fbpx

Filtro de Categorias

Por que ocorrem tremores de terra no Brasil?

Por que ocorrem tremores de terra no Brasil? Imagem: canva

Tremores de terra, são uma ocorrência comum no Brasil devido à sua variada composição geológica e as diversas alterações ambientais. O Brasil se encontra no centro da placa tectônica sul-americana, logo, o deslocamento das placas tectônicas geralmente não causa abalos no Brasil. 

No entanto, falhas geológicas ao longo do território nacional e a construção de megacidades costeiras, contribuem para a ocorrência de tremores no país. Explorar e descobrir essas razões pode nos ajudar a entender melhor a situação e trabalhar para minimizar seu impacto.

Por outro lado, tremores de terra no Brasil ocorrem devido à atividade sísmica criada pelos muitos sistemas de falhas em toda a história geológica e geográfica do país. Os tremores sentidos em determinada localidades acontecem em virtude dessas falhas, ou seja, fraturas ou quebras das placas, causadas pelo desgaste natural das placas tectônicas. 

Esses movimentos internos, causados pelo desgaste das placas, conseguem fazer a terra tremer e gerar um abalo sísmico leve, acontecimentos comuns em alguns estados brasileiros.

De norte a sul do país, de vasta extensão territorial, têm ocorrido tremores de terra que deixa os moradores de algumas localidades, apavorados. Agora, aprenderemos sobre esses sistemas de falhas e como eles causam tremores no Brasil.

Geologia e Geografia do Brasil

O Brasil está assentado no centro da placa sul-americana, onde se encontram também os demais países da América do Sul e parte do Oceano Atlântico. As placas convergentes com a sul-americana são a de Nazca e sul-africana. A convergência entre as placas sul-americana e Nazca é responsável pelos terremotos que acontecem na parte oeste da América do Sul, como, por exemplo, os grandes terremotos no Chile.

Por que ocorrem tremores de terra no Brasil? Imagem: canva
Por que ocorrem tremores de terra no Brasil? Imagem: canva

A estrutura geológica do território brasileiro é formado predominantemente por bacias sedimentares (64% do território), terrenos vulcânicos (5%) e escudos cristalinos (31%). Nos escudos cristalinos e bacia sedimentares é onde se encontram as jazidas de minérios como o ferro e petróleo, por exemplo. Desta forma, a extração desses elementos, bem como a perfuração de poços artesianos, podem aumentar a pressão entre as rochas e assim causar tremores de terra.

Além disso, mesmo com o Brasil localizado no centro da placa, a mesma recebe pressão em vários pontos, causando pequenos abalos, que geralmente não causam grandes danos. Os estados mais atingido por esses tremores estão localizados na região nordeste.

Terremotos na História do Brasil

De acordo com reportagem da Revista Isto É, o Brasil possui em sua história, sete terremotos que causaram alguns danos onde foram sentidos. O mais recente aconteceu no estado de São Paulo (2008) e refletiu nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este abalo não causou acidentes. 

No ano de 1986, o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte, foi marcado por um tremor de terra que atingiu a magnitude 5,1 na escala Richter e provocou a destruição de mais de 4 mil imóveis. Além disso, este município foi atingido por 6 tremores durante a década de 80. 

Pesquisa sobre Atividade Sísmica

Os movimentos no interior da Terra podem gerar tremores em determinadas áreas, como o que aconteceu recentemente em Montes Claros – MG, atingindo o índice de 2,3 na escala Richter. As atividades sísmicas no Brasil são estudadas e acompanhadas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP (Universidade de São Paulo), que colaboram com a Rede Sismológica Brasileira (RSBR)

À medida que as pesquisas sobre as causas dos tremores no Brasil continuam, mais informações são coletadas sobre a atividade sísmicas, falhas, e as características e comportamento da placa tectônica sul-americana e sua relação com as demais. Além disso, as pesquisas permitem o monitoramento da relação da placa sul-americana e suas convergências, dirimindo dúvidas do público, diante de notícias falsas e alarmantes. 

Causas potenciais de tremores recentes no Brasil

Estudos recentes sugerem algumas causas notáveis e prováveis de tremores no Brasil. Uma é a reativação de falhas antigas (rachaduras) devido ao estresse das margens das placas e o reflexo de terremotos com epicentro em outros países da América Latina.

