A última coisa que você quer que aconteça quando você trabalhou duro para comprar um drone novinho em queda é bater nele fazendo algo errado que você poderia facilmente ter evitado. Considerando que alguns fatores estão inevitavelmente fora de suas mãos, você precisa estar ciente das coisas que você pode controlar e erros que você pode evitar.
Por que os drones caem?
Veículos aéreos não tripulados (UAVs), também conhecidos como drones, colidem por várias razões:
Os rotores/hélices do seu drone são feitos para serem resistentes e ainda macios para não machucar as pessoas ou causar danos a outros objetos. Eles são, portanto, bastante suscetíveis a dobrar fora de forma após vários solavancos. Verifique sempre cada um dos rotores antes de um voo para ter certeza de que eles estão em perfeita forma.
Se você está pilotando seu UAV dentro de casa, você está quase garantido de faltar sinal GPS. Por isso, recomenda-se sempre voar em áreas abertas longe de edifícios altos sempre que puder.
Bússolas com ajuste incorreto são uma das maiores causas de acidentes com drones. As bússolas de drones podem ser desafinadas de qualquer fonte de frequência magnética e de rádio (RF). Evite manter o UAV muito perto de ímãs como aqueles em alto-falantes de carros durante o transporte, bem como voar em um ambiente com alta interferência eletromagnética, como linhas de energia de alta tensão e torres de celular.
Esta é outra causa comum de acidentes com drones e pode acontecer a qualquer momento desde o seu primeiro voo até alguns meses depois, geralmente decorrentes de cabos soltos e portas danificadas. Certifique-se de que seus cabos estão sempre bem conectados antes do voo e desconectados cuidadosamente depois, para manter as portas em boa forma.
Quando você perde o controle do seu drone, como piloto uma das reações naturais mais rápidas seria apertar o botão Return to Home (RTH), mas vale a pena ter em mente que a maioria dos drones de consumo não pode evitar obstáculos. Isso significa que o UAV simplesmente traçará uma linha reta até o ponto de partida, mesmo que haja árvores ou edifícios ou postes de eletricidade no caminho; isso pode facilmente resultar em um acidente grave. Você não deve entrar em pânico para pressionar o botão RTH toda vez que você perder o controle do UAV, ficar calmo e descobrir uma melhor jogada.
Isso às vezes acontece quando a trava GPS é perdida durante o voo e, em seguida, recuperado fazendo com que o drone recalibrar um ponto doméstico incorreto. Tenha em mente que o ponto inicial pode ser de onde seu UAV decolou ou onde quer que seu controlador remoto esteja para verificar se está correto. Finalmente, certifique-se de definir sua altitude de retorno para casa para que seja mais alto do que qualquer coisa na área, 100 metros devem funcionar muito bem a menos que você esteja voando em uma cidade ou perto de algumas estruturas particularmente altas, como mastros telefônicos.
É fundamental sempre voar com uma bateria totalmente carregada e nunca ser tentado a iniciar um novo voo com uma bateria fraca ou parcialmente carregada. Embora você provavelmente vai se safar usando uma bateria semi-carregada na maior parte do tempo, isso sempre vem com o risco de perder energia aleatoriamente no meio do voo quando você menos espera.
É importante pousar seu drone com 30% de energia na reserva, de tal forma que, caso uma emergência exija que você atrase o pouso, você tem tempo suficiente para encontrar um novo local de pouso ou lidar com o problema. Além disso, alguns UAVs vêm com um recurso de segurança de falhas onde o drone se dirige automaticamente para o seu ponto de partida uma vez que a bateria atinge 10% e, embora isso possa ser útil, se houver alguma árvore ou outros obstáculos entre o drone e seu ponto de partida ele voará direto para eles.
Se há outros UAVs no céu há sempre a possibilidade de uma colisão, especialmente se os pilotos não estão cientes da presença um do outro na área, realizando manobras de voo complexas ou corridas.
Quando o drone está voando tão alto no céu pode ser difícil dizer, especialmente para pilotos iniciantes, que lado é qual e assim pode-se facilmente confundir a extremidade da cauda para o nariz e, portanto, desorientar o UAV. Certifique-se de se familiarizar com qual lado é que antes de voar mais para fora.
