fbpx

Prepare-se para o Futuro:
Seja um Especialista em Perícia Ambiental e Cadastro Ambiental Rural

Seja referência nesta área em expansão e destaque-se no mercado com habilidades estratégicas e inovadoras, através de nossos cursos de aperfeiçoamento e pós-graduações:

Conheça nossos Cursos

Com conteúdo prático e atualizado, cada formação é desenhada para impulsionar sua carreira e colocá-lo à frente em um mercado em plena expansão.

O perito ambiental é capacitado para coordenar e executar levantamentos georreferenciados de áreas urbanas e rurais, utilizando tecnologias avançadas, como o sensoriamento remoto. Sua atuação abrange desde a coleta e análise de dados de campo até a interpretação de informações ambientais relevantes. Entre suas funções estão a realização de estudos e simulações para avaliar a ocorrência de eventos ambientais e a elaboração de mapas e laudos que sintetizem as informações de forma clara e objetiva. Esse trabalho é essencial para embasar decisões técnicas e jurídicas, contribuindo para a gestão ambiental eficiente e sustentável.

Qualquer pessoa que queira se profissionalizar Perícia Ambiental, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc, pode iniciar a pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que é necessário ter curso de nível superior completo (tecnólogo, bacharel ou licenciatura) para realizar nossa pós-graduação.

O profissional de Topografia está apto para gerenciar, supervisionar, coordenar e executar levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos e rurais, por meio do sensoriamento remoto, além de gerenciar o tratamento, a análise e a interpretação desses dados. São várias as funções assumidas por um analista de geoprocessamento, entre elas temos, coletar dados e informações geográficas, manusear programas e softwares, realizar simulações numéricas, avaliar as possibilidades de ocorrência de eventos, interpretar dados para transformar em informações geográficas e representá-las de forma mais simples, criar e interpretar mapas digitais etc.

Qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área Banco de Dados Geográfico, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc, pode iniciar a pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que é necessário ter curso de nível superior completo (tecnólogo, bacharel ou licenciatura) para realizar nossa pós-graduação.

O profissional de Geoprocessamento está apto para gerenciar, supervisionar, coordenar e executar levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos e rurais, por meio do sensoriamento remoto, além de gerenciar o tratamento, a análise e a interpretação desses dados. São várias as funções assumidas por um analista de geoprocessamento, entre elas temos, coletar dados e informações geográficas, manusear programas e softwares, realizar simulações numéricas, avaliar as possibilidades de ocorrência de eventos, interpretar dados para transformar em informações geográficas e representá-las de forma mais simples, criar e interpretar mapas digitais etc.

Qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área de Geoprocessamento e Geotecnologias, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc, pode iniciar a pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que é necessário ter curso de nível superior completo (tecnólogo, bacharel ou licenciatura) para realizar nossa pós-graduação.

Licenciamento ambiental é um processo regulatório pelo qual as autoridades ambientais avaliam e concedem permissões para atividades humanas que possam causar impactos ambientais significativos. Esse processo visa garantir que empreendimentos, projetos ou atividades estejam em conformidade com as leis e regulamentos ambientais, de modo a minimizar ou mitigar potenciais danos ao meio ambiente.

O licenciamento ambiental é uma ferramenta importante para conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente. Ele geralmente envolve a análise de estudos ambientais, avaliação de riscos e impactos, além da definição de medidas de controle e mitigação. O objetivo final é garantir que a atividade seja conduzida de maneira sustentável, causando o menor impacto possível aos recursos naturais.

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Agricultura de precisão está associado à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos.

Agricultura de Precisão é toda prática de interferência a fim de estabelecer condições ideais às espécies cultivadas na agricultura, seja ela química, física ou biológica, utilizando-se da Geoestatística, que é a análise de dados de amostras georreferenciadas. Esse método parte da premissa de que cada ponto de amostra é único e procura a correlação entre as amostras vizinhas. As estatísticas geradas eliminam o pensamento de blocos ao acaso e o estabelecimento de média, utilizado pela estatística clássica.

Transforme sua Carreira: Invista na Sua Valorização Profissional

 Confira os benefícios de ser aluno GSF:

Assista quando quiser

Tenha total flexibilidade para aprender no seu ritmo! Assista às aulas e conteúdos quando e onde quiser, adaptando o aprendizado à sua rotina.

certificado-geoprocessamento-geo-sem-fronteiras

CONQUISTE CERTIFICADOS

Garanta reconhecimento pelo seu aprendizado! Acesse a qualquer momento seus certificados reconhecidos pelo MEC,  fortalecendo ainda mais o seu currículo.

Orientação profissional

Receba apoio especializado para definir seus próximos passos, alinhar seus objetivos e construir uma carreira de sucesso com a orientação de profissionais.

Aplicativo exclusivo

Acesse conteúdos exclusivos e acompanhe sua evolução em qualquer lugar! Nosso app permite que você organize seus estudos de forma prática e personalizada, sem comprometer a sua rotina diária.

Reembolso total por 7 dias

Compre com tranquilidade! Se por qualquer motivo você mudar de ideia, garantimos até 7 dias para solicitar um reembolso completo, sem burocracias. 

Investimentos em tecnologia

Tutor com ia

Nosso sistema de Tutor com IA analisa todo o conteúdo do curso, desde vídeos até textos, para oferecer respostas instantâneas e precisas, garantindo que você nunca fique sem suporte durante seus estudos.

Registro no CREA e MEC

A Geo Sem Fronteiras já capacitou mais de 50 mil alunos ao redor do mundo. Em 2017, firmamos uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), que passou a divulgar nossos cursos. Em 2019, recebemos o Selo de Empreendimento Sustentável da Shell Iniciativa Jovem, chancela concedida a negócios que demonstram ética, sustentabilidade, viabilidade econômica e legalidade Nossa pós-graduação é reconhecida pelo MEC e estamos sempre comprometidos em transformar conhecimento em solução, oferecendo formações de excelência.

Confira a Ementa dos Cursos!

Aprenda com professores e consultores com experiência no mercado de trabalho.
Preparamos um ementa diversificada, com diferentes conhecimentos para que você se torne um especialista!

Aula 1 – Introdução ao curso

Aula 2 – Impactos ambientais e atividades humanas

Aula 3 – Conceito de Perito Ambiental

Aula 4 – Definições de Perícia Ambiental

Aula 5 – Formas de atuação e mercado de trabalho da Perícia Ambiental

Aula 6 – Profissionais habilitados para atuar em Perícia Ambiental

Aula 7 – Quais legislações devo seguir?

