fbpx

Filtro de Categorias

Mapas 3D: um guia completo para ver a Terra em 3D

 

Hoje você vai ver os melhores mapas 3D em ação.

Estes não são seus mapas de satélite tradicionais de cima para baixo.

Em vez disso, você pode voar interativamente em torno de edifícios e paisagens em três dimensões.

Vamos começar a explorar.

1 . Google Earth

Esta captura de tela 3D do Google Earth é um modelo 3D hiper-realista da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil.
O Google Earth tem mais de 20 níveis de zoom com o mais básico como Landsat. É quando você amplia as regiões metropolitanas que você vê uma mistura de edifícios realistas com textura 3D, pontes e até montanhas-russas.

Quase em uma liga própria, o Google Earth tem detalhes alucinantes em seus mapas 3D. A arquitetura nas paisagens urbanas mostra pontes, torres, monumentos e até montanhas-russas.

Yosemite é um exemplo da quantidade de detalhes que uma malha fotogramétrica pode capturar. Tem tudo o que você esperaria visitar lá, como os monólitos de granito imponentes, vales profundos e antigas sequóias gigantes.

Mas como os edifícios e paisagens 3D são gerados no Google Earth? Na verdade, é uma combinação de dois tipos de recursos 3D:

  • MODELOS 3D DE SKETCHUP: No passado, a maioria dos modelos 3D do Google Earth eram criados a partir do SketchUp. O Google comprou a empresa há algum tempo. Eles começaram a dar o software gratuitamente. Mas os usuários não podem mais enviar seus modelos 3D para o Google Earth. A maior queda foi que o SketchUp era um processo manual. Pense no tempo e no esforço que seriam necessários para criar milhões de arranha-céus em todo o mundo. Digite estereofotogrametria automatizada.
  • FOTOGRAMETRIA AUTOMATIZADA: A única resposta para o Google Earth foi criar modelos 3D automatizados com estereofotogrametria. O Google Earth não usa imagens de satélite para esse processo. Em vez disso, ele usa aviões que ziguezagueiam para frente e para trás. Quando você tem sobreposição, a fotogrametria  reúne todas as fotos em uma malha 3D texturizada. São as câmeras de ângulo lateral que pintam a textura ao longo dos lados das montanhas e das paredes dos prédios.

 

2 . OpenStreetMap (OSM-3D)

Edifícios OSM

O OpenStreetMap é uma coleção de realizações individuais que trabalham em direção a uma visão comum – um mapa atualizado gratuito para a comunidade construir e explorar.

A comunidade OSM é famosa por organizar “mapathons” . Nessas reuniões públicas, mapeadores de todo o mundo traçam áreas em diferentes locais. É por isso que vemos grandes bolsões em áreas específicas.

Para mapas 3D OpenStreetMap (OSM), é um pouco reduzido. A comunidade OSM é extremamente ativa. Tem um grande coração. Mas não tem bolsos fundos para grandes projetos de fotogrametria. Alguns exemplos de seus mapas 3D estão em OSMBuildings .

EDIFÍCIOS OSM: Existem inúmeras aplicações web que incorporam dados OSM. Mas OSMBuildings é um dos melhores para exploração 3D. Por exemplo, é assim que o 3D se parece em Manhattan, Nova York. Mas para outras cidades, você pode encontrar o mínimo.

3 . ArcGIS Earth

ArcGIS Earth

O ArcGIS Earth  da Esri é um sabor diferente de mapas 3D. Você o baixa como um aplicativo em seu desktop ou telefone. Conforme você inclina sua visão, o terreno fica completamente em 3D.

Mas se você estiver olhando para ver edifícios, eles não estão lá no início. Você terá que ver o que está disponível pesquisando no ArcGIS Online. Os dados 3D existem a partir de uma variedade de fontes.

Por exemplo, a Golden Gate Bridge parece fenomenal. Mas também há casos em que os edifícios não são realistas como na cidade de Berlim. É uma alternativa decente. Apenas esteja ciente de que ainda é um trabalho em andamento.

4 . Mapas da Apple

Mapas da Apple 3D

Você não se sente tão aberto no Apple Maps em comparação com o resto dos mapas 3D. É porque você não poderá encontrar um site que contenha qualquer um de seus mapas 3D. Portanto, se você tem amigos com iOS, esta é a única maneira de vê-lo.

Depois de se conectar ao Apple Maps no iOS , você verá uma plataforma aprimorada. Todo o tempo, dinheiro e esforço que a Apple investiu em sua interface de mapeamento está começando a valer a pena.

Um dos melhores recursos do Apple Maps é o modo de sobrevoo. Um viaduto é uma maneira de fazer um tour virtual no ar de uma cidade ou lugar. Os modos de sobrevoo oferecem uma visão imersiva como se você estivesse fazendo um tour virtual.

5 . Vento Mundial da NASA

NASA Worldwind

NASA World Windé diferente dos outros mapas 3D nesta lista. É um kit de desenvolvimento de software (SDK) que possui todas as ferramentas necessárias para você criar e construir seus próprios aplicativos de mapeamento personalizados.

É totalmente gratuito, de código aberto e multiplataforma. O globo virtual 3D tinha uma grande coleção de imagens e terrenos embutidos. É compatível com:

  • Modelos 3D COLLADA
  • Linguagem de marcação Keyhole (KML)
  • Serviços de mapeamento da Web (WMS)

E anunciado recentemente, o desenvolvimento continuará sendo suportado nos próximos anos.

Resumo: Mapas 3D

Os dados 3D estão explodindo em uso. Não são apenas as plataformas de mapeamento 3D, mas a análise 3D está crescendo.

Estes foram os principais mapas 3D que pensávamos estarem acima e além.

Para recapitular: Se você deseja ver vistas 3D existentes, deve escolher:

  • Google Earth
  • Mapas da Apple
  • OpenStreetMap (OSM)

Se você quiser fazer seus próprios mapas 3D, confira:

  • ArcGIS Earth
  • Vento Mundial da NASA

Qual é o seu favorito? O que perdemos? Por favor, deixe-nos saber com um comentário abaixo.

https://gisgeography.com/3d-maps/  em 21/01/2022

[activecampaign]