Outra causa potencial é a presença de múltiplas falhas ativas ao longo de certas regiões e a pressão internar vindas do interior do planeta. Isso pode levar a movimentos simultâneos de falha que desencadeiam tremores de magnitude que pode variar, com mais frequência do que os sistemas de falha única. 

Os episódios mais recentes aconteceram no Norte do Brasil, veja as principais causas dos tremores nessas três cidades brasileiras. 

Caruaru – PE

Os tremores de terra na cidade de Caruaru ocorrem em virtude da localização, isto é, a cidade fica bem no centro de uma falha geológica, conhecida como zona de cisalhamento Pernambuco-Leste, tornando essa região vulnerável à atividade sísmica. 

Segundo informação da Folha PE, essa falha têm início na capital Recife, adentrando em direção ao Sertão, até o município de Arcoverde, se estendendo por mais 254 quilômetros. Em 2023, já aconteceram três tremores, motivo de preocupação para os moradores.  

Jacobina – BA

No dia 5 de fevereiro, a cidade de Jacobina, interior da Bahia, foi tomada pelo medo, em virtude de um tremor de terra que registrou 2.7 na escala Richter. O evento se repete esse ano, pois em janeiro de 2023 já tinha acontecido um tremor de magnitude semelhante. 

A unidade do RSBR localizada na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) é quem realiza o monitoramento desse município e de toda a região Nordeste. 

Análise da Urbanização em Cidades Costeiras

A urbanização e o aumento das construções nas cidades costeiras também podem contribuir para o aumento da atividade sísmica no Brasil. À medida que mais pessoas se mudam para essas áreas povoadas, os tremores tectônicos locais se tornam mais destrutivos, pois edifícios, infraestrutura e monumentos ficam expostos a um maior risco de danos estruturais causados por ondas sísmicas. 

Para evitar mais baixas e danos relacionados aos tremores, os governos devem elaborar medidas preventivas que desencorajem o crescimento populacional e a urbanização descontrolada nas proximidades ou nas áreas circundantes de falhas conhecidas.

Por que ocorrem tremores de terra no Brasil? Imagem: canva
Por que ocorrem tremores de terra no Brasil? Imagem: canva

Calçamentos e poços artesianos têm sido apontados como principal causa dos tremores registrados em Sete Lagoas – MG, que fica longe da costa, mas recebeu uma intensa urbanização nos últimos anos. Outros municípios mineiros também foram abalados por tremores, e não deve parar por aí, visto que, a área territorial do estado possui muitas falhas geológicas. 

Descobrindo Possíveis Interferências na Perfuração de Petróleo

A perfuração de petróleo foi citada como um fator potencial nos recentes tremores ocorridos no Brasil. Estudos de caso anteriores mostraram que o esgotamento das águas subterrâneas associado às atividades de extração de petróleo e gás podem estar influenciando a atividade sísmica à medida que os níveis mais profundos das camadas rochosas do subsolo ficam expostos ao aumento da pressão. 

Para combater esse fenômeno, várias empresas de petróleo diminuíram os níveis de produção e implementaram padrões de segurança aprimorados para proteger o meio ambiente de qualquer dano potencial causado pela flexão das placas tectônicas.

Por fim, de acordo com um estudo realizado pela Universidade do Texas, a perfuração de poços de petróleo e a extração de gás natural pode gerar e potencializar tremores de terra.   

Terremotos e Tsunami no Brasil?

De acordo com especialistas, a possibilidade de terremotos devastadores é miníma, ou seja, dificilmente acontecerá no Brasil, eventos dessa natureza, como o que atingiu a Turquia recentemente. 

Além disso, a possibilidade de Tsunamis atingirem a costa brasileira é remota e não existem evidências cientificas de que algo assim possar acontecer no Brasil. Ao longo da área de convergência das placas sul-americana com a sul-africana, acontecem diversos fenômenos, mas, não apresentam riscos de alterações nos nives dos oceanos em zonas costeiras. 

Em suma, os tremores de terra no território brasileiro ocorrem em função de falhas geológicas naturais e os impactos do intenso processo de urbanização.

[activecampaign]