Aula 8 – Requisitos gerais, essenciais e complementares da Perícia

Aula 9 – Ética e conduta profissional do Perito

Aula 10 – Perfil profissional do Perito Ambiental

Aula 1 – Quando o juiz nomeia um Perito?

Aula 2 – Cadastro do Perito Judicial

Aula 3 – Nomeação, aceite e recusa

Aula 4 – Honorários e petições

Aula 5 – Prova antecipada e simplificada

Aula 6 – Comunicações nos autos do processo e com as partes

Aula 7 – Prazos da Perícia Ambiental

Aula 8 – Análise do processo antes do exame pericial

Aula 9 – Definição da data da perícia e preparação para saída a campo

Aula 10 – Postura do Perito durante a vistoria

Aula 1 – Conceito e conteúdo do Laudo Pericial

Aula 2 – Elaboração e resposta aos quesitos

Aula 3 – Conclusão da Perícia

Aula 4 – Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

Aula 5 – Entrega do laudo e etapas após a entrega

Aula 6 – Responsabilidade civil e criminal do Perito

Aula 1 – Estudo de caso simulado com a turma

Aula 2 – Fluxograma completo da Perícia Ambiental

Aula 3 – Cadeia de custódia da Perícia Ambiental

Aula 4 – Como fazer levantamentos topográficos de campo

Aula 5 – Profissionalização do Perito Ambiental – Oferecendo seus serviços

Aula 1 – Atualizações do curso – Comentários de “cases” de 2023 e 2024

Aula 2 – Modelo de currículo de Perito Ambiental

Aula 3 – Auxílio na Primeira Perícia (APP) ou mentoria na Perícia Ambiental online

Aula 4 – Auxílio para dúvidas dos alunos com o professor

Aula 5 – Workshop online no LinkedIn

Aula 1 – Introdução

  • Conceitos básico da topografia
  • Sistema de Coordenadas
  • Superfícies de Referência
  • Classificação dos Erros de Observação

 

Aula 2 – Revisão Matemática

  • Unidades de Medida
  • Revisão da Trigonometria Plana
  • Relações Métricas com o Triângulo Retângulo
  • Triângulo Qualquer
  • Escalas

 

Aula 3 – Normalização

  • ABNT
  • NBR13133 – Execução de Levantamentos Topográficos
  • NBR14166 – Rede de Referência Cadastral Municipal

 

Aula 4 – Medição de Distâncias e Direções

  • Medição direta de distâncias
  • Medidas Indiretas de Distância
  • Ângulos Horizontais e Verticais
  • Medidas Eletrônicas de Distâncias e Direções
  • Métodos de Medida Angular
  • Técnicas de Medição de Direções 

 

Aula 5 – Orientação Angular

  • Norte Magnético e Geográfico
  • Azimute e Rumo
  • Declinação Magnética
  • Exercícios Resolvidos

Aula 1 – Planimetria

  • Cálculo de Coordenadas Planimétricas
  • Levantamento e Cálculo de Poligonais Fechadas
  • Poligonal Enquadrada 
  • Cálculo de Áreas  



Aula 2 – Altimetria

  • Levantamento Topográfico Altimétrico
  • Nivelamento Geométrico
  • Métodos de Nivelamento Geométricos
  • Nivelamento Trigonométrico
  • Terraplenagem



Aula 3 – Planialtimetria

  • Coordenadas Planimétricas
  • Coordenadas Altimétricas
  • Malha Triangular e Curvas de Nível
  • Interpretação de um Mapa Topográfico

 

Aula 4 – Sistema de Posicionamento Global

  • Introdução 
  • Constelações GNSS
  • Sistema Geodésico Brasileiro 
  • Métodos de Posicionamento por Satélite

 

Aula 5 – Instrumentos Topográficos

  • Teodolitos 
  • Nível Geométrico
  • Estação Total
  • GNSS

Aula 1 – Planejamento de um Levantamento Topográfico 

  • Definição dos Objetivos
  • Estudo da Área 
  • Seleção dos Instrumentos Adequados
  • Planejamento de Campo
  • Precauções necessárias

 

Aula 2 – Execução de um Levantamento Topográfico

  • Estabelecimento dos Pontos da Poligonal
  • Utilização conjunta do GPS com a Topografia Convencional
  • Coleta de Dados 
  • Realização do croqui e análise dos dados levantados
  • Precauções necessárias em campo

 

Aula 3 – Fundamentos do Desenho Topográfico Auxiliado por Computador 

  • Coleta dos Dados de Campo
  • Processamento de Dados 
  • Representação e análise do Relevo
  • Produtos Gerados pela Topografia

 

Aula 4 – Processamento dos Dados

  • Recepção dos dados brutos coletados em campo
  • Definição da ordem de prioridade dos dados recebidos
  • Escolha do software necessário para cada etapa de processamento
  • Análise dos dados processados e realização das correções possíveis



Aula 5 – Interpretação e Representação 

  • Importação dos Dados no CAD
  • Interpolação e análise das curvas de nível
  • Definição de Escala
  • Vetorização da Mapa Topográfico
  • Plotando mapas e melhorando qualidade de visualização

Aula 1 – Georreferenciamento de Imóveis Rurais Parte 1

  • Conceitos Gerais
  • Limites e Confrontações 
  • Confrontantes
  • Alteração de Parcela Certificada

 

Aula 2 – Georreferenciamento de Imóveis Rurais Parte 2

  • Métodos De Posicionamento
  • Tipos de Vértices
  • Cálculos
  • Links Úteis

 

Aula 3 – Georreferenciamento no SIGEF 

  • Simulação de um Georreferenciamento de imóveis rurais
  • Preenchimento da Planilha ODS
  • Criação de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)
  • Envio e Acompanhamento no SIGEF

 

Aula 4 – Retificação de Área 

  • Conceitos
  • Passos para Retificação
  • Relevância para Retificação
  • Requisitos Necessários
  • Peças Técnicas para Entrega

 

Aula 5 – Retificação de Área na Prática 

  • Simulação de Um Projeto de Retificação 
  • Geração do Memorial Descritivo
  • Exibição das Peças Técnicas Necessárias
  • Criação de ART

Aula 1 – Integração da Metodologia BIM e Topografia

  • Conceitos e Fundamentos
  • Softwares Utilizados
  • Benefícios da Metodologia
  • Aplicações

 

Aula 2 – Softwares Topográficos

  • Data Geosis
  • Metrica TOPO
  • X-PAD
  • AutoCAD CIVIL 3D

 

