fbpx

Filtro de Categorias

Crie Mapas Bonitos e Profissionais Com Estas 7 Ferramentas

Crie Mapas Bonitos e Profissionais Com Estas 7 Ferramentas - Imagem: Reprodução/Canva

No mundo atual, quase todas as pessoas usam mapas, principalmente quem trabalha com isso. Seja o simples mapa de localização do Google ou um Mapa profissional com camadas, sempre estaremos vivendo no mundo dos mapas.

As ferramentas de mapeamento estão se tornando cada vez mais populares e úteis para cartógrafos digitais e outros profissionais que precisam criar mapas profissionais detalhados rapidamente. Aqui, iremos te mostrar como usá-las para criar mapas de alta qualidade direto no seu computador.

Mapas são essenciais nas áreas de Engenharia, Geografia, Geologia e Arquitetura, tornando o trabalho mais profissional e organizado. Para criar um mapa bonito e profissional, é necessário conhecer ferramentas especificas para cada ação!

Aqui estão 7 ferramentas de última geração que o ajudarão a criar e interpretar seus projetos rapidamente. 

1. Google Maps

Google Maps - Imagem: canva/reprodução
Google Maps – Imagem: canva/reprodução

Google Maps é uma das melhores ferramentas para criar mapas bonitos e profissionais de forma simples. Esta opção possui gráficos 3D, imagens de satélite, informações sobre trânsito em tempo real e muito mais. 

Além disso, o Google Maps tem seu próprio serviço de API que permite que os usuários personalizem facilmente as funcionalidades dos seus mapas. É muito fácil e intuitivo!

Sendo assim, as ferramentas de mapeamento estão se tornando cada vez mais populares e úteis para cartógrafos digitais e outros profissionais que precisam criar mapas profissionais detalhados rapidamente. 

Poderíamos dizer que o Google Maps é aquela ferramenta que estudantes e profissionais podem explorar para diversas funções, seja no dia-a-dia com o GPS do carro, ou a criação do polígono para o mapeamento de uma área. 

Google Maps é a ferramenta mais prática para qualquer pessoa acessar, sem contar que ainda é possível usar o aplicativo em internet, ou seja, offline. 

E não para por aí, recentemente o Portal Internacional BGR, noticiou as mais novas atualizações do Google Maps que prometem ajudar motoristas a economizarem gasolina, buscando caminhos alternativos. 

Em outras palavras, o que esta sendo chamada de rota ecológica define o roteiro da viagem segundo o modelo do motor do seu carro. O recurso pode ser muito útil, principalmente em regiões que estão passando por crise energética. 

2. MapBox

MapBox style UI - Imagem: Reprodução/Flickr
MapBox style UI – Imagem: Reprodução/Flickr

MapBox é outra opção ótima para criar mapas profissionais. Esta plataforma permite que você adicione arquivos de mídia e construa mapas usando diversos recursos avançados. Ela também oferece ferramentas para personalização e edições, como elementos customizáveis, legenda, fontes especiais e suporte a plugins.

Você poderá usar MapBox como Aplicativo e Desktop, navegar e criar mapas profissionais. A Navegação com esse App é envolvente e intuitiva, permitindo um roteamento eficiente que define o tempo de viagem com precisão. Já em Desktop, o MapBox é conhecido como o Photoshop dos mapas, criando peças incríveis. 

3. OpenStreetMap

OpenStreetMap-Logo-2006.svg - Imagem: Reprodução: Wikimedia Commons
OpenStreetMap-Logo-2006.svg – Imagem: Reprodução: Wikimedia Commons

OpenStreetMap é um projeto colaborativo para criar um mapa do mundo aberto e disponível gratuitamente. Ele funciona combinando diferentes dados fornecidos por voluntários, como trilhas de GPS e conteúdo gerado pelo usuário, em uma representação visual do mundo físico. 

O OpenStreetMap permite que você use seus mapas gratuitamente se você os atribuir corretamente. Eles também oferecem recursos adicionais como geocodificação, roteamento, folhas de estilo personalizadas e muito mais para ajudá-lo a criar mapas ainda mais detalhados.

Sendo assim, trata-se de uma ferramenta de código aberto que oferece aos usuários acesso gratuito às caixas de mapa, área e dados correlatos. Esta ferramenta permite aos usuários navegar por dados geográficos, como nome das ruas, bairros, estradas e pontos de interesse. 

Além disso, o OpenStreetMap também oferece informações sobre localização verdadeiramente precisa para cada lugar mapeado. Prático e intuito, a plataforma permite aos usuários realizarem mapeamentos fáceis. 

