Recurso do Google Earth Engine

Google Earth Engine: um guia rápido

O Google Earth Engine (GEE) é uma plataforma baseada em nuvem que oferece um catálogo de vários petabytes de imagens de satélite para análise em escala planetária.

Você não apenas obtém acesso a dados de sensoriamento remoto de satélites, modelos aéreos, de elevação digital e muito mais…

Mas você também pode transformar esses dados geoespaciais em insights acionáveis ​​por meio dos cálculos rápidos da plataforma e mais de 1.000 tipos de operadores para análise.

Agora, você realmente quer saber a melhor parte? Se você quiser usá-lo para pesquisa, educação ou uso sem fins lucrativos, é totalmente gratuito.

Neste artigo, você aprenderá sobre a plataforma do Google Earth Engine e explorará como usá-la para exploração e análise de dados.

Um catálogo de dados de vários petabytes

O Google Earth Engine contém uma quantidade quase incalculável de dados de sensoriamento remoto . Ao expor os dados aos usuários por meio de APIs, o mundo está em suas mãos com o seguinte:

  • Mais de 200 conjuntos de dados públicos
  • Mais de 5 milhões de imagens
  • Mais de 4000 novas imagens todos os dias
  • ~20 petabytes de dados

Do uso da terra aos dados climáticos, é por meio de seu vasto (e crescente) catálogo de dados de sensoriamento remoto que você pode ver o mundo através de uma lente diferente. Aqui estão alguns dos principais conjuntos de dados que você pode acessar nesta plataforma.

Mas lembre-se de que você também pode trabalhar com dados privados por meio do Google Earth Engine.

GEE Explorer Landsat 8 Collection 1 Composto NDVI de 32 dias

O que o Google Earth Engine pode fazer?

O Google Earth Engine enfrenta o desafio da análise aberta em sensoriamento remoto com foco na obtenção de resultados . É capaz de evitar gargalos porque é capaz de ajustar o tamanho de seus clusters com base na demanda por um produto de dados.

Mas uma vez que você tenha acesso aos dados, quais são alguns dos recursos que você pode aproveitar no GEE? Aqui está uma lista de alguns dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas recorrem ao Google Earth Engine.

FuncionalidadeDescrição
Baixando uma imagemSe você deseja simplesmente baixar uma imagem, pode escolher uma extensão, projeção, tipo de dados, banda, data e resolução.
Executando funções de bibliotecaDepois de conhecer os dados com os quais deseja trabalhar, você pode encadear algoritmos para análise posterior, como uma função de combinação de bandas.
Filtrando uma coleçãoSe você não quiser trabalhar com uma coleção inteira, poderá usar os metadados para filtrar tudo, desde a quantidade de cobertura de nuvens até o tipo de sensor.
Mapeando um algoritmo para uma coleção de imagensEm vez de aplicar um algoritmo a uma única imagem, você pode aplicá-lo a uma coleção completa, como os Estados Unidos inteiros, com um cálculo em lote.
Computação de Estatísticas AgregadasVocê pode calcular a quantidade de área dentro de uma extensão para verificar se ela atende a determinados critérios.
Criação de relatórios tabularesVocê pode criar relatórios tabulares para mostrar informações específicas em formato de tabela, como resumir uma lista detalhada de dados, destacar métricas específicas ou mostrar comparações entre diferentes conjuntos de dados.