Aula 3 – Estudo de Caso: terraplenagem

  • Objetivo
  • Importação dos Dados Altimétricos
  • Utilização das Ferramentas de Terraplenagem
  • Cálculo de Volume de Maneira Dinâmica
  • Interpretação e Entrega dos Resultados 

 

Aula 4 – Estudo de Caso – Locação

  • Fundamentos e Conceitos
  • Amarração do Projeto com as Coordenadas de Campo
  • Análise dos Resultados
  • Exportação dos Dados para Locação em Campo

 

Aula 5 – Estudo de Caso – Cálculo de Volume de Aterro Sanitário

  • Objetivo
  • Importação dos Dados Topográficos
  • Utilização das ferramentas de cálculo de volume
  • Interpretação e Entrega dos Resultados

MÓDULO 1 – Introdução ao SIG e GIS

Aula 1 – Definição de SIG

Aula 2 – Introdução, Instalação e Visão Geral do QGIS

Aula 3 – Sistemas de Referência de Coordenadas

Aula 4 – Dados SIG: Vetoriais e Raster

Aula 5 – Particularidades dos Dados Vetoriais e Raster

 

MÓDULO 2 – TRABALHANDO COM DADOS NO QGIS

Aula 1 – Carregando Camadas Raster e Vetoriais

Aula 2 – Trabalhando com Projeções e Visualizando Mapas 2D

Aula 3 – Gerenciando Fontes de Dados e Criando Camadas

Aula 4 – Trabalhando com Dados Vetoriais e Raster

Aula 5 – Trabalhando com Planilhas

 

MÓDULO 3 – ANÁLISE DE DADOS COM QGIS

Aula 1 – Análise Espacial Vetorial e Interpolação

Aula 2 – Ferramentas de Análise Vetorial e Aplicação

Aula 3 – Álgebra de Mapas e Análise de Redes Vetoriais

Aula 4 – Ferramentas de Análise e Raster

Aula 5 – Georreferenciar Raster


MÓDULO 4 – MANIPULAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO QGIS

Aula 1 – Trabalhando com Arquivos de Projetos

Aula 2 – Perfil de Usuário e Configuração do Projeto

Aula 3 – Personalização e Atalhos do Teclado

Aula 4 – Executando o QGIS com Configurações Avançadas


MÓDULO 5 – COMPLEMENTOS E FUNCIONALDIADES AVANÇADAS DO QGIS

Aula 1 – Administrar Complementos

Aula 2 – Complementos Quikmapservice e LFTools

Aula 3 – Complementos OSMDownloades e Geocoding

Aula 4 – Mapa 2D em uma Escala Espaço-Temporal

Aula 5 – Visualização de Mapa 3D


MÓDULO 6 – PREPARANDO E EXPORANTADO MAPAS NO QGIS

Aula 1 – Visão Geral do Layout de Impressão

Aula 2 – Configurando o Layout para Impressão

Aula 3 – Mapa de Localização no QGIS

Aula 4 – Mapas no QGIS

Aula 5 – Atlas no QGIS

MÓDULO 1 – Fundamentos do Banco de Dados Geográfico

Aula 1 – Banco de dados

Aula 2 – Modelo Entidade Relacional

Aula 3 – Modelagem de dados no banco de dados

Aula 4 – Modelagem de dados na prática

Aula 5 – Modelagem de dados na prática

 

MÓDULO 2 – PostgreSQL

Aula 1 – Instalação do PostgreSQL, PgAdmin, Importação de dados e configurações

Aula 2 – Linguagem SQL Básico

Aula 3 – Linguagem SQL Avançado

Aula 4 – Funções

Aula 5 – Views e Triggers


MÓDULO 3 – Modelagem e PostGIS

Aula 1 – Estrutura de dados geográficos e Arquitetura em SIG

Aula 2 – Modelagem de dados geográficos: OMT e UML-Geoframe

Aula 3 – Linguagem SQL Espacial

Aula 4 – Uso de Banco de dados Geográficos nos SIG’s Desktop

Aula 5 – Modelagem de dados geográficos I (Prática)

Aula 6 – Criação de um banco de dados geográfico II (Prática)

 

MÓDULO 4 – Subconsultas e Administração no Banco de Dados

Aula 1 – Subconsultas

Aula 2 – Arquivos de configurações

Aula 3 – Conexões

Aula 4 – Esquemas, Privilégios e Tablespaces

Aula 5 – Backup e Restauração

 

MÓDULO 5 – Banco de Dados Geográfico Aplicados em Servidos de Mapas

Aula 1 – O que é o Geoserver e sua instalação

Aula 2 – Padrão OGC e configurando camadas pelo banco de dados

Aula 3 – Criação de camadas WMS e WFS

Aula 4 – Estilos

Aula 5 – Web Processing Service – WPS

MÓDULO 1 – Apresentação, Configuração e Instalação do Power BI

Aula 1 – Apresentação, Instalação e Configuração do Power Bi

Aula 2 – Formatando Consultas

Aula 3 – Editando as Consultas

Aula 4 – Montando Relatórios

Aula 5 – Interação de Dados: O Diferencial do Power Bi

Aula 6 – Mapas


MÓDULO 2 – Mapas Interativos no Power BI

Aula 1 – Preparação de Tabelas

Aula 2 – Conceitos de BI

Aula 3 – Relacionando Tabelas

Aula 4 – Botões e Indicadores

Aula 5 – Produzindo Mapas Interativos

Aula 6 – Maximizando o potencial dos mapas com indicadores


MÓDULO 3 – Análise de Dados no Power BI

Aula 1 – Conhecendo o DAX

Aula 2 – Fórmulas Lógicas

Aula 3 – Fórmulas textuais e numéricas

Aula 4 – Fórmulas de inteligência: O “plus” do DAX

Aula 5 – Fórmulas de Filtro: Um “tempero” para as outras fórmulas

Aula 6 – Exemplo prático 

 

MÓDULO 4 – Automações Inteligentes no Power BI

Aula 1 – Introdução

Aula 2 – Gráficos e Tabelas Multiníveis

Aula 3 – Parâmetros

Aula 4 – Agregação de Arquivos

Aula 5 – Ambiente Online do Power Bi

Aula 6 – Configuração, Publicação e Atualização de um Relatório

 

MÓDULO 5 – Projeto Completo no Power BI I

Aula 1 – Introdução ao Módulo

Aula 2 – Levantamento das necessidades e objetivos

Aula 3 – Premissas e definição do escopo

Aula 4 – Finalização do Planejamento

Aula 5 – Preparação dos dados

 

