O que é Fotografia Aérea
A fotografia aérea é uma parte essencial dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e sensoriamento remoto . é um tipo de fotografia em que você captura imagens distantes, do ar .
O tópico da fotografia aérea pode abranger muitos campos diferentes, como reconhecimento militar, geologia, agricultura e muito mais.
Mas também pode usar diferentes meios de tecnologia, como drones, helicópteros ou aviões.
Este guia fornecerá uma breve visão geral da fotografia aérea. Como podemos usá-lo em GIS? E como é diferente da ortofotografia? Vamos pular direto.
História da fotografia aérea
A história da fotografia aérea remonta a 1858, quando um fotógrafo francês, Gaspar Felix Tournachon (ou “Nadar”), tirou com sucesso a primeira fotografia aérea da história. Embora a foto nunca tenha sido encontrada, ele é creditado por ter tirado a primeira fotografia aérea nos arredores de Paris, na França.
Apenas 2 anos depois, James Wallace Black voou um balão de ar quente a 2.000 pés no ar sobre Boston, Massachusetts. Esta fotografia intitulada “Boston, como a águia e o ganso selvagem a veem” tornou-se a primeira fotografia aérea sobrevivente até hoje.
Desde então, o uso da fotografia aérea percorreu um longo caminho. Durante a Segunda Guerra Mundial, os militares alemães usaram pombos para vigilância sobre países inimigos. Esses bandos de pássaros, conhecidos como o Corpo de Pombos da Baviera , tiraram fotografias aéreas para reconhecimento. Mas eles quase nunca seguiram a rota de voo correta ou devolveram as câmeras aos seus donos!
Tipos de fotografia aérea
De balões de ar a pombos, você aprendeu até agora que existem vários tipos de fotografia aérea que existem hoje. Mas à medida que a tecnologia avança, a sofisticação da fotografia aérea aumenta.
Existem várias maneiras de adquirir fotos aéreas. Cada um tem suas vantagens e desvantagens para quando é o melhor momento de usar cada método de aquisição.
Mas muitas vezes é o tipo de estudo que determinará o tipo de fotografia aérea que você deve usar. Fornecemos diretrizes gerais para os benefícios de usar cada tipo. Mas tenha em mente que cada situação é diferente uma da outra.
Helicóptero/Aviões
Venha para o Choppa! (em um estilo de voz de Arnold Schwarzenegger). Helicópteros e aviões serviram como uma opção convencional para capturar imagens aéreas por algum tempo. Aqui estão algumas de suas vantagens e desvantagens.
VANTAGENS
- Maior tempo de voo em comparação com drones
- Rotas de voo pilotadas
- Recursos LiDAR
DESVANTAGENS
- Cobertura pequena em comparação com satélites
- Licença para operações de voo pode adicionar custos estra
- As operações de planejamento são demoradas
Satélite
Existem centenas de satélites que já orbitam a Terra. Aqui estão os 50 satélites mais populares para observação da Terra . Embora você possa pensar que esta é a opção mais cara, as imagens de satélite diminuíram de custo ao longo dos anos. Aqui estão algumas de suas vantagens e desvantagens.
VANTAGENS
- Ampla cobertura
- Produtos de alta a grosseira resolução
- Faixa de bandas espectrais de satélites
- As imagens estão prontamente disponíveis sob demanda
DESVANTAGENS
- Falta flexibilidade devido à posição em órbita
- A obstrução da nuvem pode reduzir a qualidade de uma imagem
- Sem recursos LiDAR
Drones (UAV)
À medida que a tecnologia avança, mais pessoas estão recorrendo aos drones como forma de explorar seus arredores e entender melhor seu
A fotografia aérea é uma parte essencial dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e sensoriamento remoto . é um tipo de fotografia em que você captura imagens distantes, do ar .
O tópico da fotografia aérea pode abranger muitos campos diferentes, como reconhecimento militar, geologia, agricultura e muito mais.
ambiente. A indústria de drones e veículos aéreos não tripulados (UAV ou drone) teve um rápido crescimento nos últimos anos, à medida que empresas e governos procuram maneiras acessíveis de obter vídeos e fotos de áreas remotas e perspectivas aéreas. Embora esta indústria ainda esteja em sua infância, espera-se que continue crescendo em um ritmo acelerado.
VANTAGENS
- Flexível para onde você pode capturar imagens aéreas e bom para estudos direcionados
- Produtos de resolução muito alta
- Pode incluir recursos LiDAR
- Requisitos para operações de voo são menores
DESVANTAGENS
- Requer um operador para pilotar o drone
- Regras de segurança e limitações para onde você tem permissão para voar
- Pequena extensão de cobertura
- O operador deve manter a linha de visão com drone/UAV
https://gisgeography.com/aerial-photography-vs-orthophotography/ disponivel em 16.05.2022