fbpx

Prepare-se para o Futuro:
Seja um Especialista em Sensoriamento Remoto e Google Earth Engine

Seja referência nesta área em expansão e destaque-se no mercado com habilidades estratégicas e inovadoras, através de nossos cursos de aperfeiçoamento e pós-graduações:

Conheça nossos Cursos

Com conteúdo prático e atualizado, cada formação é desenhada para impulsionar sua carreira e colocá-lo à frente em um mercado em plena expansão.

O uso do sensoriamento remoto não se limita apenas à elaboração de mapas, cartas e plantas, seu uso é muito mais abrangente e seus benefícios são cada vez mais perceptíveis. Com a utilização do Sistema de Informações Geográficas – SIG, atualizado constantemente em todo o mundo, é possível realizar o planejamento com precisão,  rapidez e consistência, minimizando o tempo e os custos de projeto. Um consultor de geoprocessamento pode trabalhar com organização, alimentação e gerenciamento de bancos de dados de interesses geológicos, minerais, de fauna, flora, agrícola, socioeconômico, etc., com fins de mapeamento ou geolocalização. Transformação de dados de campo em informações georeferenciadas.

Qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área de Geoprocessamento e Geotecnologias, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc, pode iniciar a pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que é necessário ter curso de nível superior completo (tecnólogo, bacharel ou licenciatura) para realizar nossa pós-graduação.

O profissional de Computação em Nuvem e Sensoriamento Remoto está apto para gerenciar, supervisionar, coordenar e executar levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos e rurais, por meio do sensoriamento remoto, além de gerenciar o tratamento, a análise e a interpretação desses dados. São várias as funções assumidas por um analista de geoprocessamento, entre elas temos, coletar dados e informações geográficas, manusear programas e softwares, realizar simulações numéricas, avaliar as possibilidades de ocorrência de eventos, interpretar dados para transformar em informações geográficas e representá-las de forma mais simples, criar e interpretar mapas digitais etc.

Qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área Banco de Dados Geográfico, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc, pode iniciar a pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que é necessário ter curso de nível superior completo (tecnólogo, bacharel ou licenciatura) para realizar nossa pós-graduação.

O profissional de Geoprocessamento está apto para gerenciar, supervisionar, coordenar e executar levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos e rurais, por meio do sensoriamento remoto, além de gerenciar o tratamento, a análise e a interpretação desses dados. São várias as funções assumidas por um analista de geoprocessamento, entre elas temos, coletar dados e informações geográficas, manusear programas e softwares, realizar simulações numéricas, avaliar as possibilidades de ocorrência de eventos, interpretar dados para transformar em informações geográficas e representá-las de forma mais simples, criar e interpretar mapas digitais etc.

Qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área de Geoprocessamento e Geotecnologias, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc, pode iniciar a pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que é necessário ter curso de nível superior completo (tecnólogo, bacharel ou licenciatura) para realizar nossa pós-graduação.

 

O Google Earth Engine é uma plataforma de processamento em nuvem desenvolvida pelo Google para análise de dados geoespaciais. Ela combina uma grande quantidade de dados de sensoriamento remoto e outras fontes geoespaciais, permitindo que os usuários analisem e visualizem esses dados de maneira eficiente e escalável.

A plataforma fornece acesso a uma vasta quantidade de conjuntos de dados de satélites, como imagens de sensoriamento remoto, dados meteorológicos e outros dados geoespaciais. Essa enorme quantidade de dados pode ser processada e analisada diretamente na nuvem, sem a necessidade de baixar os dados localmente.

Sensoriamento remoto é uma técnica que consiste na aquisição de informações sobre a superfície terrestre sem que haja contato direto com a área em estudo. Em vez disso, utiliza-se sensores embarcados em aeronaves, satélites ou drones para capturar dados e imagens da superfície terrestre. Esses sensores podem medir radiação eletromagnética refletida ou emitida pelos objetos na Terra, permitindo a obtenção de informações valiosas sobre o ambiente, a cobertura terrestre e as mudanças ao longo do tempo.

Principais características do sensoriamento remoto:

  1. Eletromagnetismo: O sensoriamento remoto se baseia na detecção da radiação eletromagnética refletida ou emitida pelos objetos na Terra. Esta radiação inclui a luz visível, infravermelha, raios-X, micro-ondas, entre outras faixas do espectro eletromagnético.
  2. Sensores Remotos: Equipamentos como câmeras multiespectrais, sensores de radar, termal e LiDAR são comumente utilizados para capturar informações sobre diferentes características do ambiente terrestre.
  3. Plataformas: Sensores remotos podem estar instalados em várias plataformas, incluindo satélites, aviões, drones e balões estratosféricos. A escolha da plataforma depende dos objetivos da missão e da resolução espacial desejada.
  4. Aplicações Multidisciplinares: As aplicações do sensoriamento remoto são diversas e incluem agricultura de precisão, monitoramento ambiental, mapeamento urbano, prevenção de desastres, estudos climáticos, entre outros.
  5. Imagens Multiespectrais: Sensores multiespectrais capturam imagens em diferentes bandas do espectro eletromagnético, permitindo a análise de características específicas dos objetos, como vegetação, corpos d’água e estruturas urbanas.
  6. Análise Temporal: Uma das principais vantagens do sensoriamento remoto é a capacidade de realizar análises temporais para monitorar mudanças ao longo do tempo, como desmatamento, crescimento urbano, variações climáticas, entre outras.
  7. Cartografia e Mapeamento: As informações obtidas por meio do sensoriamento remoto são frequentemente utilizadas para criar mapas e produtos cartográficos, contribuindo para a produção de dados geoespaciais.
  8. Informações 3D: Sensores LiDAR (Light Detection and Ranging) são capazes de medir a distância entre o sensor e os objetos na superfície, possibilitando a criação de modelos tridimensionais do terreno.

Topografia é a ciência que estuda e mapeia as características da superfície terrestre, incluindo elevações, declividades e distâncias. Utilizando instrumentos como teodolitos e GPS, os topógrafos coletam dados para criar mapas precisos. Essas informações são essenciais em áreas como engenharia civil, arquitetura e planejamento urbano, sendo usadas para projetar e construir infraestruturas.

Transforme sua Carreira: Invista na Sua Valorização Profissional

 Confira os benefícios de ser aluno GSF:

Assista quando quiser

Tenha total flexibilidade para aprender no seu ritmo! Assista às aulas e conteúdos quando e onde quiser, adaptando o aprendizado à sua rotina.

certificado-geoprocessamento-geo-sem-fronteiras

CONQUISTE CERTIFICADOS

Garanta reconhecimento pelo seu aprendizado! Acesse a qualquer momento seus certificados reconhecidos pelo MEC,  fortalecendo ainda mais o seu currículo.

Orientação profissional

Receba apoio especializado para definir seus próximos passos, alinhar seus objetivos e construir uma carreira de sucesso com a orientação de profissionais.

Aplicativo exclusivo

Acesse conteúdos exclusivos e acompanhe sua evolução em qualquer lugar! Nosso app permite que você organize seus estudos de forma prática e personalizada, sem comprometer a sua rotina diária.

Reembolso total por 7 dias

Compre com tranquilidade! Se por qualquer motivo você mudar de ideia, garantimos até 7 dias para solicitar um reembolso completo, sem burocracias. 

Investimentos em tecnologia

Tutor com ia

Nosso sistema de Tutor com IA analisa todo o conteúdo do curso, desde vídeos até textos, para oferecer respostas instantâneas e precisas, garantindo que você nunca fique sem suporte durante seus estudos.

Registro no CREA e MEC

A Geo Sem Fronteiras já capacitou mais de 50 mil alunos ao redor do mundo. Em 2017, firmamos uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), que passou a divulgar nossos cursos. Em 2019, recebemos o Selo de Empreendimento Sustentável da Shell Iniciativa Jovem, chancela concedida a negócios que demonstram ética, sustentabilidade, viabilidade econômica e legalidade Nossa pós-graduação é reconhecida pelo MEC e estamos sempre comprometidos em transformar conhecimento em solução, oferecendo formações de excelência.

Confira a Ementa dos Cursos!

Aprenda com professores e consultores com experiência no mercado de trabalho.
Preparamos um ementa diversificada, com diferentes conhecimentos para que você se torne um especialista!

AULA 1 – NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO

  • O que é o Sensoriamento remoto e suas formas de caracterização;
    • Imagens e seu processo de formação;
    • As vantagens e desvantagens do SR;
    • O que são sistemas sensores e seus tipos;
    • Radiação eletromagnética, o que é?
    • Resoluções Espacial, Espectral, Radiométrica e Temporal.

 

AULA 2 – SENSORES E NÍVEIS DE AQUISIÇÃO

  • Sistemas sensores e suas classificações;
    • Níveis de aquisição em SR;
    • Geometria de aquisição de imagens;
    • Noções de escala e Campo de visada instantâneo.

 

AULA 3 – APLICAÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO

  • Onde e com que finalidade é utilizado o sensoriamento remoto;
    • Como realizar um diagnóstico de emprego dos meios de SR;
    • Exemplos de aplicações de SR.

