fbpx

Filtro de Categorias

Primeiros mapas

 

Primeiro mapa de um furacão

A National Geographic foi a primeira a criar um mapa de um furacão. O volume II da revista National Geographic de 1890 publicou um mapa mostrando a circulação do vento na superfície do furacão cubano entre 3 e 5 de setembro de 1888.

O furacão San Gil foi um furacão de categoria 3 que matou centenas de pessoas quando atingiu Cuba.

Um mapa de 1890 mostrando um furacão sobre Cuba e a ponta sul da Flórida.
Mapa da National Geographic do furacão cubano de setembro de 1888.

Primeiro mapa a mostrar um hemisfério ocidental e o Oceano Pacífico separados

O mapa-múndi de 1507 de Martin Waldseemüller foi uma tentativa de documentar e atualizar o novo conhecimento geográfico obtido das descobertas do final do século XV e início do século XVI. O mapa do mundo de Waldseemüller é um composto de doze folhas separadas impressas a partir de blocos de xilogravura. Acredita-se que originalmente 1.000 cópias foram impressas, mas apenas uma cópia sobreviveu da primeira edição.

O mapa grande é o primeiro a mostrar um Hemisfério Ocidental separado e a mostrar o Oceano Pacífico como um oceano distinto. O mapa de Waldseemüller também é o primeiro mapa conhecido a documentar o nome América.

Um mapa do mundo em xilogravura do século XVI.
Martin Waldseemüller (1470–1521) Universalis Cosmographia Secundum Ptholomaei Traditionem et Americi Vespucii Alioru[m]que Lustrationes, [St. Dié], 1507 Um mapa em 12 folhas, feito da xilogravura original Geografia e Divisão de Mapas, Biblioteca do Congresso .

Primeiro mapa a mostrar as Américas como continente

“Die neuwen Inseln, so impeça Hispanien gegen Orient bey dem land India ligen” é um mapa em xilogravura criado pelo cartógrafo alemão Sebastian Münster que o usou em sua Geographia Universalis  em 1540, uma nova edição de Ptolemys Geographia .

O mapa do Hemisfério Ocidental é o primeiro mapa a mostrar as Américas do Norte e do Sul como um continente .

O mapa também é o primeiro mapa a rotular Mare pacificum  (o Oceano Pacífico ).

No mapa, a América do Sul é rotulada em alemão, enquanto todas as outras características são rotuladas em latim.

Um mapa de xilogravura colorido de 1550 do Hemisfério Ocidental.
Die neuwen Inseln, então impeça Hispanien gegen Orient bey dem land India ligen pelo cartógrafo Sebastian Münster. Impresso em 1550. Fonte: Biblioteca do Congresso .

Primeiro uso dos Everglades em um mapa da Flórida

Um mapa do início do século 19 da Flórida.
Este mapa de 1823 de Charles Vignoles é o primeiro mapa a usar o termo “sempre clareiras”. Mapa: Biblioteca do Congresso, 2003627045 .

O primeiro uso do termo “Everglades” apareceu em um mapa publicado em 1823. Soletrado como duas palavras separadas, sempre glades, esta é a primeira referência em inglês da grande área úmida encontrada no sul da Flórida.

O texto no mapa diz: “Extensa região inundada com ilhas Pine e Hummock, de todos os tamanhos, e geralmente chamada de THE EVER GLADES”.

Uma área recortada de um mapa do século 18 para mostrar o uso do termo "sempre clareiras".
Um olhar detalhado no mapa de 1823 da Flórida para mostrar o uso do termo “ever glades”. Mapa: Biblioteca do Congresso.

 

Primeiro Mapa da Pesquisa de Artilharia do Reino Unido

Em 21 de junho de 1791, o Ordnance Survey foi criado como agência de mapeamento do Reino Unido. O primeiro mapa criado pelo Ordnance Survey foi “An Totally New & Accurate Survey Of The County Of Kent, With Part Of The County Of Essex”, publicado em 1801 pelo Capitão William Mudge (1762-1820), um agrimensor militar.

Mais: Qual foi o primeiro mapa emitido pelo Ordnance Survey?

Mapa: "O Condado de Kent, com parte do Condado de Essex" através da Coleção de Mapas David Rumsey.
Mapa: “O Condado de Kent, com parte do Condado de Essex” através da Coleção de Mapas David Rumsey.

Primeiro mapa publicado do País de Gales

Humphrey Llwyd (1527–1568) foi um cartógrafo galês que publicou o primeiro mapa especificamente do País de Gales em 1573. Mais: Primeiro Mapa Publicado do País de Gales

Uma versão de 1574 do mapa de 1573 de Humphrey Llwyd do País de Gales, Cambriae Typus. Mapa: Biblioteca Nacional do País de Gales via MediaWiki Commons, domínio público.
Uma versão de 1574 do mapa de 1573 de Humphrey Llwyd do País de Gales, Cambriae Typus. Mapa: Biblioteca Nacional do País de Gales via MediaWiki Commons, domínio público.

Referências

Munster: Die neuwen Inseln, então impeça Hispanien, continente americano, 1540 . (nd). Mapas antigos de Götzfried. https://www.vintage-maps.com/en/antique-maps/america/america-continent/muenster-america-continent-1540-1550::12468

Strochlic, N. (2018, 12 de setembro). Como a National Geographic mapeou furacões ao longo de 130 anos . Geografia nacional. https://www.nationalgeographic.com/culture/article/hurricane-weather-maps-science-cartography-history

Mapa Waldseemuller, 1507 (sala de leitura de geografia e mapas, Biblioteca do Congresso) . (nd). Biblioteca do Congresso. https://www.loc.gov/rr/geogmap/waldexh.html

 

[activecampaign]