Web GIS - ArcGIS Online, Carto, Mapbox, Mango Map e GIS Cloud

ArcGIS Online vs Carto vs Mapbox vs Mango Map vs GIS Cloud

O mapeamento da Web está em uma corrida armamentista – e a guerra está na nuvem.

Atingimos um ponto de articulação no GIS. Mas apenas alguns concorrentes lideram o caminho.

Quem se destaca na Batalha do Web GIS ?

Testamos em batalha as melhores plataformas de mapeamento da web. Mas quem ocupa o primeiro lugar? Vamos mergulhar profundamente no GIS da web.

Ir para: Visão geral | Preços | Funcionalidade | Popularidade | Visualização | Extras | Aptidão

1 Visão geral

ArcGIS Online

A Esri tem um controle mortal sobre a indústria de GIS. Não é apenas um software de desktop GIS, mas agora está mapeando na nuvem. ArcGIS Online (AGOL) é o serviço em nuvem da Esri com muitas funcionalidades. É ideal para grandes organizações porque é fácil de integrar. E a melhor parte de tudo – é direcionado para não programadores.

Exemplo de Mapa da Web do ArcGIS Online

Carto

O segredo do Carto é como você trabalha no Postgres + PostGIS como um serviço web. Isso significa que você obtém o controle de um banco de dados totalmente gerenciado, sem a necessidade de configurar, fazer backup ou realizar atualizações. Embora o Carto seja adaptado para programadores, nenhum desenvolvimento é necessário para algumas de suas plataformas de mapeamento da web baseadas em soluções.

Exemplo de mapa da web do Carto

Mapbox

Mapbox é o garoto legal do pedaço. Foursquare, Pinterest e os principais jornais usam o Mapbox porque você pode mapear com arrogância . É centrado no programador como Carto. A tela é suave e agradável aos olhos. O Mapbox é focado em blocos. É rápido, escalável e totalmente personalizável. Isso o torna a melhor escolha para sites de alto tráfego.

Exemplo de mapa da Web do Mapbox

Mapa de manga

Enquanto outras plataformas de mapeamento em nuvem se concentram em oferecer o máximo de impacto possível, o Mango Map adota uma abordagem diferente. Em vez disso, eles oferecem a maneira mais simples de publicar um mapa da web. Eles repensam a interface do usuário, colocando a usabilidade à frente da complexidade . Ao contrário do Mapbox e do Carto, não é necessária nenhuma codificação.

Exemplo de mapa da web do mapa de manga

Nuvem GIS

O GIS Cloud não é uma alternativa ao ArcGIS Online. Não por qualquer meio. Mas ele tem um pouco de vibração do ArcGIS Online, sem muitas das principais funcionalidades. A interface da guia é um toque agradável, dando-lhe uma aparência de GIS de desktop . Embora sua base de usuários tenha crescido para mais de 70.000 usuários, tem sido uma batalha difícil com todos os outros elefantes na sala.

Exemplo de nuvem GIS

2 Preços

ArcGIS Online

O ArcGIS Online custa 2500$ para uma assinatura de usuário único. A Esri também possui uma moeda de créditos para funcionalidades avançadas. No entanto, a única desvantagem é que, sem créditos, o ArcGIS Online acaba sendo totalmente inútil para fazer algumas das coisas realmente legais. Sua avaliação gratuita tem um limite de 1.000 recursos. É quando seu sonho rapidamente se torna um pesadelo. Com base neste modelo de preços, sugerimos que a Esri substitua seu lema pelo seguinte-

 

-“Veja o que os outros não podem gostar deste buraco na minha carteira.  

-“A ciência de para onde foi meu dinheiro .”

 

Carto

Carto tem um valor razoável para o que você paga. O preço mensal do Carto varia de grátis a 200 $. A diferença que você paga é baseada no número de conjuntos de dados, carregamentos de mapas e acesso à API.