O que você deve fazer depois de bater seu drone?
Não importa o quão experiente você seja um piloto, quando você possui um drone, você deve enfrentar o fato de que um acidente vai acontecer. Às vezes a culpa é sua. às vezes é devido a condições além do seu controle. De qualquer forma, seu amado drone vai cair em algum momento. Então, o que você deve fazer quando isso acontecer?
Primeiro, tente recuperar o drone. Ao recuperar seu drone, inspecione-o em busca de danos. Tome nota do dano que você pode ver e tê-lo como referência no caso de você precisar entrar em contato com o fabricante do seu drone. Abaixo estão algumas etapas úteis que você pode tomar depois de recuperar seu drone do local do acidente:
1. Desligue o UAV/controlador e remova a bateria e os adereços
2. Limpe toda a sujeira/areia/detritos do drone usando almofadas de álcool
3. Vire manualmente os rotores enquanto o drone está de cabeça para baixo para desalojar qualquer areia/sujeira e, em seguida, soprar em cada um deles (ou usar ar comprimido) para remover qualquer sujeira restante
4. Verifique se há amplitude de movimento, peças dobradas ou rachaduras
5. Verifique se há rachaduras ou fios soltos
6. Verifique se há danos estruturais na bateria
7. Remova todos os adereços e verifique se há rachaduras ou deformidades. Substitua quaisquer adereços que mostrem sinais de dano
8. Verifique todas as almofadas de gimbal e protetores de queda para ter certeza de que eles estão bem sentados e intactos
9. Verifique se há rachaduras completas, incluindo o trem de pouso
10. Verifique todos os motores para ter certeza de que ele estava corretamente sentado e não solto (incluindo todos os parafusos)
11. Soprar areia/detritos/poeira de cada parte móvel (novamente)
Re-inicialização
12. Reinsira a bateria no drone quando você tiver concluído uma verificação/limpeza completa
13. Reiniciar o drone em uma superfície plana e deixá-lo passar pelo procedimento de inicialização novamente
14. Calibrar a bússola e, em seguida, o IMU
15. Verifique o gimbal para obter toda a amplitude de movimento usando o controle gimbal e, em seguida, movendo o UAV ao redor
16. Ligue os motores sem adereços e verifique se há alguma oscilação
17. Desatar os motores novamente, fixar os adereços, reiniciar os motores e verificar novamente a oscilação para ter certeza de que
18. Leve o UAV a um leve pairar um pouco acima do nível dos olhos e verifique se há movimentos/tremores estranhos
19. Durante a gravação do vídeo, faça manobras básicas (para frente, para trás, para trás, para a esquerda, direita, guinada para a direita, para cima, para baixo)
20. Reveja o vídeo para ter certeza de que não há agitação adicional
21. Faça um voo de longa distância baixo e lento (não sobre a água) para garantir que tudo esteja funcionando bem
Em alguns casos, você pode estar sujeito a serviços de reparo de garantia de baixo custo ou gratuitos através do seu fabricante. Quando chegar até eles, mencione todos os detalhes do voo que você pode se lembrar. Se sua aeronave está fora da garantia, não há necessidade de se preocupar se você tem DJI Care Refresh. Tenha também em mente que o SERVIÇO DJI pode cobrir qualquer dano permanente de um acidente. Se você está voando por um hobby, então a DJI Care Refresh pode ser útil se você bater seu drone algumas vezes durante o primeiro ano.
Drones são dispositivos altamente complexos que dependem de vários sistemas para executar corretamente e, embora não haja como garantir contra um problema de hardware ou software estar ciente das coisas que você pode controlar e erros que você pode evitar, como explicado, pode ajudá-lo a minimizar as chances de travar, ou mesmo perder, seu drone. A maioria dos acidentes pode ser evitada por ser vigilante e diligente em toda a preparação e execução necessária para ser um piloto de drone feliz e produtivo.
https://store.dji.com/guides/drone-crash/ em 24/02/2022