Table of Contents
ToggleNa madrugada de 7 de fevereiro de 2023, um poderoso e devastador terremoto abalou o centro da Turquia e o Noroeste da Síria. O terremoto de magnitude 7,8 causou destruição generalizada, ferindo centenas e matando dezenas de moradores em seu rastro. Após esta tragédia, muitos se perguntam como podem ajudar as pessoas afetadas pelo terremoto.
De acordo com especialista, esse terremoto foi o mais forte que já aconteceu na região, desde os últimos acontecimentos em 1939. As cidades atingidas estão localizas em uma área chamada de Falha de Anatólia, onde acontece o encontro entre três grandes placas tectônicas:
- Placa Anatólia;
- Placa Africana;
- Placa Arábica.
Os terremotos aconteceram em virtude de choques entre essas placas.
Visão geral do Terremoto
O Terremoto no centro da Turquia atingiu a região durante a madrugada e atingiu uma magnitude elevada de 7,8 e uma profundidade de muitos quilômetros abaixo da superfície. Os efeitos foram sentidos também na Síria e causaram grandes danos, matando dezenas, ferindo centenas e deixando milhares desabrigados.
O estado de emergência foi declarado, enquanto as autoridades trabalham para prestar socorro às vítimas e avaliar os danos causados pelo terremoto. São milhares de pessoas nas ruas, clamando por socorro e mais de 7 mil mortos. O mundo inteiro está se mobilizando para ajudar aos desabrigados turcos.
Efeitos nas comunidades locais
O evento infligiu uma destruição terrível nas comunidades locais, dizimando casas, profanando monumentos históricos e provocando quedas de energia e deslizamentos de terra. Estima-se que mais de 23 milhão de habitantes locais foram diretamente afetados pelo desastre, com algumas comunidades completamente inabitáveis.
Além de causar imensa destruição física na região, um evento catastrófico como esse teve um impacto psicológico devastador; profissionais de saúde mental se mobilizam para a região para ajudar os sobreviventes que sofreram traumas como resultado da perda de suas casas, de seus familiares e pontos de referência.
O Processo de Recuperação
O processo de recuperação após o Terremoto será lento, com muitos sobreviventes para lidar com as repercussões emocionais e psicológicas de tal calamidade. Muitos têm pesadelos, níveis elevados de ansiedade e depressão e uma sensação avassaladora de desesperança devido às suas lutas para obter acesso à assistência financeira e necessidades básicas.
Os profissionais de saúde mental têm sido cruciais para ajudar esses sobreviventes a aceitar sua situação e tomar as medidas necessárias para a recuperação. Além disso, a recuperação do espaço físico requer elevados investimentos em recursos e mãos de obra para reerguer as cidades afetadas.
Situação Atual na Turquia
Grandes áreas no país ainda é amplamente afetada pelas consequências do Terremoto. Os sobreviventes ainda estão pelas ruas e podem viver por um tempo sem acesso a suprimentos médicos adequados ou comida e água suficientes para o sustento básico.
Com altos níveis de desemprego e muitas empresas sofrendo com a falta de clientes devido a restrições de viagens, a situação econômica poderá se agravar. Os mais afetados devem permanecer vulneráveis devido à infraestrutura inadequada e ao apoio limitado do governo.
Assim como aconteceram em outros momentos da história desse país, a situação depois de um Terremoto é devastadora, milhares de pessoas desaparecidas, feridas, desabrigadas e muito chorando a perca de familiares e amigos. É uma situação de grande necessidade de ajuda humanitária.
Como ajudar as vítimas
Há muitas maneiras de ajudar a apoiar os esforços de socorro para os afetados pelo Terremoto. Doações para instituições de caridade e organizações internacionais, como a Cruz Vermelha, UNICEF e ONU, podem fornecer ajuda crucial aos necessitados.
Além disso, organizações locais como a Care Turkey são esforços essenciais para fornecer ajuda diretamente no local. Apoiar as empresas turcas também é uma ótima maneira de promover o desenvolvimento econômico e ajudar aqueles que perderam seus empregos devido ao desastre.
Leia Também: