Os poderes ocultos do QGIS 3: recursos, plug-ins e revisão
QGIS 3 chegou. Quando o QGIS lança uma nova versão, é um grande negócio. Porque os heróis desconhecidos do software GIS de código aberto estão de volta à ação! É seu terceiro grande lançamento. QGIS 3! Tenho certeza que a maioria de vocês já fez a mudança para o QGIS 3. Mas se você ainda está pensando em experimentar o QGIS 3… Lembre-se que quando você encontra uma bifurcação na estrada, o que você faz? Você olha o diabo nos olhos e pega esse passeio.
Classificado em 2º lugar em 30 softwares GIS
Mapeamento
Análise
Editando
Suporte de dados
4,8 estrelas
Prós/Conss do QGIS 3
Aqui estão algumas das vantagens e desvantagens de usar o QGIS 3 em comparação com outros aplicativos de software GIS.
PRÓS
O melhor software GIS gratuito e de código aberto disponível hoje (sem dúvida)
Integração 3D elegante
Recursos inventivos para edição, análise e mapeamento
Grande base de usuários e suporte
Os plugins QGIS dão a você o poder de analisar como o Incrível Hulk
CONTRAS
Faltam ferramentas de análise altamente especializadas
Problemas de estabilidade para visualizações 3D e LiDAR
Suporte limitado ao desenvolvimento de aplicativos e mapeamento da Web de alto nível
Fica para trás em sensoriamento remoto e tecnologias emergentes (IA, Big Data, AR/VR, IoT, Machine Learning etc.)
1. Simulando paisagens em 3D
Os rumores são verdadeiros. O QGIS 3 agora traz uma interface interativa e totalmente integrada para você trabalhar em 3D.
Um ano atrás, o QGIS contava com plugins como qgis2threejs. Considerando que agora, o QGIS 3 adotou o 3D nativamente.
Estamos genuinamente empolgados com este. É elegante e tem o poder de transformar seus dados e visualizações.
Acredite no hype. Um brinde ao QGIS 3 por colocar o 3D na palma da nossa mão.
2. Devolvendo vida ao mapeamento
Ironicamente, um dos maiores problemas na maioria dos softwares GIS é a falta de ferramentas para construir visualizações inesquecíveis.[ 1 ][ 2 ][ 3 ]
Acontece que o QGIS se destaca como líder em cartografia. Isso porque coloca praticidade e usabilidade acima de tudo.
Alguns dos meus favoritos:
ALPHA SLIDER: Para definir a transparência, o parâmetro alfa é um valor entre 0 e 1. Enquanto 0,0 é totalmente transparente, 1,0 é totalmente opaco.
COLOR RAMP WIDGET: Agora, o QGIS 3 lembra as rampas de cores por projetos e como favoritos. Mais importante ainda, existem muitas opções para escolher, como ColorBrewer e cpt-city.
3. A Necessidade de Velocidade
Silenciosamente em sua busca, o QGIS se qualifica inquestionavelmente para rapidez.
Porque quando você pode deslocar, aplicar zoom e carregar recursos em um piscar de olhos.
O software GIS mais rápido do oeste.
Tudo é liso no QGIS 3. MUITO poderoso. Extremamente, EXTREMAMENTE rápido.
Panning, zoom com grandes dados do Geopackage e arquivo geodatabase é como GIS em esteróides. E a rotulagem em cache oferece tempos de renderização e redesenho mais rápidos.
4. Colocando etiquetas manualmente
Quando você tem rótulos sobrepostos, a abordagem tradicional é gerar anotações ou alterar as configurações de posicionamento da camada. No entanto, isso geralmente resulta em algo confuso ou completamente ineficaz.
Enquanto a maioria dos softwares de GIS promove a colocação de etiquetas inteligentes [ 1 ][ 2 ], eles nunca são. A melhor idéia que vi até agora é como você pode simplesmente pegar e mover rótulos no QGIS 3. Além disso, você pode ocultar, deslocar e estilizar rótulos únicos.
Em vez de produzir anotações, o QGIS 3 adota uma abordagem minimalista que coloca o usuário no banco do motorista. Grande até QGIS 3 para dar aos usuários controle completo de seus rótulos de mapa. Tem sido um arranhão de cabeça por anos.
5. Visualizando os limites do sistema de referência de coordenadas
O tema em torno do QGIS 3 são suas ideias inventivas e novas para melhorar a experiência do usuário. Adicionando à lista, os usuários podem garantir que tenham sistemas de coordenadas válidos visualizando seus limites válidos.
