Table of Contents
Toggle
Table of Contents
ToggleO uso o ArcGIS Pro para Mapeamento de Risco de Incêndio
A prevalência de incêndios florestais e incêndios florestais em vegetação selvagem como florestas, pastagens, cerrados e savanas, bem como em centros urbanos, exige a necessidade de mapeamento do risco de incêndio . Esses incêndios são suscetíveis de ocorrer durante as estações secas ou quentes em áreas como Austrália, África e partes dos EUA (Califórnia), entre muitas outras áreas.
Nos últimos tempos, agências sociais e agências governamentais têm fomentado a implementação de regulamentos anti-fogo que mitigam a ocorrência excessiva de incêndios florestais que destroem vidas, serviços e propriedades. Dito isto, a evolução do geomapeamento contribuiu para as várias estratégias de mapeamento de risco de incêndio, fornecendo uma forma proativa de implementar medidas de segurança contra incêndio apoiadas em evidências empíricas que abordam vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Usando inclinação, elevação, aspecto e uso da terra para mapear o risco de incêndios florestais
Vários fatores contribuem para a deflagração de incêndios em uma região. No entanto, neste tutorial, os seguintes fatores são considerados; inclinação, elevação, aspecto e uso do solo.
A Figura 1 abaixo retoma a abordagem geoespacial e as ferramentas empregadas neste tutorial sobre mapeamento de risco de incêndio.