 

AULA 4 – NOÇÕES DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

  • Definições
    • Conceitos básicos em imagem digital
    • Fluxo de processamento de imagens
    • Funções básicas do pré-processamento
    • Técnicas de transfomação das imagens
    • Classificação de imagens
    • Modelo digital de elevação
    • Georregistro

 

AULA 5 – PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO

  • Aplicação prática do sensoriamento remoto
    • O analista de imagens
    • Ciclo de produção em sensoriamento remoto
    • Banco de dados geográficos
    • Modelagem de Dados Geográficos
    • Exemplos de produtos de sensoriamento remoto

AULA 1 – A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA

  • Definições: como se caracteriza a radiação eletromagnética;
  • A onda eletromagnética;
  • O espectro eletromagnético;
  • A dualidade da natureza da luz;
  • Ângulo sólido;
  • Grandezas radiométricas;
  • Corpo negro; e
  • Princípios da radiação eletromagnética.

 

AULA 2 – INTERAÇÃO DA REM COM A SUPERFÍCIE DOS ALVOS

  • Efeitos Atmosféricos;
  • Tipos de Espalhamento;
  • Absorção Atmosférica;
  • Janelas Atmosféricas;
  • Interação de REM com a Superfície;
  • Superfícies Refletoras;
  • Fatores Dominantes para a Resposta dos Alvos;
  • Rugosidade;
  • Assinatura Espectral;
  • As Cores dos Objetos; e
  • Abrindo imagens no ENVI:
  • Como abrir uma imagem;
  • Verificando a resolução espacial;
  • Localizar pixels e visualizar seu valor em ND;
  • Salvar imagens em formato ASCII;
  • Coordenadas do pixel; e
  • Recortar áreas de interesse.

 

AULA 3 – O ESPECTRO ÓPTICO

  • Espectro óptico;
  • Espectro solar;
  • Espectro visível;
  • Visão humana;
  • Formação de cores nos pixels de uma imagem; e
  • Prática no ENVI:
  • Comparação entre imagens com resoluções diferentes;
  • Link de displays (tela ou geográfico); e
  • Localização de feições por coordenadas.

 

AULA 4 – O ESPECTRO TERMAL

  • A radiação termal
  • Análise radiométrica
  • Processos de transferência de calor
  • Grandezas termais
  • Influência da cor dos alvos
  • Inércia termal
  • Cruzamento de temperaturas
  • Efeitos da condução
  • Efeitos da convecção
  • Fator vidro
  • Sombra térmica
  • Prática no ENVI:

– Abrindo uma imagem termal; e

– Composições com imagens termais.

AULA 5 – A FAIXA DAS MICROONDAS (RADAR)

  • Histórico;
  • Esquema básico radar;
  • Diferença de fase;
  • Retroespalhamento das microondas;
  • Características da radiação eletromagnética na faixa das microondas;
  • Penetração;
  • Bandas e frequências;
  • Polarização;
  • Sinal de retorno;
  • Composições multipolarizadas; e
  • Prática no ENVI:

– Abrindo uma imagem radar;

– Realizando composições multipolarizadas; e

– Realizando composições multibanda.

AULA 1 – FUNDAMENTOS DE SISTEMAS SENSORES

  • Classificação de Sensores;
    • Sistemas Passivos de Não-Varredura;
    • Sistemas Passivos de Varredura (Scanners); e
    • Distorções Decorrentes dos Movimentos da Plataforma.

 

AULA 2 – SISTEMAS ORBITAIS E AEROEMBARCADOS

  • Sensores Orbitais;
    • Órbita;
    • Principais Sistemas Sensores em Órbita;
    • Sensores Aeroembarcados;
    • Câmeras analógicas;
    • Câmeras Digitais e PODs eletroópticos; e
    • Plataformas Multisensores.

 

AULA 3 – SISTEMAS ÓPTICOS PANCROMÁTICOS, MULTI E HIPERESPECTRAIS

  • Detectores de Radiação Óptica;
    • Fenômenos e Mecanismos de Detecção;
    • Detectores e Suas Figuras de Mérito;
    • Sensores com Relação à Faixa Espectral em que Operam;
    • Sistemas Pancromáticos;
    • Imagens Multi e Hiperespectrais; e
    • Características dos Sensores Hiperespectrais Atuais.

 

AULA 4 – SISTEMAS TERMAIS

  • A Radiação Termal;
    • Sistemas Termais;
    • Detectores Termais;
    • Fatores que Influenciam na Formação da Imagem Termal;
    • Acoplamento Capacitivo: e
    • Sistemas FLIR.

 

AULA 5 – SISTEMAS RADAR

  • Sistemas Imageadores Radar;
    • Bandas de operação Radar;
    • Radar de Abertura Real;
    • Radar de Abertura Sintética;
    • Geometria de Aquisição SAR;
    • Processamento Multi-look;
    • Ruído Speckle;
    • Distorções Geométricas em Imagens Radar;
    • Conversão Slant to Ground Range;
    • Efeitos Decorrentes de Movimentos não Compensados da Plataforma;
    • Vantagens dos Sensores Radar; e
    • Displays de Apresentação.

AULA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DAS IMAGENS DIGITAIS

  • Notação da Imagem – Pixel;
    • Discretização da Imagem Digital;
    • Quantização dos Números Digitais;
    • Resoluções e Suas Interrelações;
    • Detectabilidade do Alvo;
    • Notação de Imagem Digital; e
    • Técnicas de Transformação em Imagens.

 

AULA 2 – CORREÇÕES NOS DOMÍNIOS ESPACIAL E ESPECTRAL

Aula Prática de correções no ENVI.

AULA 3 – GEORREFERENCIAMENTO DE IMAGENS E MOSAICOS

  • Aula Prática de Georreferenciamento no ENVI.

 

AULA 4 – FUSÃO DE IMAGENS E MODELOS DIGITAIS DE TERRENO

  • Aula Prática de Fusão e MDT no ENVI.

 

AULA 5 – CLASSIFICAÇÃO

  • Aula Prática de Classificação no ENVI; e
    • Classificação no PIXEL EXPLORER (PEX)

AULA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DE INTERPRETAÇÃO E ELEMENTOS
CHAVE

  • OMD;
    • Fatores aue Influenciam a Percepção;
    • Processo de Interpretação de Imagens;
    • Fatores Dominantes para a Resposta dos Alvos;
    • Interpretação Visual de Imagens;
    • Interpretação Digital de Imagens;
    • A Influência da Resolução Espacial na Interpretação;
    • A Influência da Resolução Radiométrica na Interpretação; e
    • A Influência da Resolução Espectral na Interpretação.

 

AULA 2 – INTERPRETAÇÃO EM IMAGENS PANCROMÁTICAS

  • Padrão de Reflexão da radiação Óptica de alvos;
    • Forma;
    • Tamanho;
    • Sombra;
    • Textura;
    • Cor/Tonalidade;
    • Padrão; e
    • Cercanias.

 

AULA 3 – INTERPRETAÇÃO EM IMAGENS MULTIBANDAS

  • Interpretação com Composições Coloridas;
    • Comparação de Espectros de Reflexão; e
    • Bibliotecas Espectrais.

 

AULA 4 – INTERPRETAÇÃO COM MULTI SENSORES

  • Complementação de Informações; e
    • Técnicas de comparação.

 

AULA 5 – DETECÇÃO DE MUDANÇAS NO TEMPO

  • Como identificar mudanças temporais em imagens.

AULA 1 – CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS TERMAIS

  • Conceitos Gerais da Radiação Termal; e
    • Registro da Radiação Termal Pelos Sensores.

 

AULA 2 – RESPOSTA DOS ALVOS À RADIAÇÃO INFRAVERMELHA

  • Emissividade;
    • Temperatura Cinética vs. Radiante;
    • Fatores Ambientais;
    • Resposta dos Alvos; e
    • Imagens Diurnas vs magens noturnas.

 

AULA 3 – DIFERENÇAS ENTRE AS IMAGENS ÓPTICAS E TERMAIS

  • Comparação Entre as Características das Imagens Ópticas e as Imagens Termais;
    • Corpos d’água;
    • Vegetação;
    • Objetos metálicos;
    • Solo Seco vs Solo Úmido; e
    • Condição Dinâmica dos alvos.

 

AULA 4 – SOMBRAS TÉRMICAS E INÉRCIA TERMAL

  • Sombras Térmicas;
    • Inércia Termal;
    • Cruzamento de Temperaturas;
    • Efeito vento;
    • Alvos Subterrâneos; e
    • Identificação de Materiais.

 

AULA 5 – PRODUTOS GERADOS A PARTIR DE IMAGENS TERMAIS

  • Produtos de Segurança;
    • Produtos de Vigilância;
    • Produtos de Meio Ambiente; e
    • Produtos de Monitoramento.

AULA 1 – HISTÓRICO RADAR

  • História;
    • Conceitos Radar;
    • Radiação de Microondas;
    • Bandas de Utilização e Suas Características; e
    • Comprimento de onda vs Frquência.

 

AULA 2 – O IMAGEAMENTO SAR

  • Sistema radar;
    • Geometria de aquisição;
    • Célula de Resolução Radar;
    • Projeções; e
    • Área Imageada.