MÓDULO 6 – Projeto Completo no Power BI II

Aula 1 – Introdução e Preparação

Aula 2 – Execução das tarefas

Aula 3 – Encerramento do Projeto

Aula 4 – Bônus – Parte 1

Aula 5 – Bônus – Parte 2 e Encerramento

MÓDULO 1 – Fundamentos do Google Earth Engine

Aula 1 – Introdução a Lógica de Programação com Javascript

Aula 2 – Introdução ao Google Earth Engine 

Aula 3 – Análise Espacial no Google Earth Engine

Aula 4 – Processamento de Índices Biogeofísicos

Aula 5 – Tabelas e Vetores

MÓDULO 2 – Java Script e Ambiente de Desenvolvimento

Aula 1 – Boas Práticas de Programação no Google Earth Engine

Aula 2 – Depurando o Código no GEE

Aula 3 – Instalação do Python 

Aula 4 – Java Script (Objeto e Métodos)

Aula 5 – Utilizando o paradigma de programação funcional

MÓDULO 3 – Objetos e Métodos do Google Earth Engine 

Aula 1 – Imagens 

 Aula 2 – Coleção de Imagens

Aula 3 – Composição, máscara e mosaico de Imagens

Aula 4 – Reduces (Redutores)

Aula 5 – Construção de gráficos

MÓDULO 4 – Algoritmos Especializados

Aula 1 – Conceitos do GEE 

Aula 2 – Algoritmos para Landsat 

Aula 3 – Algoritmo para Sentinel

Aula 4 – Recursos e Fusion Tables (Dados vetoriais e matriciais)

Aula 5 – Análise de Séries Temporais com GEE

 

MÓDULO 5 – Aplicações no Google Earth Engine I

Aula 1 – Importação e Exportação de Dados 

Aula 2 – Análise de Cobertura Florestal

Aula 3: Sistema de Alerta de Desmatamento (FORMA)

Aula 4 – Análise da Água Superficial Global

Aula 5 – Classificação Supervisionada

 

MÓDULO 6 – Aplicações no Google Earth Engine I

Aula 1 – Índice de Seca 

Aula 2 – Análise de Áreas de Pastos no Brasil

Aula 3 – Trabalhando com Dados de Precipitação

Aula 4 – Utilização da Base do MapBiomas

Aula 5 – Evapotranspiração

Módulo 1 – Fundamento em Python para QGIS

Aula 1 – Python e bibliotecas em SIG

Aula 2 – Variáveis e seus métodos

Aula 3 – Estrutura de dados

Aula 4 – Operações, condicionais e loops

Aula 5 – Arquivos e funções

Aula 6 – Classe


Módulo 2 – Biblioteca PyQGIS

Aula 1 – Trabalhando com camadas vetoriais no QGIS

Aula 2 – Trabalhando funções Python na calculadora de campo no QGIS

Aula 3 – Trabalhando funções Python em rótulos no QGIS

Aula 4 – Uso de algoritmos nativos no QGIS customizados com Python

Aula 5 – Comunicando ao usuário QGIS com Python


Módulo 3 – Biblioteca GDAL Python

Aula 1 – Trabalhando com imagens

Aula 2 – Álgebra de mapas

Aula 3 – Utilitários do GDAL para processamento de imagens

Aula 4 – Trabalhando com vetores

Aula 5 – Utilitários do OGR para processamento de vetores


Módulo 4 – Criando Ferramentas e Plugins Python no QGIS

Aula 1 – Estrutura do modelo Script Tools no QGIS

Aula 2 – Prática: Ferramenta de download dos processos minerários no Brasil

Aula 3 – Prática: Ferramenta de estatística dos pixels nas imagens

Aula 4 – Prática: Ferramenta de buffer por seleção de atributos

Aula 5 – Aplicação em lote dos scripts das práticas no QGIS


Módulo 5 – Criação de Plugins para QGIS com Python

Aula 1 – Introdução à criação de plugins no QGIS

Aula 2 – Desenvolvimento de funcionalidades do plugin

Aula 3 – Personalização da interface do plugin

Aula 4 – Testes e depuração de plugins

Aula 5 – Publicação e distribuição de plugins

AULA 1 – O CARÁTER MÚLTIPLO DO CONCEITO DE AMBIENTE.

  • Conceito de Ambiente.
  • Esferas da Terra.
  • Componentes do meio.
  • Diferentes significados do binômio natureza-sociedade.


AULA 2 – LICENCIAMENTO AMBIENTAL: PRINCIPAIS CONCEITOS

  • Licenciamento Ambiental.
  • Estudos Ambientais.
  • Poluição x Impacto Ambiental x Degradação Ambiental.
  • Aspecto Ambiental.


AULA 3 – LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL I

  • A Legislação Ambiental no Brasil.
  • O Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA)
  • O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA)
  • Política Nacional do Meio Ambiente e seus Instrumentos


AULA 4 – LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL II

  • A Constituição Federal e a questão ambiental.
    • A competência da União na questão ambiental.
    • A competência dos Estados na questão ambiental.
    • A competência dos Municípios na questão ambiental.


AULA 5 – ETAPAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

  • Conceito de licença ambiental.
  • Diferentes tipos de licenças ambientais.
  • Licença prévia (LP).
  • Licença de instalação (LI).
  • Licença de operação (LO).


AULA 6 – PROCEDIMENTOS PRÁTICOS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

  • Documentação.
  • Momento da requisição da licença (empreendedor).
  • Ações do órgão licenciador.
  • Audiência pública.
  • Ação do órgão ambiental – Complementação.
  • Da Concessão das licenças.

AULA 1 – DOCUMENTOS PRÉVIOS

  • Ficha de Caracterização do Empreendimento.
  • Termo de Referência.


AULA 2 – ESTUDO PARA IMPACTOS AMBIENTAIS SIGNIFICATIVOS

  • Estudo de Impacto Ambiental – EIA.
  • Relatório de Impacto Ambiental – RIMA.


AULA 3 – ESTUDO PARA IMPACTOS AMBIENTAIS DE PEQUENO PORTE

  • Relatório Ambiental Simplificado – RAS.
  • Relatório de Controle Ambiental – RCA.


AULA 4 – ESTUDOS COMO REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE LICENÇA

  • Projeto Básico Ambiental – PBA.
  • Relatório de Detalhamento de Programas Ambientais – RDPA.
  • Relatório de Desempenho Ambiental do Empreendimento.