Quando você acessa a guia de propriedades do projeto CRS, ela mostra os sistemas de coordenadas graficamente relevantes. Por exemplo, aqui está uma extensão válida para a Austrália.
É uma sensação de charme do QGIS construir software com muitas ideias novas e recursos que colocam os usuários em primeiro lugar. No ambiente GIS moderno de hoje, esse tipo de pensamento que prioriza o usuário é muito bem-vindo.
6. Editando com facilidade
Independentemente da sua experiência com edição de dados, o QGIS 3 possui algumas novas ferramentas para que você possa trabalhar com mais conforto.
- rastreamento em deslocamentos.
- acompanhamento de edições de vários usuários.
- recursos de edição que aderem à topologia.
- consulta entre valores numéricos.
- formas mais fáceis com novas ferramentas CAD.
Novamente, o QGIS 3 está repleto de ferramentas de edição de alta qualidade modernizando a experiência.
7. Empacotar qualquer coisa em um geopacote
No QGIS 2.8, shapefile era o formato de arquivo padrão para saída. Agora no QGIS 3, o formato de saída padrão é um Geopackage .
Você realmente precisa saber o que há de tão especial no Geopackage (.GPKG) para saber por que o QGIS 3 fez essa mudança. Esse banco de dados SpatiaLite independente e sem servidor pode conter qualquer coisa, desde vetores, blocos, rasters, atributos de camada e até extensões.
Ao contrário do shapefile que tinha 3 arquivos obrigatórios, este contêiner geoespacial de padrões abertos é fácil de compartilhar porque está tudo contido em um único arquivo.
8. Ativando o processamento em segundo plano
Em vez de esperar durante um processo, o QGIS 3 adicionou tarefas em segundo plano. Isso significa que você pode continuar seu fluxo de trabalho como faz naturalmente ao executar uma tarefa.
Se você quiser ativar o processamento em segundo plano, a opção estará disponível ao executar a ferramenta.
Este tipo de ambiente sem emendas adiciona algo especial para o usuário. Ele permite que você continue fazendo seu trabalho ao processar churns em segundo plano.
9. Reprojeção durante o geoprocessamento
Um bom recurso é como você pode reprojetar automaticamente sua camada configurando-a no algoritmo.
Por exemplo, se as equipes de campo coletarem dados com um GPS portátil, os pontos estarão em WGS84 . Se você deseja armazenar em buffer esses pontos e projetá-los, você pode fazer tudo isso ao mesmo tempo.
Em vez de passar pela etapa intermediária de projetar dados e criar um novo arquivo, você pode fazer as duas coisas. Para dizer o mínimo, isso é uma grande economia de tempo para os profissionais de GIS.
LEIA MAIS: Tutorial QGIS: Como usar o QGIS 3
10. Conveniência que vale seu peso em ouro
Seja você um usuário veterano, um usuário casual ou até mesmo alguém que nunca fez GIS antes… O QGIS 3 adicionou conveniência que vale ouro.
Se você trabalhou com o QGIS 2.18, poderá abrir esses projetos no QGIS 3. Mas não poderá abri-los ao contrário.
Quando você tem vários painéis, você pode empilhá-los em guias. Ao contrário do ArcGIS Pro , o QGIS 3 não possui ribbons contextuais (que estou pesquisando). Mas para o usuário tradicional do QGIS, acho que essa abordagem faz mais sentido.
11. Barra de pesquisa do localizador
No tópico de análise, outra forma de encontrar algoritmos é usar a barra de busca do localizador. Não apenas possui algoritmos de geoprocessamento, mas você pode localizar camadas, recursos e algoritmos ativos.
Está certo. Se você tiver uma longa lista de camadas em seu mapa, apenas digite-a. Em seguida, ela será preenchida automaticamente até que você a selecione. Finalmente, ele será destacado em seu mapa.
Se você quiser usar a barra de localização, ela está no canto inferior esquerdo do QGIS. Isso significa que não precisa mais se aprofundar no seu menu para encontrar a ferramenta ou recurso certo.
12. Exibindo em alta definição
O QGIS sempre esteve na vanguarda da exibição. Está anos-luz à frente para a cartografia com potencial quase ilimitado.
Os mapas são super nítidos no QGIS 3. Eles são bonitos de se ver. E eles sempre foram um corte acima do resto em compositores impressos e telas de mapas.
Agora, você tem a opção de ajustar diretamente as exportações da tela do mapa com configurações personalizadas. Para exportações rápidas, felizmente o QGIS 3 executa isso com maestria. Até sua avó pendurava seus mapas na geladeira.