 

AULA 3 – CARACTERíSTICAS DAS IAMGENS SAR

  • Multipolarização;
    • Multipolarimetria;
    • Composição;
    • Multi Look;
    • Rugosidade em Função do Comprimento de Onda;
    • Sombra radar;
    • Intensidade do Sinal; e
    • Penetração.

 

AULA 4 – INTERFEROMETRIA SAR

  • Diferença de Fase;
    • O modo Interferométrico;
    • Modelos Digitais do terreno; e
    • Sobreposição de imagens 2 D em 3 D.

 

AULA 5 – TARBALHANDO COM COMPOSIÇÕES

  • Imagens Pseudo Cor;
    • Atribuindo cores às bandas;
    • Composições para aplicações Específicas; e
    • Rampa de Cores para Alturas Diferentes.

AULA 1 – ONDAS DE RADAR E DISPERSÃO

  • Retroespalhamento das Microondas;
    • Fatores de Influência na Imagem Radar no sensor; e
    • Fatores de Influência na Imagem Radar no alvo.

 

AULA 2 – INTERAÇÕES COM A SUPERFÍCIE

  • Ângulo de Incidência;
    • Ângulo de Visada;
    • Rugosidade da Superfície;
    • Constante Dielétrica; e
    • Tipos de Backscatter.

 

AULA 3 – TIPOS DE RETORNO RADAR

  • Refletor Simples;
    • Corner Reflector;
    • Diedro Virtual; e
    • Retorno de Range Extendido.

 

AULA 4 – EFEITOS CARACTERÍSTICOS DAS IMAGENS SAR

  • Efeito da Orientação
  • Sombra
  • Cilindro Vertical
  • Blooming
  • Alvos Móveis;
  • Desfocalização; e
  • Despolarização.

 

AULA 5 – APLICAÇÕES DAS IMAGENS SAR

  • Imagens SAR na Identificação de Mudanças Ambientais;
    • Imagens SAR na Identificação de Manchas de Óleo;
    • Imagens SAR na Cartografia;
    • Imagens SAR no Cálculo de Biomassa; e
    • Estudo de Caso – Imagens SAR na Busca do Air France 447

AULA 1 – INTERPRETAÇÃO DE ALVOS TERRESTRES

  • Vegetação;
    • Corpos D’água;
    • Solo; e
    • Pavimentação.

 

AULA 2 – INTERPRETAÇÃO DE TRANSPORTE TERRESTRE E AÉREO

  • Vias de comunicação;
    • Edificações;
    • Ferrovias; e
    • Aeródromos.

 

AULA 3 – INTERPRETAÇÃO DE ESTRUTURAS INDUSTRIAIS

  • Industriais; e
    • Petróleo e Dervivados.

 

AULA 4 – ANÁLISE DE ATIVIDADES MILITARES

  • Estruturas Militares; e
    • Atividade Militar.

 

AULA 5 – ANÁLISE DE AGRICULTURA

  • Irrigação;
    • Diferenciação de Culturas; e
    • Pivô Central.

AULA 1 – AS DIFERENTES RESPOSTAS DAS POLARIZAÇÕES EM AMBIENTE MARÍTIMO

  • Superfície do Mar vs Polarizações Radar;
    • Condição de mar;
    • Ângulo de Incidência; e
    • Ganho do Sensor.

 

AULA 2 – EMBARCAÇÕES

  • Embarcações Mercantes; e
    • Embarcações Militares.

 

AULA 3 – ESTRUTURAS DE LOGISTICA MARÍTIMA

  • Portos; e
  • Estaleiros.

 

AULA 4 – DESASTRES EM AMBIENTE MARÍTIMO

  • Manchas de Óleo;
    • Destroços de acidentes; e
    • Náufragos.

 

AULA 5 – APLICAÇÕES PRÁTICAS

  • Exemplos de Aplicações Práticas de Imagens SAR.
Módulo 1 - Fundamentos do Google Earth Engine

Aula 1 – Introdução a Lógica de Programação com Javascript

  • Estruturação de Algoritmos
  • Declaração de Variáveis e Constantes
  • Funções
  • Estruturas condicionais
  • Estrutura de repetição
  • Boas práticas de programação no GEE


Aula 2 – Introdução ao Google Earth Engine 

  • Apresentação da plataforma de computação em nuvem GEE
  • Cadastro de usuário
  • Ferramentas e editor de código (JavaScript)
  • Verificando erros no terminal
  • Gerenciador de Scripts
  • Exemplo das principais Aplicação no Geoprocessamento
  • Explorando a base de dados do GEE


Aula 3 – Análise Espacial no Google Earth Engine

  • Análise espacial utilizando imagens multibandas
  • Trabalhando com coleção de imagens
  • Utilização de vetores, geometria e coleções
  • Implementação de métodos e algoritmos
  • Noções de sensoriamento remoto
  • Pré-processamento de imagens orbitais

Aula 4 – Processamento de Índices Biogeofísicos

  • Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI);
  • índice de vegetação realçado (EVI)
  • Índice de vegetação ajustado ao solo (SAVI)
  • Seleção e visualização de imagens na biblioteca
  • Utilização de filtros nas bibliotecas
  • Operações e processamento de imagens (Reducers)
  • Utilização de variáveis no processamento
  • Adicionando mapa ao display
  • Máscara para remoção de água e valor de pixel zero
  • Compartilhamento de Script


Aula 5 – Tabelas e Vetores

  • Utilizando biblioteca de tabelas
  • Regras para importação de Fusion Table e Asset
  • Enviado arquivos shapefiles (Asset)
  • Criando Coleções
  • Recorte e visualização de mapas

Aula 1 – Boas Práticas de Programação no Google Earth Egnine

  • Funções cliente e servidor
  • seleções e máscaras
  • Redução (média, máximo e mínimo)
  • Coleções
  • Como realizar a exportação de arquivos

Aula 2 – Depurando o Código no GEE

  • Verificando erros de Sintaxe
  • Erros do cliente
  • Bloqueio do navegador
  • Tempo limite de execução de script
  • Erros Internos

Aula 3 – Instalação do Python

  • Opções de Instalação
  • Importação de Pacote
  • Sintaxe
  • Objeto data
  • Utilização de plugins com QGIS

Aula 4 – Java Script (Objeto e Métodos)

  • Estrutura de dados com Listas
  • Conversão de tipos Casting
  • Estrutura de dados com Dicionários
  • Manipulando Datas
  • Passagem de valor por parâmetros

Aula 5 – Utilizando o paradigma de programação funcional

  • Estrutura de repetição (foor/loops)
  • Condicionais If/Else
  • Interação Cumulativa
  • Boas práticas

Aula 1 – Imagens 

  • Visualização de imagens
  • Informação e metadados
  • Operações Matemáticas
  • Operações Condicionais
  • Operações morfológicas
  • Transformações Espectrais

Aula 2 – Coleção de Imagens

  • Filtrando Coleção de Imagens
  • Trabalhando com imagem multiespectral
  • Exibindo coleção de imagens
  • Matemática de imagens
  • Estatística de imagens
  • Reduzindo uma coleção de imagens
  • Composição de mosaicos

Aula 3 – Composição, máscara e mosaico de Imagens

  • Composição com redutores
  • Aplicação de máscaras
  • Construção de Mosaico
  • Extração de gráficos
  • Exportação de dados

Aula 4 – Reduces (Redutores)

  • Redução de coleção de imagens
  • Estatística de uma região de imagem
  • Estatística de uma vizinhança de imagem
  • Estatística de tabelas
  • Regressão Linear

Aula 5 – Construção de gráficos

  • Gráficos de dados matriciais
  • Construindo gráficos para imagens
  • Coleção de imagens expressa em gráficos
  • Estilo e configurações de gráficos

Aula 1 – Conceitos do GEE

  • Como funciona
  • Aplicação Cliente vs Servidor
  • Escala
  • Projeção

Aula 2 – Algoritmos para Landsat 

  • Cálculo da radiância
  • Cálculo da reflectância
  • Reflectância de superfície
  • Filtro de nuvem

Aula 3 – Algoritmo para Sentinel

  • Metadados e filtragem
  • Pré-processamento Sentinel-1
  • Reamostragem e redução da resolução
  • Reduzir resolução

Aula 4 – Recursos e Fusion Tables (Dados vetoriais e matriciais)

  • Calculando índices biogeofísicos por município
  • Trabalhando com dados CSV (Fusion Tables)
  • Criando Fusion Tables
  • Carregar Fusion Table no Display
  • Convertendo shapefile para Fusion Table

Aula 5 – Análise de Séries Temporais com GEE

  • Análise de séries temporais utilizando LANDSAT 8 NDVI
  • Utilizando as funções join(), map() e reduce()
  • Elaboração de gráficos e análise de tendências Linear NDVI
  • Exportação de gráficos e dados

Aula 1 – Importação e Exportação de Dados 

  • Importando Dados Raster
  • Carregando recursos de imagem
  • Edição de propriedades
  • Importando Dados da Tabela
  • Exportando dados de imagem e tabela

Aula 2 – Análise de Cobertura Florestal

  • Dados Hansen et al. (2013)
  • Pré-processamento de dados de cobertura florestal
  • Quantificando Mudanças Florestais em uma Região de Interesse
  • Calculando áreas de pixel
  • Mapeando a perda anual da floresta

Aula 3: Sistema de Alerta de Desmatamento (FORMA)

  • Filtrando dados por data
  • Aplicando análise em uma região de interesse
  • Análise para múltiplas regiões
  • Comparando FORMA e Hansen et al.