AULA 5 – ESTUDOS COMPLEMENTARES

  • Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD.
  • Plano de Gerenciamento de Riscos – PGR.
  • Plano de Ações de Emergência – PAE.

AULA 1 – PORTARIA INTERMINISTERIAL N0 065/2015

  • Fundação Nacional do Índio – FUNAI.
  • Fundação Cultural Palmares – FCP.
  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
  • Ministério da Saúde.


AULA 2 – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
  • Órgãos ambientais responsáveis por Unidades de Conservação Estadual.


AULA 3 – ESFERA MUNICIPAL

  • Participação das Prefeituras no licenciamento ambiental.


AULA 4 – OUTRAS LICENÇAS/AUTORIZAÇÕES

  • Autorização de Supressão de Vegetação.
  • Outorga de Uso de Recursos Hídricos.
  • Licença de Uso e Ocupação do Solo.

AULA 1 – AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

  • Objetivo.
  • Processo de avaliação.
  • Atividades preparatórias para a realização de um estudo de impacto ambiental.
  • Identificação das causas.


AULA 2 – NORMAS E PADRÕES DE QUALIDADE AMBIENTAL

  • O Conama e suas normas.
  • Ar.
  • Água.
  • Ruídos.


AULA 3 – PROGRAMAS AMBIENTAIS 

  • Conceito.
  • Objetivo.
  • Meio físico.
  • Meio Biótico.
  • Meio Socioeconômico.


AULA 4 – INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO

  • Finalidade.
  • Monitoramento ambiental.
  • Auditoria ambiental.
  • Sistema de Gestão Ambiental.

AULA 1 – FONTES DE INFORMAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO AMBIENTAL INICIAL DA ÁREA E ENTORNO 

  • Documentos cartográficos.
  • Estudos secundários.
  • Base de dados ambientais.
  • Base de dados socioeconômicos.
  • Conversas com moradores locais.
  • Identificação e conversa com as lideranças locais.
  • Conversa com os municípios.


AULA 2 – ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS. 

  • O caso da mineração.


AULA 3 – ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS. 

  • O caso de uma linha de transmissão de energia elétrica.


AULA 4 – ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS. 

  • O caso de uma rodovia.

AULA 1 – APLICAÇÕES NO CAR I

  • Introdução ao CAR (Cadastro Ambiental Rural)
  • Benefícios e Malefícios do CAR (Cadastro Ambiental Rural)
  • Funcionamentos dos programas Envolvidos.
  • Introdução aos conceitos de “Áreas de Servidão Ambiental” e PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais). Conceitos do CRA (Cotas de Reservas Ambiental).


AULA 2 – APLICAÇÕES NO CAR II

  • Conceitos Gerais do Cadastro Ambiental Rural (CAR)
  • Introdução aos conceitos de “Passivos Ambientais”
  • Introdução aos conceitos de Reserva Legal, Topo de Morro,
  • APP (Área de Preservação Ambiental) de Lagoa, Área
  • Produtiva, APP de Margem de Rio.
  • Introdução a História e Dinâmica do CAR (Cadastro  Ambiental Rural).


AULA 3 – ASPECTOS TÉCNICOS DO CAR I 

  • Ciências e Técnicas Aplicáveis: Quais são as ferramentas e ciências utilizadas no CAR. O que é  Conceituação das Ciências e Tecnologias Aplicadas ao CAR
  • Introdução ao Sensoriamento Remoto no CAR
  • Introdução aos Conceitos de Topografia e Georreferenciamento
  • Introdução à Regularização Fundiária.
  • Introdução às Técnicas Espaciais no CAR.


AULA 4 – ASPECTOS TÉCNICOS DO CAR II

  • Diferenciação do “Justo Possuidor” com o “Proprietário” – Relação de Direito sobre a terra. Introdução aos Conceitos de “Justo Possuidor” e “Proprietário”
  • Análise sobre a Relação de Direito sobre a Terra.
  • Análise dos Documentos Aceitos no CAR (Cadastro Ambiental Rural).
  • Introdução espacial dos Sistemas Nacionais e dinâmicas pertinentes.
  • Introdução ao sistema do SICAR
  • Acesso ao sistema de Banco de dados Espaciais do SICAR.


AULA 5 – ASPECTOS TÉCNICOS DO CAR III

  • Banco de Dados Espaciais no CAR (Cadastro Ambiental Rural).
  • Utilização dos arquivos “Shapefiles” e “Kml”
  • Análises Espaciais dos Municípios Brasileiros.
  • Aplicação Prática da Ferramenta “Buffer” no ArcGIS

AULA 1 – DINÂMICA DO USO DO SOLO – CASO BRASILEIRO. 

  • Aspectos Gerais da Dinâmica do Uso do Solo no CAR.
  • Introdução ao Uso do Solo no CAR (Cadastro Ambiental Rural).
  • Utilização dos arquivos “shapefiles” com o arquivo “Raster”.
  • Acesso aos Bancos de dados do ArcGIS e QGIS.


AULA 2 – DINÂMICA DO USO DO SOLO II – CASO BRASILEIRO 

  • Aplicações Espaciais e Práticas dos Passivos Ambientais.
  • Aplicações dos Conceitos de Passivos Ambientais.
  • Conceito de Reserva Legal.
  • Aplicação Prática das Geotecnologias em Propriedades Rurais.
  • Conceito e Aplicação da Análise Multitemporal no ArcGIS e QGIS.


AULA 3 – AMPLIAÇÃO DOS CONCEITOS DA ANÁLISE ESPACIAL DAS FLORESTAS. 

  • O que é Vegetação Nativa ?
  • Conceito de Vegetação Nativa.
  • Introdução a Vegetação Nativa nos Biomas Brasileiros.
  • Introdução e Aplicação do Uso do Solo nos Biomas Brasileiro
  • Utilização do Programas ArcGIS e QGIS.


AULA 4 – APLICAÇÕES PRÁTICAS E TRATAMENTO DOS DADOS ESPACIAIS. 

  • Aplicação de Técnicas para assegurar a qualidade dos dados espaciais do Projeto.
  • Conceitos e Aplicações Técnicas
  • Introdução da Inserção dos Dados Espaciais no sistema Federal (SICAR).
  • Transformação dos Dados “Shapefiles” em arquivos “kml”

AULA 1 – CONCEITOS DE APP (ÁREA DE PROTEÇÃO PERMANENTE). 

  • Conceitos de APP – Área de Proteção Ambiental.
  • Introdução e Aplicação das APP’s no ArcGIS e QGIS.
  • Aplicação do conceito de APP de Drenagem – Utilizando no ArcGIS e QGIS.
  • Aplicação do conceito de APP de Vereda no ArcGIS e QGIS.


