fbpx

Filtro de Categorias

Agricultura de Precisão (AP): inovação do campo à mesa

Agricultura de Precisão (AP): inovação do campo à mesa. Reprodução: Canva

Agricultura de Precisão (AP) é o conceito associado ao desenvolvimento tecnológico, aplicado as culturas agrícolas, mais precisamente nas atividades voltadas para o Agronegócio. Sendo o Brasil, maior produtor de soja, açúcar e café, do mundo, temos aqui o maior crescimento de AP. 

A implantação da Agricultura de Precisão é um passo importante para a transformação do campo, diferente da Agricultura Tradicional, até então com o cultivo de campos homogêneos, dependendo de elevado consumo de recursos e mão de obra. 

Portanto, Agricultura de Precisão é a maneira mais rápida e eficiente de estudar cada área da propriedade, individualmente e implantar culturas, segundo suas potencialidades.

Quer saber mais sobre Agricultura de Precisão? Leia até o final! Fique por dentro de tudo que acontece na área do Geoprocessamento, em: Geo Sem Fronteiras.

 

O que é Agricultura de Precisão (AP)?

Em primeiro lugar, o campo é o responsável pela produção dos gêneros que alimentam o mundo, a agricultura precisou passar por diversas inovações nos últimos anos, com o intuito de produzir mais, otimizar custos e reduzir os Impactos Ambientais.

Logo, Agricultura de Precisão é a associação de sistemas de gestão e ferramentas tecnológicas, voltadas para uma agricultura mais tecnificada, buscando aumentar a produvidade por área, isto é, reduzindo as áreas de plantio, sem diminuir a produção. 

O primeiro passo tecnológico no campo, aconteceu a partir de 1990, com o uso dos aparelhos GPS (Global Position System). Nesse contexto, a Agricultura de Precisão (AP), chegou ao Brasil.

Depois disso, outras ferramentas tecnológicas foram implantadas com sucesso, e com isso, o termo Agricultura de Precisão passou a ser definido como, um Conjunto de Ferramentas Tenológica de uso na Agricultura

As ferramentas da Agricultura de Precisão proporcionam ao Produtor Rural o conhecimento de toda a sua área de plantio, com riqueza de detalhes. Sendo assim, auxilia na tomada de decisão, quanto ao plantio e uso dos recursos disponíveis.

Tais ferramentas, são usadas principalmente acopladas em máquinas agrícolas e sistemas de informações geográficas, recepcionando dados e imagens de satélite, onde situações como, presença de plantas dadinhas e variações nos tipos de solo, são identificadas, para que, sejam tomadas as medidas cabíveis. 

Além disso, temos o uso de dados climáticos, temperaturas, solos e rotação de culturas, que também, são parte dos estudos da Agricultura de Precisão, com o objetivo de auxiliar na preservação do solo e aumento da produtividade. 

 

Agricultura de Precisão (AP): Ferramentas e equipamentos

A Agricultura de Precisão poderá marcar presença em todas ou nas principais fases do cultivo, do plantio a colheita, como, por exemplo, na aplicação de fertilizantes, orientando o operador, para não passar no mesmo local mais de uma vez, eliminando desperdícios de insumos. 

Para manter o controle das atividades agrícolas, a Agricultura de Precisão (AP) lança mão de ferramentas como, Drones, softwares e sensores que permitem a captação de imagens, com posterior diagnóstico, agilizando a resolução de problemas. 

Segundo o blog da empresa Jacto, por meio das ferramentas de Agricultura de Precisão é possível tornar o cultivo mais preciso, inteligente e independente, usando tecnologias como, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Robótica, Geolocalização e Automação

Com isso, os especialistas já sinalizam, que o Futuro da Agricultura será Autônomo e Independente, cabendo ao produtor rural, apenas acompanhar o trabalho das máquinas.

Senso assim, os equipamentos conectados, usando de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, realizarão todo o processo de coleta, análise de dados e posterior tomada de decisão, garantindo o sucesso da colheita.

 

Impactos no Agronegócio

O Portal Info Money em matéria publicada em fevereiro de 2021, destacou um apanhado de estudos, em que, indica os fatores de crescimento e desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro ao longo dos anos, como: química, biologia e mecanização. 

Em primeiro lugar, é importante destacar que o Brasil é um país com plenas condições de produção agrícola, em todas as regiões. No entanto, solos férteis e disponibilidade de recurso hídricos não são suficientes para o pleno crescimento do setor, de maneira que, garanta o Desenvolvimento Sustentável.

Agricultura de Precisão (AP): inovação do campo à mesa. Reprodução: Canva
Agricultura de Precisão (AP): inovação do campo à mesa. Reprodução: Canva

Com o crescimento populacional em todo o mundo, é necessária a implementação de ferramentas inteligentes, que auxiliem no aumento da produção agrícola. Isto é, além da Química, Biologia e Mecanização, se deve aliar Tecnologia, Gestão e Análise de Dados.  

Portanto, o crescimento do Agronegócio brasileiro dependerá, em breve, apenas de recursos autônomos, com máquinas e equipamentos conectados por meio de inteligência artificial.  

O maior impacto no Agronegócio diz respeito ao aumento da produtividade em área menores e consideradas improdutivas, reduzindo impactos ambientais e os custos com mão de obra e insumos. Conhecendo as características de cada talhão é possível tomar as decisões certas, em tempo hábil.  

