fbpx

Filtro de Categorias

Mapeando o fundo do oceano: dados de batimetria da água

 

Dados de batimetria de sonar multifeixe

O que é Batimetria Oceânica?

Alguma vez você já quis olhar para o fundo do oceano e ver sua topografia?

Acontece que você realmente pode com dados de batimetria oceânica.

Batimetria é a medição da profundidade da água em oceanos, mares ou lagos.

E vários mapas de batimetria existem hoje.

Dados de batimetria oceânica: mapeando o fundo do mar

visualizador de dados de batimetria noaa

GEBCO (General Bathymetric Chart of the Oceans) é a organização líder no mundo que mapeia os oceanos do mundo.

Com base em sondagens de rastreamento de navios e dados de gravidade derivados de satélite, o GEBCO Grid 2014 é sua mais recente grade global de elevações de 30 segundos de arco.

Uma das coisas mais interessantes sobre o NOAA Bathymetry Data Viewer é como você pode ver onde todos os levantamentos batimétricos multifeixe ocorrem. Neste visualizador de dados de batimetria, você tem a opção de baixar dados de sonar brutos ou interpolados.

Topobathy é um serviço de imagem que a Esri fornece com os melhores dados de batimetria disponíveis para áreas específicas. Por exemplo, o Golfo do México é 80 vezes melhor e a costa da Califórnia é até 30 vezes melhor do que o GEBCO Grid 2014.

Como funcionam as pesquisas de batimetria?

Navio de pesquisa de operações de sonar

As sondagens de batimetria (ou sonar) funcionam de forma semelhante à Light Detection and Ranging (LiDAR) . O sonar emite pings de sons e ouve um eco. Ele calcula a distância das coisas medindo o tempo decorrido do eco.

À medida que o navio avança, isso dá a profundidade da água ao longo da faixa do fundo do mar. A batimetria usa sonar porque as ondas sonoras podem viajar melhor na água.

Mas há outra fonte de dados de batimetria e esta é de satélites. Os cientistas usam o mapeamento da gravidade para delinear a topografia do fundo do oceano.

Especificamente, os satélites CryoSat-2 e Jason-1 encontraram mais massa e força gravitacional nas placas tectônicas. Além disso, essas missões de oceanografia por satélite desempenham um papel importante no mapeamento das correntes oceânicas e na melhoria dos modelos climáticos globais.

Aplicações de batimetria

Sabemos mais sobre a lua do que sobre os oceanos. Menos de 1% foi mapeado com alto grau de precisão.

Como a batimetria mede a profundidade do fundo do mar, usamos informações de profundidade da água em vários campos. Por exemplo, contamos com dados precisos de batimetria para entender as correntes oceânicas globais, juntamente com o clima e o clima.

O estudo das placas tectônicas revolucionou nossa compreensão da Terra. E a maioria das trincheiras submarinas são encontradas debaixo d’água. Por causa dos mapas batimétricos, sabemos como as placas tectônicas moldam o movimento dos continentes e até a modernização dos datums geodésicos .

Pescadores usam cartas náuticas com batimetria para navegação. Outras indústrias que usam batimetria incluem engenharia costeira, perfuração de petróleo e gás e proteção ambiental, como classificação de habitat.

Conclusão

Ao contrário do LiDAR, que usa ondas de luz e radar, que usa ondas de rádio , o sonar usa som.

Em outras palavras, o multifeixe envia ondas sonoras e mede o tempo de viagem bidirecional entre o fundo do mar e o retorno.

Usamos a batimetria das sondas oceânicas para construção, clima e clima e preservação do meio ambiente.

GEBCO Grid 2014, Topobathy e dados brutos de sonar da NOAA são algumas das melhores fontes de dados de batimetria disponíveis hoje.

Referências

Crédito da imagem: Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA)

https://gisgeography.com/mapping-the-ocean-floor-water-bathymetry-data/ disponível em 13.04.2022

 

[activecampaign]