AULA 2 – APLICAÇÕES TÉCNICAS ESPACIAIS – APP’S 

  • Exemplos de Aplicações Práticas de Identificação e Análise de APP.
  • Introdução à Identificação e Análise Espacial das APP”S
  • Aplicação do Conceito de APP de Topo de Morro
  • Aplicação do Conceito de APP de Lagoa Natural – Utilizando ArcGIS e QGIS.


AULA 3 – APARATO LEGAL SOBRE PROPRIEDADES ABAIXO E ACIMA DE QUATRO MÓDULOS LEGAIS.

  • Principais Conceitos.
  • Introdução aos Conceitos Jurídicos para o CAR.
  • Introdução ao PRA (Programa de Regularização Ambiental).
  • Aplicação Prática da APP de Reserva Legal.


AULA 4 – APLICAÇÕES PRÁTICAS – “DINÂMICA ESPACIAL” ESTUDO DE CASO.

  • Introdução a orientação espacial para as áreas de Reserva Legal.
  • Diferenciação da Dinâmica Espacial das áreas Públicas e áreas de APP.

AULA 1 – OPÇÕES DA INTERNET 

  • Introdução aos Banco de Dados Espaciais – Para os dados da Geotecnologia.
  • Introdução a sites de Dados Espaciais.
  • Introdução a sistemas de Banco de Dados Espaciais.
  • Vislumbre de Programas e dados das Geotecnologias.


AULA 2 – ACESSO A IMAGENS DE SATÉLITE – ANÁLISE MULTITEMPORAL DAS PROPRIEDADES. 

  • Principais Bases de Dados Nacionais.
  • Introdução aos Principais Bancos de Dados Nacionais.
  • Introdução aos dados Espaciais Estaduais.
  • Exemplificação: dos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina entre outros.


AULA 3 – UTILIZAÇÃO DAS BASES DE ARQUIVO DWG (AUTO CAD). 

  • Formas de Tratamento dos dados Dwg para as Geotecnologias
  • Principais Bases de Dados Nacionais.
  • Casos Específicos dos Estados.
  • Exemplo: Minas Gerais; Santa Catarina; São Paulo entre outras.


AULA 4 – EXEMPLOS ESPECÍFICOS “UTILIZAÇÃO DO ARCGIS E QGIS” 

  • Introdução as técnicas de separação dos Perímetros (Limítrofes) das Propriedades Rurais. Utilização dos Programas de Geoprocessamento ArcGIS e QGIS.


AULA 5 – PRÁTICA TÉCNICA COM OS BANCOS DE DADOS. 

  • Introdução à prática dos dados Espaciais nas operações técnicas diárias do CAR (Cadastro Ambiental Rural).

AULA 1 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA CERRADO 

  • Exemplos Práticos com os Biomas Cerrado e Caatinga.
  • Introdução e Aplicação de exemplos práticos dos Biomas Cerrado e Caatinga.
  • Introdução à Análise documental da Propriedade Rural.
  • Introdução as análises sobre os Passivos Ambientais.
  • Utilização do ArcGis e Qgis.
  • Introdução do manuseio do arquivo “kml”


AULA 2 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA AMAZONAS. 

  • Exemplo Prático com o Bioma Amazônas.
  • Introdução à aplicação do CAR no Bioma Amazonas.
  • Aplicação de Análise Espacial, Análise Documental da Propriedade e sua situação frente aos passivos ambientais  – Utilização do ArcGis/Qgis nas aplicações.
  • Correto manuseio com o arquivo final “kml” (Com o processamento anterior com o arquivo “shapefile”).


AULA 3 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA MATA ATLÂNTICA. 

  • Exemplo Prático com o Bioma Mata Atlântica.
  • Introdução da Aplicação na Análise Espacial e Documental da Propriedade Rural.
  • Análise dos Passivos Ambientais.
  • Correto manuseio do arquivo final “kml”


AULA 4 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA PAMPA 

  • Introdução aos exemplos práticos dos Biomas Pampa e Pantanal.
  • Introdução da Aplicação na Análise Espacial e Documental da Propriedade Rural.
  • Utilização dos Programas ArcGIS/QGIS.
  • Correto Manuseio do Arquivo final “kml”.

AULA 1 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA CAATINGA. 

  • Introdução as Técnicas Práticas com o Bioma da Caatinga.
  • Utilização dos Programas ArcGIS/QGIS.


AULA 2 – CONCEITOS GERAIS – BIOMA PANTANAL. 

  • Introdução as Técnicas Práticas com o Bioma do Pantanal
  • Utilização dos Programas ArcGis e Qgis.


AULA 3 – ÁREAS DE TRANSIÇÃO DE BIOMAS. 

  • Introdução as Técnicas Práticas nas áreas de Transição de Biomas
  • Explicação conceitual da análise espacial.


AULA 4 – ORIENTAÇÃO GERAL SOBRE TODOS OS BIOMAS 

  • Considerações espaciais e conceituais.
  • Introdução as Considerações Espaciais específicas separadas por Biomas.

AULA 1 – CONCEITOS GERAIS – SISTEMA SICAR

  • Introdução aos principais aspectos técnicos do sistema SICAR
  • Introdução aos conceitos de “abas” no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural.


AULA 2 – MÓDULO DO CAR NACIONAL (SISTEMA OFFLINE). 

  • Introdução ao sistema SICAR.
  • Introdução ao passo a passo do SICAR.
  • Exemplificação das ferramentas dos “Dados da Propriedade” no SICAR.
  • Introdução as Perguntas e Respostas.


AULA 3 – CADASTRAMENTO NO SISTEMA DO SICAR. 

  • Demonstração Prática do Cadastramento do CAR no sistema SICAR.


AULA 4 – PÓS-CADASTRAMENTO. 

  • Quais são os passos pós-cadastramento.
  • Introdução e conceituação dos caminhos técnicos dos “pós-cadastramento”

AULA 1 – CONCEITOS DA RETIFICAÇÃO. 

  • Conceituação da “Retificação”.
  • Introdução aos Casos de Retificação no sistema SICAR.


AULA 2 – PRINCIPAIS PROBLEMAS – DO ATO DA RETIFICAÇÃO. 

  • Introdução aos Problemas Técnicas da Sobreposição.
  • Conceituação dos Problemas da Não Sincronização dos Dados.
  • Introdução das ações práticas na utilização do sistema SICAR.


