Terra à noite – Mármore Preto (NASA)
Terra à noite – Mármore Preto (NASA)
Como é a Terra à noite? E qual é a extensão do assentamento humano na Terra?
Ao juntar mais de 400 imagens do espaço, a NASA compilou a visão noturna mais abrangente em seu mapa Black Marble .
Como visto neste mapa da Terra à noite, tudo, desde grandes cidades até incêndios florestais, ilumina o céu noturno.
Junte-se a nós no lado negro (disse na voz de Darth Vader). Descubra como a NASA coletou o eletrizante mapa Black Marble e suas potenciais aplicações.
LEIA MAIS: The 5 Blue Marble – Imagem de Satélite da Terra
Veja você mesmo o mapa de mármore preto
Primeiro, você pode ver por si mesmo o exclusivo mapa Black Marble da NASA no EOSDIS Worldview Earthdata Explorer .
Neste visualizador interativo, você pode aumentar o zoom para ver cidades e vilas ou diminuir o zoom para ver todo o planeta de uma só vez.
O produto Black Marble também está disponível como um arquivo raster GeoTiff quadriculado de 15 segundos de arco através do site oficial da NASA Black Marble .
Terra do espaço à noite
Enquanto o mapa Blue Marble é uma visão da Terra durante o dia com terra, oceanos e nuvens, o Black Marble da NASA é uma maneira fascinante de visualizar a Terra à noite.
Este mapa fornece uma representação visual de quanta luz brilha na superfície da Terra. Este é um bom indicador de tudo, desde incêndios florestais até consumo de energia em todo o mundo.
Em alguns locais, o mapa mostra apenas pontos fracos de luz, quase invisíveis a olho nu. Mas em outras partes do mundo, o céu noturno se ilumina com densos aglomerados de luz das cidades metropolitanas.
O Black Marble tem o potencial para entendermos tudo, desde o desenvolvimento urbano e acesso à energia até os impactos de desastres naturais e recuperação.
LEIA MAIS: 3 mapas de incêndios florestais: como rastrear incêndios em tempo real ao redor do mundo
Suomi NPP Satellite Powers Black Marble
O Black Marble é uma imagem composta, costurada de mais de 400 imagens do satélite Suomi NPP em órbita polar. Para completar o compósito completo, o satélite completou 312 órbitas
A bordo do satélite está o instrumento VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite), que coleta imagens da Terra em 22 bandas espectrais. Uma delas é a banda dia-noite (DNB). Esta banda pancromática é sensível aos comprimentos de onda do visível e do infravermelho próximo, o que alimenta o Black Marble.
Ao todo, o Black Marble é uma coleção completa de cenas reunidas 2,5 terabytes de dados em um composto para observar as luzes noturnas.
Bem, é isso de nós. É hora de virar o microfone para você. Você já usou o Black Marble da NASA antes? Você consegue pensar em outros casos de uso? Por favor, deixe-nos saber com um comentário abaixo.
https://gisgeography.com/earth-at-night-black-marble-nasa/ disponível em 09.05.2022