fbpx

Filtro de Categorias

O que é topografia? O Guia Definitivo

O que é Topografia?

Topografia é uma das áreas ligadas ao Geoprocessamento de maior importância para o planejamento urbano. Portanto, compreenderemos agora o que é topografia.

O que é topografia?

Hoje você vai aprender tudo sobre topografia como alguns dos grandes mapas topo usgs que você pode baixar.

Neste guia, você vai descobrir:

  • O que é topografia?
  • Quem usa mapas topográficos?
  • O que são pesquisas topográficas?

E muito mais. Vamos mergulhar.

Definição de topografia

Exemplos de topografia

Topografia é o estudo da superfície terrestre. Em particular, estabelece a base subjacente de uma paisagem. Por exemplo, a topografia refere-se a montanhas, vales, rios ou crateras na superfície.

A origem da topografia vem do “topo” para “lugar” e “grafia” para “escrita”. Está intimamente relacionado com

geodésia e levantamento que estão preocupados em medir com precisão a superfície terrestre. E também está intimamente ligado a sistemas de geografia e mapeamento como o SIG.

A elevação é o fator distinto para mapas topográficos. No SIG, usamos modelos de elevação digital para o terreno. Nove em cada dez mapas topográficos mostram linhas de contorno,

  que são apenas linhas de elevação igual. A definição estreita de topografia é específica para o arranjo de formas de terra.

Mas, em um sentido mais amplo, incorpora características naturais e artificiais. Por exemplo, mapas topográficos muitas vezes se ligam em fronteiras administrativas, cidades, hidrografia, parques, marcos, transporte e edifícios.

Alívio e Contornos

Contornos do Monte Fuji

Linhas de contorno (isolinas) conectam pontos de elevação igual. Lendo contornos, interpretamos altura, inclinação e forma em mapas topográficos.

Se os contornos estão próximos, a inclinação é íngreme. Mas quando os contornos se espalham, a inclinação é mais gradual.

Usamos contornos para montanhas, vales e batimetria. Por exemplo, o Monte Fuji está a 3.776 metros acima do nível do mar. Com espaçamento de 250 metros, cada linha de contorno representa elevações iguais. Quase no pico do Monte Fuji, é uma linha de contorno de 3.750 metros.

Exemplos de Topografia em Mapas

Tapeçaria do Tempo

Não há “autoridade mundial” no mapeamento topográfico. Em vez disso, cada país estabelece seus próprios padrões e prioridades. Na maioria das vezes, cada agência de mapeamento projeta seus mapas topográficos com um objetivo específico em mente.

Por exemplo, a construção de uma nova rodovia pode levar um mapa topográfico para apresentar cobertura florestal, tipos de solo ou classificação de rocha ao longo da rota. Com o tempo, séries de mapas topográficos geralmente recebem atualizações periódicas. Mas a verdade é que eles podem ser complexos e levar anos para criar.

Nos Estados Unidos, o primeiro mapa topográfico da USGS foi pesquisado em 1892. Desde então, as revisões do mapa continuaram por mais de 125 anos. O USGS produz mapas topo em 1:250.000, 1:100.000, 1:63.360 e 1:24.000. A mais comum é a série de quadrilátero de 7,5 minutos onde uma polegada no mapa representa 24.000 polegadas no chão.

Outro exemplo de mapa topográfico é a Tapeçaria do Tempo e do Terreno da USGS. Neste mapa colorido, ele sobrepõe a topografia (sombra de colinas) com formações rochosas subjacentes. Isso ajuda a desvendar a história geológica do continente, como eventos de construção de montanhas.

Aplicações e usos de topografia

Topografia de Marte

Mapas topográficos mostram como as montanhas se erguem e como vales íngremes descem. Eles expõem a terra, como nestes exemplos:

  • Engenheiros usam mapas topográficos para planejar uma estrada, construir uma torre celular ou planejar uma hidrelétrica.
  • Geólogos usam topografia para entender a atividade tectônica, formas de terra e onde cavar uma mina.
  • Os caminhantes usam mapas topográficos para encontrar trilhas e inclinação para planejar sua ascensão.
  • Os astrônomos estudam a topografia fora da Terra como na Lua, Marte ou um asteroide.
  • Cientistas climáticos ligam topografia a modelos climáticos para reconhecer o fluxo de ar e água.

À medida que as paisagens evoluem e a tecnologia avança, os topógrafos enfrentam uma batalha difícil por precisão e completude.

 

Análise de Topografia

Saga GIS 3D Mapeando Anaglyph

Se você quiser realizar qualquer tipo de análise topográfica, recomendamos muito o SagaGIS. É completamente livre e de código aberto. Especificamente, o Topography Analysis Toolkit é um ajuste perfeito para a maioria dos tipos de análise paisagística.

É tão bom que você não pode encontrar a maioria dessas ferramentas em software comercial. Em particular, inclui uma gama de morfometria, hipsometry e outras ferramentas especiais. Ferramentas como robustez, inclinação, aspecto e curvatura podem realmente caracterizar o terreno.

Se você quiser classificar os tipos de formas de terra, o SagaGIS tem ferramentas fora da caixa que fazem exatamente isso. Por fim, utilizamos a posição topográfica e o índice de umidade para caracterizar padrões de drenagem. Aqui está nosso guia para o SagaGIS para mais dicas e truques.

 

Pensamentos Finais

A topografia é sobre localização, localização, localização. Especificamente, é como a topografia se relaciona com o alívio.

Hoje, você aprendeu que a topografia é o arranjo de características naturais e artificiais no mundo.

Engenheiros, geólogos e até astrônomos usam esses tipos de mapas para reconhecimento, planejamento e caracterização da terra.

Há mais alguma coisa que queira aprender sobre topografia? Por favor, deixe-nos saber com um comentário abaixo.

[activecampaign]