Aula 4 – Análise da Água Superficial Global

  • Visualização de dados
  • Adicionando Parâmetros de Visualização
  • Resumindo a mudança dentro de uma região de interesse
  • Transição de classe de água
  • Criação de um gráfico de resumo

Aula 5 – Classificação Supervisionada

  • Algoritmos de classificação
  • Filtro de nuvem
  • Implementação de Algoritmo
  • Avaliação de precisão
  • Classificação não supervisionada

Aula 1 – Índice de Seca 

  • Produto de incide de seca PDSI
  • Banco de dados TERRACLIMATE
  • Construção de mapas
  • Construção de gráficos
  • Análise de séries temporais
  • Exportação de dados

Aula 2 – Análise de Áreas de Pastos no Brasil

  • Dados do satélite MODIS
  • Índices de vegetação
  • Classificação automática
  • Regressão linear da evolução de áreas de pastos
  • Exportação de dados

Aula 3 – Trabalhando com Dados de Precipitação

  • Dados TRMM
  • Extração de chuva
  • Estatística aplicada a precipitação
  • Análise espacial chuva
  • Validação de Dados
  • Exportação de mapas de precipitação e gráficos

Aula 4 – Utilização da Base do MapBiomas

  • Conhecendo a plataforma do Mapbioamas
  • Acessando os dados pelo GEE
  • Reamostragem de dados
  • Recorte de áreas de interesse
  • Exportação de imagens processadas

Aula 5 – Evapotranspiração

  • Balanço de Energia
  • O algoritmo SEBAL
  • Importação e utilização do algoritmo
  • Visualização de dados
  • Exportação de imagens de evapotranspiração

MÓDULO 1 – Introdução ao SIG e GIS

Aula 1 – Definição de SIG

Aula 2 – Introdução, Instalação e Visão Geral do QGIS

Aula 3 – Sistemas de Referência de Coordenadas

Aula 4 – Dados SIG: Vetoriais e Raster

Aula 5 – Particularidades dos Dados Vetoriais e Raster

 

MÓDULO 2 – TRABALHANDO COM DADOS NO QGIS

Aula 1 – Carregando Camadas Raster e Vetoriais

Aula 2 – Trabalhando com Projeções e Visualizando Mapas 2D

Aula 3 – Gerenciando Fontes de Dados e Criando Camadas

Aula 4 – Trabalhando com Dados Vetoriais e Raster

Aula 5 – Trabalhando com Planilhas

 

MÓDULO 3 – ANÁLISE DE DADOS COM QGIS

Aula 1 – Análise Espacial Vetorial e Interpolação

Aula 2 – Ferramentas de Análise Vetorial e Aplicação

Aula 3 – Álgebra de Mapas e Análise de Redes Vetoriais

Aula 4 – Ferramentas de Análise e Raster

Aula 5 – Georreferenciar Raster


MÓDULO 4 – MANIPULAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO QGIS

Aula 1 – Trabalhando com Arquivos de Projetos

Aula 2 – Perfil de Usuário e Configuração do Projeto

Aula 3 – Personalização e Atalhos do Teclado

Aula 4 – Executando o QGIS com Configurações Avançadas


MÓDULO 5 – COMPLEMENTOS E FUNCIONALDIADES AVANÇADAS DO QGIS

Aula 1 – Administrar Complementos

Aula 2 – Complementos Quikmapservice e LFTools

Aula 3 – Complementos OSMDownloades e Geocoding

Aula 4 – Mapa 2D em uma Escala Espaço-Temporal

Aula 5 – Visualização de Mapa 3D


MÓDULO 6 – PREPARANDO E EXPORANTADO MAPAS NO QGIS

Aula 1 – Visão Geral do Layout de Impressão

Aula 2 – Configurando o Layout para Impressão

Aula 3 – Mapa de Localização no QGIS

Aula 4 – Mapas no QGIS

Aula 5 – Atlas no QGIS

MÓDULO 1 – Fundamentos do Banco de Dados Geográfico

Aula 1 – Banco de dados

Aula 2 – Modelo Entidade Relacional

Aula 3 – Modelagem de dados no banco de dados

Aula 4 – Modelagem de dados na prática

Aula 5 – Modelagem de dados na prática

 

MÓDULO 2 – PostgreSQL

Aula 1 – Instalação do PostgreSQL, PgAdmin, Importação de dados e configurações

Aula 2 – Linguagem SQL Básico

Aula 3 – Linguagem SQL Avançado

Aula 4 – Funções

Aula 5 – Views e Triggers


MÓDULO 3 – Modelagem e PostGIS

Aula 1 – Estrutura de dados geográficos e Arquitetura em SIG

Aula 2 – Modelagem de dados geográficos: OMT e UML-Geoframe

Aula 3 – Linguagem SQL Espacial

Aula 4 – Uso de Banco de dados Geográficos nos SIG’s Desktop

Aula 5 – Modelagem de dados geográficos I (Prática)

Aula 6 – Criação de um banco de dados geográfico II (Prática)

 

MÓDULO 4 – Subconsultas e Administração no Banco de Dados

Aula 1 – Subconsultas

Aula 2 – Arquivos de configurações

Aula 3 – Conexões

Aula 4 – Esquemas, Privilégios e Tablespaces

Aula 5 – Backup e Restauração

 

MÓDULO 5 – Banco de Dados Geográfico Aplicados em Servidos de Mapas

Aula 1 – O que é o Geoserver e sua instalação

Aula 2 – Padrão OGC e configurando camadas pelo banco de dados

Aula 3 – Criação de camadas WMS e WFS

Aula 4 – Estilos

Aula 5 – Web Processing Service – WPS

MÓDULO 1 – Apresentação, Configuração e Instalação do Power BI

Aula 1 – Apresentação, Instalação e Configuração do Power Bi

Aula 2 – Formatando Consultas

Aula 3 – Editando as Consultas

Aula 4 – Montando Relatórios

Aula 5 – Interação de Dados: O Diferencial do Power Bi

Aula 6 – Mapas


MÓDULO 2 – Mapas Interativos no Power BI

Aula 1 – Preparação de Tabelas

Aula 2 – Conceitos de BI

Aula 3 – Relacionando Tabelas

Aula 4 – Botões e Indicadores

Aula 5 – Produzindo Mapas Interativos

Aula 6 – Maximizando o potencial dos mapas com indicadores


MÓDULO 3 – Análise de Dados no Power BI

Aula 1 – Conhecendo o DAX

Aula 2 – Fórmulas Lógicas

Aula 3 – Fórmulas textuais e numéricas

Aula 4 – Fórmulas de inteligência: O “plus” do DAX

Aula 5 – Fórmulas de Filtro: Um “tempero” para as outras fórmulas

Aula 6 – Exemplo prático 

 

MÓDULO 4 – Automações Inteligentes no Power BI

Aula 1 – Introdução

Aula 2 – Gráficos e Tabelas Multiníveis

Aula 3 – Parâmetros

Aula 4 – Agregação de Arquivos

Aula 5 – Ambiente Online do Power Bi

Aula 6 – Configuração, Publicação e Atualização de um Relatório

 

MÓDULO 5 – Projeto Completo no Power BI I

Aula 1 – Introdução ao Módulo

Aula 2 – Levantamento das necessidades e objetivos

Aula 3 – Premissas e definição do escopo

Aula 4 – Finalização do Planejamento

Aula 5 – Preparação dos dados

 

MÓDULO 6 – Projeto Completo no Power BI II

Aula 1 – Introdução e Preparação

Aula 2 – Execução das tarefas

Aula 3 – Encerramento do Projeto

Aula 4 – Bônus – Parte 1

Aula 5 – Bônus – Parte 2 e Encerramento

MÓDULO 1 – Fundamentos do Google Earth Engine

Aula 1 – Introdução a Lógica de Programação com Javascript

Aula 2 – Introdução ao Google Earth Engine 

Aula 3 – Análise Espacial no Google Earth Engine

Aula 4 – Processamento de Índices Biogeofísicos

Aula 5 – Tabelas e Vetores

MÓDULO 2 – Java Script e Ambiente de Desenvolvimento

Aula 1 – Boas Práticas de Programação no Google Earth Engine

Aula 2 – Depurando o Código no GEE

Aula 3 – Instalação do Python 

Aula 4 – Java Script (Objeto e Métodos)

Aula 5 – Utilizando o paradigma de programação funcional

MÓDULO 3 – Objetos e Métodos do Google Earth Engine 

Aula 1 – Imagens 

 Aula 2 – Coleção de Imagens

Aula 3 – Composição, máscara e mosaico de Imagens

Aula 4 – Reduces (Redutores)

Aula 5 – Construção de gráficos

MÓDULO 4 – Algoritmos Especializados

Aula 1 – Conceitos do GEE 

Aula 2 – Algoritmos para Landsat 

Aula 3 – Algoritmo para Sentinel

Aula 4 – Recursos e Fusion Tables (Dados vetoriais e matriciais)