4. CartoDB

Mapa de CartoDB - Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons
Mapa de CartoDB – Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O CartoDB é uma plataforma que possibilita criar e compartilhar mapas interativos online. É muito fácil usar o CartoDB, basta adicionar seus dados para criar um mapa e então personalizá-lo com cores, etiquetas e camadas adicionadas. A ferramenta inclui ainda relatórios de análise de dados para cada visualização de mapa publicado.

Trata-se de uma ferramenta de mapeamento baseada na web que permite criar:

  • Mapas detalhados,
  • Mapas interativos,
  • Exibir dados de maneira esteticamente agradável,
  • Cria personalizações complexas com suas APIs. 

Além disso, também oferece uma interface intuitiva de arrastar e soltar, bem como recursos robustos de visualização. Com o CartoDB, você também pode analisar dados usando suas poderosas ferramentas analíticas integradas e criar projetos de colaboração com outras pessoas.

5. ESRI ArcGIS Online 

ArcGIS logo - Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons
ArcGIS logo – Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

A ArcGIS Online é uma ferramenta MS Office da ESRI. É considerado o editor de mapas mais completo e profissional do mercado, pois não só permite a edição de mapas, mas também oferece ferramentas para criar visualizações dos dados geográficos que você organizou. 

Esta ferramenta é ideal para usuários com experiência na criação de mapas e disponibiliza recursos como zoom de imagens, diagramação de camadas personalizadas, métricas e análise espacial avançada.

Uma plataforma de mapeamento baseada em nuvem que permite criar, compartilhar e colaborar em mapas detalhados rapidamente. Usando o ArcGIS Online, você pode visualizar facilmente seus dados em modelos 2D ou 3D e acessar ferramentas de análise avançada. 

Também é fácil personalizar seus mapas com poderosas ferramentas de apresentação, como rotulagem, estilo e elementos interativos. Seja você um mapeador inexperiente ou um profissional, o ArcGIS Online facilita a criação de mapas bonitos e com aparência profissional.

6. QGIS

QGIS 2.0.1-Dufour - Basa de la Mora UTM31 ETRS89 - Screens… | Reprodução/Flickr
QGIS 2.0.1- Dufour – Basa de la Mora UTM31 ETRS89 – Screens… | Reprodução/Flickr

O QGIS é um sistema de informação geográfica (GIS) de código aberto usado para criar, analisar, visualizar e gerenciar dados geoespaciais. Ele pode ser usado para uma variedade de tarefas, incluindo integração de dados, modelagem, análise, edição de postura e impressão de mapas de alta qualidade. 

Além do mais, ele fornece uma ampla gama de recursos e ferramentas, como processamento de raster personalizado fácil, suporte a múltiplas visualizações, ferramentas de edição de dados vetoriais e muito mais.

7. Google Earth Pro

Google Earth Plugin | Pierre Gorissen | Reprodução/Flickr
Google Earth Plugin | Pierre Gorissen | Reprodução/Flickr

O Google Earth Pro é uma tecnologia de mapeamento usada para explorar nosso planeta e mapear destinos. Ele fornece imagens, animações e dados que podem ser usados para análise detalhada e visualização 3D de qualquer lugar do mundo. Ele inclui recursos como ferramentas de análise de dados, criação de filmes animados em timelapse e mapas de densidade populacional. 

É uma poderosa ferramenta utilizada por geógrafos, cientistas, arquitetos, historiadores, arqueólogos e muitos outros profissionais. Com as ferramentas do Google Earth Pro, você pode obter ainda mais informações sobre diferentes fenômenos geográficos, além do que pode fazer por meio do QGIS.

Integrando QGIS e Google Earth Pro

O QGIS e o Google Earth Pro oferecem diferentes recursos e habilidades de análise. Para maximizar suas habilidades, eles devem ser integrados. Por exemplo, você pode exportar os dados vetoriais do QGIS para um arquivo KML ou KMZ (formato do Google Earth) e abri-lo no Google Earth Pro para exibição sobre uma camada de imagens. 

Você também pode interagir mais com seus dados em alguns casos clicando em objetos de dados sem precisar abrir a tabela de atributos dessa camada no QGIS. Ao conectar os dois programas, você garante exibições consistentes de dados atualizados e captura as vantagens de ambos os programas.

Depois que seus conjuntos de dados forem carregados no QGIS e no Google Earth Pro, você poderá começar a explorar os dados com zoom, panorâmica e medição. Em cada programa, você pode desenhar formas como pontos, linhas ou polígonos em seu mapa. 

Além disso, você pode usar o QGIS para analisar dados espacialmente usando ferramentas como sobreposições, recortando camadas para comparação e consultando objetos de dados por atributo. 

Com as ferramentas de medição e desenho do Google Earth Pro, você pode medir distâncias entre pontos ou criar desenhos com rótulos que aparecem em ambos os programas. Em suma, juntos, eles permitem que você maximize o poder da análise GIS.

[activecampaign]