Table of Contents
Toggle
Table of Contents
ToggleMapeando o cenário de software GIS
ArcGIS, QGIS, GRASS GIS, SuperGIS, SAGA GIS, JUMP GIS …
As opções de software GIS lá fora parecem infinitas.
Não se preocupe. Porque hoje, você tem uma prévia dos principais pacotes de software GIS que a indústria está adotando.
Testamos do melhor ao pior … E aqui estão eles:
Critérios de classificação
Não classificamos o software GIS com apenas um ou dois fatores. Em vez disso, usamos uma série de critérios testando cada pacote de software GIS. Ele considera o seguinte:
- ANÁLISE: Ferramentas vetoriais / raster, temporal, geoestatística, análise de rede e script.
- CARTOGRAFIA: Tipos de mapas, sistemas de coordenadas, layouts / elementos de mapas, rótulos / anotações, recursos 3D, animação, automação de mapas e simbologia.
- EDIÇÃO: Manipulação de tabelas, criação / modificação de recursos, geocodificação, correção de topologia, fusão, interoperabilidade, edição de metadados e catálogo / navegador.
- IMAGEM: Classificação de imagens, integração LiDAR, ferramentas de sensoriamento remoto, georreferenciamento e fotogrametria.
- INOVAÇÃO: Aprendizado de máquina, IA, IoT, mapeamento interno, integração de mapeamento da web e recursos de ciência de dados.
- APOIO: Comunidade / fóruns e documentação.
Também levamos em consideração toda a interface do usuário, a velocidade e o número de erros que encontramos ao executar o aplicativo.
1 ArcGIS Pro
O ArcGIS Pro moderniza o GIS com uma interface de fita, processamento de 64 bits e integração 3D. É uma revisão massiva com foco na rapidez, engenhosidade e cartografia. Embora o ArcGIS Pro seja uma máquina grande com muitas peças móveis, ele ganha o primeiro lugar.
2 ArcGIS Desktop
ArcGIS Desktop é o que há de mais moderno em GIS. Ele eleva a barra para o próximo nível, fazendo o que outro software GIS não consegue. Seu sucesso é que é expansível. De aplicativos de campo a modelagem e script, ArcGIS é uma potência para todas as coisas de GIS.
3 QGIS 3
Fluxos de código aberto no DNA do QGIS 3 . Foi geneticamente adaptado para quebrar o molde do GIS comercial. Não só porque agora está em 3D. Mas os plug-ins QGIS ainda oferecem o poder de analisar com recursos quase infinitos.
4 QGIS 2
QGIS 2 é o maior esforço comunitário na história do GIS. E porque é voltado para a comunidade, é extremamente inovador e inventivo. Embora o QGIS 2 seja totalmente de código aberto, ele ainda rivaliza com os melhores.
5 Hexagon Geomedia
A Hexagon GeoMedia tem mais de 40 anos de história. Mas, ultimamente, caiu um pouco. No entanto, ainda é sólido como software GIS. Especialmente, ao combiná-lo com o ERDAS Imagine, você obtém indiscutivelmente o melhor pacote em sensoriamento remoto.
6 MapInfo Professional
Basicamente , o MapInfo Professional trata de inteligência de localização. E, assim como o GeoMedia, é uma história de redução da participação de mercado. Mas não se deixe enganar. MapInfo ainda é um pacote de software GIS completo.
7 FME® Feature Manipulation Engine
Feature Manipulation Engine FME® não é um pacote GIS completo. Em vez disso, ele discute e mata seus dados como um Jedi. É extremamente poderoso e tem uma comunidade surpreendentemente ativa. Na verdade, sua turnê mundial anual é uma explosão de participar. Mas simplesmente não use FME® para fazer mapas.
8 Mapeador Global
Global Mapper é como um “canivete suíço” na análise GIS. É fácil começar. Mas, ao mesmo tempo, tem uma flexibilidade incrível. Por exemplo, possui um display poderoso para LiDAR e elevação.
9 gvSIG
Se você come, dorme e respira GIS, o gvSIG é um software GIS gratuito e de código aberto. Suas características podem surpreendê-lo. Por exemplo, ele tem um aplicativo de campo, recursos 3D e um aplicativo de desktop. Mas é pouca documentação. Principalmente qualquer coisa em inglês.
10 GRASS GIS
GRASS GIS é uma daquelas suítes que permite geoprocessar até o cair da noite. É uma arma carregada com ferramentas sofisticadas. É tão poderoso que você pode liberar GRASS GIS no QGIS como uma caixa de ferramentas separada. Mas sua interface desajeitada e regras teimosas de projeção de mapas o impedem.
11 WhiteBox GAT
WhiteBox GAT é o diamante em bruto. Se você precisa de análise hidrológica e de terreno, é uma escolha excelente. O suporte LiDAR é fora do comum. Mas também possui mais de 360 ferramentas de plug-in. Ele merece uma classificação mais elevada. Mas não é forte em mapeamento, edição e gerenciamento de dados.
12 Cadcorp
Cadcorp mescla GIS com CAD. De maneira quase perfeita, ele adiciona uma funcionalidade rica para mapeamento e estilo. Em uma interface de fita, a interoperabilidade e o mapeamento da web brilham na Cadcorp.