13. Aperfeiçoando seus layouts de mapa
A interface de mapeamento do QGIS é chamada de ‘Print Composer’. Ele age quase como um aplicativo separado. O QGIS 3 reformulou seu compositor de impressão com um novo mecanismo de layout.
Agora, você pode ajustar seus layouts com o gerenciador de guias para um posicionamento exato, dando-lhe uma aparência limpa e polida. A chave aqui é encontrar onde encaixar por meio das diretrizes de layout.
Além disso, há mudanças refrescantes em como você redimensiona e distribui elementos.
14. Barra de ferramentas de adição de camada unificada
Adicionar dados no QGIS 3 poderia ter sido apenas mais um conjunto de botões aleatórios. Mas o QGIS 3 dá um grande salto com o gerenciador de fonte de dados
O gerenciador de fonte de dados unificado vai além de um único formato. Sem restrições, você pode se conectar a fontes de dados GIS, incluindo vetor de recursos online do ArcGIS, raster e muito mais.
Além disso, o painel do navegador QGIS adiciona uma funcionalidade mais fácil para encontrar dados. Em seguida, você pode até mesmo arrastar e soltar dados na tela do mapa.
15. Torne o geoprocessamento ótimo novamente
Como sempre, o QGIS vem com um conjunto incrivelmente polido de ferramentas de geoprocessamento . Mas o que é importante notar é o quão refinados e limpos eles são. Por exemplo, o QGIS 3 organiza as ferramentas de uma forma muito mais intuitiva para que sejam mais fáceis de encontrar.
Muitos desses recursos foram reescritos do zero em C++. Felizmente, isso significa que é mais estável e melhor desempenho que o separa de outros softwares GIS .
Por fim, o QGIS 3 vem com um conjunto de ferramentas revisado e expandido. Por exemplo, a análise raster agora inclui robustez, inclinação e sombra por padrão.
16. Exibindo várias telas
Um dos elementos que todo mapa muitas vezes esquece de incorporar é o 3D. Mas agora que o 3D está embutido no QGIS 3, que tal em 2D e 3D ao mesmo tempo?
A abordagem que você deve adotar é usar várias telas. Por enquanto, cada tela não pode ser sincronizada. Pelo menos isso eu podia ver.
Para quem deseja exibir várias camadas ao mesmo tempo, é refrescante que agora você possa fazê-lo. E foi exatamente isso que fiz com o Monte Kilimanjaro em 2D e 3D da nossa lista de fontes de imagens de satélite gratuitas .
17. Indo além com o Python 3
Uma quantidade incrível de trabalho foi feita no QGIS 3, incluindo a movimentação do Python 2 para o 3. O QGIS 3 oferece a opção de executar scripts Python diretamente no navegador.
O Python dentro do QGIS pode aprimorar a funcionalidade além dos comandos tradicionais e resolver problemas mais complexos e dedicados. Por exemplo, bibliotecas poderosas como Pandas, Numpy e Scikit estendem o GIS para a ciência de dados.
Python 3 é um marco importante para o QGIS 3. Se você realmente quer automatizar e estender, você deve aprender Python.
18. Tabelas e gráficos
Um dos principais destaques é como as tabelas se tornaram mais fáceis de usar. Assim como as tabelas são redimensionadas verticalmente para caber no texto.
Ao começar a editar uma tabela, você começa a perceber o conjunto expandido de ferramentas de edição de tabela. Por exemplo, os campos de data têm calendários para selecionar datas. E booleanos têm caixas de seleção.
Além disso, copiar e colar recursos em um processador de texto é um simples CTRL-C e CTRL-V. Em vez de exportar uma tabela, é fácil colar tabelas em aplicativos externos.
19. Seduzindo seus colegas com efeitos
O QGIS 3 vai além das expectativas para cartografia. Se você tentar, poderá seduzir totalmente seus colegas, dando uma sensação de orgulho e trabalho.
Por exemplo, a coloração topológica permite separar cores de polígonos vizinhos. Dessa forma, você pode obter essa separação de cores em seus mapas
A seleção de opacidade pode ajudar seus mapas a se aproximarem da perfeição. Além disso, adicionar preenchimentos de gradiente para anotações diferencia completamente seus mapas dos demais.
20. Agrupar pontos em diferentes escalas
Ao diminuir o zoom em um mapa, pode ser difícil ver o número de pontos porque eles se sobrepõem.
