Table of Contents
Toggle
Table of Contents
ToggleO que é Geodesign?
Geodesign é um campo de estudo em ascensão que combina geografia com design.
O design molda nosso mundo atendendo às necessidades das pessoas. É imaginativo e prevê o que o mundo poderia ser.
Mas a falha de apenas praticar o design é que ele não considera as consequências das ações.
E não foi até recentemente que essas duas disciplinas foram completamente separadas uma da outra.
Semelhanças e diferenças entre GIS e design
Tanto o design quanto o GIS têm um aspecto espacial. Por exemplo, o design repensa como habitamos o mundo. Simplesmente, faz as coisas funcionarem no espaço geográfico.
Da mesma forma, o GIS enfatiza a localização geográfica. Mas a principal diferença é seu poder de análise , visualização e análise de dados.
Tanto o design quanto o SIG possuem aspectos temporais intrínsecos a eles. Por exemplo, o design constrói um lugar que é ideal para propósitos futuros.
Mas o GIS entende melhor o passado e o presente. Ele pega dados existentes e revela padrões espaciais . Então, os tomadores de decisão usam esses padrões para resolver um problema específico.
Geodesign para um ambiente à prova de extinção
O “design” imagina o que o mundo poderia ser. Ele faz isso atendendo às necessidades imediatas das pessoas. Mas, ao colocar as necessidades das pessoas como prioridade máxima, não analisa as consequências das ações.
Assim, o geodesign imagina cidades incorporando o meio ambiente, populações distantes e gerações futuras. Em vez de considerar o que é melhor, considera o que é melhor no futuro .
Por exemplo, fragmentamos a floresta e poluímos o ar e os oceanos que impactam os ecossistemas. Mas no final do século, os cientistas projetam que metade de todas as espécies enfrentarão a extinção.
A Geodesign toma decisões de projeto com energia renovável e carbono zero sem interromper o abastecimento de alimentos e água. Assim, quando o design pode incorporar o GIS, ele pode enriquecer o design arquitetônico que é diversificado para suportar mudanças no clima.
Repensando o design para comunidades mais resilientes
A população mundial é o maior estresse. À medida que nos aproximamos de 8 bilhões de pessoas no planeta, o geodesign nos permite ver as consequências locais e globais das decisões de design.
Isso nos ajuda a repensar como habitamos o planeta e usamos nossos recursos finitos de forma mais consciente. Por exemplo, dados em tempo real podem enriquecer nossa capacidade de tomar decisões.
O GIS é melhor para entender padrões espaciais e construir soluções qualitativas. Essa abordagem holística pode nos ajudar a prolongar nossa capacidade de nos sustentar e construir comunidades resilientes.