Table of Contents
Toggle
Table of Contents
ToggleSensoriamento Remoto? Absorção e espalhamento modificam a radiação EM na atmosfera.
Do Sol à Terra e de volta ao sensor, a energia eletromagnética passa duas vezes pela atmosfera.
Irradiância é a radiação descendente do sol. Radiance é a radiação ascendente da Terra para o sensor.
A absorção reduz a intensidade com um efeito de turbidez. A dispersão redireciona a energia EM na atmosfera causando um efeito adjacente onde os pixels vizinhos são compartilhados.
Esses dois processos afetam a qualidade de uma imagem e são o principal fator para a correção atmosférica.
Como a energia EM interage na atmosfera?
O sol emite energia eletromagnética (EM) na direção da Terra.
A radiação EM que chega à Terra é chamada de energia incidente (E i ). Mas parte dessa energia também é absorvida e espalhada por gases e aerossóis na atmosfera antes de atingir a superfície da Terra.
Se você tiver apenas uma imagem, a correção atmosférica só será necessária se a imagem estiver muito nebulosa. Normalmente, todos os valores de pixel são influenciados no mesmo grau e você pode obter bons resultados com todos os métodos de classificação padrão.
A correção atmosférica remove os efeitos de dispersão e absorção da atmosfera para obter a caracterização da refletância da superfície (propriedades da superfície).
Quais são os métodos de correção atmosférica?
A modelagem atmosférica é talvez o método mais sofisticado para corrigir distúrbios atmosféricos.
As abordagens de modelagem são ideais quando dados atmosféricos específicos da cena (conteúdo de aerossol, etc.) estão disponíveis. No entanto, as informações atmosféricas raramente estão disponíveis.
Para correção atmosférica, a subtração de objetos escuros é frequentemente recomendada para aplicações de classificação e detecção de alterações
A técnica de subtração de objetos escuros é a mais simples e mais utilizada para correção atmosférica de imagens. Este método assume a existência de refletância de superfície zero ou pequena. O valor mínimo de DN no histograma de uma cena inteira é subtraído de todos os pixels.
Modelos de transferência radiativa (LOWTRAN, MODTRAN) também estão disponíveis para corrigir imagens.
Conclusão
A correção atmosférica remove os efeitos de dispersão e absorção da atmosfera.
Obtém as características da superfície.
A subtração de objetos escuros, modelos de transferência radiativa e modelagem atmosférica são técnicas comuns usadas para corrigir distúrbios atmosféricos.
Alguns dados de satélite são fornecidos como refletância de superfície, como os produtos Landsat Surface Reflectance disponíveis no USGS Earth Explorer
https://gisgeography.com/atmospheric-correction/ em 04/02/2022
Leia mais em: Blog Geo sem Fronteiras.