É por isso que o novo renderizador de cluster agrupa pontos próximos em um único símbolo de marcador renderizado. Em seguida, lista o número de pontos que o novo representa. Isso faz uma escolha lógica na próxima vez que você quiser contar feições em um mapa em pequena escala.
Quando você pensa que o QGIS ficou sem ideias, é mais inventivo e criativo do que o anterior. E a outra renderização de simbologia é impressionante, como mapas de calor ou deslocamento para pontos e renderização 2.5D para polígonos.
21. Expandindo a lista de plugins
Se você já usou o QGIS antes, então você sabe que sua enorme lista de plugins é como o seu Santo Graal. Essa abordagem aberta tem se saído muito bem e é de longe o projeto GIS de código aberto mais ativo por uma milha.
Todos os dias, os desenvolvedores estão migrando seus plugins para o QGIS 3. Infelizmente, alguns de seus favoritos podem não ter sido migrados no momento.
Mas aguente firme. Sem dúvida, os plugins continuarão sendo uma peça central no QGIS 3.
22. Preencha tudo automaticamente
O QGIS 3 lança um novo recurso que muda silenciosamente a experiência do usuário GIS para sempre. Quando os usuários começam a digitar uma palavra, ele sugere entradas existentes com base em suas teclas.
E isso não se aplica apenas quando você consulta atributos, mas também se aplica à barra de pesquisa do localizador. Então isso significa que se estiver na ponta da sua língua, apenas comece a digitá-lo… e o preenchimento automático provavelmente apenas sugerirá a você.
Se você quiser encontrar um valor com preenchimento automático, pressione F3 com uma camada. Basicamente, o preenchimento automático reescreve o livro de regras.
23. Rasters de estilo
No QGIS 3.0, o manuseio de rampas de cores ficou muito melhor por meio de um widget de botão de rampa de cores recém-introduzido.
Novamente, o QGIS enfeita seus mapas com belas rampas de cores predefinidas. Isso significa que você pode criar uma rampa de cores perfeitamente combinada com o apertar de um botão.
Também para pseudocolores de banda única e renderizadores de paleta, agora você pode alterar a transparência para vários valores ao mesmo tempo.
24. Mapas base e símbolos em abundância
O QGIS 3 não faz nada para abalar a fórmula vencedora da simbologia. Como mencionado anteriormente, eles são nítidos, carregam rápido e são o que todos conhecemos e amamos.
E ainda tem algumas das melhores opções para empilhar seus símbolos favoritos, como seus marcadores SVG integrados. Para a maioria de nós, este é um grampo para o nosso trabalho diário.
O problema é que ele não entrega esses símbolos, para começar, por padrão. Desde o início, queremos começar o rockin’n rollin’com um cofre sem fundo de símbolos bem organizados. E, infelizmente, você precisa pesquisar e organizar um pouco antes no QGIS 3.
25. Automatizando coisas sem graça com o Graphical Modeler
Apenas para ser lembrado do que é preciso para fazer um ótimo modelo em todos os sentidos da palavra: entrada, algoritmos e saída. E quando você pode juntar esses processos no Graphical Modeler, de repente a vida fica mais fácil porque você pode reutilizá-los no futuro.
Os refinamentos do QGIS 3 para o Graphical Modeler o solidificam como uma escolha chave para automação. Por exemplo, esse modelo simples define um parâmetro de entrada, armazena em buffer um conjunto de pontos e gera uma saída.
Do início ao fim, ele funciona rapidamente e sem problemas ao longo do caminho. E em vez de um shapefile para saída, ele gera a nova saída de geopacote padrão.
26. Elaboração de relatórios
É um mito popular que você não pode produzir relatórios bem projetados no QGIS.
Como você provavelmente já sabe, os mapbooks Atlas são como montar mapas de várias páginas baseando cada visualização em um atributo. Para alguns, esta é uma ferramenta de automação chave e é usada diariamente.
Se você quiser levar os relatórios um passo adiante, adicionando um pouco mais de mão de obra, o mecanismo de relatórios aproveita o momento. Ele ajuda você a configurar cabeçalhos, rodapés e tudo mais.
27. Escrevendo metadados
Eu admito. Metadados não é o tópico mais sexy. E os metadados não atraíram tanta atenção no QGIS 3.
Mas, repetidas vezes, os metadados provaram ser um sábio investimento de tempo. Porque o que acontece quando o originador dos dados desaparece? São os metadados aos quais você sempre voltará para se referir.
Em sua primeira fase de desenvolvimento, o QGIS reformulou como lida com metadados. Com base em sua nova ferramenta de edição de metadados, o QGIS 3 apresenta seu próprio esquema de metadados interno e formalizado.
