O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira que o Brasil ganhou mais de 72 km² de território, ou seja, o país aumento de tamanho. De acordo com notícia divulgada pelo portal G1, o IBGE ainda divulgou os mapas atualizados dos municípios que tiveram suas áreas alteradas. O Mapa do Brasil vai mudar?
A mudança vêm acontecendo em virtude de alterações no delineamento das áreas de fronteiras em trechos e limites dos estados do Amazonas, Rondônia, Mato grosso e Mato Groso do sul. No entanto, O Mapa do Brasil vai mudar? Saiba mais sobre essa mudança, o que isso significa para o país.
“O IBGE divulga hoje (29) a atualização de três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital 2022; Atualização dos Mapas Municipais e Áreas Territoriais de Estados e Municípios.” Fonte: IBGE
Table of Contents
ToggleO que é o IBGE?
IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um órgão governamental responsável por produzir e divulgar informações sobre a geografia, economia, população e indicadores sociais do Brasil. Mas, O Mapa do Brasil vai mudar?
Desta forma, o IBGE realiza censos, pesquisas e outras atividades para fornecer dados que podem ser usados para fins de formulação de políticas e planejamentos, por parte do poder público.
O relatório divulgado hoje faz parte de um grupo de estudos realizados pelo setor de Geociências do IBGE, que trata do acompanhamento anual dos seguintes setores:
- Malha Municipal Digital 2022,
- Atualização dos Mapas Municipais,
- e Áreas Territoriais de Estados e Municípios.
O órgão é responsável por realizar o censo demográfico a cada 10 anos, com a visita in-loco dos agentes censitários, que fazem a contagem da população e das residências. Além disso, são verificadas questões ligadas a saúde pública e ao saneamento básico.
O Mapa do Brasil vai mudar?
Segundo o IBGE, o Brasil ganhou mais de 72 km² de território, ou seja, expandiu de 8.510.345,540 km² (2021), para 8.510.417,771 km², em 2022. Esta é uma grande notícia para o país, ao significar um aumento da área terrestre e potencialmente novos recursos a explorar.
Diante do quadro atual: O Mapa do Brasil vai mudar?
O setor de Geociência do IBGE identificou que não houve mudanças nas fronteiras internacionais, mas apenas mudanças de mensuração de território. A localização encontram-se distribuída nas malhas atualizadas de cada estado.
Quanto de território o Brasil ganhou?
Desta feita, 8 estados e 174 municípios sofreram alterações, sendo essas mudanças identificadas pela alta qualidade das imagens de satélite que possibilita a coleta de dados mais precisos. Conforme tabela divulgada pelo IBGE.
O aumento do território é significativo para o Brasil, por representar novos recursos potenciais para explorar e desenvolver. Isso também significa um aumento na área de terra, mas também, uma melhor organização do território, o que pode levar a novas oportunidades para agricultura, indústria e desenvolvimento de infraestrutura.
O aumento do território foi medido usando imagens de satélite e tecnologia de mapeamento. O IBGE analisou os dados e constatou que o país ganhou mais de 72 km² de território.
Os impactos na economia e na política do país
O aumento do território pode ter um impacto positivo na economia e na política brasileira. Com mais terra, poderia haver mais oportunidades para agricultura, mineração e outras indústrias.
No entanto, o fato mais importante referente ao aumento do território, trata-se da organização do território que pode dar ao Brasil mais influência nas negociações entre estados, municípios e internacionais. Para acessar a pesquisa completa, acesse o site do IBGE.