 

Vantagens e benefícios

O uso de tecnologias no campo é por si só vantajoso, no entanto, tecnologias mais avançadas como por exemplo, drones munidos de sensores, podem impactar ainda mais os resultados da atividade rural, acelerando a tomada de decisões.

O acesso às informações, como tipos de solos e variações, podem ser adquiridas com a associação das coordenadas de determinado local a sensores, e estes, por meio de softwares específicos, permitem a criação de mapas de variações de solos e produção

Na agricultura tradicional, os cultivos são homogêneos, isto é, toda uma área produz somente determinada cultura. Desta forma, é necessário dispor de recursos humanos e financeiros, para corrigir solos, eliminar plantas daninhas e lidar com todos os tipos de variações na produção. 

As principais vantagens da Agricultura de Precisão estão ligadas diretamente ao uso da Tecnologia da Informação, que permite o trabalho remoto, para prever e tomar decisões com base em dados coletados por sensores e satélites. 

Com imagens aéreas é possível identificar o ataque de pragas e a proliferação de doenças, e desta forma, determinar o melhor método de controle. Quando o processo de produção é monitorado, torna-se bem mais fácil, prever custos e lucros, bem antes do início do processo de produção.  

As informações coletadas pelos sistemas de Agricultura de Precisão, são usados por técnicos e produtores rurais, no momento da tomada de decisão, visto que, estas fornecem informações precisas sobre solo, clima e suas variantes.

Sendo esse, um sistema que atua na agricultura, por meio de, Sistemas de Informação Geográfica, facilitando a aplicação de insumos e a escolha das áreas mais adequadas para cada espécie vegetal. 

 

Leia também:

Mapeamento GIS: Tipos de Mapas Interativos e Aplicativos.

Você está animado com o dia do GIS?

Qual é a diferença entre geomática e GIS?

 

Exemplo de uso da Agricultura de Precisão (AP)

As tecnologias que representam a Agricultura de Precisão são mais usadas por grandes produtores, que possuem maior necessidade tecnológica e mais recurso para investir. No entanto, médios e pequenos produtores têm aderido ao uso de ferramentas de precisão, como o GPS, que podem ser adquiridos no mercado por preços acessíveis.

Com um aparelho de GPS o agricultor poderá efetuar marcação de áreas de plantio, bem como, de áreas não apropriadas para determinadas culturas. Mesmo em pequenas propriedades, a Área de Preservação Permanente ou Reserva Legal é obrigatória, e o produtor rural, poderá fazer a delimitação dessas áreas, usando coordenadas geográficas e mapas.

Outra aplicação comum da Agricultura de Precisão é a VRT ou Tecnologia de Taxa Variável, que acontece sempre que o agricultor usa de dados extraídos por meio de Softwares especializados e Sistema de Posicionamento Global.

A amostragem de solos, com auxílio do GPS permite que o produtor rural conheça os tipos de solos da sua propriedade, onde se encontram as terras mais férteis e onde será necessário o uso de fertilizantes e insumos para correção.

Outra vantagem extremamente importante para a agricultura, é a possibilidade da criação de mapas que facilitam a criação de Planos de Manejo e Planejamento Agrícola, voltados para a preservação ambiental e ecológica.

Todo o ecossistema poderá ser trabalhado com o uso de ferramentas da Agricultura de Precisão, a iniciar pelo GPS, tão necessário no dia a dia, seguindo-se do uso de sensores e softwares avançados, conectados a máquinas de plantio, fertilização e colheita. 

Em todas as etapas da produção agrícola é possível incluir ferramentas tecnológicas. No entanto, determinadas ações podem ser mais necessárias, como a determinação da umidade do solo por meio de sensores, tão necessária em regiões irrigadas. 

O uso do Sensoriamento Remoto permite que drones e sensores façam o mapeamento das principais necessidades da lavoura e principalmente da umidade do ar e do solo. 

 

Onde Aprender Agricultura de Precisão?

O papel do técnico especializado em AP é fundamental para melhorar a aplicação e o uso das tecnologias. No entanto, nem todos os profissionais da área agrícola, como Engenheiro Agrônomos e técnicos, possuem habilidade para lidar com processos tecnológicos. 

Diante disso, surge a necessidade de capacitação para técnicos e produtores rurais que desejam aproveitar melhor as ferramentas da Agricultura de Precisão

Agricultura de Precisão (AP): inovação do campo à mesa. Reprodução: Canva
Agricultura de Precisão (AP): inovação do campo à mesa. Reprodução: Canva

Cursos presenciais com visitas de campo, deram lugar as capacitações online no período da pandemia e manteve o seu crescimento no período atual, entendendo-se que aulas teóricas e o uso de aplicativos e softwares, podem ser melhor aplicadas por meio de aulas online e vídeos gravados.

Nesse contexto o produtor rural conta com a facilidade da internet, para estudar e se aperfeiçoar no uso das novas tecnologias, por meio de cursos e eventos online.

A Geo sem Fronteira, é maior escola de cursos voltados para o uso das Geotecnologias, contando com formação em Big Data, Geoprocessamento, QGis e ArcGis. Já são mais de 50 mil alunos, formados em:  

São diversos outros cursos, que você poderá conhecer acessando a aba de cursos, no portal Geo Sem Fronteiras. Conte com profissionais especializados, aulas personalizadas e preços acessíveis. Aprenda a Analisar Bancos de Dados e a tomar decisões certas, em sua lavoura. 

Em conclusão, você poderá aprender Geoprocesamento e Agricultura de Precisão de maneira prática e rápida, estudando com os melhores professores da área e contando com condições especiais de pagamento.

[activecampaign]