Decaimento da distância: até onde você está disposto a viajar?
Como os planejadores de lojas usam o decaimento da distância?
O declínio da distância é a ideia de que quanto mais longe você estiver de bens ou serviços, menor será a probabilidade de fazer uso deles. Por exemplo, se você mora em uma área rural, é improvável que você viaje para uma cidade maior de 160 quilômetros, mesmo que ela ofereça bens e serviços maiores e melhores.
Portanto, a distância de uma loja tem um impacto em quantos clientes ela pode atrair de cidades próximas. Isso varia de lugar para lugar com menos conexões ou transporte dificultando o impacto da distância.
Os geógrafos acham que você pode aplicar a ideia de decaimento da distância em todo o mundo.
E não se aplica apenas aos urbanistas. Por exemplo, indústrias como a agricultura usam o declínio da distância para reduzir o tempo de viagem para suprimentos próximos, como água e fertilizantes para campos.
O atrito da distância vs compressão espaço-tempo
Se você deseja construir uma loja, os planejadores devem sempre considerar a diminuição da distância como o principal fator para os clientes. Como eles sabem que os clientes estão dispostos a viajar apenas uma certa distância para fazer compras lá, eles podem selecionar o local da loja com base na população próxima. Este conceito é o atrito da distância e é a causa ou barreira que dificulta as interações.
Como sabem que os clientes em potencial estão dispostos a percorrer apenas uma certa distância, as grandes corporações têm equipes de planejadores que usam a redução da distância antes de estabelecer uma loja. Eles pensam em questões de atrito de distância como:
- Os clientes estão dispostos a viajar por uma hora até a loja mais próxima, se for um pouco maior?
- Ou é mais provável que os clientes viajem 15 minutos para uma loja menor?
Por exemplo, eles usam ferramentas como o Modelo de Gravidade de Huff para planejar cenários para escolher o melhor local de construção.
Legenda – O Modelo Huff ilustra as probabilidades dos consumidores em cada local de origem frequentarem cada loja.
Podemos pensar na compressão tempo-espaço como um fator que reduz o impacto do decaimento da distância. Por exemplo, riqueza, tecnologia e sistema de transporte podem reduzir o impacto do decaimento da distância.
- Existem sistemas de metrô ou linhas de ônibus que facilitem o acesso das pessoas a este site?
- As pessoas podem se dar ao luxo de possuir um carro e percorrer essa distância para frequentar a loja?
Por exemplo, metrôs, trens e carros mais rápidos diminuem o impacto da diminuição da distância. Mas há mais de um século, quando o principal meio de transporte das pessoas era o cavalo e a charrete, a compressão do tempo-espaço não era um fator tão importante quanto hoje.
Os geógrafos constroem mapas de tempo de percurso para descobrir até que ponto bombeiros, ambulâncias ou paramédicos podem atender uma cidade ou vila. Além disso, eles escolhem o espaço de negócios ideal com alocação de local para maximizar a cobertura de seus serviços .
Quais são exemplos de decaimento de distância?
À medida que a distância entre os dois locais aumenta, a quantidade de atividade entre eles diminui. Da mesma forma, se você construir uma loja no meio do nada desconectada do transporte, ninguém visitará sua loja.
A ideia de decaimento da distância tem sido aplicada desde o início da civilização humana. Os agricultores que regam os seus campos vão manter o seu abastecimento de água no caminho mais curto possível. Eles não querem que a distância seja muito grande.
Pense em ir a um parque ou fazer compras e sua experiência de decadência à distância? Como a Primeira Lei da Geografia de Waldo Tobler descreve as relações entre coisas próximas e coisas mais distantes?
Aproveite o tempo para anotar algumas das lojas que você frequenta e se você está aplicando a redução da distância em sua vida cotidiana. Encontre algumas lojas novas no mapa e imagine a probabilidade de você viajar para ir até lá.
Adicione um comentário abaixo e deixe-me saber.