Aula 5 – Análise de Séries Temporais com GEE

 

MÓDULO 5 – Aplicações no Google Earth Engine I

Aula 1 – Importação e Exportação de Dados 

Aula 2 – Análise de Cobertura Florestal

Aula 3: Sistema de Alerta de Desmatamento (FORMA)

Aula 4 – Análise da Água Superficial Global

Aula 5 – Classificação Supervisionada

 

MÓDULO 6 – Aplicações no Google Earth Engine I

Aula 1 – Índice de Seca 

Aula 2 – Análise de Áreas de Pastos no Brasil

Aula 3 – Trabalhando com Dados de Precipitação

Aula 4 – Utilização da Base do MapBiomas

Aula 5 – Evapotranspiração

Módulo 1 – Fundamento em Python para QGIS

Aula 1 – Python e bibliotecas em SIG

Aula 2 – Variáveis e seus métodos

Aula 3 – Estrutura de dados

Aula 4 – Operações, condicionais e loops

Aula 5 – Arquivos e funções

Aula 6 – Classe


Módulo 2 – Biblioteca PyQGIS

Aula 1 – Trabalhando com camadas vetoriais no QGIS

Aula 2 – Trabalhando funções Python na calculadora de campo no QGIS

Aula 3 – Trabalhando funções Python em rótulos no QGIS

Aula 4 – Uso de algoritmos nativos no QGIS customizados com Python

Aula 5 – Comunicando ao usuário QGIS com Python


Módulo 3 – Biblioteca GDAL Python

Aula 1 – Trabalhando com imagens

Aula 2 – Álgebra de mapas

Aula 3 – Utilitários do GDAL para processamento de imagens

Aula 4 – Trabalhando com vetores

Aula 5 – Utilitários do OGR para processamento de vetores


Módulo 4 – Criando Ferramentas e Plugins Python no QGIS

Aula 1 – Estrutura do modelo Script Tools no QGIS

Aula 2 – Prática: Ferramenta de download dos processos minerários no Brasil

Aula 3 – Prática: Ferramenta de estatística dos pixels nas imagens

Aula 4 – Prática: Ferramenta de buffer por seleção de atributos

Aula 5 – Aplicação em lote dos scripts das práticas no QGIS


Módulo 5 – Criação de Plugins para QGIS com Python

Aula 1 – Introdução à criação de plugins no QGIS

Aula 2 – Desenvolvimento de funcionalidades do plugin

Aula 3 – Personalização da interface do plugin

Aula 4 – Testes e depuração de plugins

Aula 5 – Publicação e distribuição de plugins

Aula 1 – Introdução a Lógica de Programação com Javascript

  • Estruturação de Algoritmos
  • Declaração de Variáveis e Constantes
  • Funções
  • Estruturas condicionais
  • Estrutura de repetição
  • Boas práticas de programação no GEE


Aula 2 – Introdução ao Google Earth Engine 

  • Apresentação da plataforma de computação em nuvem GEE
  • Cadastro de usuário
  • Ferramentas e editor de código (JavaScript)
  • Verificando erros no terminal
  • Gerenciador de Scripts
  • Exemplo das principais Aplicação no Geoprocessamento
  • Explorando a base de dados do GEE


Aula 3 – Análise Espacial no Google Earth Engine

  • Análise espacial utilizando imagens multibandas
  • Trabalhando com coleção de imagens
  • Utilização de vetores, geometria e coleções
  • Implementação de métodos e algoritmos
  • Noções de sensoriamento remoto
  • Pré-processamento de imagens orbitais

Aula 4 – Processamento de Índices Biogeofísicos

  • Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI);
  • índice de vegetação realçado (EVI)
  • Índice de vegetação ajustado ao solo (SAVI)
  • Seleção e visualização de imagens na biblioteca
  • Utilização de filtros nas bibliotecas
  • Operações e processamento de imagens (Reducers)
  • Utilização de variáveis no processamento
  • Adicionando mapa ao display
  • Máscara para remoção de água e valor de pixel zero
  • Compartilhamento de Script


Aula 5 – Tabelas e Vetores

  • Utilizando biblioteca de tabelas
  • Regras para importação de Fusion Table e Asset
  • Enviado arquivos shapefiles (Asset)
  • Criando Coleções
  • Recorte e visualização de mapas

Aula 1 – Boas Práticas de Programação no Google Earth Egnine

  • Funções cliente e servidor
  • seleções e máscaras
  • Redução (média, máximo e mínimo)
  • Coleções
  • Como realizar a exportação de arquivos

Aula 2 – Depurando o Código no GEE

  • Verificando erros de Sintaxe
  • Erros do cliente
  • Bloqueio do navegador
  • Tempo limite de execução de script
  • Erros Internos

Aula 3 – Instalação do Python

  • Opções de Instalação
  • Importação de Pacote
  • Sintaxe
  • Objeto data
  • Utilização de plugins com QGIS

Aula 4 – Java Script (Objeto e Métodos)

  • Estrutura de dados com Listas
  • Conversão de tipos Casting
  • Estrutura de dados com Dicionários
  • Manipulando Datas
  • Passagem de valor por parâmetros

Aula 5 – Utilizando o paradigma de programação funcional

  • Estrutura de repetição (foor/loops)
  • Condicionais If/Else
  • Interação Cumulativa
  • Boas práticas

Aula 1 – Imagens 

  • Visualização de imagens
  • Informação e metadados
  • Operações Matemáticas
  • Operações Condicionais
  • Operações morfológicas
  • Transformações Espectrais

Aula 2 – Coleção de Imagens

  • Filtrando Coleção de Imagens
  • Trabalhando com imagem multiespectral
  • Exibindo coleção de imagens
  • Matemática de imagens
  • Estatística de imagens
  • Reduzindo uma coleção de imagens
  • Composição de mosaicos

Aula 3 – Composição, máscara e mosaico de Imagens

  • Composição com redutores
  • Aplicação de máscaras
  • Construção de Mosaico
  • Extração de gráficos
  • Exportação de dados

Aula 4 – Reduces (Redutores)

  • Redução de coleção de imagens
  • Estatística de uma região de imagem
  • Estatística de uma vizinhança de imagem
  • Estatística de tabelas
  • Regressão Linear

Aula 5 – Construção de gráficos

  • Gráficos de dados matriciais
  • Construindo gráficos para imagens
  • Coleção de imagens expressa em gráficos
  • Estilo e configurações de gráficos

Aula 1 – Conceitos do GEE

  • Como funciona
  • Aplicação Cliente vs Servidor
  • Escala
  • Projeção

Aula 2 – Algoritmos para Landsat 

  • Cálculo da radiância
  • Cálculo da reflectância
  • Reflectância de superfície
  • Filtro de nuvem

Aula 3 – Algoritmo para Sentinel

  • Metadados e filtragem
  • Pré-processamento Sentinel-1
  • Reamostragem e redução da resolução
  • Reduzir resolução

Aula 4 – Recursos e Fusion Tables (Dados vetoriais e matriciais)

  • Calculando índices biogeofísicos por município
  • Trabalhando com dados CSV (Fusion Tables)
  • Criando Fusion Tables
  • Carregar Fusion Table no Display
  • Convertendo shapefile para Fusion Table

Aula 5 – Análise de Séries Temporais com GEE

  • Análise de séries temporais utilizando LANDSAT 8 NDVI
  • Utilizando as funções join(), map() e reduce()
  • Elaboração de gráficos e análise de tendências Linear NDVI
  • Exportação de gráficos e dados

Aula 1 – Importação e Exportação de Dados 

  • Importando Dados Raster.
  • Carregando recursos de imagem.
  • Edição de propriedades.
  • Importando Dados da Tabela.
  • Exportando dados de imagem e tabela.


Aula 2 – Análise de Cobertura Florestal

  • Dados Hansen et al. (2013).
  • Pré-processamento de dados de cobertura florestal.
  • Quantificando Mudanças Florestais em uma Região de Interesse.
  • Calculando áreas de pixel.
  • Mapeando a perda anual da floresta.


Aula 3: Sistema de Alerta de Desmatamento (FORMA)

  • Filtrando dados por data.
  • Aplicando análise em uma região de interesse.
  • Análise para múltiplas regiões.
  • Comparando FORMA e Hansen et al.


Aula 4 – Análise da Água Superficial Global

  • Visualização de dados.
  • Adicionando Parâmetros de Visualização.
  • Resumindo a mudança dentro de uma região de interesse.
  • Transição de classe de água.
  • Criação de um gráfico de resumo.


Aula 5 – Classificação Supervisionada

  • Algoritmos de classificação.
  • Filtro de nuvem.
  • Implementação de Algoritmo.
  • Avaliação de precisão.
  • Classificação não supervisionada.

Aula 1 – Índice de Seca 

  • Produto de incide de seca PDSI.
  • Banco de dados TERRACLIMATE.
  • Construção de mapas.
  • Construção de gráficos.
  • Análise de séries temporais.
  • Exportação de dados.


Aula 2 – Análise de Áreas de Pastos no Brasil

  • Dados do satélite MODIS.
  • Índices de vegetação.
  • Classificação automática.
  • Regressão linear da evolução de áreas de pastos.
  • Exportação de dados.