Mapbox

Para o Mapbox, você paga apenas pelo que usa. Todos os preços do Mapbox caem em níveis com base no uso, tornando-o uma das plataformas de mapeamento da web mais flexíveis. Ele tem um excelente nível gratuito, o que significa que você não precisará pagar nada dependendo do uso. Não é à toa que CNN, Bloomberg e Washington Post utilizam o Mapbox.

 

“Pague apenas pelo que usar.” 

Mapa de manga

Os preços do Mango Map variam de 50 a 500 $ por mês. Você só paga o necessário e pode cancelar a qualquer momento. Os descontos estão disponíveis para um compromisso mais longo. Ele também tem uma avaliação gratuita, se você quiser testá-lo antes de comprar um plano.

Nuvem GIS

O GIS Cloud tem preços muito competitivos para sua funcionalidade. Basicamente, você paga como deseja usá-lo . Para sua coleta de dados móveis e aplicativo, um único usuário custa apenas 20$ por mês. O editor de mapas adiciona recursos para edição em tempo real por 55$. Outras opções estão disponíveis na precificação do GIS Cloud , incluindo descontos por volume.

Preços do WebGIS

3 Funcionalidade

ArcGIS Online

O ArcGIS Online é carregado com funcionalidade multiplataforma. Ele foi desenvolvido pela empresa líder em software GIS do mundo para que você saiba que é uma classe acima do resto. Os usuários da Esri adoram porque tem tudo o que você precisa, como edição, cenas 3D e coleta de campo. Criar aplicativos é fácil com o Web App Builder (WAB) . Você pode hospedar na nuvem da Esri ou ArcGIS Server. Em seguida, você pode editar seu HTML, CSS e JavaScript. A API Javascript da Esri abre inúmeras possibilidades de personalização.

LEIA MAIS: Uma introdução ao Esri ArcGIS Online (AGOL)

Arquitetura do ArcGIS Online AGOL

Carto

Os desenvolvedores usam o Carto para construir suas próprias ferramentas em torno das APIs. Ao usar a API SQL , você interage (inserir, atualizar, excluir) com suas tabelas e dados por meio de instruções SQL. Em seguida, a API MAPS solicita blocos de mapa para exibição. Cientistas de dados, desenvolvedores e analistas usam o PostGIS nos bastidores para consultas e análises espaciais. Por exemplo, eles geoenriquecem fluxos de dados com base em geometria, como financeira, demográfica e pontos de interesse.

Carto Arquitetura

Mapbox

MBTiles é a espinha dorsal para armazenar tilesets. O Mapbox possui vários recursos de personalização para mapas personalizados. Mas se você quiser experimentar totalmente o Mapbox, é tudo sobre as APIs. Ao usar APIs, você pode acessar de forma programática as ferramentas e serviços do Mapbox. Por fim, o Mapbox Studio é como converter seus dados em tilesets e criar estilos. É aqui que o Mapbox realmente se destaca na personalização de mapas da web e gerenciamento de dados.

Arquitetura do Mapbox

Mapa de manga

O Mango Map é simples e eficaz . Você não obtém muitas funcionalidades, como roteamento, mapas de histórias ou mesmo 3D. Em vez disso, você obtém uma interface de usuário intuitiva com um produto não destinado a programadores. Sem APIs ou qualquer coisa assim. Apenas um simples mapeamento da web como esses exemplos do Mango Map .

Arquitetura do mapa de manga

Nuvem GIS

O GIS Cloud não vai surpreendê-lo. Em vez disso, é principalmente orientado a soluções . Por exemplo, seu foco está na coleta de campo, edição de dados e crowdsourcing. No geral, ele faz o trabalho para essas soluções de mapeamento da web. Mas não vai demorar muito, com alguns de seus melhores exemplos no canal GIS Cloud .

Arquitetura de nuvem GIS

4 popularidade

Enquanto o ArcGIS Online obtém a maior parte da popularidade, o Mapbox é um segundo lugar próximo. Carto é o terceiro em popularidade no mercado. Por fim, o Mango Map e o GIS Cloud estão na parte traseira.

