criar um perfil topográfico
Você pode fazer algumas coisas bem legais com as ferramentas de analista 3D. A geração de linhas de seção transversal e gráficos 2D são apenas uma delas.
Um perfil topográfico do Monte Everest… Ou até mesmo trace uma montanha perto de sua casa com essas fontes de dados DEM globais gratuitas .
Simplesmente, gráficos 2D mostram a altura do terreno .
São vistas 2D transversais ao longo de uma linha desenhada através de uma parte de um mapa topográfico com toneladas de aplicativos do mundo real .