Aula 3 – Trabalhando com Dados de Precipitação

  • Dados TRMM.
  • Extração de chuva.
  • Estatística aplicada a precipitação.
  • Análise espacial chuva.
  • Validação de Dados.
  • Exportação de mapas de precipitação e gráficos.


Aula 4 – Utilização da Base do MapBiomas

  • Conhecendo a plataforma do Mapbioamas.
  • Acessando os dados pelo GEE.
  • Reamostragem de dados.
  • Recorte de áreas de interesse.
  • Exportação de imagens processadas.


Aula 5 – Evapotranspiração

  • Balanço de Energia.
  • O algoritmo SEBAL.
  • Importação e utilização do algoritmo.
  • Visualização de dados.
  • Exportação de imagens de evapotranspiração.

Aula 1: Conjunto de Dados de Águas Superficiais Globals (GSW) e sua Importância na Gestão Hídrica

  • Introdução técnica ao GSW.
  • Aplicação do GSW na gestão de recursos hídricos.
  • Revisão do artigo “Mapping of Global Surface Water and its Long-Term Changes” (Nature).
  • Estrutura e tipos de dados do GSW.
  • Navegação e visualização de dados GSW no Google Earth Engine.

 

Aula 2: Visualização de Análise Temporal dos Dados GSW para Gestão de Recursos Hídricos

  • Importação e manipulação de camadas GSW.
  • Análise temporal e espacial de corpos d’água.
  • Criação de mapas de mudanças em corpos d’água.
  • Desenvolvimento de gráficos de extensão da água.
  • Estudo de caso: monitoramento hídrico em uma região específica.

 

Aula 3: Estimativa de Precipitação com TRMM e GPM para Gestão Hídrica*

  • Introdução aos produtos TRMM e GPM.
  • Análise de precipitação em bacias hidrográficas.
  • Importação e visualização de dados TRMM/GPM.
  • Técnicas de análise de precipitação.
  • Integração de dados TRMM/GPM com GSW.

 

Aula 4: Análise Avançada e Desenvolvimento de Mapas Temáticos para Gestão Hídrica*

  • Criação de mapas temáticos com GSW, TRMM e GPM.
  • Conexão entre mudanças em corpos d’água e padrões de precipitação.
  • Modelos para previsão de secas e inundações.
  • Exportação de mapas e resultados.
  • Preparação para estudo de caso prático.

 

Aula 5: Aplicação Prática: Desenvolvimento de um Projeto de Gestão Hídrica*

  • Escolha de área de estudo para gestão hídrica.
  • Importação e análise de dados GSW, TRMM e GPM.
  • Desenvolvimento de um projeto de gestão hídrica completo.
  • Criação de relatórios e mapas finais.
  • Discussão dos resultados e feedbacks.

AULA 6: Google Earth Engine (GEE) +  ChatGPT

  • ChatGPT
  • Erros no GEE
  • Comentar Código com GPT
  • JavaScript com GPT
  • Gerando Códigos do Zero no ChatGPT

Aula 1 – Introdução

  • Conceitos básico da topografia
  • Sistema de Coordenadas
  • Superfícies de Referência
  • Classificação dos Erros de Observação

 

Aula 2 – Revisão Matemática

  • Unidades de Medida
  • Revisão da Trigonometria Plana
  • Relações Métricas com o Triângulo Retângulo
  • Triângulo Qualquer
  • Escalas

 

Aula 3 – Normalização

  • ABNT
  • NBR13133 – Execução de Levantamentos Topográficos
  • NBR14166 – Rede de Referência Cadastral Municipal

 

Aula 4 – Medição de Distâncias e Direções

  • Medição direta de distâncias
  • Medidas Indiretas de Distância
  • Ângulos Horizontais e Verticais
  • Medidas Eletrônicas de Distâncias e Direções
  • Métodos de Medida Angular
  • Técnicas de Medição de Direções 

 

Aula 5 – Orientação Angular

  • Norte Magnético e Geográfico
  • Azimute e Rumo
  • Declinação Magnética
  • Exercícios Resolvidos

Aula 1 – Planimetria

  • Cálculo de Coordenadas Planimétricas
  • Levantamento e Cálculo de Poligonais Fechadas
  • Poligonal Enquadrada 
  • Cálculo de Áreas  



Aula 2 – Altimetria

  • Levantamento Topográfico Altimétrico
  • Nivelamento Geométrico
  • Métodos de Nivelamento Geométricos
  • Nivelamento Trigonométrico
  • Terraplenagem



Aula 3 – Planialtimetria

  • Coordenadas Planimétricas
  • Coordenadas Altimétricas
  • Malha Triangular e Curvas de Nível
  • Interpretação de um Mapa Topográfico

 

Aula 4 – Sistema de Posicionamento Global

  • Introdução 
  • Constelações GNSS
  • Sistema Geodésico Brasileiro 
  • Métodos de Posicionamento por Satélite

 

Aula 5 – Instrumentos Topográficos

  • Teodolitos 
  • Nível Geométrico
  • Estação Total
  • GNSS

Aula 1 – Planejamento de um Levantamento Topográfico 

  • Definição dos Objetivos
  • Estudo da Área 
  • Seleção dos Instrumentos Adequados
  • Planejamento de Campo
  • Precauções necessárias

 

Aula 2 – Execução de um Levantamento Topográfico

  • Estabelecimento dos Pontos da Poligonal
  • Utilização conjunta do GPS com a Topografia Convencional
  • Coleta de Dados 
  • Realização do croqui e análise dos dados levantados
  • Precauções necessárias em campo

 

Aula 3 – Fundamentos do Desenho Topográfico Auxiliado por Computador 

  • Coleta dos Dados de Campo
  • Processamento de Dados 
  • Representação e análise do Relevo
  • Produtos Gerados pela Topografia

 

Aula 4 – Processamento dos Dados

  • Recepção dos dados brutos coletados em campo
  • Definição da ordem de prioridade dos dados recebidos
  • Escolha do software necessário para cada etapa de processamento
  • Análise dos dados processados e realização das correções possíveis



Aula 5 – Interpretação e Representação 

  • Importação dos Dados no CAD
  • Interpolação e análise das curvas de nível
  • Definição de Escala
  • Vetorização da Mapa Topográfico
  • Plotando mapas e melhorando qualidade de visualização

Aula 1 – Georreferenciamento de Imóveis Rurais Parte 1

  • Conceitos Gerais
  • Limites e Confrontações 
  • Confrontantes
  • Alteração de Parcela Certificada

 

Aula 2 – Georreferenciamento de Imóveis Rurais Parte 2

  • Métodos De Posicionamento
  • Tipos de Vértices
  • Cálculos
  • Links Úteis

 

Aula 3 – Georreferenciamento no SIGEF 

  • Simulação de um Georreferenciamento de imóveis rurais
  • Preenchimento da Planilha ODS
  • Criação de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)
  • Envio e Acompanhamento no SIGEF

 

Aula 4 – Retificação de Área 

  • Conceitos
  • Passos para Retificação
  • Relevância para Retificação
  • Requisitos Necessários
  • Peças Técnicas para Entrega

 

Aula 5 – Retificação de Área na Prática 

  • Simulação de Um Projeto de Retificação 
  • Geração do Memorial Descritivo
  • Exibição das Peças Técnicas Necessárias
  • Criação de ART

Aula 1 – Integração da Metodologia BIM e Topografia

  • Conceitos e Fundamentos
  • Softwares Utilizados
  • Benefícios da Metodologia
  • Aplicações

 

Aula 2 – Softwares Topográficos

  • Data Geosis
  • Metrica TOPO
  • X-PAD
  • AutoCAD CIVIL 3D

 

Aula 3 – Estudo de Caso: terraplenagem

  • Objetivo
  • Importação dos Dados Altimétricos
  • Utilização das Ferramentas de Terraplenagem
  • Cálculo de Volume de Maneira Dinâmica
  • Interpretação e Entrega dos Resultados 

 

Aula 4 – Estudo de Caso – Locação

  • Fundamentos e Conceitos
  • Amarração do Projeto com as Coordenadas de Campo
  • Análise dos Resultados
  • Exportação dos Dados para Locação em Campo

 

Aula 5 – Estudo de Caso – Cálculo de Volume de Aterro Sanitário

  • Objetivo
  • Importação dos Dados Topográficos
  • Utilização das ferramentas de cálculo de volume
  • Interpretação e Entrega dos Resultados

AULA 1 – NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO

  • O que é o Sensoriamento remoto e suas formas de caracterização;
    • Imagens e seu processo de formação;
    • As vantagens e desvantagens do SR;
    • O que são sistemas sensores e seus tipos;
    • Radiação eletromagnética, o que é?
    • Resoluções Espacial, Espectral, Radiométrica e Temporal.

 

AULA 2 – SENSORES E NÍVEIS DE AQUISIÇÃO

  • Sistemas sensores e suas classificações;
    • Níveis de aquisição em SR;
    • Geometria de aquisição de imagens;
    • Noções de escala e Campo de visada instantâneo.