Popularidade do SIG Web

Como chegamos a esses números? Ótima pergunta.

Usamos as frases exatas que os usuários pesquisaram nos últimos 12 meses. Para reformular, isso não é igual ao número de usuários para cada web. Em vez disso, diz o quanto as pessoas estão procurando por cada plataforma de mapeamento da web nos mecanismos de busca.

Não é a métrica perfeita. Eu admito. Mas se você tiver algo melhor, por favor, forneça feedback na seção de comentários.

Plataforma GIS WebPontuação
ArcGIS Online47,2
Mapbox41,3
Carto10.2
Mapa de manga0,7
Nuvem GIS0,6

5 Visualização

ArcGIS Online

Ironicamente, são as visualizações onde o ArcGIS Online fica atrás de seus concorrentes. Você obtém menos controle em comparação com o Mapbox. Além disso, a interface é volumosa em comparação com o Mango Maps. Apesar dessas deficiências, tem alguns pontos brilhantes. City Engine é um garanhão. Nada mais está em sua classe. As cenas 3D percorreram um longo caminho. Isso inclui o LiDAR , que realmente ressoa com seu público. Finalmente, a Esri construiu uma linguagem de script completa ( Arcade ) para customizações.

Esri City Engine

Carto

O poder do Carto como plataforma é como ele serve dados subjacentes como mapas da web lado a lado. Possui um alto nível de controle para cartografia. A tela é suave e agradável aos olhos. Os painéis estão prontos para integrar e compartilhar. Carto for deck.gl é um poderoso framework WebGL para conjuntos de dados de grande escala. Sem falar que você também pode construir aplicativos com Google Maps e Mapbox GL .

Visualização de Cartolina

Mapbox

Os quatro tipos de mapas do Mapbox são seus mapas de Ruas, Terreno, Tráfego e Satélite. Você pode integrar qualquer um deles em seu aplicativo ou projeto. Ao alterar o componente de estilo, é assim que você realmente o torna seu. Finalmente, a Biblioteca JavaScript Mapbox WebGL é como interagir com as propriedades, opções e controles em seu mapa.

Visualização do Mapbox

Mapa de manga

O Mango Map mantém sua simplicidade com uma boa seleção de estilos e modelos. Um recurso interessante é como ele agrupa pontos em pequena escala. Mas quando você seleciona um, ele explode automaticamente os pontos para que você possa vê-los individualmente. O Mango Map também permite que você adicione ferramentas prontas para uso aos seus mapas da web.

Visualização do mapa de manga

Nuvem GIS

A visualização não é onde o GIS Cloud brilha. Claro, você tem o controle da rotulagem. Você também pode estilizar mapas temáticos. Além disso, ele tem um toque agradável com as guias, dando-lhe uma sensação de software GIS de desktop . Mas por causa de sua falta de jeito , o GIS Cloud deve vir com um frasco de antiácido.

Crowdsourcing em nuvem GIS

6 Extras

ArcGIS Online

O ArcGIS Online tem domínio sobre ferramentas de nicho, como painéis operacionais , mapas de histórias e crowdsourcing. Survey123 é um formulário centrado para capturar dados em campo. Enquanto isso, você pode rastrear para onde as equipes de campo vão em tempo real. Em seguida, você pode agendar onde eles trabalharão no aplicativo Workforce . A Esri reconhece as necessidades dos clientes como seus portais de dados abertos . As APIs acomodam o desenvolvimento personalizado, abrindo um mundo inteiro de possibilidades.

Esri Javascript API Lidar Scene

Carto

Carto é especialista em colocar a análise em produção. Destina-se a esses tipos de projetos em que você se aprofunda nos dados. Nenhum desenvolvimento é necessário para construir modelos espaciais orientados por aprendizado de máquina. Soluções prontas para uso, como seleção de local , planejamento de território e roteamento de veículos , enfrentam os desafios diários. Mas pode ser uma curva de aprendizado um pouco íngreme se você não souber HTML, CSS, JavaScript e SQL. Aqui está um exemplo de uso de Cartoframes , que são como cadernos dinâmicos que você pode atualizar interativamente em tempo real.