AULA 3 – MÉTODO ALTERNATIVO PARA RETIFICAÇÃO. 

  • Explicação do método alternativo para processamento da Retificação no sistema SICAR.
  • Exemplificação Prática de Metodologia Alternativa para o Ato da Retificado do SICAR. Introdução à Consulta no sistema online do CAR – Central do Produtor Rural.


AULA 4 – CASOS PRÁTICOS DE SOLUÇÕES – EXEMPLOS PRÁTICOS. 

  • Introdução e Conceituação dos Casos Técnicos de Retificação. Introdução às sobreposições com os limítrofes rurais.
  • Introdução ao problema técnica da “Partilha” da propriedade rural.  Introdução ao Problema Técnico das áreas Homogêneas e Heterogênicas.

Aula 1 – O Caráter Múltiplo da Agricultura de Precisão

  • História.
  • Conceito.
  • Vertentes.
  • Necessidades.
  • Produção.
  • Aplicações práticas / Atuação.
  • Dificuldades.
  • Softwares.


Aula 2 – Configurando Projeto 

  • Informações necessárias para iniciar.
  • Iniciando Projeto ArcGis.
  • Configuração do Sistema de Coordenada.
  • Compatibilidade de equipamento e projeto.
  • Obtenção de arquivos.


Aula 3 – Dados Base 

  • Aprender a Identificar um Sistema de Coordenadas.
  • Fixar uma Projeção para Vetor/Raster.
  •  Reprojeção de Arquivos Vetoriais.
  •  Reprojeção de Arquivos Raster.
  •  Solução de Problemas com Projeções.


Aula 4 – Análise Espacial Vetor

  • Operações entre Geometrias.
  • Modo de Edição de Feições.
  •  Ferramentas para Edição Avançada.
  •  Ferramenta para Geoprocessamento: Buffer.
  •  Ferramenta para Geoprocessamento: Cortador (Clip).


Aula 5 – Análise Espacial Vetor e Atributos

  • Ferramenta para Geoprocessamento: Cruzar (Intersect).
  •  Ferramenta para Geoprocessamento: Dissolver (Dissolve).
  •  Ferramenta para Geoprocessamento: Diferença Simétrica.
  •  Verificar a Validade da Geometria / Regras Topológicas.
  • Tabela de Atributos.

Aula 1 – Baixando Imagens Orbitais 

  • Sites.
  • Bandas espectrais.
  • Bandas para NDVI.
  • Resolução.
  • Utilização. 


Aula 2 – Imagens Orbitais

  • Processamento Digital de Imagens.
  • Composição Colorida RGB.
  • O que é NDVI.
  • Gerar NDVI.
  • Transformação Radiométrica.


Aula 3 – Análise Espacial Raster

  • Análise dos Metadados de uma Imagem.
  • Georreferenciamento de uma Imagem de Satélite.
  • Base de Mapas para suporte em mapeamento.
  • Criação de um TIN a partir das curvas de nível.


Aula 4 – Processamento de Imagens

  • Fusão de Imagens.
  • Mosaico de Imagens.
  • Reamostragem de Pixels.
  • Recorte de Imagens.


Aula 5 – Modelos de Terreno e Elevação 

  • Obtenção dos dados Base (Satélite ou RPA).
  • Pós Processamento.
  • Validação.
  • Criação de Curvas de nível a partir do raster.


Aula 6 – imagens de RPA

  • Noções Básicas.
  • Processamento necessários (Precisão).
  • Recomendação de Pixel.
  • Processamento de Imagens.
  • Utilizações.
  • Extração de MDE.

Aula 1 – Geração de grid amostral por pontos regulares

  • O que é Interpolação.
  • Tamanho do Grid Ideal.
  • Pontos regulares para amostragem em campo.
  • ArcGis.
  • Qgis.
  • Transforma tabela do Excel em CSV e importar.


Aula 2 – Geração de Zonas de Manejo

  • Diferença entre o Grid e Zonas.
  • Geração de zonas NDVI.
  • Mapas de produtividade.
  • Mapas de argila ou areia.
  • Imagens de satélite das culturas anteriores.
  • Mapas de condutividade elétrica do solo.
  • Topografia e relevo.
  • CTC (Capacidade de troca catiônica do solo).
  • Matéria orgânica do solo.
  • Tipo de solo.
  • Alguns tipos de pragas do solo (nematoides e fungos de solo).
  • Smart-Map.
  • Ponderação pelo Inverso da Distância (IDW).
  • Krigagem. 


Aula 3 – Como exportar da grid amostral e quais aplicativos usar

  • Exportar em SHP.
  • Exportar em KML.
  • Aplicativos que podem ser utilizadores.
  • Inserindo dados no aplicativo.


Aula 4 – Como fazer a coleta a campo

  • Amostra composta.
  • Amostra simples.
  • UTM Geo Map.
  • Avenza Map.


Aula 5 – Layout de Impressão do Mapa de Aplicação de Taxa Variável

  • Configurando projeto.
  • Inserindo Grade de coordenadas.
  • Modos de apresentação.
  • Configuração de Paleta de cores. 

Aula 1 – Modelos de Elevação 

  • Processamento dos dados da máquina.
  • Geração de Modelo de Elevação.
  • Curvas de Nível.
  • Criação do TIN.


Aula 02 – Dados Disponíveis 

  • Tipo de sinal de Correção.
  • Modelo de trabalho do produtor.
  • Pontos de Altitude.
  • Limites de talões.
  • Umidade.
  • Quantidade de produtos.
  • Colheita. 


Aula 3– Utilizando Máquinas para mapear.

  • Disponibilidade.
  • Tempo.
  • Mão de Obra.
  • Tipo de Sinal.
  • Valor Agregado.


Aula 4 Coleta de Dados 

  • Criação de planilhas.
  • Fertilidade.
  • Coleta de Daninhas.
  • Insetos.
  • Fungos.
  • Criação de dados a partir de planilhas. 


Aula 5 – Criação de mapas interpolados 

  • Recomendação de sólidos.
  • Herbicidas.
  • Inseticidas.
  • Fúngicos.
  • Exportação de dados.


Aula 6 – Inserindo dados no Monitor 

  • Monitores.
  • Particularidades.
  • Inserindo Mapa.
  • CNH i Pro 700.
  • Hexagon Ti7.
  • Trimble XCN 1050.

Aula 1 – Integração entre Softwares 

  • Transformando SHP em DWG.
  • ArcGis.
  • Qgis.
  • Inserindo imagem 
  • Configuração de DWG para SIG.