13 GE Smallworld
Se você trabalha com serviços públicos, o GE Smallworld é para você. Quando a GE adquiriu o SmallWorld, ele cresceu como o melhor software GIS para empresas de serviços públicos. A chave é seu modelo de dados robusto que permite várias propriedades de geometria por objeto.
14 Manifold GIS
O Manifold System é algo que você pode simplesmente pegar e se acostumar rapidamente. Seus destaques são sua interface intuitiva, programabilidade e processamento de 64 bits. O Manifold GIS possui um conjunto sólido de ferramentas. Mas sem o preço alto.
15 TatukGIS
O TatukGIS é simples e completo. Seus principais recursos incluem edição de última geração, suporte a formatos e ambiente de script. Curiosidade: a origem do TatukGIS é baseada no Lago Tatuk na Colúmbia Britânica, Canadá.
16 Maptitude
O Maptitude se destaca como uma das plataformas GIS one-stop mais acessíveis do mercado. Embora seja verdade que o Maptitude é um GIS profissional de baixo custo, você pode querer procurar em outro lugar para uma análise de nível superior.
17 AutoCAD Map 3D
Se você começou a usar o Autodesk, o AutoCAD Map 3D tem a mesma aparência. Basicamente, o AutoCAD Map preenche a lacuna entre CAD e GIS. Você obtém layouts de mapa, gerenciamento de dados e recursos de edição. Ao vincular CAD e GIS, você obtém o melhor dos dois mundos.
18 Golden Software MapViewer
MapViewer faz parte do pacote Golden Software. Ao lado de Surfer e Didger, você obtém uma boa combinação de recursos 3D, análise e edição. Mas sua característica principal é como você pode produzir mapas temáticos de qualidade profissional.
19 ILWIS
Os anos 80 estão voltando. Como parte disso, o ILWIS ainda está abraçando a era. Mas se você precisar de ferramentas de sensoriamento remoto, é um lugar decente para procurar. Também há visualizações 3D e imagens estéreo. Apesar de sua necessidade desesperada de reforma, ILWIS é versátil em nichos específicos.
20 SAGA GIS
O nome do jogo para SAGA GIS é geociência. Se você descer pela toca do coelho, pode se perder. A documentação não faz muita coisa que você nem sabe a entrada e a saída. Mas tem algumas das ferramentas mais raras que você encontrará em software GIS.
21 GeoDa
GeoDa é especialista em ferramentas estatísticas. Ao trabalhar neste software GIS de código aberto, você explora as estatísticas espaciais. Por meio de geovisualizações e simulações geográficas de última geração, é a ferramenta definitiva para modelagem espacial.
Mapa Bentley 22
O Bentley Map combina o poder do CAD com os pontos fortes do GIS tradicional. Por exemplo, ele oferece interoperabilidade robusta, ferramentas de sobreposição e saída cartográfica de alta qualidade. Não é apenas para 2D. Mas você também pode realizar análises GIS em 3D.
23 IDRISI TerrSet
O IDRISI da Clark Labs é principalmente para análise raster e processamento de imagens. Por exemplo, é equipado com mais de 300 ferramentas de análise. Mas também se concentra na modelagem da Terra. Por exemplo, possui módulos para mudanças de terras, modelagem de biodiversidade e mudanças climáticas.
24 TNT GIS
TNTview, TNTedit, TNTmips e TNTscript fazem parte da família de software MicroImages GIS . No nível básico, o TNTview é um visualizador aberto. Conforme você sobe os níveis de licença, cada um adiciona recursos extras. No geral, é uma opção decente para mapeamento geral, análise e edição.
25 MapWindow
MapWindow é um projeto de código aberto. Embora faça cerca de 90% do que os usuários de GIS precisam, é especializado em hidrologia. Ele ainda luta com alguns dos princípios básicos. Mas é um esforço voluntário decente.
26 uDig
Voluntários em todo o mundo trabalham neste aplicativo de desktop de código aberto. A maior parte do foco do uDig está na visualização e edição do banco de dados. Mesmo hoje, as atualizações continuam chegando. Mas a interface realmente só precisa de uma nova camada de tinta.
27 Jump GIS
Você tem dois ingressos para o show OpenJump. Você iria? Resumindo, o Jump GIS é bom em fazer o básico. Começou como uma ferramenta para a conflação de dados. Então, ele cresceu e se tornou um projeto de código aberto de tamanho modesto. Apesar de sua funcionalidade leve, os desenvolvedores ainda apóiam o projeto.
28 FalconView
FalconView é um simulador de vôo, por isso é injusto comparar nesta lista de software GIS. Se você quiser fazer sobrevôos, a Georgia Tech o construiu para esse fim. Caso contrário, você pode renderizar recursos em 3D como LiDAR e elevação.
29 OrbisGIS
OrbisGIS ainda é um trabalho em andamento. Ele agora é lançado como um pacote de software GIS de código aberto de plataforma cruzada. Especificamente, o OrbisGIS foi projetado por e para pesquisas.
30 Diva GIS
Diva GIS é um pacote de software GIS de código aberto simples e leve. Os biólogos o usam para mapear a riqueza biológica e a distribuição da diversidade. É funcional. Mas não há muito aqui para mapeamento e funcionalidade.