28. Configurando seus favoritos
Ao reunir um elenco de seus símbolos favoritos, você pode realmente personalizar seus mapas e chamá-los de seus.
Você não apenas pode salvar seus símbolos favoritos, mas também pode salvar fontes. E caso você não salve seus favoritos, o QGIS mantém o controle dos mais recentes para você.
E cada perfil de usuário carrega seu próprio conjunto exclusivo de símbolos que realmente personalizam a experiência.
29. Melhorando abas e visibilidade
O QGIS 3 permite uma personalização séria para que você possa realmente personalizá-lo. Por exemplo, você pode encaixar vários painéis juntos. Essas docas flutuantes com guias são para obter um ótimo equilíbrio para o espaço da tela.
Se você quiser ter seu layout principal completamente em foco, basta pressionar Ctrl+Tab como uma tecla de atalho do teclado. Este comando alterna para visibilidade completa do mapa.
30. Seleção por formulário
Às vezes são as pequenas coisas que contam. Quando você deseja selecionar feições por valor, o QGIS 3 adicionou uma forma de zoom ou flash das feições que você selecionar. Além disso, você pode selecionar, remover e adicionar recursos selecionando entre um conjunto de valores.
Como alternativa, você pode selecionar uma expressão que exija alguma sintaxe básica para expressões. Por exemplo, você pode selecionar qualquer coisa de geometria, campos, cores e até mesmo correspondência difusa.
31. Parâmetros definidos por dados
No QGIS 3, os usuários podem configurar parâmetros definidos por dados a partir de campos que acionam ferramentas de geoprocessamento. Por exemplo, você pode armazenar em buffer recursos com base em um campo de distância de buffer.
Em vez de um valor estático, o QGIS é bem-sucedido em como você pode usar dinamicamente vários valores em um campo. Além disso, você pode usar uma instrução In Case e Else com base em variáveis categóricas.
Por outro lado, os geradores de geometria renderizam a geometria modificada ou nova com base nos valores inseridos pelo editor de expressão. No estilo de camada, este tutorial cria seus próprios geradores de geometria.
32. Ferramentas CAD para formas mais fáceis
Para continuar seu tema de facilitar as ferramentas de digitalização, o QGIS 3 incluiu ferramentas para rastrear à distância, rastrear edições e usar seletores de calendário simples para campos de data.
É claro que, além de tudo o que o QGIS 3 oferece, oferece um conjunto de ferramentas CAD para melhores formas. Por exemplo, ao criar um retângulo, você pode começar do centro, de três pontos ou do canto. Isso o torna um jogo totalmente novo para edição no estilo CAD no QGIS.
33. Mesma licença antiga
Aqui está a verdade feia sobre o software comercial: é caro e você pode fazer 99% das mesmas coisas com software de código aberto.
Ao contrário do software proprietário, você não tem uma licença, exceto a GNU General Public License. Usuários de todo o mundo adotaram o QGIS 2 como a opção número 2 para GIS (atrás da Esri). E agora, o QGIS 3 está saindo das prateleiras.
Se você está horrorizado com o alto custo das taxas de licença, o QGIS 3 supera em muito as expectativas. Em vez de pagar por uma licença comercial, o QGIS ainda resiste ao teste do tempo como inquestionavelmente o software GIS de código aberto nº 1.
Agora você conseguiu
É o melhor lançamento do QGIS em sua vida. E esta é uma grande conquista porque eles já redefiniram o software GIS pelo menos duas vezes. (QGIS 1 e 2)
Então agora 2,18 é o LTR. E 3.0 é a versão regular.
Vá direto ao assunto. Os desenvolvedores do QGIS 3 colocaram a mesma criatividade e imaginação nessa coisa para mais uma vez mudar o jogo.
QGIS 3 é uma peça notável de software GIS de código aberto . Não perca sua chance. Uma experiência GIS positiva.
Quais são seus pensamentos? deixe-nos saber com um comentário abaixo.
E não se esqueça
Você não precisa ser um doador de órgãos para apoiar o QGIS. Embora eu pudesse dar meu coração pelo meu amor pelo QGIS, a melhor maneira de apoiar essa equipe tremendamente talentosa é doar para o projeto .
Centenas de milhares de usuários e colaboradores em todo o mundo confiam no QGIS. Isso se deve ao seu talentoso elenco de apoio a desenvolvedores e doações em todo o mundo.
https://gisgeography.com/qgis-3/ disponível em 09.05.2022