Aula 2 – AFS Software 

  • Instalação.
  • Configuração.
  • Conhecendo o programa.
  • Intendendo as ferramentas.


Aula 3 – Árvore de comando 

  • Criando Proprietário.
  • Fazenda.
  • Talhão.
  • Safra.
  • Inserir imagem google de fundo.
  • Ativar modo edição.
  • Criar limite.
  • Linha Guia. 


Aula 4 – Importação e Safra 

  • Importar dados do monitor.
  • Importar SHP.
  • Criar safra.
  • Interpolação.
  • Trabalhando a Legenda.


Aula 5 – Definir Projeto de linhas de Plantio e Pulverização

  • Criar Faixa de multi-linhas.
  • Fazer linhas de bordadura.
  • Linhas dentro do talhão.
  • Definir limites.
  • Extend.
  • Smooth.
  • Definido como linha de Clip.
  • Exportar dados.
  • Layout de Impressão do Mapa.

Milhares de alunos nos recomendam!

Avaliações positivas de alunos que concluíram os cursos e passaram a fazer parte da nossa comunidade.
Aprendemos e compartilhamos o que sabemos - esse é o nosso negócio.

Ricardo dos Santos
Ricardo dos SantosDoutorando em Geografia UNESP
Leia mais
"Ressalto aqui a importância e a relevância do portal Geo Sem Fronteiras, que muito tem contribuído para a construção e disseminação dos conhecimentos de cartografia e geoprocessamento, fundamentais na atualidade no conjunto das várias ciências."
Carolina Salvador de Mello
Carolina Salvador de MelloGeóloga UFRJ
Leia mais
"Eu terminei as videoaulas, fiz a avaliação e emiti o certificado. Estou muito satisfeita, o curso foi muito bom, ótima abordagem, didática e conteúdo. Certamente vou me inscrever nos próximos cursos, com muita satisfação. "
Eduardo Borges
Eduardo BorgesEngenheiro Ambiental - Coronel do CBM
Leia mais
"Participei do curso de SIG na Análise de Risco Ambiental com ArcGIS. Indico qualquer curso do portal,em razão da qualidade do conhecimento passado pelo professor, pelo sistema didático adotado e pela ementa do curso com foco em temas atuais."
Fernanda Lorinha
Fernanda LorinhaMeteorologista & Doutoranda COPPE/UFRJ
Leia mais
"Os cursos do portal são bastante instrutivos e estão me auxiliando em materiais acadêmicos que estou preparando! O professor é muito atencioso e as aulas são bem explicadinhas e preparadas, recomendo! Já estou esperando o próximo!"
Lucas Martins
Lucas MartinsGeógrafo UFRJ
Leia mais
"Fui informado sobre um curso do portal e resolvi me inscrever. Confesso que me surpreendi com o comprometimento e a qualidade em que o conteúdo é passado aos alunos. A proposta das aulas é interessante, com partes teóricas seguidas de atividades práticas. Com certeza farei outros cursos!"
Juliana Freitas
Juliana FreitasGeóloga UFMT
Leia mais
"Gostei muito do cursos do portal por diversos motivos: é organizado e muito fácil de manipular (intuitivo). O ambiente, apesar de virtual, nos faz sentir em uma verdadeira sala de aula graças ao bate papo e aula ao vivo, o material indicado é de qualidade (links e livros) e o feedback que o professor nos passa dos trabalhos que realizamos é ótimo."
Anterior
Próximo

Dê o próximo passo na sua carreira!

Comece hoje a se especializar com o maior Portal de Ensino em Geoprocessamento e Geotecnologias do país.

Pós-graduação em Perícia Ambiental

R$ 5.760
00
  • 5 Módulos obrigatórios
  • Carga horária: 360 horas
  • Certificado reconhecido pelo MEC

Pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias

R$ 5.760
00
  • 5 Disciplinas obrigatórias
  • Carga horária: 400 horas
  • Certificado reconhecido pelo MEC

Pós-graduação em Topografia e Georreferenciamento

R$ 5.760
00
  • 5 Módulos obrigatórios
  • Carga horária: 360 horas
  • Certificado reconhecido pelo MEC

Analista em Cadastro Ambiental Rural (CAR)

R$ 1.530
00
  • 5 Módulos
  • Carga horária: 180 horas
  •  

Analista em Licenciamento Ambiental

R$ 1.530
00
  • 6 Módulos
  • Carga horária: 180 horas
  •  

Analista em Geoprocessamento para Agricultura de Precisão

R$ 1.530
00
  • 5 Módulos
  • Carga horária: 180 horas
  •  
FAQ

Perguntas Frequentes

Tem outras dúvidas? Entre em contato conosco através do e-mail [email protected]

Para acesso ao certificado, é necessário que o aluno termine todas as aulas e faça a avaliação e obtenha 70% de acertos. Os aprovados na avaliação receberão o certificado com carga horária total formação.

É aplicada apenas uma avaliação ao final de todos os módulos dos cursos contendo questões sobre todos os assuntos abordados.

O acesso ao ambiente do aluno é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento,  o aluno tem direito a acessar as vídeos aulas e materiais a qualquer momento durante 12 meses após a compra do curso.

Nossos cursos são indicados para qualquer pessoa que queira se profissionalizar na área de Geoprocessamento e Geotecnologias, independente da sua área de atuação ou formação, sejam elas geografia, administração, biologia, oceanografia, medicina, telecomunicações, saneamento básico, engenharia, planejamento urbano, geomarketing, etc. Nossos cursos te capacitam para ingressar no mercado de trabalho mesmo que seja uma área nova para você. Lembrando que não é necessário ter cursos de nível superior para realizar nossos cursos.

Você não precisa ter uma formação de nível superior para realizar nossos cursos de analista, que são cursos de extensão a nível profissionalizante.

Nossos cursos são totalmente online, as aulas ficam disponíveis por dois anos e você pode acessá-las quantas vezes quiser a qualquer momento dentro desse período.

Nossas aulas são gravadas, porém durante todo o período do curso o aluno tem suporte do professor para tirar dúvidas e até mesmo para instalação de algum software.

A visualização das aulas pode ser feita de qualquer computador, celular ou tablet.

O aluno tem direito de solicitar o cancelamento até 7 dias após a data da compra de acordo com o código de defesa do consumidor. Mas estamos sempre abertos para resolver qualquer problema ou questão que leve a solicitação do cancelamento.

As opções de pagamento disponíveis incluem boleto à vista e cartão de crédito em até 12x sem juros.

[activecampaign]