 

AULA 3 – APLICAÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO

  • Onde e com que finalidade é utilizado o sensoriamento remoto;
    • Como realizar um diagnóstico de emprego dos meios de SR;
    • Exemplos de aplicações de SR.

 

AULA 4 – NOÇÕES DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

  • Definições
    • Conceitos básicos em imagem digital
    • Fluxo de processamento de imagens
    • Funções básicas do pré-processamento
    • Técnicas de transfomação das imagens
    • Classificação de imagens
    • Modelo digital de elevação
    • Georregistro

 

AULA 5 – PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO

  • Aplicação prática do sensoriamento remoto
    • O analista de imagens
    • Ciclo de produção em sensoriamento remoto
    • Banco de dados geográficos
    • Modelagem de Dados Geográficos
    • Exemplos de produtos de sensoriamento remoto

AULA 1 – A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA

  • Definições: como se caracteriza a radiação eletromagnética;
  • A onda eletromagnética;
  • O espectro eletromagnético;
  • A dualidade da natureza da luz;
  • Ângulo sólido;
  • Grandezas radiométricas;
  • Corpo negro; e
  • Princípios da radiação eletromagnética.

 

AULA 2 – INTERAÇÃO DA REM COM A SUPERFÍCIE DOS ALVOS

  • Efeitos Atmosféricos;
  • Tipos de Espalhamento;
  • Absorção Atmosférica;
  • Janelas Atmosféricas;
  • Interação de REM com a Superfície;
  • Superfícies Refletoras;
  • Fatores Dominantes para a Resposta dos Alvos;
  • Rugosidade;
  • Assinatura Espectral;
  • As Cores dos Objetos; e
  • Abrindo imagens no ENVI:
  • Como abrir uma imagem;
  • Verificando a resolução espacial;
  • Localizar pixels e visualizar seu valor em ND;
  • Salvar imagens em formato ASCII;
  • Coordenadas do pixel; e
  • Recortar áreas de interesse.

 

AULA 3 – O ESPECTRO ÓPTICO

  • Espectro óptico;
  • Espectro solar;
  • Espectro visível;
  • Visão humana;
  • Formação de cores nos pixels de uma imagem; e
  • Prática no ENVI:
  • Comparação entre imagens com resoluções diferentes;
  • Link de displays (tela ou geográfico); e
  • Localização de feições por coordenadas.

 

AULA 4 – O ESPECTRO TERMAL

  • A radiação termal
  • Análise radiométrica
  • Processos de transferência de calor
  • Grandezas termais
  • Influência da cor dos alvos
  • Inércia termal
  • Cruzamento de temperaturas
  • Efeitos da condução
  • Efeitos da convecção
  • Fator vidro
  • Sombra térmica
  • Prática no ENVI:

– Abrindo uma imagem termal; e

– Composições com imagens termais.

AULA 5 – A FAIXA DAS MICROONDAS (RADAR)

  • Histórico;
  • Esquema básico radar;
  • Diferença de fase;
  • Retroespalhamento das microondas;
  • Características da radiação eletromagnética na faixa das microondas;
  • Penetração;
  • Bandas e frequências;
  • Polarização;
  • Sinal de retorno;
  • Composições multipolarizadas; e
  • Prática no ENVI:

– Abrindo uma imagem radar;

– Realizando composições multipolarizadas; e

– Realizando composições multibanda.

AULA 1 – FUNDAMENTOS DE SISTEMAS SENSORES

  • Classificação de Sensores;
    • Sistemas Passivos de Não-Varredura;
    • Sistemas Passivos de Varredura (Scanners); e
    • Distorções Decorrentes dos Movimentos da Plataforma.

 

AULA 2 – SISTEMAS ORBITAIS E AEROEMBARCADOS

  • Sensores Orbitais;
    • Órbita;
    • Principais Sistemas Sensores em Órbita;
    • Sensores Aeroembarcados;
    • Câmeras analógicas;
    • Câmeras Digitais e PODs eletroópticos; e
    • Plataformas Multisensores.

 

AULA 3 – SISTEMAS ÓPTICOS PANCROMÁTICOS, MULTI E HIPERESPECTRAIS

  • Detectores de Radiação Óptica;
    • Fenômenos e Mecanismos de Detecção;
    • Detectores e Suas Figuras de Mérito;
    • Sensores com Relação à Faixa Espectral em que Operam;
    • Sistemas Pancromáticos;
    • Imagens Multi e Hiperespectrais; e
    • Características dos Sensores Hiperespectrais Atuais.

 

AULA 4 – SISTEMAS TERMAIS

  • A Radiação Termal;
    • Sistemas Termais;
    • Detectores Termais;
    • Fatores que Influenciam na Formação da Imagem Termal;
    • Acoplamento Capacitivo: e
    • Sistemas FLIR.

 

AULA 5 – SISTEMAS RADAR

  • Sistemas Imageadores Radar;
    • Bandas de operação Radar;
    • Radar de Abertura Real;
    • Radar de Abertura Sintética;
    • Geometria de Aquisição SAR;
    • Processamento Multi-look;
    • Ruído Speckle;
    • Distorções Geométricas em Imagens Radar;
    • Conversão Slant to Ground Range;
    • Efeitos Decorrentes de Movimentos não Compensados da Plataforma;
    • Vantagens dos Sensores Radar; e
    • Displays de Apresentação.

AULA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DAS IMAGENS DIGITAIS

  • Notação da Imagem – Pixel;
    • Discretização da Imagem Digital;
    • Quantização dos Números Digitais;
    • Resoluções e Suas Interrelações;
    • Detectabilidade do Alvo;
    • Notação de Imagem Digital; e
    • Técnicas de Transformação em Imagens.

 

AULA 2 – CORREÇÕES NOS DOMÍNIOS ESPACIAL E ESPECTRAL

Aula Prática de correções no ENVI.

AULA 3 – GEORREFERENCIAMENTO DE IMAGENS E MOSAICOS

  • Aula Prática de Georreferenciamento no ENVI.

 

AULA 4 – FUSÃO DE IMAGENS E MODELOS DIGITAIS DE TERRENO

  • Aula Prática de Fusão e MDT no ENVI.

 

AULA 5 – CLASSIFICAÇÃO

  • Aula Prática de Classificação no ENVI; e
    • Classificação no PIXEL EXPLORER (PEX)

AULA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DE INTERPRETAÇÃO E ELEMENTOS
CHAVE

  • OMD;
    • Fatores aue Influenciam a Percepção;
    • Processo de Interpretação de Imagens;
    • Fatores Dominantes para a Resposta dos Alvos;
    • Interpretação Visual de Imagens;
    • Interpretação Digital de Imagens;
    • A Influência da Resolução Espacial na Interpretação;
    • A Influência da Resolução Radiométrica na Interpretação; e
    • A Influência da Resolução Espectral na Interpretação.

 

AULA 2 – INTERPRETAÇÃO EM IMAGENS PANCROMÁTICAS

  • Padrão de Reflexão da radiação Óptica de alvos;
    • Forma;
    • Tamanho;
    • Sombra;
    • Textura;
    • Cor/Tonalidade;
    • Padrão; e
    • Cercanias.

 

AULA 3 – INTERPRETAÇÃO EM IMAGENS MULTIBANDAS

  • Interpretação com Composições Coloridas;
    • Comparação de Espectros de Reflexão; e
    • Bibliotecas Espectrais.

 

AULA 4 – INTERPRETAÇÃO COM MULTI SENSORES

  • Complementação de Informações; e
    • Técnicas de comparação.

 

AULA 5 – DETECÇÃO DE MUDANÇAS NO TEMPO

  • Como identificar mudanças temporais em imagens.

AULA 1 – CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS TERMAIS

  • Conceitos Gerais da Radiação Termal; e
    • Registro da Radiação Termal Pelos Sensores.

 

AULA 2 – RESPOSTA DOS ALVOS À RADIAÇÃO INFRAVERMELHA

  • Emissividade;
    • Temperatura Cinética vs. Radiante;
    • Fatores Ambientais;
    • Resposta dos Alvos; e
    • Imagens Diurnas vs magens noturnas.

 

AULA 3 – DIFERENÇAS ENTRE AS IMAGENS ÓPTICAS E TERMAIS

  • Comparação Entre as Características das Imagens Ópticas e as Imagens Termais;
    • Corpos d’água;
    • Vegetação;
    • Objetos metálicos;
    • Solo Seco vs Solo Úmido; e
    • Condição Dinâmica dos alvos.

 

AULA 4 – SOMBRAS TÉRMICAS E INÉRCIA TERMAL

  • Sombras Térmicas;
    • Inércia Termal;
    • Cruzamento de Temperaturas;
    • Efeito vento;
    • Alvos Subterrâneos; e
    • Identificação de Materiais.

 

AULA 5 – PRODUTOS GERADOS A PARTIR DE IMAGENS TERMAIS

  • Produtos de Segurança;
    • Produtos de Vigilância;
    • Produtos de Meio Ambiente; e
    • Produtos de Monitoramento.

AULA 1 – HISTÓRICO RADAR

  • História;
    • Conceitos Radar;
    • Radiação de Microondas;
    • Bandas de Utilização e Suas Características; e
    • Comprimento de onda vs Frquência.