Carto Cartoframes

Mapbox

O Mapbox fornece os blocos de construção para a criação de mapas, dados e análise espacial. Tudo isso é feito no conforto de um navegador. O Mapbox sabe como aumentar um ou dois níveis. Por exemplo, tem APIs que você pode integrar em aplicativos como localizadores de lojas. Seu mapa de ruas rivaliza com o Google Maps. Você pode fazer muito no Mapbox como navegação AR , logística e inteligência de negócios . Aqui está um exemplo de narrativa interativa no Mapbox.

Narrativa do Mapbox

Mapa de manga

Simplicidade é a sofisticação máxima do Mango Maps. Não possui APIs para personalizações pessoais. Realidade aumentada ? Não. Geoenriquecimento ? Negativo. Os bons e velhos mapas da web? Absolutamente. Se você não é um técnico e quer apenas construir mapas online (nada extravagante), é a opção mais razoável. Além disso, há muitos recursos interessantes, como este mapa de bolhas .

Mapa de bolhas de manga

Nuvem GIS

Quando sua única ferramenta é um martelo , o mundo inteiro é um prego . Para o GIS Cloud, isso vale para três coisas – coleta de campo , edição de dados e publicação de mapas da web . Mas isso só pode levá-lo tão longe. Se você só precisa de um pequeno conjunto de ferramentas, vá em frente. Mas procure outro lugar para impulsioná-lo além dos conceitos básicos de mapeamento da web.

Exemplo de Mapa da Web em Nuvem GIS

7 Adequação

ArcGIS Online

O ArcGIS Online é ótimo para grandes organizações e governos. Se você tem um grande orçamento e quer fazer tudo, esta é a solução definitiva. Se você não é um desenvolvedor , é uma boa escolha para você. Também para organizações que já trabalham em um ambiente Esri, é fácil integrar produtos como ArcGIS Pro .

Carto

O Carto é uma ótima opção se você gosta de desenvolvimento web e deseja construir ferramentas personalizadas em torno de suas APIs . Se você estiver familiarizado com Postgres + PostGIS , é a espinha dorsal do Carto, pois eles o empacotam como um serviço da web.

Mapbox

Se você deseja escalabilidade , o Mapbox tem os preços mais flexíveis. Você só paga pelo que usa com um valor de uso gratuito muito generoso. É também uma das plataformas de mapeamento da web mais sofisticadas na nuvem. Embora tenha a segunda maior popularidade, ainda requer algum desenvolvimento.

Mapa de manga

O Mango Map é a plataforma de mapeamento da web mais barata . Os planos custam menos de US$ 50 por mês. Não só tem um preço razoável, mas também é um dos mais fáceis de usar . Os recursos não são muito ricos, por isso não é esmagador para usuários casuais.

Nuvem GIS

Se você deseja exibir , editar ou realizar a coleta de campo , o GIS Cloud é uma das principais opções. É adequado para pequenas lojas, menos de 5-10 pessoas. Se você já está trabalhando com QGIS ou ArcGIS , ele tem uma opção de editor que preenche a lacuna entre eles.

Comparação de Adequação do Mapeamento da Web

A palavra final sobre o mapeamento da Web

O mapeamento na nuvem está revolucionando a indústria de GIS porque os benefícios são extraordinários.

Terceiros mantêm tudo com backups, patches de segurança e manutenção do servidor.

Assim, nós, analistas, cientistas de dados e desenvolvedores, podemos nos concentrar na tarefa em questão .

O futuro do GIS na computação em nuvem está em alta.

Quanto trabalho na nuvem para Web GIS ? Em quem você confia para sua plataforma de mapeamento da web ?

Por favor, deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

https://gisgeography.com/web-mapping/ disponivel em 09.05.2022