 

AULA 2 – O IMAGEAMENTO SAR

  • Sistema radar;
    • Geometria de aquisição;
    • Célula de Resolução Radar;
    • Projeções; e
    • Área Imageada.

 

AULA 3 – CARACTERíSTICAS DAS IAMGENS SAR

  • Multipolarização;
    • Multipolarimetria;
    • Composição;
    • Multi Look;
    • Rugosidade em Função do Comprimento de Onda;
    • Sombra radar;
    • Intensidade do Sinal; e
    • Penetração.

 

AULA 4 – INTERFEROMETRIA SAR

  • Diferença de Fase;
    • O modo Interferométrico;
    • Modelos Digitais do terreno; e
    • Sobreposição de imagens 2 D em 3 D.

 

AULA 5 – TARBALHANDO COM COMPOSIÇÕES

  • Imagens Pseudo Cor;
    • Atribuindo cores às bandas;
    • Composições para aplicações Específicas; e
    • Rampa de Cores para Alturas Diferentes.

AULA 1 – ONDAS DE RADAR E DISPERSÃO

  • Retroespalhamento das Microondas;
    • Fatores de Influência na Imagem Radar no sensor; e
    • Fatores de Influência na Imagem Radar no alvo.

 

AULA 2 – INTERAÇÕES COM A SUPERFÍCIE

  • Ângulo de Incidência;
    • Ângulo de Visada;
    • Rugosidade da Superfície;
    • Constante Dielétrica; e
    • Tipos de Backscatter.

 

AULA 3 – TIPOS DE RETORNO RADAR

  • Refletor Simples;
    • Corner Reflector;
    • Diedro Virtual; e
    • Retorno de Range Extendido.

 

AULA 4 – EFEITOS CARACTERÍSTICOS DAS IMAGENS SAR

  • Efeito da Orientação
  • Sombra
  • Cilindro Vertical
  • Blooming
  • Alvos Móveis;
  • Desfocalização; e
  • Despolarização.

 

AULA 5 – APLICAÇÕES DAS IMAGENS SAR

  • Imagens SAR na Identificação de Mudanças Ambientais;
    • Imagens SAR na Identificação de Manchas de Óleo;
    • Imagens SAR na Cartografia;
    • Imagens SAR no Cálculo de Biomassa; e
    • Estudo de Caso – Imagens SAR na Busca do Air France 447

AULA 1 – INTERPRETAÇÃO DE ALVOS TERRESTRES

  • Vegetação;
    • Corpos D’água;
    • Solo; e
    • Pavimentação.

 

AULA 2 – INTERPRETAÇÃO DE TRANSPORTE TERRESTRE E AÉREO

  • Vias de comunicação;
    • Edificações;
    • Ferrovias; e
    • Aeródromos.

 

AULA 3 – INTERPRETAÇÃO DE ESTRUTURAS INDUSTRIAIS

  • Industriais; e
    • Petróleo e Dervivados.

 

AULA 4 – ANÁLISE DE ATIVIDADES MILITARES

  • Estruturas Militares; e
    • Atividade Militar.

 

AULA 5 – ANÁLISE DE AGRICULTURA

  • Irrigação;
    • Diferenciação de Culturas; e
    • Pivô Central.

AULA 1 – AS DIFERENTES RESPOSTAS DAS POLARIZAÇÕES EM AMBIENTE MARÍTIMO

  • Superfície do Mar vs Polarizações Radar;
    • Condição de mar;
    • Ângulo de Incidência; e
    • Ganho do Sensor.

 

AULA 2 – EMBARCAÇÕES

  • Embarcações Mercantes; e
    • Embarcações Militares.

 

AULA 3 – ESTRUTURAS DE LOGISTICA MARÍTIMA

  • Portos; e
  • Estaleiros.

 

AULA 4 – DESASTRES EM AMBIENTE MARÍTIMO

  • Manchas de Óleo;
    • Destroços de acidentes; e
    • Náufragos.

 

AULA 5 – APLICAÇÕES PRÁTICAS

  • Exemplos de Aplicações Práticas de Imagens SAR.

Milhares de alunos nos recomendam!

Avaliações positivas de alunos que concluíram os cursos e passaram a fazer parte da nossa comunidade.
Aprendemos e compartilhamos o que sabemos - esse é o nosso negócio.

Ricardo dos Santos
Ricardo dos SantosDoutorando em Geografia UNESP
Leia mais
"Ressalto aqui a importância e a relevância do portal Geo Sem Fronteiras, que muito tem contribuído para a construção e disseminação dos conhecimentos de cartografia e geoprocessamento, fundamentais na atualidade no conjunto das várias ciências."
Carolina Salvador de Mello
Carolina Salvador de MelloGeóloga UFRJ
Leia mais
"Eu terminei as videoaulas, fiz a avaliação e emiti o certificado. Estou muito satisfeita, o curso foi muito bom, ótima abordagem, didática e conteúdo. Certamente vou me inscrever nos próximos cursos, com muita satisfação. "
Eduardo Borges
Eduardo BorgesEngenheiro Ambiental - Coronel do CBM
Leia mais
"Participei do curso de SIG na Análise de Risco Ambiental com ArcGIS. Indico qualquer curso do portal,em razão da qualidade do conhecimento passado pelo professor, pelo sistema didático adotado e pela ementa do curso com foco em temas atuais."
Fernanda Lorinha
Fernanda LorinhaMeteorologista & Doutoranda COPPE/UFRJ
Leia mais
"Os cursos do portal são bastante instrutivos e estão me auxiliando em materiais acadêmicos que estou preparando! O professor é muito atencioso e as aulas são bem explicadinhas e preparadas, recomendo! Já estou esperando o próximo!"
Lucas Martins
Lucas MartinsGeógrafo UFRJ
Leia mais
"Fui informado sobre um curso do portal e resolvi me inscrever. Confesso que me surpreendi com o comprometimento e a qualidade em que o conteúdo é passado aos alunos. A proposta das aulas é interessante, com partes teóricas seguidas de atividades práticas. Com certeza farei outros cursos!"
Juliana Freitas
Juliana FreitasGeóloga UFMT
Leia mais
"Gostei muito do cursos do portal por diversos motivos: é organizado e muito fácil de manipular (intuitivo). O ambiente, apesar de virtual, nos faz sentir em uma verdadeira sala de aula graças ao bate papo e aula ao vivo, o material indicado é de qualidade (links e livros) e o feedback que o professor nos passa dos trabalhos que realizamos é ótimo."
Anterior
Próximo

Dê o próximo passo na sua carreira!

Comece hoje a se especializar com o maior Portal de Ensino em Geoprocessamento e Geotecnologias do país.

Pós-graduação em Computação em Nuvem para Sensoriamento Remoto

R$ 5.760
00
  • 6 Módulos obrigatórios
  • Carga horária: 360 horas
  • Certificado reconhecido pelo MEC

Pós-graduação em Sensoriamento Remoto e Radar

R$ 5.760
00
  • 10 Módulos obrigatórios
  • Carga horária: 360 horas
  • Certificado reconhecido pelo MEC

Pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias

R$ 5.760
00
  • 5 Disciplinas obrigatórias
  • Carga horária: 400 horas
  • Certificado reconhecido pelo MEC

Analista em Sensoriamento Remoto

R$ 1.530
00
  • 10 Módulos
  • Carga horária: 180 horas
  •  

Analista em Topografia

R$ 1.530
00
  • 5 Módulos
  • Carga horária: 180 horas
  •  

Analista em Google Earth Engine

R$ 1.530
00
  • 7 Módulos
  • Carga horária: 180 horas
  •  
FAQ

Perguntas Frequentes

Tem outras dúvidas? Entre em contato conosco através do e-mail [email protected]

Para acesso ao certificado, é necessário que o aluno termine todas as aulas e faça a avaliação e obtenha 70% de acertos. Os aprovados na avaliação receberão o certificado com carga horária total formação.

É aplicada apenas uma avaliação ao final de todos os módulos dos cursos contendo questões sobre todos os assuntos abordados.

O acesso ao ambiente do aluno é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento,  o aluno tem direito a acessar as vídeos aulas e materiais a qualquer momento durante 12 meses após a compra do curso.

Nossos cursos são indicados para qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área de Geoprocessamento e Geotecnologias, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que não é necessário ter cursos de nível superior para realizar nossos cursos.

Você não precisa ter uma formação de nível superior para realizar nossos cursos de analista, que são cursos de extensão a nível profissionalizante.

Nossos cursos são totalmente online, as aulas ficam disponíveis por dois anos e você pode acessá-las quantas vezes quiser a qualquer momento dentro desse período.

Nossas aulas são gravadas, porém durante todo o período do curso o aluno tem suporte do professor para tirar dúvidas e até mesmo para instalação de algum software.

A visualização das aulas pode ser feita de qualquer computador, celular ou tablet.

O aluno tem direito de solicitar o cancelamento até 7 dias após a data da compra de acordo com o código de defesa do consumidor. Mas estamos sempre abertos para resolver qualquer problema ou questão que leve a solicitação do cancelamento.

As opções de pagamento disponíveis incluem boleto à vista e cartão de crédito em até 12x sem juros.

[activecampaign]